Canais RF da Vodafone

Por exemplo a frequência onde está a sic noticias, radical, rtp3, tinha 18 livres dos 31 mbps totais.

Como é que chegaste aos 31Mbps? Ainda não estive a investigar com a nova grelha mas antes os muxes da Vodafone estavam a usar cerca de 20Mbps, tal como a nossa TDT. E é muito provável que ainda sejam assim porque meteram 4 canais HD por canal (média: 5Mbps) e 8 SD (média: 2,5Mbps).
 
Como é que chegaste aos 31Mbps? Ainda não estive a investigar com a nova grelha mas antes os muxes da Vodafone estavam a usar cerca de 20Mbps, tal como a nossa TDT. E é muito provável que ainda sejam assim porque meteram 4 canais HD por canal (média: 5Mbps) e 8 SD (média: 2,5Mbps).

Placa recepção dvb-t.
Como estão a transmitir num meio muito mais "limpo" que a transmissão hertziana, podem reduzir o intervalo de guarda e o nível de correcção de erros a valores mínimos.

Parâmetros Vodafone: coding rate 7/8, guard interval 1/32 -> 31.668 Mbps
Parâmetros TDT continental: coding rate 2/3, guard interval 1/4 -> 19.906 Mbps
Ambos com 64 QAM

A Vodafone utiliza (ou utilizava) compressão estática, cada canal HD com 6.5 Mbps e cada SD 2.5 Mbps ambos em h.264 (o audio usa 0.2 Mbps em mpeg2).
 
Última edição:
Já agora, ainda não voltei a sintonizar a TV (TV num quarto dos putos, tenho uma série de canais trocados, já foi atualizada a grelha RF), mas nos canais digitais estão todos sem som... É normal? Mudaram-me o ONT a semana passada (o meu Ericsson antigo avariou, e meteram-me um Huawei pequenino), poderá ser problema do mesmo? Obrigado

Edit: Respondendo a mim mesmo, foi só preciso fazer uma ressintonização dos canais, e já está o som a funcionar nos canais digitais.
 
Última edição:
Obrigado pela informação. Nesse caso é muito, muito estranho deixarem tanta largura de banda livre...
Confirmo a informação, continua a ser 6.5 Mbps para HD e 2.5 Mbps para SD.

Deixo aqui o mapa dos muxs actualizados

Código:
Mux | HD | SD | Audio |   Usado   | Livre
-------------------------------------------------
41  | 4  |  0 |   4   | 26.8 Mbps |  4.8 Mbps
42  | 0  |  8 |   8   | 21.6 Mbps | 10.0 Mbps
43  | 2  |  2 |   4   | 18.8 Mbps | 12.8 Mbps
44  | 4  |  1 |   5   | 29.5 Mbps |  2.1 Mbps
45  | 3  |  3 |   6   | 28.2 Mbps |  3.4 Mbps
46  | 2  |  5 |   7   | 27.9 Mbps |  4.4 Mbps (*)
-------------------------------------------------
(*) O canal TV Galicia tem associado teletexto, que está a utilizar ~0.3 Mbps
 
Seria muito difícil arranjarem mais 5 ou 6 frequências para porem todos os outros canais também em digital?

Seria excelente terem todos os canais em digital e adicionarem EPG.
 
Boas, no outro dia reparei que a lista dos canais RF tinha sido alterada. A lista agora é de Janeiro
http://www.recursosvdf.pt/ds/docs/rf-canais-frequencias.pdf

Reparei que ja nao se encontra o ETV na lista. Nos digitais o ETV foi substituido, supostamente pelo THE Q.YOU HD. Ora ontem fui fazer uma nova listagem aos canais digitais (não fiz um novo scan completo e novo) e nao me apareceu esse canal e o ETV continua a preto. Alguem confirma ou não a alteração da nova lista de janeiro??
 
Boa tarde,
Vou instalar amanhã vodafone em casa. Tenho uma divisão que tem uma TV das antigas e não vai ter box. Essa TV nem tem comando original, apenas tem um compativel que (penso) não dê para sintonizar os canais.

Para usufruir do RF em condições mais vale tentar apostar numa nova tv, certo? Quais as especificações que tem de ter?

Já vi que existem canais que são apenas digitais e outros apenas analógicos. Se eu estiver a ver um canal digital, tenho, de mudar a source(?) para analógico para poder ver um canal apenas analógico? Ou nas televisões mais recentes, existe uma lista de canais que englobe tudo?

Obrigado.
 
Boa tarde,
Vou instalar amanhã vodafone em casa. Tenho uma divisão que tem uma TV das antigas e não vai ter box. Essa TV nem tem comando original, apenas tem um compativel que (penso) não dê para sintonizar os canais.

Para usufruir do RF em condições mais vale tentar apostar numa nova tv, certo? Quais as especificações que tem de ter?

Já vi que existem canais que são apenas digitais e outros apenas analógicos. Se eu estiver a ver um canal digital, tenho, de mudar a source(?) para analógico para poder ver um canal apenas analógico? Ou nas televisões mais recentes, existe uma lista de canais que englobe tudo?

Obrigado.
Vais instalar fibra, certo?

Qualquer TV atual suporta DVB-T MPEG4 (ou TDT de Portugal) mas podes confirmar nas especificações.

Quanto à listagem é como disse o @wyldkat, depende da TV.
 
Boa tarde,
Vou instalar amanhã vodafone em casa. Tenho uma divisão que tem uma TV das antigas e não vai ter box. Essa TV nem tem comando original, apenas tem um compativel que (penso) não dê para sintonizar os canais.

Para usufruir do RF em condições mais vale tentar apostar numa nova tv, certo? Quais as especificações que tem de ter?

Já vi que existem canais que são apenas digitais e outros apenas analógicos. Se eu estiver a ver um canal digital, tenho, de mudar a source(?) para analógico para poder ver um canal apenas analógico? Ou nas televisões mais recentes, existe uma lista de canais que englobe tudo?

Obrigado.

Se não quiseres gastar tanto dinheiro, podes sempre comprar um descodificador para a TDT. Assim já terias um comando e podias sintonizar tudo, ficavas com os canais digitais e tudo ok :)

Cumprimentos
 
Boas amigos, vem instalar a vodafone amanhã. Entretanto descobri que perdi o comando original e tenho um que não dá para ir ao menu. Será que alguem conseguiu no dia da instalaçao, uma outra box? Infelizmente agora nao tenho forma de comprar uma tv. Desde já o meu obrigado.
 
Acho que só mesmo se tiveres um RF com muitos defeitos é que eles oferecem outra box. Não consegues comprar um recetor TDT ou até mesmo um comando universal? Sempre sai mais barato do que comprares uma TV nova.
 
Back
Topo