Boicote do Linux em lojas portuguesas pode levar a queixa na Comissão Europeia

Status
Fechado a novas mensagens.
As maiores petroliferas dos EUA fizeram a transição para Google Docs que é um serviço cada vez com mais expressão no mundo empresarial, é o futuro... As Office Suites tradicionais têm os dias contados :)
Eu estou-me bem a borrifar para o que fizeram as petroliferas. O que eu disse, e volto a repetir, é que na minha opinião nenhuma suite chega aos calcanhares do Office, muito menos a porcaria do Google Docs.
 
Eu estou-me bem a borrifar para o que fizeram as petroliferas. O que eu disse, e volto a repetir, é que na minha opinião nenhuma suite chega aos calcanhares do Office, muito menos a porcaria do Google Docs.
Para o utilizador comum a libreoffice ou ate o docs chega muito bem. Para que dar tanto dinhero(ou gastar trafego no btnext ou pirate bay :)) se o libre faz o mesmo, e não se paga?
 
"À la carte?" Tu tens ideia do que é manter uma stack de 14.000 pacotes ? Porque não vais tú manter 14.000 pacotes à lá carte ? E aliás ainda vou mais longe... Só para teres uma ideia:

- GTK > Desenvolvimento pago pela Red Hat e SUSE;
- GNOME > Desenvolvimento maioritariamente pago pela Red Hat e pela SUSE;
- Kernel > Desenvolvimento pago pela Red Hat e SUSE (20%), soma os vendors de hardware, etc...
- Mesa > Desenvolvimento pago maioritariamente pela Red Hat;

Só para tua informação sem os componentes acima, tú não tinhas sequer Linux para Desktop... Agora diz-me de tua justiça, se todos fossem como tu a exigir tudo de graça, não tinhas sequer um Ubuntu... Trabalhas de graça para aquecer ?

Meu caro, se ainda não compreendeste que neste mundo não existe nada à borla, então ainda tens um longo caminho para percorrer... E depois gostas de atirar farpas à Red Hat porque deve ser da hype de cool kid.... Isso na minha terra chama-se ingratidão.

Já agora, partilha aí com o povo quais as tuas grandes contribuições para o mundo open source ? Por outras palavras, não dás nada à comunidade, mas achas-te no direito de exigir tudo da comunidade... ri-te lá um pouco :)


Dou-te aqui um pequeno extrato de um poema de um espanhol chamado Luis Fajardo:

Código:
E quando ébrio avança o inimigo
Atacando com vodka e sem valor
Rasga o ar mais forte que a metralhora
As estrofes da minha "Cara ao Sol"[code][/QUOTE]

Pelos vistos toquei num ponto sensível para teres uma reacção dessas. A minha contribuição para o mundo Linux nos meus curtos meses a experimentar uma alternativa ao Windows? Olha foi fazer um donativo para o Mint, que é mais do que muita gente faz. Se soubesse que ia para alguém com o teu nível de arrogância acredita que não punha um tostão. Agora porque não tenho conhecimentos técnicos para contribuir deixo de ter voz? 

O que eu quero ver é uma opção de suporte pago para consumidores de distros Linux suportadas por empresas. A opção de pagar mensalmente, ou por uma sessão de suporte técnico quando preciso. 
Provavelmente nem há mercado sustentável para isso e é por isso que não se metem em brincadeiras.

Quanto ao desenvolvimento: sei muito bem quem contribui mais mas isso nem tem relevância para esta discussão. Quem tocou no cerne da questão foi o leexouce.
 
Para o utilizador comum a libreoffice ou ate o docs chega muito bem. Para que dar tanto dinhero(ou gastar trafego no btnext ou pirate bay :)) se o libre faz o mesmo, e não se paga?
O Libre não faz o mesmo. Eu sei porque já o tentei usar no Mac que não tem um Office à altura do Office 2010 (nem o 2011 está ao nível do 2010) e coitadinho. Mas esta é uma discussão que não leva a lado nenhum, vocês vão dizer que o Libre faz tudo e mais um par de botas, e eu vou dizer que não.

PS: Falo do Excel e do Powerpoint. Do Word não faço ideia que raramente o uso.
 
Última edição:
Agora porque não tenho conhecimentos técnicos para contribuir deixo de ter voz?
Ao estares a participar nesta discussão ja estás a contribuir, assim como ao experimentares e procurares em formar uma opinião. O que eu acho graça é o pessoal pensar que as contribuições se resume apenas a perder tempo a programar ou a dar dinheiro.

Também sou da opinião que um libre office para um uso mais exigente é um "disparate" comparar com o office da MS.
 
Pelos vistos toquei num ponto sensível para teres uma reacção dessas. A minha contribuição para o mundo Linux nos meus curtos meses a experimentar uma alternativa ao Windows? Olha foi fazer um donativo para o Mint, que é mais do que muita gente faz. Se soubesse que ia para alguém com o teu nível de arrogância acredita que não punha um tostão. Agora porque não tenho conhecimentos técnicos para contribuir deixo de ter voz?

1) Livre como em liberdade de expressão e não grátis como 'cerveja grátis'! - Isto é complicado de perceber... É por causa desse tipo de mentalidade que actualmente toda a gente está a optar por licenças tipo MIT/BSD e a largar a GPL... Por outras palavras, estás a entrar no mundo do 'open core' em que tens grátis pacotes com funcionalidade reduzida e se queres funcionalidade total pagas.

2) A Licença do software que instalas é simples: O software é fornecido gratuitamente sem qualquer tipo de suporte. Não gostas, não instalas.


O que eu quero ver é uma opção de suporte pago para consumidores de distros Linux suportadas por empresas. A opção de pagar mensalmente, ou por uma sessão de suporte técnico quando preciso.
Provavelmente nem há mercado sustentável para isso e é por isso que não se metem em brincadeiras.

Mentira! A Red Hat, a SUSE, a Canonical, o Mandriva e o Oracle teem essa opção para Desktop.... Portanto andas muito mal informado... por outro lado, apenas o software que é fornecido na distro base é incluido, software de outros repositórios não tem suporte! Isto vem com um preço, o suporte é valido unicamente para o software da distro oficial. Se jardares a distro à conta de software de terceiros estás por tua conta e risco...

Quanto ao desenvolvimento: sei muito bem quem contribui mais mas isso nem tem relevância para esta discussão. Quem tocou no cerne da questão foi o leexouce.

Qualquer distro hoje em dia aceita contribuições em diversas àreas, uns exemplos:

1) Tradutores > Não requer grandes conhecimentos técnicos;
2) Embaixadores/Promotores > Não requer qualquer conhecimento técnico;
3) Marketing > Não requer quaisquer conhecimento técnico;
4) Escritores > Conhecimentos técnicos reduzidos;
5) Maintainers de Infra-Estrutura > Não requer grandes conhecimentos técnicos (ex: wiki);
6) Maintainers de Conteúdos > Moderadores de Foruns e afins... Não requer conhecimentos técnicos;
7) Helpers > Não requer conhecimentos profundos
8) etc etc etc

Existem centenas de pequenas coisas que a maior parte das distros aceitam como contribuições, portanto o facto de nao teres conhecimentos técnicos em nada pára ninguem de contribuir em àreas não técnicas... Antes arrogante que egoísta.
 
Também sou da opinião que um libre office para um uso mais exigente é um "disparate" comparar com o office da MS.

True... Neste momento o segmento empresarial está a mover-se em massa (sobretudo multinacionais) para o Google Docs que oferece possibilidades brutais e que a nível de licenciamento é bem mais ligeiro e inclui backups entre outras pequenas preciosidades... O Office nao oferece por exemplo soluçao de backups :)

O Star Office ao inicio desenvolvido pela Star Division (Alemã) era uma suite brutal até ser comprada pela Sun... A Sun comprou a Star Office para nao ter que pagar 40.000 licenças de MS Office à Microsoft (na altura eram concorrentes empresariais, NT vs Slowlaris)... E eventualmente o Star Office caiu no esquecimento e estagnou um bom bocado...

Neste momento o unico derivado que é considerado superior ao MS Office é o Red Office, uma versao modificada do Open Office feita pelos Chineses e adaptada culturamente para o Chinês generico (Mandarin) já com interface semelhante ao da Microsoft... No entanto é obsoleto para linguas ocidentais devido à forma como foi feito o refactoring e às adpataçoes culturais para os chineses...

Para mim (apesar de ainda ter uma licença de estudante do Office 2007) prefiro o Google Docs :)
 
True... Neste momento o segmento empresarial está a mover-se em massa (sobretudo multinacionais) para o Google Docs que oferece possibilidades brutais e que a nível de licenciamento é bem mais ligeiro e inclui backups entre outras pequenas preciosidades... O Office nao oferece por exemplo soluçao de backups :)
Como se isso fosse algo de estranho tendo em conta que a diferença das duas soluções. Mas lá está, eu não preciso que o Office faça o backup porque há outras soluções que tratam disso (dos ficheiros do Office e outros).

E tens números relativamente a esse movimento em massa? Já que é tão pronunciado deves estar a basear essas declarações em algo, correcto? Em Portugal até agora vi zero.
 
Fico perplexo como se acaba sempre a discutir o sexo dos anjos. Não sei se a Microsoft não colocará aqui uns posts para desconcentrar as pessoas do problema central :-) É que funciona mesmo... !

1) laptops sem SO é uma coisa gira para geeks, mas não para as massas pq instalar um SO não é algo que consigam ou queiram fazer
2) o Linux pré-instalado (e de preferencia com suporte) vale muito mais do que deixar o utilizador com a batata quente da instalação; uma solução certificada com tudo a funcionar é um produto com valor
3) o custo do Linux pré-instalado não tem que ser zero; pode ser inferior ao Windows mas deve ter um custo que reverta para quem produz e dá suporte (aliás acho que é daí que os artigos da ESOP concluem os impactos)
4) na linha do post anterior: contribuir para as empresas e comunidades que produzem open source é a responsabilidade social dos utilizadores; dou de bom grado uns quantos EUR a mais a quem vender Linux a funcionar chave-na-mão (pelo serviço e pelo suporte); pagar a quem produz software de tão boa qualidade em open source (pena que ainda escondido das massas) é 1000 vezes melhor do que pagar obrigado ao monopolista do costume.

Ah e já agora o Ubuntu 12.04 sai este mês :-)
 
O Libre não faz o mesmo. Eu sei porque já o tentei usar no Mac que não tem um Office à altura do Office 2010 (nem o 2011 está ao nível do 2010) e coitadinho. Mas esta é uma discussão que não leva a lado nenhum, vocês vão dizer que o Libre faz tudo e mais um par de botas, e eu vou dizer que não.

PS: Falo do Excel e do Powerpoint. Do Word não faço ideia que raramente o uso.
eu falei para um user comum :)
 
1) Livre como em liberdade de expressão e não grátis como 'cerveja grátis'! - Isto é complicado de perceber... É por causa desse tipo de mentalidade que actualmente toda a gente está a optar por licenças tipo MIT/BSD e a largar a GPL... Por outras palavras, estás a entrar no mundo do 'open core' em que tens grátis pacotes com funcionalidade reduzida e se queres funcionalidade total pagas.

2) A Licença do software que instalas é simples: O software é fornecido gratuitamente sem qualquer tipo de suporte. Não gostas, não instalas.




Mentira! A Red Hat, a SUSE, a Canonical, o Mandriva e o Oracle teem essa opção para Desktop.... Portanto andas muito mal informado... por outro lado, apenas o software que é fornecido na distro base é incluido, software de outros repositórios não tem suporte! Isto vem com um preço, o suporte é valido unicamente para o software da distro oficial. Se jardares a distro à conta de software de terceiros estás por tua conta e risco...



Qualquer distro hoje em dia aceita contribuições em diversas àreas, uns exemplos:

1) Tradutores > Não requer grandes conhecimentos técnicos;
2) Embaixadores/Promotores > Não requer qualquer conhecimento técnico;
3) Marketing > Não requer quaisquer conhecimento técnico;
4) Escritores > Conhecimentos técnicos reduzidos;
5) Maintainers de Infra-Estrutura > Não requer grandes conhecimentos técnicos (ex: wiki);
6) Maintainers de Conteúdos > Moderadores de Foruns e afins... Não requer conhecimentos técnicos;
7) Helpers > Não requer conhecimentos profundos
8) etc etc etc

Existem centenas de pequenas coisas que a maior parte das distros aceitam como contribuições, portanto o facto de nao teres conhecimentos técnicos em nada pára ninguem de contribuir em àreas não técnicas... Antes arrogante que egoísta.

Mas tu conheces-me de algum lado para me andares a chamar de egoísta? Ou para me menorizares porque não contribuo para a comunidade Linux?
Se te queres cingir ao tópico faz favor, mas se é para fazeres ataques pessoais podes ir para um certo sítio que eu cá sei porque não te conheço de lado nenhum e não estou para tolerar isso.

Se eu quisesse só coisas livre como em cerveja não tinha já feito donativos. Posso ter menos conhecimentos que tu em certos aspectos mas humildade e respeito pelos outros só te ficavam melhor.
 
A minha experiência pelo mundo Linux é curta, mas mesmo assim tenho a dizer que uma (de duas) razões que me levaram a não adoptar o Ubuntu como OS principal foi o suporte para Office. Adorei o OS (versão 11.04 na altura, usava com Gnome 2), mas havia coisas que simplesmente me eram indispensáveis.

Experimentei quer o Libre Office quer o OpenOffice. Embora ambos "desenrrascassem", apresentavam falhas sérias no que tocava a abrir ficheiros previamente guardados com Microsoft Office. O meu trabalho requer uso intensivo de ficheiros over and over again, principalmente .doc and .ppt. A desformatação era gritante, e tornou-se incomportável (também não consegui por o WINE a funcionar, mas isso acredito que tenha sido nabice e preguiça minha). Google Docs não é opção para mim porque trabalho numa área onde a informação é sujeita a confidencialidade, pelo que estou proibido de a ter online.

Para os curiosos, o outro problema que me fez sair do Ubuntu foi o modo como aquilo particionava a HDD. Era uma confusão e deu-me vários problemas que só graças a uma comunidade fantástica foi possível resolver! De qualquer forma, no futuro espero voltar a experimentar Linux e ver se desta vez me adapto, porque fiquei de facto apaixonado. ;)
 
A minha experiência pelo mundo Linux é curta, mas mesmo assim tenho a dizer que uma (de duas) razões que me levaram a não adoptar o Ubuntu como OS principal foi o suporte para Office. Adorei o OS (versão 11.04 na altura, usava com Gnome 2), mas havia coisas que simplesmente me eram indispensáveis.

Experimentei quer o Libre Office quer o OpenOffice. Embora ambos "desenrrascassem", apresentavam falhas sérias no que tocava a abrir ficheiros previamente guardados com Microsoft Office. O meu trabalho requer uso intensivo de ficheiros over and over again, principalmente .doc and .ppt. A desformatação era gritante, e tornou-se incomportável (também não consegui por o WINE a funcionar, mas isso acredito que tenha sido nabice e preguiça minha). Google Docs não é opção para mim porque trabalho numa área onde a informação é sujeita a confidencialidade, pelo que estou proibido de a ter online.

Para os curiosos, o outro problema que me fez sair do Ubuntu foi o modo como aquilo particionava a HDD. Era uma confusão e deu-me vários problemas que só graças a uma comunidade fantástica foi possível resolver! De qualquer forma, no futuro espero voltar a experimentar Linux e ver se desta vez me adapto, porque fiquei de facto apaixonado. ;)

Não sei quanto ao Office 2010. Mas instalei o 2007 perfeitamente no meu sistema (quer dizer o Picture Manager não funciona mas do mal o menos). Depois posso-te mandar o link com as instruções que segui.
O problema do Libre e Open Offices são mesmo as desformatações. Se trabalhasses sem precisar de transferir ficheiros para utilizadores com Microsoft Office o Libre funciona perfeitamente. Um dos meus colegas de trabalho usa-o constantemente (trabalha num servidor Linux) e até o instalou no Mac dele. Serve-lhe para tudo e no nosso trabalho usa-se folhas de cálculo para coisas bte avançadas. Nunca teve grandes limitações embora em algumas coisas o Libre seja muito menos intuitivo que o Excel.
 
Não sei quanto ao Office 2010. Mas instalei o 2007 perfeitamente no meu sistema (quer dizer o Picture Manager não funciona mas do mal o menos). Depois posso-te mandar o link com as instruções que segui.
O problema do Libre e Open Offices são mesmo as desformatações. Se trabalhasses sem precisar de transferir ficheiros para utilizadores com Microsoft Office o Libre funciona perfeitamente. Um dos meus colegas de trabalho usa-o constantemente (trabalha num servidor Linux) e até o instalou no Mac dele. Serve-lhe para tudo e no nosso trabalho usa-se folhas de cálculo para coisas bte avançadas. Nunca teve grandes limitações embora em algumas coisas o Libre seja muito menos intuitivo que o Excel.

O problema é mesmo que eu preciso de fazer o que está a Bold ;)
 
Para instalar o Office 2007 usando o último Wine disponível segui estas instruções. Instalei no Mint 12 que é semelhante ao Ubuntu 11.10. Não usei PlayonLinux nem nada desse género. Tenho Word, Excel e Powerpoint a funcionar a 100% e apenas com os glitches gráficos quando maximizo e minimizo, os botões de maximize/minimize/close não estão uniformizados com o look do Mint e quando inicio um dos programas pela primeira vez depois de iniciar o SO demora algum tempo a iniciar.
Outra alternativa (mas não sei muito sobre isto) é experimentares o Crossover (tem um free-trial de 30 dias), que é uma versão paga do Wine mais simples de usar e experimentares instalar por aí.
 
Última edição:
Nisto tens toda a razão. Não é a mesma coisa eu mudar para um SO Linux ou BSD, por vontade própria e motivado, e "obrigar" um conjunto de trabalhadores a adaptar-se a uma nova realidade, com consequentes quebras de produtividade até haver adaptação completa e os custos hipotéticos da formação para adaptação a um novo OS.
Mas não foi iso que aconteceu com a passagem do XP para o Vista? E do MSOffice XP para o 2007?
A mim parece-me que as diferenças entre o MSOffice XP e o 2007 são bastantes superiores às diferenças entre o MSOffice XP e o OpenOffice, no entanto no 1º caso as pessoas transitaram sem se queixarem, enquanto que no 2º, não queriam experimentar porque era diferente.

Essa história do Photoshop é no minimo um mito, agora muitos podem é não ter unhas para um Gimp... isso já é mais real que outra coisa :)
Isto torna-se mais engraçado quando dito por pessoas que só usam para aí 20% das capacidades do programa ;).

O utilizador doméstico se pagasse __todo__ o software que usa nao utilizava Windows :)
Correção, não utilizava MSOffice, nem Photoshop, nem o Nero, agora o Windows até costuma ser o único software que está pago ;). E todos esses programas pagos têm alternativas grátis, não seria díficil as pessoas manterem o windows mas alterarem esses softwares.

Tipo como eu, raramente uso office, e quando necessito, não é necessário algo de muito avançado, apenas escrever uns textos e exportar para pdf. Excell e muito raro abrir isso, raríssimo mesmo.
E como tu devem ser para aí uns 80% dos utilizadores de office, por isso não percebo como se argumenta que o office A é melhor que o office B, quando as pessoas nem 50% das capacidades do office B utilizam. Não é que não tenham razão quando dizem que o office A é melhor, não faz é sentido nenhum. É o mesmo que dizer que,ma auto-estrada, devemos andar de Ferrari em vez de Mercedes, porque o Ferrari é mais potente, quando o nosso objectivo é andar a 100Km/h.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo