[ARTIGO] Apple’s 5 worst hardware flaws - and how to fix them

Correcto e afirmativo. Aquilo não ocupa nada, há lugar no chassis para meter a ranhura, e, repito, hoje em dia dá imenso jeito a muuuuuuuita gente, tendo em conta que tudo agora tem uma máquina digital. A mim não me dá gozo nenhum ter que andar com o cabo usb atrás para a ligar, e como eu, milhares de pessoas ... Além do mais, uso a máquina muitas vezes como disco externo, para transportar uns documentos, e o leitor de cartões é mesmo obrigatório. Para casa já comprei um leitor de cartões (custou 10 euros, não é por aí ...) ...

Não é apenas uma ranhura, são várias, ou queres que a Apple favoreça uns e gere mais uma brutal discussão internetesca? Nenhum engenheiro é a favor de meter 5 ranhuras numa caixa de um portátil.

Não te dá gozo andar com um cabo USB (juntamente com o portátil) mas dá-te gozo usar a máquina fotográfica como disco externo. Desculpa lá mas essa é digna de destaque.

O leitor de cartões é algo que se resolve com 15 euros, melhor e com a vantagem de se pifar compra-se outro facilmente.
 
Quase todas as marcas tem pormenores com os quais toda a gente adora embirrar e a Apple não é excepção.

Desses aí concordo com quase todos embora na maioria ache que não são assim grandes problemas.
5.Os teclados é verdade, apesar de achar que são aceitáveis e os dos portáteis são tão bons como os outros.
4.As portas USB não ligo muito mas concordo que os desktops deviam ter mais. Os portáteis acho menos importante porque uma grande quantidade da tralha não é transportável portanto pode ficar tudo agregado em casa num hub.
3.As drives dos notebooks acho mais ou menos irrelevante. Para a maioria das pessoas isso não tem grande interesse. Pessoalmente gosto de poder trocar isso.
2.Este deve ter sido colocado porque tinham que ser 5 e estavam com falta de ideias...
1.Este concordo totalmente. Os ratos da Apple genericamente são uma trampa.
 
Não é apenas uma ranhura, são várias, ou queres que a Apple favoreça uns e gere mais uma brutal discussão internetesca? Nenhum engenheiro é a favor de meter 5 ranhuras numa caixa de um portátil.

Não te dá gozo andar com um cabo USB (juntamente com o portátil) mas dá-te gozo usar a máquina fotográfica como disco externo. Desculpa lá mas essa é digna de destaque.

O leitor de cartões é algo que se resolve com 15 euros, melhor e com a vantagem de se pifar compra-se outro facilmente.

Uso a máquina por vezes (esporadicamente) para transportar qq coisa quando não tenho uma pen à mão, mas não queiras levar a conversa para esse lado. Digo isto, porque ando com a máquina sempre comigo, claro que a maioria das pessoas não o faz, mas estou a falar no meu caso, aqui. Primeiro, não percebo a tua admiração, depois ainda me vais explicar qual a diferença entre uma pen usb e um cartão SD, a nível prático. A maioria dos aparelhos electrónicos do momento usam armazenamento flash, como cartões SD, na sua maioria, como gps, telemóveis, pdas, etc, etc ... Continua sem perceber a tua admiração. Já referi que tenho um leitor de cartões, mas só é prático em casa, para andar comigo de um lado para o outro mais vale andar com o cabo USB para ligar directamente a máquina.

Depois, a asneirada das ranhuras ... Tenho aqui um Acer, do mais maravilhoso que pode haver, e tem um leitor de cartões incorporado que lê nada menos que 8 tipos diferentes de cartões (até Memory Stick lê), e ocupa um espaço ínfimo, qualquer coisa como 2 cm de altura e 5 ou 6 de largura ... Isto cabia perfeitamente num Macbook ou num MBP, mas não, como não vem, é porque é assim que está bem ... Give me a break. É algo completamente indispensável hoje em dia (não só para mim), ponto final. É tão óbvio, mas tão óbvio, que até me admira, sinceramente, que estejas a defender o contrário ...

@timber: ok, realmente o ponto 2 está ali um pouco deslocado, mas o .Mac é uma trampa, thats for sure :\
 
Última edição:
Primeiro, não percebo a tua admiração, depois ainda me vais explicar qual a diferença entre uma pen usb e um cartão SD, a nível prático. A maioria dos aparelhos electrónicos do momento usam armazenamento flash, como cartões SD, na sua maioria, como gps, telemóveis, pdas, etc, etc ... Continua sem perceber a tua admiração.

Penso que fui claro no meu post. O problema está na ficha e não na tecnologia usada para guardar informação. Olha para uma ficha USB e para ficha de um compact flash. Acho que é evidente.
 
Uso a máquina por vezes (esporadicamente) para transportar qq coisa quando não tenho uma pen à mão, mas não queiras levar a conversa para esse lado. Digo isto, porque ando com a máquina sempre comigo, claro que a maioria das pessoas não o faz, mas estou a falar no meu caso, aqui. Primeiro, não percebo a tua admiração, depois ainda me vais explicar qual a diferença entre uma pen usb e um cartão SD, a nível prático. A maioria dos aparelhos electrónicos do momento usam armazenamento flash, como cartões SD, na sua maioria, como gps, telemóveis, pdas, etc, etc ... Continua sem perceber a tua admiração. Já referi que tenho um leitor de cartões, mas só é prático em casa, para andar comigo de um lado para o outro mais vale andar com o cabo USB para ligar directamente a máquina.

Depois, a asneirada das ranhuras ... Tenho aqui um Acer, do mais maravilhoso que pode haver, e tem um leitor de cartões incorporado que lê nada menos que 8 tipos diferentes de cartões (até Memory Stick lê), e ocupa um espaço ínfimo, qualquer coisa como 2 cm de altura e 5 ou 6 de largura ... Isto cabia perfeitamente num Macbook ou num MBP, mas não, como não vem, é porque é assim que está bem ... Give me a break. É algo completamente indispensável hoje em dia (não só para mim), ponto final. É tão óbvio, mas tão óbvio, que até me admira, sinceramente, que estejas a defender o contrário ...

@timber: ok, realmente o ponto 2 está ali um pouco deslocado, mas o .Mac é uma trampa, thats for sure :\

Exactamente, se há coisa que me chateia é o fanatismo, não é por gostarmos de uma determinada marca ou produto, que temos que considerar tudo o que fazem perfeito, todos os produtos têm margem para ser melhorados e este é de facto um ponto a melhorar, tal como os pontos mencionados acima, hoje em dia qualquer portátil, por mais fraco que seja tem entrada para cartões de memória, é obvio que não é por causa deste pormenor que vou deixar de comprar um Mac, mas se tivesse o leitor era concerteza uma mais valia.
 
para o syMMys o ideal era um computador sem nada, ele é que tinha de meter os acessórios todos ligados a uma porta USB :-D afinal de contas ficava mais bonito :D
 
Sinceramente não sei onde meteriam um leitor de cartões no MBP. Das duas uma, ou dentro da superdrive ou dentro do disco... Relembro que as laterais do MBP são diferentes das do MB. E não encontro um espaço 2 x 5 (medidas do ruimoura) para meter um leitor de cartões nisto, visto que o portátil só tem 2.5 cm de espessura.

Mais uma coisa, não percebo o porquê de toda a gente dizer que é indispensável. Ninguém que eu conheça faz uso constante do leitor de cartões que tem no portátil. Eu não tenho, nem nunca senti falta de tal coisa.
 
os leitores de cartões que tenho nos meus portáteis não passam de uma coisa de 1x3cm. e lêem 4 tipos de cartões, e mais outros com os adaptadores adequados.
 
os leitores de cartões que tenho nos meus portáteis não passam de uma coisa de 1x3cm. e lêem 4 tipos de cartões, e mais outros com os adaptadores adequados.

Claro que há os mais variados tipos de leitores, mas pelo menos no Macbook cabe um qualquer na boa ...
 
Não peçam à Apple para meter uma ranhura de 1x3 cm com fichas cheias de pinos. Peçam sim aos fabricantes de máquinas fotográficas que metam WiFi, por exemplo.

Já contaram quantos pinos têm as fichas do Compact Flash? Os Macs não tem leitores de cartões porque simplesmente são poucas as pessoas que de facto as utilizariam e no entanto trazem problemas acrescidos de fiabilidade. Havia de ser bonito para a Apple passar a receber milhares de Macbooks Pro com avarias do tipo ter 2 pinos do Compact Flash tortos. Eu não defendo tudo o que a Apple faz mas muito das opções que toma é por fortes razões racionais de engenharia aplicada. Não admira assim que tenham 19 mil milhões de dólares em cash.

EDIT: Grave, grave foi não terem metido uma firewire no Mabook Air. Isto sim, é que me deixa chateado.
 
Última edição:
Não peçam à Apple para meter uma ranhura de 1x3 cm com fichas cheias de pinos. Peçam sim aos fabricantes de máquinas fotográficas que metam WiFi, por exemplo.

Já contaram quantos pinos têm as fichas do Compact Flash? Os Macs não tem leitores de cartões porque simplesmente são poucas as pessoas que de facto as utilizariam e no entanto trazem problemas acrescidos de fiabilidade. Havia de ser bonito para a Apple passar a receber milhares de Macbooks Pro com avarias do tipo ter 2 pinos do Compact Flash tortos. Eu não defendo tudo o que a Apple faz mas muito das opções que toma é por fortes razões racionais de engenharia aplicada. Não admira assim que tenham 19 mil milhões de dólares em cash.

EDIT: Grave, grave foi não terem metido uma firewire no Mabook Air. Isto sim, é que me deixa chateado.

Então seguindo o seu raciocínio para que serve a firewire, ninguém usa, pelo menos nunca vi miguem a usar isso e nunca vi nada á venda para isso.
 
tudo o que é apple normalmente tem Firewire!.

Sinceramente leitor de cartões nos macbooks não vejo razão nos Macbook Pro vejo perfeitamente todo o sentido, se é um PC para design gráfico, trabalho fotográfico, etc... faz um certo sentido o Compact Flash... (wi-fi numa maquina ?, estás ciente que funcionam a bateria ou a pilhas, e um fotografo normalmente quer é despachar os dados com o menor gasto de energia, wifi seria era mais uam feature para se avariar numa maquina ...)
 
tudo o que é apple normalmente tem Firewire!.

Sinceramente leitor de cartões nos macbooks não vejo razão nos Macbook Pro vejo perfeitamente todo o sentido, se é um PC para design gráfico, trabalho fotográfico, etc... faz um certo sentido o Compact Flash... (wi-fi numa maquina ?, estás ciente que funcionam a bateria ou a pilhas, e um fotografo normalmente quer é despachar os dados com o menor gasto de energia, wifi seria era mais uam feature para se avariar numa maquina ...)

E o que era um leitor de cartões num MBP? Queijo suíço?

E volto a dizer, não me parece que haja espaço no MacBook Pro.
 
Então seguindo o seu raciocínio para que serve a firewire, ninguém usa, pelo menos nunca vi miguem a usar isso e nunca vi nada á venda para isso.

Era para ser lido com uma dose de ironia. Lá está, para algumas pessoas o firewire faz falta, se calhar muito mais que um leitor de cartões. É que pouco existe que a substitua. Os meus discos externos são praticamente todos firewire e passar disto para USB é como do dia para a noite (ou vice-versa para quem prefere a noite :) ) . E como passam o video? A maioria ainda usa cassetes magnéticas. :D

Para ler cartões no Air ainda posso comprar um leitor externo, já encontrar uma solução para a falta de firewire é difícil.

Hoje comprei uma pen USB de 4GB por 7.99 euros. Ainda estou a pensar naquela história de usar a máquina fotográfica ou cartões de memória para guarda dados. Por 7.99 euros é melhor não complicar.
 
Última edição:
(…)
Sinceramente leitor de cartões nos macbooks não vejo razão nos Macbook Pro vejo perfeitamente todo o sentido, se é um PC para design gráfico, trabalho fotográfico, etc... faz um certo sentido o Compact Flash... (wi-fi numa maquina ?, estás ciente que funcionam a bateria ou a pilhas, e um fotografo normalmente quer é despachar os dados com o menor gasto de energia, wifi seria era mais uam feature para se avariar numa maquina ...)

As máquinas digitais modernas para uso profissional costumam ter Wi-Fi de série ou como acessório opcional. A Canon EOS-1D Mark III, por exemplo, até pode ser controlada por Wi-Fi.
 
eu sou da opinião que quem tem uma Mark III não tem um macbook pro ... mas vá, quem tem um monstro desses na minha opinião tem um Mac Pro em casa quietinho para sequer abrir os 30megapixeis de fotos ! :P
 
eu sou da opinião que quem tem uma Mark III não tem um macbook pro ... mas vá, quem tem um monstro desses na minha opinião tem um Mac Pro em casa quietinho para sequer abrir os 30megapixeis de fotos ! :P

Percebo o que queres dizer mas, se a Mark III pode ser controlada por Wi-Fi, é necessário um computador portátil para dar uso a essa função.

Imagina a Mark III montada por cima de um palco, não vais ter lá um Mac Pro, respectivo monitor, teclado e rato para a controlar.

Mesmo excluindo essa função, é comum ver fotógrafos profissionais com MBP para descarregar as fotos e vê-las no monitor para decidir quando podem parar de fotografar.

Quanto às portas USB, leitores de cartões e tudo isso, penso que a Apple anda já há alguns anos a apostar cada vez mais em interfaces sem fios, daí a existência de Wi-Fi e Bluetooth em todos os seus computadores, até nas gamas mais baixas. Exceptuando DV e discos externos, a maioria das ligações podia ser feita sem fios e não creio que isso causasse transtorno aos utilizadores. Até tinha a vantagem de haver menos cabos para carregar e a atrapalhar.

É provável que, com o passar do tempo, o wireless se torne cada vez mais comum. A Apple se calhar antecipou-se demais a esse futuro no número de portas USB e Firewire que fornece.
 
O trackpad de 1 botão nos "books" é uma coisa de GÉNIO!

É milhões de vezes mais fácil usar o trackpad (que por sua vez tambem é milhões de vezes superior a qualquer outro trackpad) com só 1 botão do que usar com 2 botões, pois permite um apoio muito melhor e mais natural da mão no portatil, e permite muito mais facilmente carregar com o polegar no botão certo! (neste caso o único :D).

Quantas vezes ja não viram pessoas a usar as 2 mãos no trackpad, utilizando o indicador da mão esquerda para clicar no botão esquerdo e o indicador direito para navegar no pad!?! será isso que dá mais jeito?? DONT THINK SO!

Nos desktops admito que é ridiculo ratos de 1 botão, mas quem usa portateis "on-the-go" trackpads de 1 botão são do melhor.
 
eu sou da opinião que quem tem uma Mark III não tem um macbook pro ... mas vá, quem tem um monstro desses na minha opinião tem um Mac Pro em casa quietinho para sequer abrir os 30megapixeis de fotos ! :P

Muito pelo contrário. Andam muitos com o seu MBP atrás. Agora é comum ver fotógrafos de casamentos de portátil na mão para fornecer na hora uns DVDs com fotos, mostrar e selecionar fotos e alguns até fazem no próprio dia uma página web com algum material. Deve ser para encher o olho.
 
Não peçam à Apple para meter uma ranhura de 1x3 cm com fichas cheias de pinos. Peçam sim aos fabricantes de máquinas fotográficas que metam WiFi, por exemplo.

ora bem.. talvez porque os cartões não servem só para os aparelhos digitais desse calibre..
e por exemplo eu prefiro ligar directamente o cartao SD 1Gb do meu nokia 6630me no leitor de cartões do que ligar o telemóvel ao pc por USB (que as transferências ficam mais lentas) ou usar bluthoot (o mais parecido com o que mencionas te)

contudo não era má ideia criar esse sistema
mas acho que pelo menos um leitor de cartões SD/MMC seria algo que apreciaria muito de ver num macbook
 
Back
Topo