Asus F3Jp-AP076C Problemas ...Analise e conselhos

o centrino se nao me engano revolucionou muito os processadores exactamente porque tinha consumos de energia muito inferiores...os portateis normalmente designados por "low voltage" trazem todos centrino desse genero, chegam a autonomias de 7 horas ou mais...acho que estas a fazer uma comparaçao que nao se justifica...portateis de desempenho vs. portateis autonomos...


e desde quando um centrino 1.7 banias é um ULV? os ulv funcionam em velocidades em volta dos 1 ghz.
tenho varios amigos meus c portateis desses (sony´s) e chegam as 10h de autonomia.
 
...

boas,

passado ja quase uma semana do meu post inicial resolvi dar aqui uma saltada e ver os vossos posts restantes....
Apos uma leitura rapida, gostava de salientar o seguinte:
1. a maioria das pessoas focou-se no ponto do WEAR factor , unicamente ou seja o racio que tem em conta a capacidade prevista(projecto)-inicial da bateria face a carga maxima actual que a mesma aguenta
2. ha um aspecto porem que penso que ninguem teve se calhar paciencia ou compreendeu no post original ( talvez nao tenham tido pachorra para ir ler o link que indiquei...), trata-se de algo mais simples mas que obriga apenas a conhecer 2 formulas basicas da electronica: a lei de ohm R=U/I e a lei da potencia P=U.I...
Ou seja qd voces compram uma bateria a sua potencia é indicada em mWh ou Wh , suponhamos 60 000mWh or por ex o valor 51260mWh que aparece como Design Capacity da minha bateria de 6cel do F3JP-ap76C, para este valor , podemos ver que com para um consumo de ex ~20 000mWh ( valor esse que pode ser lido via qq um dos programas citados)tem-se o valor de autonomia 2,56h...e este é funçao da capacidade em mA da bateria tendo em conta a sua tensao de saida , de trabalho .
Como eu referi no post ha um bug no ACPI da BIOS destes ASUS, pelo menos nesta gama e na do link, que para esta bateria nao optimiza nem a sua carga ao maximo nem o seu uso ate ao fim....por ex, no link indicado a bateria em causa , qd desligados os automatismos de auto-power off e-ou hibernaçao , etc , aguenta mais 30minutos !!! é muita coisa ...isso essencialmente porque os valores lidos via OS da bios , tem erros....
Ou seja nao creio que seja um problema de baterias mas sim de ma gestao das mesmas...a propria asus andou ai à uns tempos a fornecer baterias com 9cel que ate saíam fora dos portateis...e isso pq , qd nao se resolve um problema , usa-se força bruta...no entanto o problema está la na mesma, a de 9 cel por sua vez tb deveria durar mais e permitir mais autonomia do que actualmente permite...
Bem ,para nao ser mais cansativo, tentem compreender melhor o link indicado no post inicial.
O Wear Factor é apenas o resultado mais evidente do problema...

Para terminar, gostava de salientar o seguinte, nao se compreende que a ASUS tenha gente no desenvolvimento e no Quality Assurance que permita estas coisas...as BIOS de 3ª pessoas chegam a ser melhores e mais bem conseguidas que as proprias da ASUS! e nao é so neste segmento de produtos...vejam por ex nos WL-500G routers e outros produtos...é uma pena.

PS: uma nota final testei recentemente um LG S1 e um ASUS antigo - centrino 1.66 e ambos impecaveis...gestao de energia ok, o que prova que ainda ha gente que sabe projectar e programar firmwares ;-) ...
 
Última edição:
Viva!

antes de começar, queria só dizer que nunca tive um portatil e sempre fui um fã de desktops... e a achar que os portateis não valiam o esforço...

no entanto, ultimamente a minha opinião tem vindo a mudar.. em especial devido aos portateis que têm vindo a sair...

Ora, isso (e outros factores, claro) levou-me a decidir-me por finalmente comprar um portatil... e desde o início que me decidi por comprar um Asus (ou barebone Asus), dado que tenho vários amigos que têm potateis desta marca e só têm bem a dizer destas maquinas.. além disso, há anos que uso material Asus para o desktop (desde a minha boa e velha Asus 3D Explorer v3000 - Riva 128... a melhor palca grafica alguam vez feita.. :P) e sempre obtive resultados mais do satisfatórios...

Após pensar um pouco e após consultar algum pessoal de cá que me deu uns bons conselhos, decidi-me a comprar o F3JP-AP076C.. (ok.. o que eu queria mesmo era um G1.. mas como não tenho pais ricos, nem fui ao [PUB] BES [/PUB]...) :p

claro que depois de ler este tópico fiquei com um par de dúvidas...

os únicos problemas deste modelo são as baterias, o aspecto granulado e a mensagem de erro do catalyst? ou tem mais alguns?

é que se forem esses, pelo pouco que sei (e corrijam-me se estiver errado..):
- num portatil ou temos performance, ou autonomia.. mas não os dois... e nesta gama, este modelo tem uma boa performance, e a autonomia não é muito má... alem de que, do pessoal que conheço, praticamente todos têm uma autonomia de 2-3 horas.. ou menos...
- para quem usa windows há uns anos, mensagens de erro dos estilo que aqui está relatado, não são (infelizmente) a coisa mais incomum que existe... ainda no outro dia tive ao actualizar o meu Catalyst para a versão mais recente, de cada vez que reiniciava tinha uma linda mensagem de erro...
- o aspecto granulado é facilmente corrigido com uns drivers externos da Asus, ou seja, não é problema de hardware... o facto de que sejam de pessoal de fora, não me incomoda... até me deixa descansado, uma vez que quer dizer que há pessoal de fora da Asus que acha a maquina boa o suficiente para perderem o seu tempo a melhorá-la.. o que é uma indicação de bom material... :-D

Assim, depois deste longo testamento (e não.. a Asus não me subornou...), gostaria de saber.. o F3JP-AP076C vale o esforço? ou é um mau investimento?

pelo que eu tenho visto, não é o G1, mas nesta gama é dos melhores que aí andam em termos de relação qualidade/preço... :-D

Cumprimentos, Jorge

PS: aceitam-se doações para poder comparar um G1... :lol:
 
eu comprei ontem o meu...e apos 2 dias a instalar e reinstalar sistemas operativos so tenho uma coisa de que me queixar...o cd de recuperaçao da asus e uma verdadeira m***a....quanto ao desempenho ainda nao tive mt oportunidade de o testar em coisas pesadas, mas digamos que na parte de tar a fazer 1001 coisas ao mesmo tempo ele trabalha tudo com uma fluidez notavel...
 
xkece la isso, tinha lidao algures um historia parecida com a do jorgepin e fikei convencido k ja havia soluçao...ainda assim ontem andei com o meu na faculdade ora em linux ora em Vista e a bateria aguentou-se quase 2 horas e meia...
 
o meu f3jp em termos de autonomia é muito bom, sendo que tem uma bat. de 9cel. Mas a jogar jogos pesados, na net, ver filmes, etc, ele aguenta-se bastante bem. Em termos do granulado, nao tenho problemas pois ainda nao fiz a actualização á bios, ta como veio de origem. Em termos de grafica, tb nao tenho nenhum prob, nao me aparece nenhum erro e tb nao fiz nenhum upgrade de drives, ta como veio. Em termos de performances, parece-me bem, sendo que gostaria ter um outro pc equivalente para fazer comparações.

Tenho duas coisas negativas a apontar:

1º. Nao sei pk, mas o pc ta cheio de processos a correr, faço quase 800MB sem nada aberto, apenas processos que iniciam com o windows. (tenho k o formatar)

2º. O teclado nao me parece de grande rigidez, pois as teclas 'asdw' (as de jogo tipo FPS), que sao as que têm maior uso, fazem 1 pouco mais de barulho em relação ás outras e paracem-me 1 pouco soltas la dentro...n sei. Talvez eu carregue nelas com força a mais... Durante o jogo nem nos apercebemos.

Tirando isso, tou bastante contente com ele e acho que, em termos de design, tem bastante estilo, sobretudo quando esta fechado.

Se calhar tive sorte... ou o jorgepin teve azar!
 
O granulado quase de certeza que tens... de origem trazem todos penso eu! Aqui neste fórum é que se vê bem... os cinzentos devem ser lisos e não granulados. A versão da BIOS que corrige isso está em:

NotebookReview: http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=95731&highlight=bios+grainess
Link Directo: http://1toppc.com/Merchant2/images/Notebook/Asus/F3JP205.rar

Em relação à gráfica, tenta fazer o upgrade dos drivers e depois volta aqui para contar como correu! Começa por tentar encontrá-los no site da ATI! ;)


Já agora... veio com bateria de 9 celulas? Ou compraste à parte?
 
Última edição:
O granulado quase de certeza que tens... de origem trazem todos penso eu! Aqui neste fórum é que se vê bem... os cinzentos devem ser lisos e não granulados. A versão da BIOS que corrige isso está em:

NotebookReview: http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=95731&highlight=bios+grainess
Link Directo: http://1toppc.com/Merchant2/images/Notebook/Asus/F3JP205.rar

Em relação à gráfica, tenta fazer o upgrade dos drivers e depois volta aqui para contar como correu! Começa por tentar encontrá-los no site da ATI! ;)


Já agora... veio com bateria de 9 celulas? Ou compraste à parte?

Se tem granulado é-me imperceptível, mas vou actualizar a bios e depois vejo se ha diferença. (obrigado por disponibilizares os links).

Em relação à gráfica, inda nao fiz upgrade porque no site da ATI nao aparece a X1700! Tem a X1600 e depois a X1800. Nao sei porquê, talvez inda nao haja drives para ela, por isso vou esperar mais um tempo a ver se sai qualquer coisa.

Por ultimo, a bateria veio com o pc assim como o rato e mala (sendo estes oferta).

Cumps
 
Pois, era isso que queria dizer-te da gráfica... oficialmente n há drivers para este modelo! :( :( :( :( Só mmo os de origem.

Qto à bateria veio com o portátil mas como oferta, ou era mesmo essa? Pq eles vêm todos com bateria de 6 células! Ela fica saída pra fora, qdo encaixada no portátil?
 
Nao, nao é oferta, é a unica que veio. Fica cerca de 1,5cm fora, mas oferece cerca de 4h de autonomia. Eu nao me importo, mas caso nao gostasse teria que comprar uma de 6, nao havia crise.

Outra coisa, é seguro fazer a actualização da bios através do winflash?
 
Última edição:
Muito estranho ter vindo com essa bateria! Tiveste sorte! ;)

Qto ao winflash... sim, é seguro. Desde que a bios a instalar seja para o teu portátil e não aconteça nada de mal enquanto ele está a flashar...

Pelo sim pelo não, liga o portatil à tomada e liga tb a bateria. Assim se a luz for abaixo tens sempre a bateria! ;)
 
Reparei que no site da asus está disponivel as versao 206 para a bios. Nao será melhor instalar essa, em vez da 205? Ou a 206 tambem tem o mesmo problema do granulado?
 
takecare: eu tenho um e estou bastante satisfeito com ele... o portátil é excelente! Agora... se me perguntares se acho bem esta questão dos drivers e da BIOS, obviamente que respondo que isto não está bem! Mais tarde ou mais cedo a Asus vai resolver estas questões. Já deviam estar resolvidas há muito, mas pronto. Em termos de equipamento, é sem dúvida uma excelente escolha.

fslost: a versão 206 do site da asus tem o problema do granulado! Já a tive instalada...
 
Instalei o 206 e nao corrige o granulado de facto...

flateric: essa versao (205 né?) é segura? Pois li este comentario(*) do outro topico e decidi esperar por uma versão oficial.

(*) Comentario do MARSHALL:

"Desde ja não fiz o update a minha bios por causa do granulado espero mais um pouco por um oficial.
Fiz sim o update do site da Asus o 207, corrigi uma compatiblidade com o processador e o sistema de carga. Pois esta versão que corrigi o granulado não tem ainda estas correcções, que sem elas pode ser prejudicial ao portatil, pois pode aquecer mais, entre outras coisas.
Melhor imagem, mas o portatil pode estoirar mais depressa, daqui a uns 4 meses digam qualquer coisa, é que ja vi outros modelos de Asus a estoirarem por causa do sistema de carregar a bateria, por isso meti o 207. E estoirando como fazem o downgrade da Bios? Vai com uma bios não oficial para a garantia?"

Que te parece?

Obg pela ajuda.

cumps
 
Boa Tarde. É assim eu tenho este portátil e desde já estou bastante satisfeito com ele mas a minha duvida é a seguinte. Ontem tentei ligar este portátil a outro computador via bluetooth com a finalidade de partilhar pastas e internet ao meu portátil, ou seja, eu tenho um rato e teclado MX5000 e ele tem uma opção que se chama connect personal Ad-Hoc user service então fiz a respectiva ligação ao meu portátil, ele detectou mas pedia umas drivers para transferência de dados tentei com o cd que já vinha com o portátil e nada. Fico à espera da vossa ajuda..
ps: não pus nada de IPS nem de DNS.

[[]]
 
Em relação às BIOS não oficiais, obviamente que invalidam a garantia! Se conseguires viver com o granulado, flasha com a BIOS oficial mais recente e tá feito! :)

EDIT: Fui verificar e não encontrei a versão 2.07 para o F3Jp (apenas vejo no site a 2.06)! Quanto aos problemas que o MARSHALL reporta, foram corrigidos na versão 2.03, logo a 2.05 (não oficial) já os tem tb corrigidos. Desde a 2.05 até à última (2.06) apenas foi corrigido um problema ao nível da reprodução de ficheiros wave.
 
Última edição:
Quando saquei a 207 falava naquilo.
Posso arranajar a 207 a quem quiser.

Descrição:
BIOS 207
To fix system cannot do battery pre-charge process when an unknown/failure battery insert.
Support Intel Extend ID CPU:Merom Celeron 530 CPU.
fix bug that system displays abnormally after plug in/out AC.
 
Última edição:
É um pouco off-topic mas cá vai...

Falaram aí em ligar o portatil ao desktop por bluetooth para dessa forma partilhar a internet.

É possivel ter o desktop ligado ao router, e depois aceder à net no portatil desde que este esteja ligado ao desktop por bluetooth?

Em relação ao topico em si, muitos meses depois ainda há quem esteja à espera duma BIOS (oficial é claro) que resolva o problema do granulato (no XP pelo menos), ainda não estão cansados de esperar?
Já se tornou algo obvio que a ASUS não é capaz de resolver o problema.
Quem quiser o portatil e pretender utilizar apenas BIOS oficiais com o XP já sabe ao que vai, que não tenha muitas ilusões.
 
Back
Topo