Apple says some MacBook Pros hit by faulty NVIDIA chips

Caros compatriotas,
Pelo que li neste post, devo ser o único nestes lados com esse problema …
De facto, sou um MacUser desnaturado, tenho o macbook pro (Z0EB0007B), comprado em 11 de Out de 2007, uso-o basicamente para Jogos em Windows Vista (é bastante frequente – para não dizer sempre - ter o cooler do GPU a “funcionar”). No final do mês passado, tive esse mesmo problema… Após um uso normal (Word, Excel, Outlook), desliguei a maquina para fazer uns updates ao Windows, e dps, quando quis ligar.. “sopa”.. ouvia o “barulho normal”, mas nada de imagem na tela, nem no monitor externo. A essa altura, corri vários forms p ser se já existia esse sintoma, e também não encontrei nda.
Entreguei à Apple (interlog) no dia 30.09,e supostamente ontem (21.10) deveria ter recebido o portátil. Foi-me informado a Logic Bord tinha sido trocada.
Abraços,
JP
 
Última edição:
Caros compatriotas,
Pelo que li neste post, devo ser o único nestes lados com esse problema …
De facto, sou um MacUser desnaturado, tenho o macbook pro (Z0EB0007B), comprado em 11 de Out de 2007, uso-o basicamente para Jogos em Windows Vista (é bastante frequente – para não dizer sempre - ter o cooler do GPU a “funcionar”). No final do mês passado, tive esse mesmo problema… Após um uso normal (Word, Excel, Outlook), desliguei a maquina para fazer uns updates ao Windows, e dps, quando quis ligar.. “sopa”.. ouvia o “barulho normal”, mas nada de imagem na tela, nem no monitor externo. A essa altura, corri vários forms p ser se já existia esse sintoma, e também não encontrei nda.
Entreguei à Apple (interlog) no dia 30.09,e supostamente ontem (21.10) deveria ter recebido o portátil. Foi-me informado a Logic Bord tinha sido trocada.
Abraços,
JP
isso é tramado...mas pera...compraste um mac para só usar windows? :confused:
 
:) o que eu queria dizer é que com os MacBook/Pro ficas limitado ao Bootcamp (consequentemente à boa vontade da Apple). Lembro-me de ler alguns comentários irados quando a versão do Bootcamp para o Tiger expirou, "obrigando" todos aqueles que quisessem continuar a usar Windows no Mac a comprar o Leopard. Ninguém garante que a Apple poderá não tentar essa jogada novamente.
 
Alguns macfans -felizmente cada vez menos- ainda acreditam no Pai Natal, e que os sistemas dentro da carcaça de um Mac são tão diferentes dos de qualquer outro PC que o Windows só deve correr sobre uma emulação de hardware ou algo do género... :p
Na verdade, desde que mudaram para processadores Intel, todos os Mac's são essencialmente 100% IBM-PC Compatible, incluindo chipset, som HD, Ethernet, video e aceleração 3D, interfaces PCI-Express, SATA, USB, etc.

Tudo isso veio da plataforma PC x86, não da aliança industrial que desenvolvia CPU's e ecossistemas de chipsets e controladores baseados em *****.


Em relação ao Bootcamp, um detalhe crucial é que este apenas adiciona umas extensões (opcionais) de retrocompatibilidade com BIOS à nova norma EFI, porque as versões de 32bit do XP e do Vista não suportam firmware EFI de raíz (apesar de todos os chipsets Intel desde o P965 suportarem essa norma, a maioria deles ainda vem com código BIOS tradicional, porque está mais maduro e testado).
O Windows XP já suporta EFI desde 2001, mas apenas na versão para processadores Intel Itanium (arquitectura IA64), não nas versões x86/x64.
Contudo, as versões de 64bit do Vista já suportam até a nova norma UEFI, que vai suceder gradualmente à BIOS e à EFI, e foi desenvolvida pela Microsoft e pela Intel.
Isto tem o potencial de tornar o Bootcamp completamente desnecessário para instalar o Windows nativamente num Mac dentro em breve.
 
Última edição:
usar o windows no macbook restringe a tua liberdade? wtf?

Restringe a inteligência, e sendo esta que nos faz pensar e agir enquanto seres humanos e nos permite não sermos ignorantes, deixando-nos sair da bolha de ignorância onde muitos estão presos sem percepção de que estão presos, sem saberem porque estão presos ou sem sequer saberem o que é estar preso, logo impedindo a verdadeira libertação dessa bolha, impedindo de pensarem e agirem como um todo, impedindo de serem humanos, impedindo de serem livres.


Brincadeira filosófica. :P
 
Alguns macfans ainda acreditam no Pai Natal, e que os sistemas dentro da carcaça de um Mac são tão diferentes dos de qualquer outro PC que o Windows só deve correr sobre uma emulação de hardware ou algo do género... :p
Na verdade, desde que mudaram para processadores Intel, todos os Mac's são essencialmente 100% IBM-PC Compatible, incluindo chipset, som HD, Ethernet, video e aceleração 3D, interfaces PCI-Express, SATA, USB, etc.

Tudo isso veio da plataforma PC x86, não da aliança industrial que desenvolvia CPU's e ecossistemas de chipsets e controladores baseados em *****.

The point is, consegues instalar o Windows "nativamente" num Mac sem recorrer ao Bootcamp? Não? Então, independentemente do hardware ser 100% compatível, idêntico ou o diabo-a-quatro, essa diferença existirá sempre.

Isto tem o potencial de tornar o Bootcamp completamente desnecessário para instalar o Windows nativamente num Mac dentro em breve.

Até lá...
 
Última edição:
The point is, consegues instalar o Windows "nativamente" num Mac sem recorrer ao Bootcamp? Não? Então, independentemente do hardware ser 100% compatível, idêntico ou o diabo-a-quatro, essa diferença existirá sempre.



Até lá...

Se bem te recordas, existiam esforços independentes para portar o firmware da BIOS de uma motherboard PM965 PC para um PM965 com firmware EFI num "Mactel", mas como a Apple lançou entretanto o BootCamp -que adicionou as extensões BIOS-compatible à sua versão EFI, as quais a Apple deixara inexplicavelmente de fora, até porque sempre fizeram parte do standard-, deixou de haver motivação para tal.
O que não falta no mundo PC é código de BIOS "modificado", algum até é open-source e tudo.
 
Última edição:
Encontrei uma thread no MacRumors enquanto andava la a passar o tempo, deixo aqui algumas coisas...

- Afecta todas as 8600
- Graficas com o ROM Revision: 3175 ou 3212 (podem ver no System Profiler > Graphics) são as que dão mais problemas..
- Mesmo os novos MB/MBP Unibody têm problemas na 9400.

Basicamente mais tarde ao mais cedo vamos ter o mesmo problema... Podem ver a thread aqui...
Nas ultimas paginas já é só pessoal a dizer que o deles ja berrou.
Esta a acontecer mais nos portáteis com cerca de 1 Ano, mas alguns começam a partir dos 6 meses pa frente...
Podem ver imagens dos problemas aqui.

A Apple esta a dar 2 Anos de garantia para este problema, e esta a trocar as Logic Boards por uma Rev2, mas que da os mesmos problemas. Alguns já vão na 2º e 3º Logic Board.
 
Encontrei uma thread no MacRumors enquanto andava la a passar o tempo, deixo aqui algumas coisas...

- Afecta todas as 8600
- Graficas com o ROM Revision: 3175 ou 3212 (podem ver no System Profiler > Graphics) são as que dão mais problemas..
- Mesmo os novos MB/MBP Unibody têm problemas na 9400.

Basicamente mais tarde ao mais cedo vamos ter o mesmo problema... Podem ver a thread aqui...
Nas ultimas paginas já é só pessoal a dizer que o deles ja berrou.
Esta a acontecer mais nos portáteis com cerca de 1 Ano, mas alguns começam a partir dos 6 meses pa frente...
Podem ver imagens dos problemas aqui.

A Apple esta a dar 2 Anos de garantia para este problema, e esta a trocar as Logic Boards por uma Rev2, mas que da os mesmos problemas. Alguns já vão na 2º e 3º Logic Board.

Obrigado pela actualização s e 7 e n !

Confesso q fiquei ainda mais preocupado ao mencionares q a Revisão da ROM 3212 está na lista "mais negra" do q a "negra"!
Tal como disseste, a conclusão a tirar é q mais cedo ou mais tarde "o bicho vai pegar" e o nosso MBP vai ficar seriamente doente!
Sinceramente n sei q posição deva adoptar, nem mt menos o q fazer!
Será q vale a pena levar o meu MBP a um Apple Center? E se eu o levo e me substituem c/ uma dessas Logic Boards Rev2 tb elas defeituosas?
No fundo, o q é q um user c/ um MBP deve fazer face a este problema q se arrasta? Esperar?!?

Tens testado de alguma forma o teu MBP?
 
- Graficas com o ROM Revision: 3175 ou 3212 (podem ver no System Profiler > Graphics) são as que dão mais problemas..
Que sorte a minha -.- Como é que se testava este problema? (para além de ligar a um monitor externo, o qual já realizei, mas isto pode só ocorrer daqui a uns mesinhos)
 
Última edição:
Eu na altura que saiu a noticia, nunca tinha tido problemas a jogar ou com monitores externos. Nunca mais liguei a isso.
Hoje fui por acaso ao MacRumors dar lá uma volta e vi a thread e comecei a ler aquilo...
Ainda não tive problemas nenhuns com o portátil, mas é sempre mau saber aquilo.

Basicamente é ir esperando até acontecer... ou com alguma sorte até nem te da problemas, mas o defeito esta lá.

Onde podes ver que estas com problemas é quando as apps começam a dar erros e quando pede para fazer o report para a Apple, aparece la no meio que foi devido a gráfica... LINK

E na Console, começam a aparecer erros tb da grafica.. Aqueles NVChannel (Não tantos, e desaparecem passado um tempo)... LINK

Depois é os mais tarde são aqueles problemas nos graficos....
 
Última edição:
Eu na altura que saiu a noticia, nunca tinha tido problemas a jogar ou com monitores externos. Nunca mais liguei a isso.
Hoje fui por acaso ao MacRumors dar lá uma volta e vi a thread e comecei a ler aquilo...
Ainda não tive problemas nenhuns com o portátil, mas é sempre mau saber aquilo.

Basicamente é ir esperando até acontecer... ou com alguma sorte até nem te da problemas, mas o defeito esta lá.

Onde podes ver que estas com problemas é quando as apps começam a dar erros e quando pede para fazer o report para a Apple, aparece la no meio que foi devido a gráfica... LINK

E na Console, começam a aparecer erros tb da grafica.. Aqueles NVChannel (Não tantos, e desaparecem passado um tempo)... LINK

Depois é os mais tarde são aqueles problemas nos graficos....

Pois... é msm esperar! N me agrada nem um pouco!:(
De qquer das formas esta semana vou passar por um Apple Center p/ "conversar" um pouco!
Se me for dito qquer coisa de novo passo por aqui a partilhar...
 
Eu na altura que saiu a noticia, nunca tinha tido problemas a jogar ou com monitores externos. Nunca mais liguei a isso.
Hoje fui por acaso ao MacRumors dar lá uma volta e vi a thread e comecei a ler aquilo...
Ainda não tive problemas nenhuns com o portátil, mas é sempre mau saber aquilo.

Basicamente é ir esperando até acontecer... ou com alguma sorte até nem te da problemas, mas o defeito esta lá.

Onde podes ver que estas com problemas é quando as apps começam a dar erros e quando pede para fazer o report para a Apple, aparece la no meio que foi devido a gráfica... LINK

E na Console, começam a aparecer erros tb da grafica.. Aqueles NVChannel (Não tantos, e desaparecem passado um tempo)... LINK

Depois é os mais tarde são aqueles problemas nos graficos....
Estás-me a assustar :| Já tive algumas vezes report error. Mas geralmente é com o msn (MS). Da próxima vez que acontecer vou logo a consola
 
Tenho a ROM 3175 e costumo ter crashs com o quicktime e adium, mas não associo a gráfica defeituosa, associo mesmo ao Leopard.
Desde que o instalei que os crashs são +- frequentes (ainda mais depois aí de uns 10 episódios seguidos de determinada série :p) e atribuo isso a uma certa instabilidade, possivelmente a ser corrigida pelo Snow Leopard.
De resto, não tenho quaisquer glitchs no que concerne gráficos, só mesmo o ocasional crash das apps que já mencionei e que, mais uma vez, atribuo ao Leopard em si e não a gráficas maradas.

setup: Macbook Pro 2.2ghz com 8600m GT 128mb, um ano feito a 4 de Setembro de 2008, ligado a um monitor HP w2216.

Zero problemas até agora e espero que assim se mantenha *fingers crossed*
 
Back
Topo