Arrefecer radiador....

oopss falhou uma palavra 1 na frente a meter ar e dois atras a tirar :)

quanto ao WB mas se for oco a agua entra e sai num instante logo o contacto da agua com o WB sera equivalente a entrada da tubagem 1/2 sera essa a melhor forma????
é k eu preciso mm de criar projectos nisso visto eu em principio ir mandar fazer um WB e como vai ser feito em maquinas por mais complicado que seja o trabalho ele pode ser feito :) logo basta achar a forma perfeita

Ah ja me eskecia :) tou ansioso por ver teus projectos da caixa externa em acrilico visto eu ir fazer algo no genero :)
 
è assim realmente um sistema em labirinto arrefece muito mais pois existe uma maior superficie de contacto da agua com o wb, embora, se o fluxo ñ for bom, possa dar probs!
o meu setup:
esquema.jpg

quanto ao coper shim... ñ, ñ o meti: Devia mas... é aquela base.... :rolleyes:
O sensor termico deslizou pra cima de uma das resistencias ao lado do core, logo levantou o WB.
 
pois eu tou inclinado para um bloco desse genero neotopower com a diferença k nao tem partes rectas em vez disso leva paredes redondas nao afectando assim o fluxo e diminuindo a pressao dentro do bloco

como é k o sensor deslizou assim?
é k eu nunca montei um sensor desses mas isso tb nao tem nada de mais a saber mas se isso escorrega assim tao facilmente......
 
bem o meu wb tem paredes redondas pra aumentar o fluxo! fiz os canais com uma broca de 14mm! E aqui fica já um aviso pra todos que pensam em furar cobre:
Areefeçam muito bem o cobre quando o estão a furar pois ele aqueçe e cola a broca! Podem-se aleijar seriamente! Eu aprendi isto da forma mais dolorosa! Mas arrefeçam-no com oleo e ñ com água, pois com água dá mau resultado e com o oleo lubrificam o corte da broca ao mesmo tempo que arrefecem!
quanto ao sensor.... ups... esqueci-me de o colar! efim... promenores insignificantes :rolleyes:
 
ouch tas a ver é com essas pekeninas coisas k a gente aprende mesmo k infelizmente por vezes á custa das desgraças das outras pessoas :(

quanto ao trabalhar com cobre nao é bem oleo k se usa mas tb nao me lembro do nome :( é o mm liquido k se usa nas maquinas grandes de corte de ferro é um liquido branco mas oleo deve fazer o efeito desde k seja um oleo fino e nao oleo do k se usa para fritar batatas :P LOL
 
Lol :D tu estás a referir-te ao leitinho da vaquinha :D :D :D olha ñ sei se sabes mas a base desse liquido é um oleo suluvel em água!
Já é utilizado por estas bandas á 19 anos, desde que veio pra aqui a 1º maquina de cortar ferro :D isto ainda nem se quer se chamava Metalurgica de Famões, ou melhor, nem nome tinha ainda! :rolleyes:
Agora a sério, esse composto (3% oleo, 97% agua) lubrifica e previne a ferugem mas neste caso acredita que é melhor o oleo pk já experimentei ambos e aquela experiencia dolorosa foi aprendida por ñ ter usado logo o oleo e ao invés dele usei o leitinho!
Ora isto pk esse composto evapora com o calor (acredita no que eu te digo, o cobre aqueçe mesmo muito durante a furação) e a lubrificação dada por ele ñ é assim tão grande como o oleo.
 
uhmm mais uma coisa k se desvia um pouco do tema original mas k tem sempre a ver com watercooling
ok todas as bombas emanam calor para a agua e quanto mais forte for a agua mais calor ela deita e se a bomba estivesse num compartimento ao lado do compartimento do liquido tb este xeio de agua mas separado do liguido k iria passar para os blocos assim o calor dissipado pela bomba ficaria residente em agua nao utilizada pelo sistema e a agua entraria sempre pura (isto é sem o calor da bomba)
 
Isso consegue-se evitar, em parte, com bombas que não ficam em contacto directo com a água, ou seja, bombas que não ficam submersas na água em funcionamento.
 
Já deixei o meio-sistema a funcionar. O recipiente leva 2 litros + o que circula no sistema (cerca de ~0.5lt). A água fica à temperatura ambiente, ou ligeiramente mais fria. A minha bomba é submersa e o calor que ela emana é perfeitamente negligenciável.

Só há um pormenor que me está a *incomodar*. Visto que ela vibra, por causa do motor. Preciso de arranjar um esquema em que ela assente em algo dentro do recipiente que possa amortercer as vibrações.
 
Estou a atacar em várias frentes.

a) ainda só estou a testar o radiador + bomba (de 600l/h - já que estou a pensar noutra melhor)
b) estou a modar uma caixa ATX que para lá tinha. Arranjei umas placas de acrílico e vou optar por montar o sistema WC numa caixa ao lado do computador. Até agora está *meia* forrada.
c) falta-me ainda o wb (o mASO já tem mail).

Quando houver novidades, bem podes contar que ponho aqui qualquer coisinha. :)
 
Originally posted by Dominion
pois mas essas bombas sao mais barulhentas que as submersiveis correcto?

Nem por isso, se for boa não faz barulho (quase) nenhum!
E se for submersível o problema pode ser resolvido se o reservatório de água for algo grande para poder dissipar o calor fornecido pela bomba á vontade.

Se for assim, a temperatura da água nem meio grau sobe . Não é por aí que vais ter problema.
 
Não se esqueçam que a energia gasta por uma bomba não é toda transformada em calor, também é necessária para o movimento mecânico da bomba. Afinal, é isso que a bomba faz, certo? Bombear :)




Ps: Acho que estão a dar voltas um bocado redundantes para arrefecer o radiador....
 
LOL strakata a ideia de manter o radiador numa caixa de ar é boa pelo menos é melhor do k ter as ventoinhas encostadas a ele


JA agora o pessoal fala de radiadores e heatercores afinal o k
e o melhor? e de k tipo? nao interessa o tamanho micro pra meter na caixa visto ser para uma caixa externa
logo o k sera melhor para comprar?????
o pessoal la fora so fala de radiadores de chevys mas isso deve ser dificil de encontrar por ca LOL
 
Se puseres as ventoinhas a meter ar dentro da tal caixa de ar não adianta nada porque o calor gerado pelas ventoinhas acaba por entrar na caixa na mesma. Só adiantaria se as ventoinhas tirarem ar da tal caixa.


Mas o que eu digo é que estamos a falar em dissipar uma carga de +70 Watts dum processador, logo, duvido muito que a diferença de 1 ou 2 Watts tenha algum impacto na temperatura final.

2 Watts em 70 são ~0.03% que num delta de 10ºC (delta temperatura ambiente <=> temperatura da água) são 0.29ºC..... ok, se o desespero for assim tão grande, 0.29ºC podem dar jeito :P

E para um delta de 10ºC mais vale deitar fora o radiador do que estar a mexer na maneira como as ventoinhas estão colocadas :) . Ele não deve passar dos 5 ou 6ºC.
 
Epá... já fiz o projecto da caixa... mas ñ conssigo por o Scaner a bulir no XP ! >( >( K Merd* !

Axo k akilo deve ter algum resultado !

Em relação a outro assunto... kuanto aos blokos do mASO, eu tenho ca um em casa e axo k é kuase perfeito... mas tem um defeito, é a placa do meio, ele é contituido por 3 placas, a do meio é igual ás outras, e devia ser mais grossa para ter ums canais mais largos, para ter melhor flow!

As placas têm 5mm de espessura, a do meio devia ter 10mm como os dakela theard "WC por 100€" , fiz esta semana um WB para a minha GF e tb meti a placa do meio com 10mm para k a água passe melhor! Os canais são da grossura dos canos do sistema !

O WB do mASO é o ponto do sistema em k "aperta" mais a água...

Kuando tiver tempo e "cobre" faço um com canais mais grossos, lá vou ter de ir outra vez roubar o cobre dos kuadros eléctricos trifásicos da EDP ! lolol :-D
 
ZOmmMMmmmm
Tavas a dizer que devia fazer os WB com a placa do meio mais espessa.... done that.
Para que saibas os 1º waterblocks que vendi ao ppl tinham todos 10mm na placa do meio. (o do gandalf,raptor,b_back etc etc penso que sao todos de 10mm)
Qto á performance... nada. nao ficou nada melhor nem pior. ficaram as mesmas, alias. neste momento estou a utilizar um de 10mm e nao ha rigorosamente diferença nenhuma.
A unica razao pk preferi fazer de 5mm é simplesmente pk fica mais barato nos portes devido ao peso e pk nao tras beneficios nas temps.
Na questao da flow...nada! tb pk o volume da camara de 5mm é bastante maior que o volume das entradas, logo nao atrofia na camara.

Fica bem e espero que te tenha esclarecido. :)
 
Humm, Ok, se já exprimentaste com as 2 espesuras e ñ notas nada é pk ñ deve ser assim tanta a diferença do fluxo...

Tanks pelo esclarecimneto! ;)
 
Back
Topo