1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Asus F3Jp-AP076C Problemas ...Analise e conselhos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por jorgepin, 15 de Março de 2007. (Respostas: 79; Visualizações: 11571)

1. Caros membros do forum:

Recentemente apos alguma analise e pesquisa adquiri um poratitl marca ASUS do modelo referido...Como é obvio qd se compra um portatil questoes como a performance, fiabilidade , robustez e autonomia sao sempre de ponderar... Neste caso , foram MAL ponderadas por mim e espero que voces que ainda nao compraram possam ter mais sorte que eu...
    (e o meu portatil so tem 2 semanas , comprado a 1 Mar 07)

Passo a explicar:
    Enquanto que para mboards, p.graficas, etc , a ASUS sempre foi sinonimo de qualidade , em portateis é ( pelo menos nesta gama f3JP) uma vergonha !
    Problemas a nivel do granulado ( ainda nao resolvido e face ao tempo que ja se vem a arrastar , ponho em causa que tenham vontade de o fazer), software instalado de fabrica que nao funciona ( ex.: ATI control center...e outros) e que me obrigou a editar manualmente fx&cgs dos drivers da ATI para por isto a funcionar e , para mim ainda mais grave ( e que poucos se aperceberam) má GESTAO DO PROCESSO DE CARGA E DESCARGA DAS BATERIAS!

Penso inclusive que o sistema ACPI da ASUS tem problema nao so nesta gama mas em outras... Se quiserem validar - experimentar , façam o download do RightMarkCPU clock , para ver valores + tenicos relativos a bateria, analisem o tab relativo a bateria , veriquem qual a carga maxima que esta deveria aguentar, e qual é a que esta a ser considerada-atingida apos uma carga maxima....Designed Capacity VS Fully Charged Capacity, façam ainda as contas elementares de automomia prevista e consumo actual-medio, dividam e vejam qto deveriam ter de autonomia, qto tem....

Alem disso o WEAR factor das baterias cresce a um ritmo alucinante, indicando mal a autonomia real ( bug do ACPI da ASUS). Para terminar as baterias nao sao carregadas ao maximo...( e nao estou a falar em overcharge )
    Ninguem está a conseguir obter a autonomia que deveria ( e nao vale a ASUS enviar portateis com as de 9 celulas com mais autonomia claro, mas que mesmo assim, estas para 9 celulas tb deveriam ter uma autonomia ainda melhor)...

Em relaçao "às normais " que estao a vir nesta ultima versao do f3JP ( que deveriam ter uma autonomia media 2:30-3h - prevendo um consumo tipico de ~24000mW a 29000mW , por ex em PowerMode SilentOffice ou similar), é treta, a media é menos de 2h, chegando a ser normalmente 1:30m

Nao vou aqui entrar em discussoes tecnicas, pois cada um de voces vai argumentar as questoes dos profiles a colocar no Windows, os clocks da Grafica e modos possiveis, os clocks do CPU, as cenas do disco ( que em VISTA esta sempre que pode a fazer indexaçao, etc etc etc etc , nao tenho tempo , nem paciencia, e apenas faço isto por uma questao de alerta. E ja agora, tive o cuidado de testar isso tudo tb ...

Este meu ASUS é uma vergonha! É rapido , tem bons specs, optimo para quem quiser fazer da sua vida jogar, tem nn desempenho sem duvida....mas caros colegas, acima de tudo é um portatil !!! tem de ter autonomia, ou ao menos cumprir com a indicada (e possivel face a sua bateria), ser bem construido e nao ter firmware bugs infantis , durante tanto tempo, etc...

Ja nem quero falar dos problemas de montagem , que no meu caso, tinha a ventoinha mal montada que faz um ruido mto desagradavel, entra em vibraçao em determinadas frequencias de rotaçao...
    Se calhar sou eu que sou um ranzigao e picuinhas, no entatno, ja tive Compaq, Toshiba , e LG´s, usei-os sempre mais de 2 anos e sempre contente, agora este ASUS , 2 semanas e ja estou ja descontente ! conclusoes, o desempenho bruto nao é tudo...e o ASUS f2jp-ap076c é so isso, mto bons specs e qualidade sofrivel em muitissimos aspectos!

Infelizmente, a loja nao aceita a sua devoluçao ( mais uma liçao , nao volto a comprar portateis em lojas tipo PowerOn , etc , etc) depois de o venderem , acabou, o cliente que se desenrasque..., que fale com a marca, que o arrange ele, etc; meus amigos garanto-vos, nestas situçaoes vale a pena os extra Euros qd se comprar na FNAC ...!!! 1 mes para troca! quem me dera....)
    Saudaçoes Cordiais, e votos que sejam mais cautelosos e tenham mais sorte que eu.

PS: a todos os que estao com problemas dos drivers da ATI nesta versao - do ATIcontrol panel nao funcionar, qd tiver mais tempo posto aqui a soluçao/os drivers ,( mas se perderem tempo na net ja ha uma versao nao oficial ok, com tudo certinho....)

Para terminar aqui vai um link para quem quiser validar algumas coisas:
    http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=3537
    embora o modelo nao seja o mesmo , os problemas da bateria sao similares, obviamente é um ASUS ;-) ...

2. Flash

Flash Power Member

Eu também comprei um Asus realmente tenho notado alguma anomalia no que diz respeito à bateria. em relação as drives Catalyst seria bom que pudesses postar a solução para deixar de aparecer aquele erro irritante ao iniciar o Windows e funcionar a Catalyst em termos.
    Já agora diz-me outra coisa a bateria de 9 células seria a solução para ter uma maior autonomia??

3. Ranger_OE

Ranger_OE Power Member

Grande post que fizest, muito bem...então diz me la uma coisa, por qual portatil irias tu trocar por esse f3jp????Por qual trocavas???Fiquei curioso....;)

4. LAMDS

LAMDS Power Member

Tenho um F3JP AP033M, e apesar de concordar que é uma vergonha a falta de apoio da Asus relativamente às questões da Bios e de drives adq. para a grafica, no que diz respeito ao autonomia do meu modelo, a trabalhar e ligado à rede por wireless, permite com alguma factilidade ter autonomia superior às 2h30!

Resumindo, gosto do meu portatil, funciona bem (talvez por ainda usar o XP, lol) e os bug's/falta de apoio da asus, em parte permitiram-me aprender e desenvolver algum do meu conhecimento sobre informática!

5. ...driver....X1700

no seguimento do post inicial...
    Driver p. X1700 VISTA ATIControlP OK
    tal como prometi e ja q a ASUS nao o tem no site...

http://sd879.sivit.org/drivercd/ATI Vista Driver.zip

Qto à pergunta qual o que compraria...talvez o S1 331 da LG...ou o S1 M222....tenho-os usado na empresa e em 3 nenhum tem qq problema. O preço é ligeiramente mais caro, no entanto ...mas os acabamentos sao 5*. A grafica x1600, no que eu faço em 3d parece-me mto similar a x1700 em performance...a unica vantagem do ASUS que me levou a fatidica compra foi a memoria 2GB...
    Se fosse pela bateria talvez fosse para o SONY...mas sao + caros e nao me adapto ao teclado deles.
    Penso que LG tem tido mto bons portateis.
    Em relaçao a questao da Bateria de 9cel, so vem em algumas versoes, é maior, mais pesada e continua a nao ter o seu uso optimizado pelo BIOS...ou seja da mesma forma que na 6cel. nao se tira todo o partido da sua capacidade, a de 9cel tb nao... vejam o link do post inicial , leiam-no, testem o vosso ASUS façam as contas e depois verifiquem ...

PS: para ler os valores nao usem o NHC no VISTA ....nao vai funcionar ...e vai vos dar trabalho a forçar o modo de segurança para resolver o problema....usem o prog RightMarkCPU clock por mim citado para monitorizar os valores do ACPI do vista..

6. Miguel86

Miguel86 Power Member

Uma pergunta...Isto afecta TODOS os Asus?Se a resposta for não...é exclusivo de certos modelos ou de certos portateis?

Fiquei surpreendido com este topico, obrigado pelo alerta jorgepin :)

7. balute

balute Power Member

Tenho um Asus S96J com 2 meses: T7200, 2GB, ATI X1600 (450/370 mhz), disco Seagate 100GB 7200RPM, bateria de 6 células.

A bateria tem um wear level de 11% (nada de especial, e está a 11% desde os primeiros dias) e dura 2 horas sem o wireless ligado e com os clocks no máximo, sem jogos. Com jogos, dura menos 30min. Com o wireless ligado, dura menos 15-20min. É uma autonomia normal para um portátil com estas características... Se eu precisasse, encomendava uma bateria de 9 células (mais cerca de 30% de autonomia), mas, por enquanto, ainda não preciso.

A ventoinha continua a fazer, aparentemente, o mesmo barulho que fazia no primeiro dia (pouco), e não tem nenhuma frequência de rotação que faça ressonância com o resto do chassis.

Por falar em chassis, continua bastante sólido, mesmo depois de o ter desmontado quase completamente por 2 vezes.

Isto para concluir que estás a fazer uma generalização precipitada - nem todos os Asus são maus.

De qualquer forma, só fizeste bem em desabafar e informar-nos sobre alguns defeitos do F3Jp. ;)

Última edição: 15 de Março de 2007
  8. Warllach

Warllach Power Member

isto e' deveras grave8|. mas como e possivel ng ter notado isto antes? o erro de coding d ACPI so' aconteceu neste novo modelo da asus???
    kuant aos erros de software, so' acontecem no windows vista certo??

9. Animagus

Animagus Power Member

so uma pergunta...a x1700 do F3JP pertence a gama RADEON ou MOBILITY RADEON??os drivers sao os da serie x1600 ou x1800...ek eu vo ao site da ati e seja para k sistema operativo seja, depois da x1600 vem a x1800...

10. Flash

Flash Power Member

Obrigado Jorgepin finalmente as drives estão a funcionar estava a ficar um pouco chateado de ter sempre aquele erro no inicio..

[[]]

11. GizFix

GizFix Power Member

ATI Mobility Radeon X1700 VRAM 256MB 512MB com Hyper Memory. Podes confirmar na Lista dos preços para Março 2007 ( pág. 15).

Cumps.

12. milus

milus Power Member

Caros,

Estava/Estou a ponderar comprar um F3JP mas este post assustou-me.
    Será que é assim tão mau como descreves?

Que alternativa dentro destes valores me sugerem como viável? com 2Gb de RAM que vou necessitar concerteza.

Obg.

13. Animagus

Animagus Power Member

pelo que vejo, apenas o problema da BIOS falta resolver (oficialmente)...de resto a grafica ja tem drivers e o problema da bateria tb ja li algures que tem soluçao...o meu chega esta semana...

14. slowdive

slowdive Power Member

Quando comprei o meu F3JP, em Novembro, a primeira coisa que perguntei foi caso não estivesse satisfeito o que acontecia. Na altura disseram que trocavam na boa, sendo o periodo de "testes" de 7 dias.
    Ainda recentemente a minha namorada devolveu um monitor porque não gostou e deram-lhe a opção de troca por outro ou uma nota de credito.
    Estranha a atitude da loja no teu caso...

15. PiKa_

PiKa_ Power Member

achas isto mesmo normal? desculpa mas sou obrigado a discordar.
    eu tinha um centrino 1.7 com bateria banal e uma grafica 9700 e na net com wireless ligado aguentava me na boa 3 horas.
    eu andava a ponderar o f3jp para mim mas este post veio me ilucidar e abrir os olhos.. sim porque portatil com boas specs e barato.. nao existem milagres!
    acho que vou comprar um portatil com specs mais baixas (tipo um core 2 duo 5xxx ) e com uma grafica "razoavel". ganho no resto.
    afinal a diferença real será meia duzia de frames nos jogos e 5 segundos a abrir o windows..
    obrigada jorgepin

16. nickie

nickie Power Member

Tenho um A8js há 2 meses e ainda não tive qq problema. A minha bateria está com um wear level de... 0% segundo o NHC! Com o NHC ligado em dynamic switching (sem Power4gear instalado), wifi desligado e com um dongle para o rato wireless ligado dura cerca de 2h50/2h45 (a fazer trabalhos normais: word, outlook e mais uns programas que esporadicamente puxam um bocado pelo disco e pelo CPU) . Com o wifi ligado dura menos uns 10/15 minutos, mas nunca experimentei levar até ao fim. Inicialmente embicava com a ventoinha (sou muito picuinhas no que toca a barulho), mas desde que consegui arranjar os ficheiros de configuração do NHC para o meu modelo, que não tenho tido problemas. Com redução da velocidade de ventoinha, quase não se ouve. De facto acho que a Asus podia fazer um melhor trabalho relativamente à forma de controlo da velocidade da ventoinha. De resto não tenho tido qq tipo de problemas. No que respeita à tua ventoinha julgo que devias enviar para a Asus, porque pode ser um defeito de fabrico e deves exigir que te reparem. Também deverias referir a questão da bateria porque pode ser que tb tenha problemas. Como viste por posts anteriores, pessoas com o mesmo modelo não tiveram esses problemas... Pode ser que apanhaste com um limão, como dizem os ingleses.
    Já agora, e ainda no que respeita à autonomia, parece que o vista gasta bastante mais bateria que o XP, pode ser por isso que tenhas essas diferenças de autonomia.

17. Animagus

Animagus Power Member

o centrino se nao me engano revolucionou muito os processadores exactamente porque tinha consumos de energia muito inferiores...os portateis normalmente designados por "low voltage" trazem todos centrino desse genero, chegam a autonomias de 7 horas ou mais...acho que estas a fazer uma comparaçao que nao se justifica...portateis de desempenho vs. portateis autonomos...

18. nickie

nickie Power Member

Não é bem assim. As 7 horas eram/são para portáteis de topo ultraportáteis. Se forem para os Vaio topo de gama conseguem-se ter essas autonomias, mas custas €2500-€3000. Nos computadores de consumo, o normal é andar pelas 2h30/3h de autonomia.

Pois, eu tb tenho um HP com centrino 1.7, 14' (ie, com baixo consumo ao nível do monitor), 1.5gb ram e com a bateria original quando nova dava-me 2h15m-2h30m na melhor das hipóteses e com o wireless e bluetooth desligado e com uma placa gráfica da Intel integrada (as que consomem menos). Passados 6 meses, já só me dava 1h30 e passado um ano 1h. Tem agora 2 anos e a bateria original aguenta uns 15minutos com sorte. Comprei-lhe uma bateria nova que lhe permite ter 3hs de autonomia (apesar de tb ter p mesmo número de células que a antiga tem uma autonomia superior!!).
    Como já disse, o meu A8Js com uma Go7700 e T7200 dá-me quase 3 horas de autonomia e com wear level da bateria a 0% de acordo com o NHC. Se calhar o jorgepin teve muito azar.

19. ricreis

ricreis Power Member

Depois do susto que o nosso amigo Jorge nos pregou, fiz download do NHC para ver se tinha o mesmo problema de bateria no meu ASUS F3Ja, comprado em Outobro do ano passado.

Ao fim de 6 meses, segundo o NHC, tenho um wear level de 2%... Não sei o que acham, mas a mim parece-me bastante bom.

Bem melhor que o meu ultimo portátil, um Compaq Presario 1525, que nos mesmos 6 meses deu-me totalmente cabo da bateria, ficando com uma autonomia de 10 minutos. Depois de comprar outra igual, aconteceu-me exactamente o mesmo!

Por isso Jorge, parece-me que tiveste um bocado de azar, mas o que tens a fazer é contactar a ASUS para te substituirem a bateria, como tens todo direito de o fazer dentro da garantia.

EDIT:
    A ver um DVD (em modo DVD movie do Power4Gear) e com a rede wireless ligada a sacar coisas da net, a bateria durou-me 2h20. Parece-me perfeitamente dentro da média para este tipo de utilização.

Última edição: 18 de Março de 2007
  20. eddie_gordo

eddie_gordo Power Member

Viva,

Tal como o ricreis, também tenho um F3Ja, comprado mais ou menos na mesma altura... Tenho o NHC instalado e apenas tenho 6% de Wear Level, tendo em conta que ainda uso bastante a bateria penso que nao seja mau... :) O meu irmao tem um Compaq 1525 igual ao que o ricreis tinha (:P) e neste momento, a bateria ainda de origem, ainda dá para cerca de 1 hora... Apesar de ter sido pouco usada, mas nao é muito mau, pelo menos em comparaçao com os 10 minutos aqui referidos... :P

Off-Topic: ricreis toma o link http://ati.amd.com/online/mobilecatalyst/

Partilhar esta Página