Boot camp

Status
Fechado a novas mensagens.
yah,e msm isso para mim e bastante positivo quando comprar o mac e inda nao actulizar o pc de windows,assim ja posso fazer alguns trabalhos no windows que parece que corre bem,mas eu tenho duvida e em jogos sera que corre os jogos razoavelmente?Que não tem arrastamentos e outras tretas?Alguem sabe alguma coisa disto?

Ps.God_Lx e normal tu defendes o windows,eles o mac e normal sao gostos e gostos nao se discutem,tb nao pode ser toda gente igual,ja ca eu vou ficar com os 2 Lol :004:
 
Kidloco, não te quero estragar a festa, mas...:

1 - http://picasa.google.com/ - free
2 - http://www.softpedia.com/get/Authoring-tools/Authoring-Related/DVDStyler.shtml - free
3 - O iWeb não é grátis, só funciona mesmo se se pagar a mensalidade do serviço .mac (dúzias de serviços semelhantes para windows, alguns até são "cross-platform")
4 - http://www.doom9.org/ - tudo para windows, a maior parte é 100% grátis, codecs e ferramentas diversas à escolha; windows movie maker 2.0 - free
5 - http://www.tucows.com/Windows/AudioVideo/Audio/ - no more comments...
6 - http://www.smartdraw.com/specials/presentation.asp?id=41491 - free
7 - http://www.openoffice.org/index.html - need i say more ? free
8 - http://www.aqua-soft.org/board/showthread.php?t=31404 - free
9 - http://widgets.yahoo.com/ - yahoo widget engine (antigo konfabulator); free
10 - http://www.apple.com/quicktime/player/win.html - free; windows media player - free
11 - Tudo o que o Apple Voiceover tem é copiado do que o que a Microsoft fornece com os seus SO's desde, pelo menos, o Windows 2000; -naturalmente, é de graça (basta ir a "start->programs->accessories->accessibility"...)
12 - Só no Vista terá Parental Controls de orígem (se queres mesmo ter no XP, tens aqui de graça, por exemplo: http://www.tucows.com/preview/336406), mas as ferramentas actuais do Windows XP vão além disso, são mais direcionadas para power users (Start->Control Panel->Administrative Tools->Local Security Policy e/ou Computer Management, é só escolher e explorar as muitas opções...)
13 - Outlook Express; Mozilla Thunderbird, etc, etc, - free
14 - http://www.whichtime.com/ - free
15 - Que tipo de computação distribuida queres ? http://www.distributedcomputing.info/tools.html - quase tudo para Windows...
16 - iTunes (também há para Windows, que aliás lhe garante a sobrevivência :D); http://musicdownloads.walmart.com/catalog/servlet/MainServlet (é de mim, ou cada música é 11 cêntimos mais barata do que a equivalente na Apple ?)
17 - MSN Messenger, ICQ, mIRC, etc, etc, etc
18 - Apache Server - de graça; (também para Windows, até é usado como o software de base do Activearmor das nForce mais recentes, vê lá tu...;))
19 - http://www.jfitz.com/tips/ssh_for_windows.html (SSH de graça, para Windows)
20 - Servidores FTP, todos de graça e para Windows: http://www.sofotex.com/download/FTP_Software/Ftp_Servers/
21 - Start->Programs->Accessories->Synchronize; http://www.microsoft.com/windowsxp/using/mobility/learnmore/offlinefiles.mspx; http://www.microsoft.com/downloads/...C75C-48AC-AA3E-64A96DC8522D&displaylang=pt-pt - free
22 - Software de playback de DVD's há bastantes (WinDVD, PowerDVD, etc), inclusivé muitos podem ser usados de graça (só não possuem opções avançadas e suporte de som acima do Dolby Surround, por motivos de licenciamento)
23 - http://www.styopkin.com/details_free_and_easy_fonts_viewer.html; e umas fontezitas de graça ? http://www.fontfile.com/fonts/a/GO.php
24 - Start->Programs->Acessories->Address Book; ou pode-se simplesmente usar o livro de contactos/endereços/nºs de telefone, etc, do MSN Messenger...



Que tal agora se eu falar de software gratuito que não existe para mac, hein ?


25 - VMware Server: http://www.vmware.com/download/server/ - VMware Player: http://www.vmware.com/download/player/ - tudo de graça, para windows ou linux (no mac for you...)
26 - Dscaler
27 - DirectX (:D) e OpenGL 2.0 (ICD's)
28 - Windows Live (www.live.com, ou www.start.com)
29 - .NET Framework (1.1 e 2.0)





Como estes (se não estou em erro, são todos gratuitos), podia estar aqui a falar durante horas. Já nem te pergunto qual é o modelo da Asus que queres (ou de outra marca qualquer).
Compreendo que os fãs da Apple queiram que o seu SO seja o melhor de todos, mas a verdade é que tudo o que o OSX inclui é, provavelmente, a única alternativa que existe nesse sistema operativo, grátis ou não, para efectuar a tarefa desejada.
Estão assim constantemente sujeitos aos humores do management de uma só empresa, pois o ecossistema de software é bastante fraco, sendo até já superado em número pelo equivalente dedicado ao Linux.





Este último "move" da Apple pode (ou não) ter sido um tiro no pé, por várias razões:


- Com o Windows em dual-boot, será que a MS vai perder a oportunidade de vender aínda mais licenças do Windows XP/Vista ? E, nesse caso, será que vai continuar a portar o MS Office para MacOSX, o MSN Messenger, etc ? A divisão Mac da Microsoft é "só" a segunda maior produtora de software para Macintosh, atrás da própria Apple apenas...

- Com dual-boot, não é verdade que o pouco estímulo (financeiro e nº de users potenciais nessa plataforma) que os produtores de software windows/linux-only tinham para portar software para MacOSX desaparece de vez ? Falo dos jogos, das aplicações Office, de aplicações profissionais tipo Alias Maya, de sites que só funcionam com o IE, de aplicações como o Mathlab, quem sabe, talvez até do que a Adobe faz (há muito mais users do Photoshop no Windows do que nos Macs, como é evidente).

- Com dual boot, será que a Apple consegue mesmo competir com os fabricantes tradicionais em termos de colocar produtos concorrenciais no mercado rapidamente (a performance passa a ser mensurável entre os dois "pc's", e a Apple está dependente de terceiros para fabricar). Por outra palavras, a Apple consegue mesmo justificar a obsolescência rápida (e muitas vezes, obsolescência "programada", pelos fabricantes de hardware/CPU's/GPU's, etc, a quem interessa tornar o hardware com poucos meses/anos propositadamente "lento" com novas aplicações, justificando a compra e o upgrade para novo hardware) dos seus produtos perante a sua massa de fãs tradicionais, como acontece no mercado aberto dos PC's ?

- A Apple reclama hardware superior, mas será que é assim ? Pelo preço não é certamente, pois o hardware é o mesmo, mas o design "sleek" paga-se, já para não falar na total incompatibilidade com a esmagadora maioria do mercado, PC's baratos e simples, para compra por pessoas sem objectivos definidos em termos de performance, ou, sobretudo, por empresas, que desejam comprar ao preço mais baixo sempre que possível, onde a racionalidade e compatibilidade é primordial.

- Este ponto é crítico.
Enquanto a Apple, em quase 30 anos, mudou de arquitectura de CPU's por 4 vezes (MOS, 68k, PPC, x86-32/x86-64), de sistema operativo e respectivo ecossistema de software por 3 vezes (Mac original, MacOS 8/9, etc, MacOSX -este último nem é compatível intra-versões, com certo software a requerer sempre pelo menos o Panther 10.3-), e do foco da empresa (computação pessoal, OEM -Umax, Powercomputing, etc-, de novo computação pessoal, DTP e media, venda de música, vídeo e hardware relacionado), a Microsoft permite correr certas aplicações criadas para o IBM PC original (de 1981) no Windows XP (com ou sem emulação, ou no modo de compatibilidade com windows mais antigos).
As empresas não gostam de instabilidade, as empresas preferem sempre quem lhes dá garantias de que não muda de acordo com os humores do Steve Jobs (perguntem-se qual a razão de ter lançado agora esta beta do Boot Camp. Não poderia simplesmente ter sido lançada com o MacOSX Leopard, para maximizar o efeito de apelo/novidade ? Porquê agora ?

- Será porque a Apple teme a comparação directa entre as novidades (em número ou inovação) do Windows Vista e as do MacOSX Leopard ? Não tenhamos ilusões, o nº de engenheiros de software da Apple ronda os 350 (fonte: http://www.nytimes.com/2006/03/27/t...69e6e35b1c3&hp&ex=1143435600&partner=homepage ;quote: "It is also costly in terms of time, money and manpower. Where Microsoft has thousands of engineers on its Windows team, Apple has a lean development group of roughly 350 programmers and fewer than 100 software testers, according to two Apple employees who spoke on the condition that they not be identified."), na MS são contados às dezenas de milhar.
É essa (e não o desejo de manter o OSX vinculado à plataforma de hardware -que agora são apenas PC's vulgares, com design mais cuidado e preço a condizer-) a principal razão pela qual a Apple não abre o OSX para plataformas exteriores.
Com um SO a ter de suportar dezenas de milhares de dispositivos de hardware, inúmeras configurações/combinações dos mesmos, software cujo número é várias ordens de grandeza superior ao que a Apple tem agora, com uma divisão de software tão pequena... a empresa ía pelo caminho da Be, ou seja, afundava-se.






Numa visão a frio, a MS só tolera a Apple porque lhe dá jeito não ter todo o mercado para si (evitando sucessivos processos anti-trust como aqueles onde caíram a Standard Oil ou a AT&T original em 1984), um pouco como o que acontece entre a Intel e a AMD. Foi essa a razão do investimento da MS que manteve a Apple à tona em 1997. Foi por esse motivo que, estratégicamente, se livrou das acções que havia comprado pouco tempo depois. Foi também essa a razão pela qual investiu na SCO em dinheiro, por via indirecta (para manter a IBM -principal apoio do linux nas empresas- entretida nos tribunais, mesmo que que esta ganhe eventualmente), ou porque o AACS teve este atraso (à MS interessa-lhe apostar no "underdog" inicial -HD-DVD-, de seguida, quando os dois formatos estão equilibrados, "cria papelada" por via indirecta, para atrasar aínda mais, sabendo que a tendência eventual do mercado é a distribuição online, não mais um formato de disco óptico).



Depois de tudo isto, o que restará à Apple ?
Uma Alienware glorificada ? (já esteve muito mais longe...)
Um fabricante de leitores de música ? (o principal negócio da empresa, paradoxalmente dependente do Windows e dos seus users)

Eu até gosto do que o "sir" Jonathan Ive (http://en.wikipedia.org/wiki/Johnathan_Ive) tem feito a nível de Design Industrial na Apple (e, reconheçam, sem o design industrial, a empresa até podia fazer um SO todo futurista e 3D, etc, que ninguém comprava um computador feio só por ter o logo da Apple e o dito SO), mas no mundo dos PC's só é possível inovar de forma visível até certo ponto, a partir daí é o "value" e a polivalência que conta.
Esperemos para ver.
 
Última edição:
Blastarr no seu melhor... concordo com tudo o que disseste... mas na minha proxima compra... eu serei um switcher ;)... simplesmente porque não terei que ir a esses sites todos para escolher o software que me serve... pois as minhas necessidades são básicas e já estão reunidas num pacote único... que vem num dvd e que instalo de uma vez.

(uma correcção: o iWeb não depende do .mac... podes utilizá-lo onde quizeres... e não depende de servidores windows como o .net depende)

Diferentes tipos de utilizadores correm atrás de diferentes tipos de ofertas... Eu gosto do windows porque já tive uns 10 computadores e correu em todos sem problemas de maior, troquei tudo o que quiz trocar, e sempre sem problemas... (excepto activações)... mas com uma filha começo a não ter tempo para procurar qual o software que me convém mais... começo a preferir que façam esse trabalho por mim, e que me ofereçam tudo num embrulho bonitinho... fiável e com qualidade acima da média, ainda que seja por pozinhos...

Digo isto mas na altura vou ter que fazer muitas continhas...pois dar 1300€ por um computador+monitor TFT+teclado+rato+software... já dá uma excelente máquina... excelente mesmo... bem melhor do que um imac que custa o mesmo
 
Última edição:
Great post blastarr. Concordo plenamente... possivel tiro no pé, mas que ainda ninguém viu/sentiu, ainda estão todos a mandar os foguetes.
 
[PT]latrine disse:
que vem num dvd e que instalo de uma vez.

Não instalas nada...já vem tudo instalado :p

Blastarr e interligação entre tudo isso ? Mentaliza-te de uma coisa: a alternativa que disseste é boa para mim, para ti, para a malta aqui do forum. Para o utilizador normal isso é "um bixo de 7 cabeças".
 
Sistema pre-instalado chega cá e reinstala-se de raiz... Não gosto cá de histórias... Seja Windows Unix OSX Linux BSD o que for...
 
kidloco disse:
Não instalas nada...já vem tudo instalado :p

Blastarr e interligação entre tudo isso ? Mentaliza-te de uma coisa: a alternativa que disseste é boa para mim, para ti, para a malta aqui do forum. Para o utilizador normal isso é "um bixo de 7 cabeças".

Mas então não estão sempre a alegar que os utilizadores de Mac médios são geralmente mais inteligentes (ou pelo menos, mais "tech-saavy") do que os compradores de pc's médios ?

Estás a cair numa contradição...;)


Um Mac agora é para pessoas simples e que não gostam de fazer perguntas, explorar alternativas, desviar-se do mainstream... ?
Compram pelo show-off apenas ? (sim, porque, vejamos, o que existe mais num Mac, para além do bling-bling no MacOSX e nas caixas dos PC's -:004: -?)

Serão as pessoas que compram Apple "too shallow" ? :D
 
Última edição:
Não percebo onde foste buscar a ideia que os utilizadores de mac são todos "techzonianos", adoradores de tecnologia.

Descreveste bem os utilizadores de mac...estás a partir do principio que ser inteligente é gastar menos dinheiro e não percebo bem porquê.
 
Eu sempre disse que a desgraça da Apple começa quando mudar para x86.
O aumento de "mercado" também é mau.
Preferia ainda estar agarrado a um OS como o OS 9.
Só falta à Apple desistir do X (vendendo-o à MicroSoft) e mudar totalmente para windows para a festa terminar.
 
kidloco disse:
Não percebo onde foste buscar a ideia que os utilizadores de mac são todos "techzonianos", adoradores de tecnologia.

Não são adoradores de tecnologia, tens razão.
São adoradores de S. Jobs :D


kidloco disse:
Descreveste bem os utilizadores de mac...estás a partir do principio que ser inteligente é gastar menos dinheiro e não percebo bem porquê.

Gastar mais dinheiro pelo mesmo hardware é que não é ser inteligente, de certeza.

Tirando o hardware e o "bloat" do interface nos Mac's (eu aínda sou daqueles que preferem o "look" W2K limpo e funcional, com uso intensivo de combinações de teclas, no Windows XP e aplicações), só fica a sobrar o design da "casca"...
 
O software é diferente. Obviamente que se houvesse OS X em pcs "normais", não via qualquer tipo de razão para comprar Mac. Mas não há, e se eu quero ter acesso ao sistema/software da Apple entao tenho de comprar um mac.

Axas mesmo que um mac é igual a um pc "normal" ? *G*
 
kidloco disse:
O software é diferente. Obviamente que se houvesse OS X em pcs "normais", não via qualquer tipo de razão para comprar Mac. Mas não há, e se eu quero ter acesso ao sistema/software da Apple entao tenho de comprar um mac.

Axas mesmo que um mac é igual a um pc "normal" ? *G*

Neste momento, um Asus só é diferente de um MacBook Pro (e, em virtude de ter o mesmo hardware, também o iMac e o Mac Mini x86) pelo design exterior e pelo Sistema Operativo.

A motherboard é Intel.
A CPU é Intel.
A gráfica ou é Intel GMA 950, ou é uma ATI X1600 Mobile igual à dos PC's.
O chip de som HD-Azalia é Intel.
A memória é DDR-2 Dual-channel unbuffered.
Até a caixa em alumínio não é assim tão exclusiva (há laptops x86 em chassis de alumínio, magnésio e até em fibra de carbono).
Os LCD's são painéis LG-Philips ou Samsung em ambos (i think).
Hell, até o "Magsafe" (pelo menos o conceito geral) é uma tecnologia que existe há anos em muitos ferros de engomar e torradeiras :D

Se aínda continuas a achar que são assim tão diferentes...
 
blastarr não incomodes a "elite"... É a uma coisa que me faz ficar danado é os mac users (Não todos claro) terem a mania que são superiores porque gastam o dobro do dinheiro num computador...
 
Se a Apple já ultrapassou 30 anos, e todas as dificuldades etc etc...

Porque raio iria acabar agora? Agora que tá na bocas do Mundo? O OS X ganha cada vez mais protagonismo, os iPods tornaram-se o modelo a seguir no segmento mp3, os portateis os mais bonitos do mercado, etc...

Ter um produto Apple, é ter promenores... é teres algo diferente, em que dás valor a todo o dinheiro investido no produto. São mesmo promenores! Criticar, e fazer reviews, arranjar hardware melhor e tudo é facil... arranjar promenores iguais a um produto Apple... isso é extremamente dificil...

Mexam num iPod, ou num Mac... e vejam os promenores, não olhem só pro Hardware / Software.
 
Ó Blastarrr, mas que grande tiro no pé. Então quer dizer que no XP para ter a mesma coisa que qualquer um que compre um Mac com OSX é preciso instalar essas coisas todas? Bolas!!! Demorei mais tempo a ler o teu post e a clicar em alguns dos links do que a instalar o OSX aqui no meu portátil. Nem quero imaginar se tivesse que instalar essa porcaria toda.

Vê-se logo que nunca usaste nem 1/4 dessas aplicações que apregoas e diria mesmo que falas sem qualquer conhecimento de causa. São apenas opiniões sem qualquer fundamento.

Umas são versões Beta, daí serem gratuítas, outras estão vários furos abaixo do software no OSX, Picasa vs iPhoto 6, todos os programas de ssh que indicas são muito lentos. É a diferença entre transferir numa 100mbits a 3MB/s e 10MB/s, etc, etc.

Acredita quem é cego ou sem experiência. É que quem tem mesmo que trabalhar já não vai em cantigas.

O Boot Camp vem somar aos que já compravam Mac por causa do OSX todos aqueles que hesitavam por causa do XP. Quer seja por causa dos jogos ou por causa de aplicações sem versões OSX, Autocad por exemplo. Mas no fim de tudo, qualquer Mac Intel corre OSX e Windows, enquanto os outros ficam a olhar para o OSX ou sujeitam-se aos hacks e cracks da pirataria do OSX.

Há uns anos atrás lí o mesmo tipo opiniões negativas sobre o iPod. Onde vais estar daqui a 5 anos?
 
God_Lx disse:
Sistema pre-instalado chega cá e reinstala-se de raiz... Não gosto cá de histórias... Seja Windows Unix OSX Linux BSD o que for...


Fala a voz da inexperiência. Porquê re-instalar o OSX se ficas com uma coisa exactamente igual? A não ser para usar o Boot Camp e particionar o disco. Repetem, repetem e repetem sempre os mesmos erros. E depois até se convencem!
 
ajax epah os OSX k recebi n vinham de fábrica, já vinham de outros users... E eu gosto das coisas à minha maneira... Chama-lhe manias, mas prefiro fazer o meu trabalho bem feito do que à pressa e depois dar barraca...
 
ajax disse:
Ó Blastarrr, mas que grande tiro no pé. Então quer dizer que no XP para ter a mesma coisa que qualquer um que compre um Mac com OSX é preciso instalar essas coisas todas? Bolas!!! Demorei mais tempo a ler o teu post e a clicar em alguns dos links do que a instalar o OSX aqui no meu portátil. Nem quero imaginar se tivesse que instalar essa porcaria toda.

Uns estão sempre impacientes para procurar em poucos minutos tudo o que encontrei no google e no tucows, outros pacientemente pagam o iLife quando compram o seu Mac, ou quando fazem upgrade (quem pensa que o iLife não vem já incluído no preço do hardware está a sonhar acordado).

E muitas das coisas que eu referi até já estão no Windows Vista de uma forma ou outra (pelo menos na build 5308, que eu recebi da MSDN há pouco tempo apenas), e outras já existem no Windows XP de orígem (só as referi porque quem usa Mac em exclusivo pode não saber que existem...:004: )



Eu prefiro gastar uns minutos a procurar software grátis e legal (ou shareware barato), do que não gastar tempo e depois acabar a comprar por impulso um hardware completamente overpriced, fabricado ao lado da linha de montagem de um Asus vulgar mais barato e com a mesma qualidade de construção, mas sem soluções alternativas no ecossistema OSX, para o que levas da Apple em termos de software...


Até no Linux já se faz muito do que eu descrevi com facilidade, e esse é quase sempre 100% grátis e trazem montanhas de aplicações (só os repositórios do Ubuntu devem ser maiores em número do que a quantidade total de programas para OSX :P).

Ubuntu, Fedora, Novel/SuSe, etc, são já SO's que ombreiam com os melhores.
Não ficam a dever nada nem ao Windows nem ao MacOSX.

Até o meu irmão, que nem sabe instalar o Windows (:rolleyes:), já usa o Linux (Ubuntu 5.10) que eu lhe instalei em dual-boot, para navegar na net e ouvir música, só para teres uma ideia de quanto é fácil de usar.
 
God_Lx disse:
blastarr não incomodes a "elite"... É a uma coisa que me faz ficar danado é os mac users (Não todos claro) terem a mania que são superiores porque gastam o dobro do dinheiro num computador...

já vai no dobro? Qualquer dia chega ao triplo. Como o que dizem não tem qualquer fundamento, o valor pode ser qualquer um que vos passe pela cabeça.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo