Dúvidas Cabo cortado no ATI

ZaZon

Membro
Boas, estou com problemas na velocidade de Ethernet em casa há uns tempos, pois tinha velocidade contratada de 500mbps e no escritório recebia apenas 100mbps. Assumi que o cabo que passa na parede fosse cat5 e por isso me cortasse a velocidade.
Tenho o router na sala a ligar ao ATI por cat5e, que depois liga ao escritório e ligo o PC por cat5e.
Hoje decidi abrir o ATI e o cabo que vem do router está cortado e a ligar a uma ficha RJ11.
Já pesquisei aqui no fórum e pela internet e não entendo o porquê de estar ligado àquela ficha.
Já testei também a ligação do telefone fixo e funciona mesmo se a desligar.
Alguém me consegue explicar o porquê daquele cabo estar ali ligado ou se é necessário?
ATI:
 
@ZaZon o que estás a dizer é que o cabo está dividido em 2?
Na sala também está assim?

Se ligares o PC diretamente ao router dá os 500 Mbps?

Se estiver assim, foi o técnico que te instalou isso que, para passar o telefone e internet no mesmo cabo, fez com que a velocidade ficasse limitada a 100 Mbps.
Os 500 Mbps precisam dos 8 condutores do cabo e ele só te deixou 4 para internet e 2 para o telefone.
 
o que estás a dizer é que o cabo está dividido em 2?
Na sala também está assim?
Está dividido sim
Na sala não, está ligado normalmente.

Se ligares o PC diretamente ao router dá os 500 Mbps?


Se estiver assim, foi o técnico que te instalou isso que, para passar o telefone e internet no mesmo cabo, fez com que a velocidade ficasse limitada a 100 Mbps.
Os 500 Mbps precisam dos 8 condutores do cabo e ele só te deixou 4 para internet e 2 para o telefone.
Também pensei que fosse isso.
É possível resolver isto sozinho de alguma forma? Não preciso do telefone em mais nenhuma parte da casa e os 500mbps dariam muito mais jeito
 
Isso parece-me ITED 1, algo que não estava preparado para ter o router noutro sitio que não fosse o próprio ATI, apesar da falta de espaço.

Se poderes tira foto a localização do router e as tomadas a que está ligado.

@josp o mesmo deve de acontecer do lado do router.
 
Na sala tenho o router ligado à parede e o telefone ligado ao router

No ATI, onde tens metade do cabo cravado, tens de cravar tudo.
Como faria para o cravar? Ia precisar de alguma ferramente especial?
Tenho um alicate de cravar RJ45 mas não me parece que seja isso.
 
Este tipo de cenário é o típico do chico espertismo tuga.

Esse ATi é um Quitérios (3.1) para Ited V1 tem um sitio próprio para ligar o cabo de telefone caso se queira o serviço de telefone na casa toda, e permite também colocar um switch nesse buraco de modo a poder ter internet até gigabit em todas as tomadas disponíveis.

Ele usou esses dois fios para ligar o serviço se voz, pode ser mais simples, passar mais um cabo de rede (se tiver espaço no tubo) ou um pequeno cabo de telefone do espalmado apenas para passar o sinal de telefone do router para o ATI.

Foi tirado algum cabo para passar a fibra para o sitio actual?

Há uns tópicos com situações semelhantes.

https://forum.zwame.pt/threads/mudar-router-de-sala-para-ati.1068789/
https://forum.zwame.pt/threads/quadro-ati-ligacao-ao-router.1046719/
https://forum.zwame.pt/threads/duvida-quadro-ited-ati.1043661/

Essa situação é simples de resolver, basta voltar a cravar esse fios na ordem correcta (basta olhar para os outros, NÃO é necessário descarnar nada dos fios, é cravado com isolamento e tudo dos fios coloridos) basta um alicate de cravar Krone (chave de impacto
2313237.jpeg
)

Coloque fotos de como está feita a ligação do lado do router, como está o telefone e o cabo de internet ligado, quantas tomadas de rede tem junto ao router?


Resolve-se.
 
Última edição:
Ok, se eu entendo o que se passa aí, tens 3 cabos com pontas RJ45 a sair do router, o cabo amarelo deve ser o tal que está a fazer aquelas maroscas, no fundo está errado, devia ser com ponta RJ11 e ligado ás portas RJ11 do router, para distribuir o sinal de telefone pela casa, o cinzento deve ser o cabo que está bem cravado e deve ter sido colocado aquando a fibra.
No ATI tens lá uma ponta com ficha RJ45 solta, experimenta ligar no S4, que suspeito que é o escritório e vê se funciona.
 
É isso sim, se ligar esse cabo tenho toda a velocidade no escritório. Acho que mesmo assim vou cravar o outro cabo no sítio já que não preciso de telefone pela casa. Vou também comprar um switch para ligar à rede toda.
Obrigado pela ajuda a todos.
 
Boas,

Isso parece uma salada russa, porque ter 2 caixas de fusão?? uma dentro do ATI e outra na sala, numa das tomadas que era de tv (parece já não ter) passa a fibra e um cabo de rede, podia ter ido mais um cabo para o telefone, e não era preciso fazer o que fizeram.

Portanto, acabas por ter 2 cabos no ATI ligados ao router, um em condições e outro emendado por detrás da tomada do mesmo modo que o que está no ati, e estraga a velocidade, e ainda por cima com telefone sem fios... alguém inventou sem necessidade.

Isso é simples de resolver, caso tenhas espaço (se onde está a tomada de tv tiver um tubo e a tomada de rede tiver outro tubo, o mais simples, é comprar cabo de rede, e trocas a da direita para dois cabos, tomada dupla, na da esquerda se quiseres também, e fazer as terminações, dentro do ATI uma liga no painel, e outra é só ligar no sitio do sinal de telefone.
o outro ligas um switch gigabit e com cabos curtos ligas a portas todas, (colocar as rodas em OFF)
 
ISso é dos tais cenários que me dá vontade de dedicar o router a apenas e só a sua tarefa: router e fornecer internet.

Tens ai maroscas, vê bem onde caem os cabos. Na ficha da parede ainda tens o telefone em baixo, ve se aí dentro não tens trabalhos a dividir o cabo em 2.

Ve se algum amigo teu tem algum testador de rede (é um instrumento barato) e valida se as ligações estão bem feitas... podes ter ai algo mal cravado, esse cabo de rede que liga router está um trabalho feio....

Boa sorte com isso.
 
Back
Topo