Back to vinyl - Need help

Boas.


“Long story short”, através de um conhecido comum foi-me oferecido (senão ia para o lixo…) um leitor de CD NAD 541i, umas colunas Acoustic Energy Aegis 3 Evo e, o que me traz aqui, um Rega RP3/24, com braço RB301 e uma célula Rega Elys 2.

Foi um dia bom…

Está tudo a funcionar, nomeadamente o Rega. Já tem uns anos bons, mas está em muito bom estado.

Está ligado ao meu Audiolab 8000A, outra peça vintage. Só que os meus LPs estavam encostados à boxe há mais de 20 anos e a maioria deles está em mau estado de conservação. Com um ou outro disco menos riscado o som é aceitável. O que eu não estou a conseguir determinar é se a célula que veio com o prato está ainda em bom estado ou não. Tenho medo de comprar um LP novo e estragá-lo com uma célula velha, mas também não quero comprar uma célula nova se não for preciso!

Como resolver este impasse?


Obrigado.
 
@D_Pratas
sim coorecto, mas tu escolhes o teu destino eu só aconselho.

@Silvamike
grande oferta! parabens.
a celula estará em condições, mas amplia com a camara do tlm, pode estar torta
baixo custo e com bom desempenho (-30€) têns a AT 95e.
depois têns de ver o anti skating do braço e peso da celula.
os discos usados e parados, mas também novos, terá sempre que lavar e mudar as capas
a maquina mais em conta é a Knosti, lavando á mão podes usar uma escova de pelos
de carbono ou escova cabelo de bebe, 5lt de agua destilada uma tampa de liquido para vidros auto (lidl)
e umas gotas de alcool isopropilico.

espero ter te ajudado
 
Obrigado pela dica da fotografia! Vou tratar disso.

Quando o instalei tratei de o nivelar e afinar o contrapeso e a tracking force. Esse trabalho está feito!

Penso que nesta célula não dá para mudar a agulha, portanto o investimento será maior.
 
Para já eu deixava estar essa elys se estiver direitinha
Depois depende do orçamento, uma ortofon red é óptima.
O mais importante neste momento é a lavagem dos discos
 
Boas.


“Long story short”, através de um conhecido comum foi-me oferecido (senão ia para o lixo…) um leitor de CD NAD 541i, umas colunas Acoustic Energy Aegis 3 Evo e, o que me traz aqui, um Rega RP3/24, com braço RB301 e uma célula Rega Elys 2.

Foi um dia bom…

Está tudo a funcionar, nomeadamente o Rega. Já tem uns anos bons, mas está em muito bom estado.

Está ligado ao meu Audiolab 8000A, outra peça vintage. Só que os meus LPs estavam encostados à boxe há mais de 20 anos e a maioria deles está em mau estado de conservação. Com um ou outro disco menos riscado o som é aceitável. O que eu não estou a conseguir determinar é se a célula que veio com o prato está ainda em bom estado ou não. Tenho medo de comprar um LP novo e estragá-lo com uma célula velha, mas também não quero comprar uma célula nova se não for preciso!

Como resolver este impasse?


Obrigado.


Tenho que arranjar amigos desses, parabéns!
 
O antigo dono do equipamento trabalha numa equipa de F1 e tem uma casa de férias num resort e o meu conhecido/cliente faz a gestão da casa quando ele não está em Portugal.

O tipo trouxe novo equipamento de Inglaterra e então tinha de ser desfazer do material antigo. Pediu ao meu cliente para por as coisas no lixo, só que este lembrou-se do meu gosto por hi-fi e pronto...

Talvez daqui a uns anos haja outro upgrade!
 
Boas.

Aproveito este tópico para pedir a vossa ajuda relativamente a umas questões relativas a este mundo fascinante do vinil.

Há algum tempo que ando a tentar decidir o que valerá a pena para alguém que se está a iniciar nestas andanças. Não procuro obter um som fenomenal. Até porque o orçamento que tenho também não é muito elástico (andará à volta dos 1000€).

Estaria disposto a comprar um gira-discos de 300€ ou 400€. Entre o Rega Planar 1, Audio-Technica LP 120 ou o Pro-Ject Debut Carbon DC, há algum que sobressaia? Não vejo muitas referências ao Planar 2. Este último não justifica a diferença de preço tendo em conta as melhorias que traz?

O Rega Planar 1, pelo que percebi, não tem um anti-skating ajustável? É uma grande desvantagem face aos outros gira-discos que referi?

Ainda relativamente aos Rega, faz sentido começar pelo Planar 1 e melhorar depois o prato/tapete para algo em acrílico? O Planar 3 parece excelente, com o prato acrílico, anti-skating, célula Elys 2, mas é difícil para mim justificar dar 800€ para um primeiro gira-discos, tendo também em conta o meu orçamento.

Não tendo um pré-amplificador, o que aconselham que seja de razoável qualidade?

Quanto ao amplificador e colunas, numa loja em Lisboa, sugeriram-me umas colunas activas Triangle Elara LN01, com amplificador integrado e bluetooth. 600€. Pareceu-me algo excessivo para o que pretendo, mas tendo o amplificador integrado, não sei se será assim tão descabido?

Enfim, algo confuso relativamente a todas as diferentes hipóteses e possíveis configurações...
Agradeço a vossa ajuda para que possa fazer a melhor escolha possível.

Obrigado
 
Então é assim: O Rega P 2 é melhor que o P1 até pelo braço e pelo prato em vidro.O P3 é melhor, mas só se justifica se quiseres a andar a experimentar células. Quanto ao pré com o P2 há o Rega Fono Mk3 por 200€. O P1 podes colocar o pré fono mini por 100€. Quanto ao amplificador, há alguns já com o pré de phono integrado, tipo Marantz. Colunas ativas? Sim, é uma possibilidade, mas também podes comprar umas passivas em 2ª mão, por um valor relativamente baixo, procura por umas Mission no OLX.
 
Para iniciantes aconselho equipamentos usados, a qualidade é superior
É a carteira agradece. Um grande pormenor nos giras são as células que trazem.
Nos usados aconselho a compra a audiofilos,
Aconselho também a compra de uma máquina manual de lavagem de discos, é uma cx de capas
Anti estáticas .
 
Amigos Zwamers hoje comprei o meu primeiro vinyl e quero montar um sistema até ao final do ano.

Para leitor estou a pensar no Rega Planar 1. Além disso irei precisar de um amplificador e colunas, certo?

Tendo em conta que o Rega anda na casa dos 300€, gastando mais 300€ será possível construir um setup razoável? Se sim, o que recomendam?
 
Amigos Zwamers hoje comprei o meu primeiro vinyl e quero montar um sistema até ao final do ano.

Para leitor estou a pensar no Rega Planar 1. Além disso irei precisar de um amplificador e colunas, certo?

Tendo em conta que o Rega anda na casa dos 300€, gastando mais 300€ será possível construir um setup razoável? Se sim, o que recomendam?

Os três posts acima do teu dizem tudo. [emoji6]

Depende muito do teu orçamento.

Eu tenho o RP1 além disso um pre-amp de 50 euros e umas colunas ativas de 100. E servem-me bem.
 
Back
Topo