Arcade Bartop Arcade Machine - Construção

Tirando as laterais dos bartops/full que não são de forma rectangular (independentemente das medidas), se levarem o boneco numa cartolina à escala ou algo assim, a malta na carpintaria/marcenaria corta-vos isso e se for preciso não vos leva nada. Em último caso como foi dito um tico-tico barato chega, tenham atenção é à lixarada.
Façam 1º em papel um boneco sem ser à escala mas com proporções +- certas para terem uma ideia das medidas, depois se quiserem façam à escala o que disse em cima.
Se interessar posso criar um tópico ou mandar por mail com as medidas/fotos

PS: Posto as medidas e foto mais logo
 
Última edição:
Ok, pensei que já tinhas tudo pronto. Eu ando um pouco à nora com placa gráfica, não sei se é necessário algo mais específico. Já sobre o processador e RAM já vi mais ou menos o mínimo que é requisitado. ;)
Depende dos emuladores que queiras usar... para os emuladores que ele usa um core 2 duo com uns aninhos e 2 gb de ram ja da mas tb depende se queres usar hyperspin...

se quiseres geracoes mais recentes (ps2 e gamecube) já precisas de grafica dedicada com 1gb... se quiseres meter wii já convem mais qq coisa. eu tenho um mini pc na sala com 2 comandos xbox wireless e 2 comandos wii e uso esses sistemas que referi acima com um i5-4258u, 8gb de ram e grafica hd5100 que por acaso se porta muito bem...
 
Boas,
estou com pouco tempo para meter aqui fotos que tenho durante a construção da máquina, mas aqui fica uma imagem com as medidas. A imagem tem uns anitos, só mudei a Marquee, mas o essencial é o que vai na foto, Qualquer dúvida perguntem que tento responder.
4JMkRK4.jpg


Características do computador, visto que só quero jogar jogos do Mame/CPS/Snes/Nes/MegaDrive...basicamente velharias, não é preciso um grande computador (excepto a parte de jogar Future Pinball com gráficos no máximo).

AsRock H61M-VS (ou algo do género, o mais barato que havia)
Celeron G530 (traz uma intel HD 3000 chega perfeitamente, excepto se quiser jogar o Future Pinball com gráficos no máximo, custou uns 30euros novo)
8Gb de Ram
Monitor é um TFT de 17" (cabe lá um de 19")
Fonte de 400W
Colunas de carro de 10 euros.
Amplificador de colunas de 5 euros de trotinetes.
Controlador de botões: aqui optei por um Ultimac Mini-Pac
MDF utilizei de 12mm
 
Depende dos emuladores que queiras usar... para os emuladores que ele usa um core 2 duo com uns aninhos e 2 gb de ram ja da mas tb depende se queres usar hyperspin...

se quiseres geracoes mais recentes (ps2 e gamecube) já precisas de grafica dedicada com 1gb... se quiseres meter wii já convem mais qq coisa. eu tenho um mini pc na sala com 2 comandos xbox wireless e 2 comandos wii e uso esses sistemas que referi acima com um i5-4258u, 8gb de ram e grafica hd5100 que por acaso se porta muito bem...

Boas. Obrigado pelo esclarecimento.
Sobre o que vou querer usar, no meu caso vai até à PS2 e Dreamcast, não mais que isso. Neste momento o que mais me "preocupa" é a gráfica, vou ter que ver uma porque a que tenho para o efeito não serve.
 
Boas. Obrigado pelo esclarecimento.
Sobre o que vou querer usar, no meu caso vai até à PS2 e Dreamcast, não mais que isso. Neste momento o que mais me "preocupa" é a gráfica, vou ter que ver uma porque a que tenho para o efeito não serve.


Como é que estás a pensar jogar jogos de ps2 (por exemplo) numa arcada, em que não tens os 2 analógicos? ligas depois um comando?
 
No meu caso, só estou a pensar em colocar jogos que utilizem um analógico, tais como beat 'em up, jogos de plataforma e pouco mais.
 
@Pedroknd - Grande maquina arcade!! gostei!
aquele acrilico nao provoca um pouco de reflexo?

Vou encomendar os comandos do arcade world uk. fica o kit mini pac mais 4 botoes iluminados por 135€ já com portes.
 
@Pedroknd - Grande maquina arcade!! gostei!
aquele acrilico nao provoca um pouco de reflexo?

Vou encomendar os comandos do arcade world uk. fica o kit mini pac mais 4 botoes iluminados por 135€ já com portes.

Para te ser sincero, visto de frente na posição de jogo, não notei grande coisa....essa janela tem sol da parte da manhã e coincidência ou não uso a máquina mais à noite para jogar....Há quem use acrílico ligeiramente opaco. Esse acrílico era transparente, pintei foi uma moldura no acrílico em preto pela parte de dentro.

Não te compensa comprar antes por componentes?
No ebay arranja-se vindo da europa kits mais baratos, que em vez do minipac, vêm controladores de marca branca USB, mas que muita gente utiliza. Botões e controlador 80euros com portes
 
Não te compensa comprar antes por componentes?
No ebay arranja-se vindo da europa kits mais baratos, que em vez do minipac, vêm controladores de marca branca USB, mas que muita gente utiliza. Botões e controlador 80euros com portes

estava a ter em consideração aquilo que o Dusklord disse acerca dos encoders "manhosos" da china. Que achas?
 
Boas. Obrigado pelo esclarecimento.
Sobre o que vou querer usar, no meu caso vai até à PS2 e Dreamcast, não mais que isso. Neste momento o que mais me "preocupa" é a gráfica, vou ter que ver uma porque a que tenho para o efeito não serve.
Se queres ps2 vais ter de ir para uma gráfica dedicada. . Minha hd5100 corre alg jogos ps2 mas se for por exemplo um God of war já arrasta. A minha solução foi instalar a versão pc que muitos têm ;)
 
Pois...o material da Ultimarc é impecável, tanto em configuração como no suporte que dão. Essas USB genéricas há muita gente a utilizar, diria que também funcionam bem,,,,mas nunca experimentei. Na altura que comprei a diferença não era tão grande em termos de preço, por 5 ou 6 euros preferi mandar vir a MiniPac. Se fosse hoje com diferenças de 20 euros se calhar experimentava uma das genéricas.

tens também a ultracabs.co.uk

Esqueci-me de dizer...a MiniPac é toda programável, há uma aplicação própria para fazeres o mapeamento dos botões para as teclas, de forma simples. Por defeito vêm com as configurações padrão do MAME.
 
Se queres ps2 vais ter de ir para uma gráfica dedicada. . Minha hd5100 corre alg jogos ps2 mas se for por exemplo um God of war já arrasta. A minha solução foi instalar a versão pc que muitos têm ;)

Ok, é isso que precisava saber. Sobre o God of War, isso deixo para a minha PS2 de coleção, juntamente com o GoW I e II. ;)
 
Já que pelos vistos vocês não vão para CRT ( fazem mal, fiz uma arcade com Monitor CRT de uma Arcade, e é outra coisa) usem HLSL no Mame.
Ficam aqui umas pics de um LCD com HLSL:

257113-goldnaxe.png


iylxhn9uursxS.png


comparison1.jpg
 
@ferraznich - obrigado, mas sou de LX. Em principio já tenho uma pessoa que me corta o MDF. Já agora, como fazer o friso que as laterais têm para encaixar aquela borracha (t-molding)?

acerca do frontend, ja tenho o Hyperspin todo configurado e a bombar com megadrive, mame, snes, model2 e model3. todo o artwork e videos.

Não compres MDF em Akis/Bricomarches/Leroys e afins... pagas o dobro por m2 do que consegues comprar o material numa carpintaria. E mais, com um pouco de conversa ainda te cortam lá as peças à medida sem te levar mais por isso e é só chegares a casa e montar.
Não te metas em aventuras com o tico-tico para cortes muito longos porque ficam sempre imperfeições e depois vais passar horas com a lixadora a acertar.

Como já foi dito anteriormente, os frisos para o T-molding fazes com uma tupia. Se não tiveres uma (ou quem te empreste) irás gastar pelo menos uns 40€ numa das mais baratas e uns 15€ na frese para fazer o corte. Se planeias usar esse equipamento apenas uma vez e depois encostar ao lado, não compensa. Tens outras alternativas como frisos em PVC ou U-Molding que dá um acabamento semelhante e não precisas de comprar máquinas.

As specs para o PC vão depender dos sistemas que lá queres correr. Podes ver no meu projecto de arcade alguma comparação entre várias specs. A respeito do ecrã, como estás a construír um bartop não é prático colocar um CRT por isso sugiro que sigas as indicações que o Vaako deu mais acima.

Por último não caias na asneira de meter as colunas frontalmente na marquee... Se tiveres hipótese de experimentar um bartop que as tenha frontalmente e outro em que elas estão na lateral, podes comprovar a diferença...
Se tiveres essa hipótese, mete uma lcd na marquee que mostre artes do jogo que estás atualmente a correr:


Em breve vou fazer um update à minha marquee e fazer algo semelhante :)
 
Back
Topo