SNES Chrono Trigger (Square Co.)

EagleEye

Colaborador
Staff
logo.png

"One of the greatest RPG's of all time"
Tab.gif
Chrono Trigger foi lançado no Japão dia 11 de Março de 1995, um marco histórico para o género RPG! Desenvolvido e publicado pela Square, lançado exclusivamente para a Super Nintendo (SNES) na altura.
Uma obra em todos os sentidos, Chrono Trigger possui excelentes gráficos, animações soberbas e variadas, estilo artístico espetacular, uma história empolgante e que vicia o jogador, músicas e sons dignas que retratam na perfeição os acontecimentos do jogo, jogabilidade "revolucionária", rápida, bonita e táctica que nunca nos cansa, um elenco fantástico de personagens principais, secundárias e mascotes, que dão vida à aventura, cenários diversos e elegantes que deixam qualquer um de boquiaberta, o sistema de Time Travelling (Viagens no Tempo), em que as alterações provocadas no passado afectam não só o nosso presente bem como o nosso futuro, e a quantidade enorme de exploração e sidequests a efectuar, missões estas que poderão influenciar o destino de muitas caras conhecidas! Isto... é Chrono Trigger!

Tab.gif
O nascimento desta obra de arte surge através de um determinado grupo de pessoas, na altura aclamada "Dream Team" pela Square.
Chrono Trigger foi influenciado pelo criador da famosa série Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, com a ajuda de um dos grandes talentos no que toca a RPGs e criador da série Dragon Quest, Yuji Horii, e por finalizar um dos artistas mais reconhecidos de sempre, Akira Toriyama, responsável pelo mais do que popular Dragon Ball e o seu estilo artístico presente em todos os Dragon Quest!

Apesar de, oficialmente se dar crédito à Square pelo desenvolvimento do jogo, a Enix também esteve envolvida através dos, já referidos, Toriyama e Horii.
criadores.jpg


No entanto, a equipa não se ficou só por aqui! Apesar de não serem uns "gigantes" como os anteriores, depressa se verificou a sua qualidade de topo. São eles...

Tab.gif
Yasunori Mitsuda, praticamente um "novato" no que toca a compor música, rapidamente provou o contrário! Antes de se iniciar com o grandioso Chrono Trigger, esteve envolvido num outro grande RPG para a Super Nintendo, o Secret of Mana! Apesar de não ser o principal responsável nesse jogo, com o Chrono Trigger teve finalmente o lugar principal, acabando por compor praticamente todas as músicas do jogo! Mais tarde viria a estar envolvido noutras grandes obras como Xenogears, Chrono Cross e Shadow Hearts!

Outro membro da equipa, de nome Masato Kato, deu o seu grande contributo para o guião/diálogos do jogo, juntamente com o Yuji Horii mencionado anteriormente.
Alguns dos trabalhos que Kato desenvolveu, antes de Chrono Trigger, não estiveram relacionados com a referida componente mas sim com o desenrolar de sequências de acção e cenário, em jogos como Ninja Gaiden (e Ninja Gaiden II e III).
Após o Chrono Trigger viria a estar envolvido no Final Fantasy VIII, o port PSX de Chrono Trigger, a "sequela" Chrono Cross, Xenogears, e mais alguns enquanto ainda estava na Square.
Depois de ter largado este barco, dedicou-se em especial à série Mana (Secret of Mana, Dawn of Mana, Children of Mana, etc...), o port Nintendo DS do Chrono Trigger e Sands of Destruction.

Voltando a falar do jogo em si...

Tab.gif
Chrono Trigger acabaria por chegar a território americano em 22 de Agosto de 1995, localização/tradução essa que esteve basicamente a cargo do senhor Ted Woolsey. Infelizmente, o seu trabalho teve de ser bastante apressado já que o Sakaguchi apenas lhe deu 1 mês para pôr mãos à obra. Mais tarde inclusive, Woolsey queixou-se disso mesmo e que preferia ter tido mais 2-3 meses para aperfeiçoar a tradução!
A versão Americana, para além de algumas diferenças no diálogo das personagens e a sua caracterização, também não possuí uma certa peça de artwork relacionada com um final do jogo nem uma contagem de itens totais. A causa de tais diferenças deve-se pelo facto da criação da versão americana ter sido iniciada antes de ser concluída a versão japonesa.



Tab.gif
No entanto, meses antes de sair a versão japonesa completa e finalizada, mais concretamente por volta de 17 de Novembro de 1994, foi enviada uma versão "beta" ou mais conhecida por "Pre-Release" à maioria das revistas/sites da especialidade.
Esta versão tinha como objectivo mostrar o potencial do jogo, as inovações que poderiam ser esperadas, gerar interesse juntamente com uma maior visibilidade e vendas.

Várias características do jogo, apesar de se encontrarem no cartucho (código), não estariam disponíveis para verificação, tais como:
Muitos dos eventos e viagens não eram possíveis de realizar, uma boa parte das localidades eram completamente diferentes ou irreconheciveis devido à falta de conteúdo das mesmas enquanto que outras sofreram apenas algumas alterações, os sprites de vários NPCs eram diferentes (cores) ou tinham outras poses, possuia alguns grupos de inimigos que não estariam presentes na versão final (ou com cores diferentes), algumas músicas não foram incluídas, entre outras características. Para além destas e outras diferenças, também não é possível de acabar o jogo.



Esta obra prima acabou por ser um sucesso no Japão no que toca às versões SNES e PSX. Já no resto do mundo este sucesso não foi tão acentuado, mas mesmo assim já quebrou a barreira dos 3 milhões de unidades vendidas mundialmente, com a versão Nintendo DS a dar uma nova oportunidade.

Tab.gif
No que toca aos ports da Playstation e da Nintendo DS, o primeiro foi lançado no Japão em 1999 a uma semana do lançamento da sequela, Chrono Cross.
Chegou à América por via do Final Fantasy Chronicles (continha o Chrono Trigger e o Final Fantasy IV também "melhorado"), desenvolvido pela TOSE, teve também direito a alguns extras (referidos quase no fim desta análise) bem como diversas animações (anime) criadas de raíz para esta versão, produzidas pelo Akira Toriyama e o estúdio Toei Animation.

Tab.gif
A versão Nintendo DS foi anunciada bem mais tarde, dia 2 de Julho de 2008 marcou esse acontecimento através da revista Famitsu e a abertura do site oficial.
Este anúncio provocou um alvoroço de todo o tamanho, quando ainda não se sabia praticamente nada! A música no entanto, e uma espécie de relógio foram a combinação perfeita para deixar qualquer um excitado, mesmo aqueles que não conheciam o jogo! Para além de trazer os conteúdos da versão PSX, trouxe ainda mais algumas novidades e alterações ao próprio jogo! Alterações essas que podem ser vistas mais à frente!
Acabou por ser finalmente lançado na Europa a 6 de Fevereiro! Chegou assim, ao fim, a espera pela primeira versão europeia de Chrono Trigger!

Tab.gif
Para finalizar esta pequena introdução, apenas referir as várias sequelas que fazem parte da série Chrono!
A primeira, lançada apenas no Japão e através de um sistema chamado Satellaview, era apenas um RPG baseado em texto (e de vez em quando com possibilidade de escolha) com o nome de Radical Dreamers. A história desenvolvida neste jogo foi mais tarde utilizada no...
Chrono Cross! A "verdadeira" sequela de Chrono Trigger, foi lançada no Japão a 18 de Novembro de 1999 tendo sido posteriormente localizada para a América a 15 de Agosto de 2000! Mais informações sobre a mesma? Talvez um dia...


boxart.png


Versão SNES (JP - USA)
ChronoTrigger_JP_Box.jpg
ChronoTrigger_US_Box.gif


Versão Playstation (JP - USA)
ChronoTriggerPSX_JP.jpg
ChronoTriggerPSX_USA.jpg


Versão Nintendo DS (PAL e JAP - USA)
ChronoTriggerDS_PAL.jpg
ChronoTriggerDS_USA.jpg


Tenho inveja de quem tem este brinquedo...
sou_invejoso.jpg
 
Última edição:
openings.png


A personagem principal do jogo, Crono, acorda um dia pronto para ir ao evento "uma vez na vida" ou como se diz no jogo, "só acontece uma vez num milénio" a famosa Millenial Fair. Para este evento, a amiga de infância de Crono, Lucca, decide construir e mostrar uma máquina de teletransportação. Crono, a caminho de ver esta invenção feita pela amiga, dá de "cabeça" contra a rapariga Marle e, por algum motivo desconhecido, ela decide seguir o Crono pela feira.

No momento em que os dois se encontram com Lucca, Crono decide ajudar a amiga com a nova experiência e ser ele próprio a servir de cobaia! A experiência é um sucesso à primeira tentativa e Crono é teletransportado de uma ponta à outra, para a enorme admiração por parte de quem assiste a esta "loucura". Entretanto, a nova amiga de Crono, e ao contrário do resto das pessoas que acham ser perigoso, decide também experimentar após a excitação inicial e praticamente força a Lucca a dar-lhe uma oportunidade!

Apesar de tudo estar a correr bem até ao momento, há uma altura em que a máquina começa a ter problemas e nem a Lucca nem o pai conseguem corrigir o que se está a passar! O factor que desencadeou o problema está no colar que a Marle trás ao pescoço, uma lembrança da sua mãe, que por algum motivo reage a esta "invenção".
Dá-se aqui o inicio de um série de eventos, que irão revelar um destino completamente desconhecido aos nosso heróis e uma aventura épica que nunca esperariam! Com a Marle a ser teletransportada para um sítio desconhecido através do "portal" criado, Crono juntamente com Lucca, seguem sem hesitar a sua amiga que acaba de desaparecer à frente deles! Mal esperavam serem teletransportados para uma era de há 400 anos atrás! O que será dos nossos amigos e que mais viagens no tempo irão realizar até descobrir os segredos por detrás desta série de eventos?

Só jogando o jogo... :002:


-> Chrono Trigger SNES Opening
SNES_opening.png


-> Chrono Trigger PSX Opening
PSX_opening.png



gameplay.png


gameplay01.png

gameplay02.png



personagens.png


personagens_info.png


Se não têm problemas em saber quem é esta "figura", poderão desvendar a sua identidade ao clicarem na imagem!

Entretanto, mais um SPOILER! (história, segredo) em relação à personagem:
Como é possível ter o Magus na nossa equipa?

Depois de vencerem o Dalton+ no Blackbird em 12,000 B.C, voltem para o mapa mundo!
Vão para a localidade chamada North Cape e lá encontrarão o Magus no topo, e será vos perguntado se querem lutar contra ele ou não!

Caso decidam que não querem, ele junta-se à tua equipa! Caso contrário, no fim apenas irão obter EXP, Gold e o seu equipamento mas vão mata-lo de vez! Nunca mais terão outra hipótese de obtê-lo!


npcs.png


Contém SPOILERS! (apenas os nomes e as imagens não ocultadas) Aqui estão alguns dos muitos NPCs que o jogo apresenta, mas muitos dos que se seguem são dos mais importantes na história!
Caso não tenham problemas com esta situação, podem verificar a identidade destas personagens ao clicarem em qualquer lugar da imagem!

 
Última edição:
imagens.png


ss00.png



single_techs.png


crono.png


marle.png


lucca.png


frog.png


robo.png


ayla.png


magus.png



old_man.gif



double_techs.png


As seguinte técnicas requerem 2 personagens para executar.
Considero que estas sãos as técnicas mais equilibradas, com um bom relacionamento entre dano causado e margem de manobra caso sejamos surpreendidos por algum ataque do inimigo.

Têm a vantagem de não ser preciso um item extra para executar algumas técnicas.

double_techs01.png


double_techs02.png


double_techs03.png


double_techs04.png



old_man.gif



triple_techs.png


As seguintes técnicas requerem 3 personagens. Algumas delas são necessárias ter um determinado acessório/item, de modo a poder activá-la. Verifiquem a parte relacionada com "Item" nas imagens para saberem qual o item em questão, caso contrário não as poderão efectuar.
Este nível de técnicas são as mais avançadas que existem! Mas tenham cuidado para não as utilizarem em momentos cruciais, em que irão precisar de uma das vossas personagens para recuperar HP rapidamente. Uma má estratégia ou sentido de oportunidade errado no uso destas técnicas poderá sair caro!

triple_techs01.png


triple_techs02.png



old_man.gif
 
Última edição:
soundtrack.png


composers.png


Tab.gif
Yasunori Mitsuda, de 38 anos, é o principal compositor de Chrono Trigger! Apesar de ter estado envolvido em outros projectos anteriormente, este é o seu primeiro grande trabalho. Antes de começar no Chrono Trigger, Mitsuda trabalhou em títulos como Final Fantasy V e Secret of Mana após ter-se juntado à Square em 1992.
No ano de 1994, descontente com o seu salário e frustrado por lhe darem pouco destaque, decide desafiar o próprio vice-presidente da Square, Hironobu Sakaguchi (criador do Final Fantasy)! Ou o deixava compor um título completo (e de certeza ganhar mais uns trocos) ou desistia de vez da Square. Acabou por conseguir aquilo que queria, criando mais de 50 músicas para o jogo! A certa altura teve de ser substituído pelo famoso Nobuo Uematsu devido a problemas graves de saúde, causados pela dedicação excessiva ao trabalho!

Nobuo Uematsu acabaria por criar mais 10 músicas, fazendo com que a soundtrack final do jogo tivesse 64 faixas! Uma delas foi feita em colaboração com Noriko Matsueda (Boss Battle 1). Mitsuda só regressou a tempo de ver o ending do jogo, e com a emoção toda acabou por chorar no momento.

Após acabar o trabalho com Chrono Trigger, permaneceu na Square durante mais uns anos, tendo sido responsável por diversas soundtracks como Tobal e Xenogears. Em 1998 acaba por abandonar a Square e começa a trabalhar como freelancer. Durante esta fase trabalhou em vários título como Xenogears, Chrono Cross (o último trabalho que fez para a Square), Shadow Hearts e Shadow Hearts: Covenant, os diversos Luminous Arc, Soma Bringer, Sands of Destruction e um dos mais recentes, Arc Rise Fantasia.
Seria ele que estaria a cargo de manter a qualidade das músicas, igual ou bastante semelhante, no que toca ao port do Chrono Trigger para a Nintendo DS!

Músicas Chrono Trigger

Originais: Chrono Trigger (não me canso de ouvir, simplesmente genial!) - Corridor of Time - To Far Away Times (Missão cumprida!)
Zeal Palace (sensação de mistério ao virar da esquina) - Boss Battle 1 (Uematsu x Matsueda!) - Battle Music - Battle 2 Music (unreleased)
Boss Battle 2 (nice!) - Frog's Theme (uma das favoritas!) - Battle with Magus (awesome...) - A Tight Squeeze
Last Battle - Determination - Burn! Bobonga! (^^) - Ayla's Theme - Saddest Theme :sad:
600AD - Secret of the Forest - Time of World Revolution (masterpiece) - Guardia Castle ~Courage and Pride~
Schala's Theme (another masterpiece)

Remixes: OC Remix "Atonement" - OC Remix "Behind the Sealed Door" :drooling: - OC Remix "Far Away Memories"
Frog's Theme - OC Remix "Frog's Theme" (epic) - OC Remix "A World Awaits" - Battle Theme (Dap Remix)
OC Remix "When All Hope Has Faded" - Corridor's of Time "Corrupter of Time" - OC Remix "Kingdom Trial" :o
OC Remix - Battle Theme - OC Remix - Boss Battle 2 - PHOENIX Project Kaeru's Theme


Músicas Uematsu (visto que o tópico é sobre CT e mais Yasunori), vou meter apenas algumas das minhas favoritas:

The Man with the Machine Gun - Seymour's Battle Theme - Rad Racer NES Track 1 - Fire Above the Battle
Roar of the Departed Souls - FFVI Opening - FFIX Battle 1 - Super Smash Bros Brawl Theme Song (Audi famam Illius)



Aqui apresento-vos a lista dos álbuns oficiais:
soundtrack_albuns.png



versoes.png


Tirando o que já foi dito sobre a versão SNES neste tópico, não há muito para acrescentar visto que é a versão original que se deu a conhecer aqui.
Visualmente o jogo mantêm-se igual em todas as versões, e a qualidade de som podemos dizer que "o original é que é bom", embora praticamente não haja grandes diferenças ou alguma de destaque.

Playstation:

+ Os vários extras!
+ Sequências "Anime" introduzidas nesta versão, criadas pelo próprio Akira Toriyama (Bird Studio) e o estúdio Toei Animation.
+ Deu mais uma oportunidade de mostrar ao mundo a grandeza de Chrono Trigger.
+ Músicas adicionais.
- Não mais do que um port com algumas adições.
- Tempos de loading.
- Efeito sonoros inferiores à versão SNES.


Nintendo DS: (Tópico oficial)

+ Primeira vez disponível em território Europeu!
+ Novas Dungeons!
+ Novos itens possíveis de apanhar!
+ Funcionalidade touch-screen ou via clássica.
+ Um novo ending adicionado ao jogo.
+ Esclarecimentos de certos "buracos" da história e ligação à "sequela".
= Extras (Theater, Music Box, Gallery, Bestiary, Treasure Atlas, Dojo e Item Encyclopedia) já presentes na versão Playstation.
= Uma tradução melhor em certas partes, outras nem tanto.
- É mais outro port, com poucas novidades em relação ao 1º port. (é mau pensar assim?)
? Último Chrono Trigger que veremos das nossas vidas?

Vídeos: Secret Boss - Good Ending (SPOILERS!)

nds.png



De seguida segue os Extras, presentes anteriormente na versão Playstation e agora Nintendo DS!

nds_extras.png
 
Última edição:
curiosidades.png

(Poderá conter Spoilers! Fica o aviso.)

- O jogo foi pela primeira vez lançado na Europa através da versão Nintendo DS (6 de Fevereiro de 2009).
- Na capa americana (artwork) do jogo (versão SNES/DS) a Marle está a usar a magia Fire. Como a maioria sabe, ela usa magias do tipo Ice/Water e a Lucca é que usa magias Fire.
- Foi nomeado o melhor RPG do Ano pela Game Players 1995 Holiday Edition.
- A escolha do nome "Chrono" vem do significado do mesmo em Grego antigo, significando "Tempo". O aspecto "chave" do jogo.
- Uma sequela não oficial/não lançada publicamente foi desenvolvida por fãs, designada por Chrono Resurrection. O líder do projecto, Nathan Lazur e a sua equipa, planearam utilizar a N64 para o desenrolar do jogo, mas este acabou por ser cancelado após a Square-Enix ter enviado uma carta de cessar-desistir em Setembro de 2004. Um Exemplo.
- Quem fez a pre-order na altura da versão Japonesa do jogo, teve direito a uma edição holográfica limitada de algumas peças de artwork do jogo em forma de cartão/folha.
- Algumas das personagens na Millenial Fair (Biggs, Wedge e Piette) são todos personagens da trilogia Star Wars.
- As personagens como o/a Flea, Ozzie e Slash são possíveis referências a artistas da música (Ozzy Osborn, Slash (Guns 'N Roses) e Flea (Red Hot Chili Peppers)).
- As personagens Gaspar, Balthasar e Melchior são nomes referenciados na Bíblia (3 sábios).
- Na Millenial Fair, na zona dos corredores, é possível percorrer duas voltas enquanto os outros dão apenas uma.
- Se ganharmos o fim "Programmer's Ending", a certa altura uma das personagens irá dizer: "If you think this is hard, try Final Fantasy 2!"
- Obteve o 15º lugar entre o Top 100 de Jogos de Todos os Tempos publicado pela (Game Informer Magazine, Agosto de 2001).
- Exactamente 1 semana após ter sido lançado o Chrono Trigger (versão Playstation) no Japão é lançado o Chrono Cross (18 de Novembro de 1999).


wallpapers.png








artwork.png








fanwork.png









Atenção aos Spoilers na seguinte imagem!! Contem a maioria dos NPCs!



extras.png


Reviews
(Atenção aos Spoilers! Principalmente vídeos sobre as técnicas e AMVs)

SNES: GamerStyle (10/10) | Honest Gamers (9/10) | GamePro (5/5) | Nintendo Power (4.08/5) | EGM (9.25)
RPGFan (97%) | RPGamer (9/10) | AllRPG (9.9/10) | cube3D (9/10) | MadGamers (9.5)
VG-Force (10/10) | GamesAreFun (10/10) | NintendoLife (10/10) | MobyGames (94/100)
1UP (A+!!) | GameFreaks365 (10/10) | Original-Gamer (9.9)

Playstation: Just-RPG (93%)
Nintendo DS: [Metacritic's 2008 DS Game of the Year] | Eurogamer (10/10) | GamesRadar (10/10) | IGN (8.8)
Gamespot (8.5/10) | 1UP (A) | GameZone (8.8) | RPGamer (4.5) | EurogamerPT (10/10)
Gaming-Age (A) | RPGFan (95%) | Official Nintendo Magazine (93%) | IGN AU (92%)


Outros

Itens especiais: Chrono Trigger Pre-Release/Beta - Marcadores (Livros)
Publicidade: [SNES] TV - [DS] TV#1 - [DS] TV#2
Vídeos: All Double Techs - All Triple Techs - Battle Of The Braves (AMV)



The_End.gif


Chrono Trigger marca assim um capitulo na minha história de RPGs! Tirando a enorme quantidade que há, posso dizer com toda a certeza que Chrono Trigger se situa no meu top favorito de RPGs, e por essa mesma razão decidi criar este tópico retro, o primeiro que faço em relação a um RPG (desta magnitude, os do Golden Sun estão abaixo do que pretendia) e um jogo "não SEGA".
Muito do bom que tinha a dizer em relação ao jogo já o exprimi ao longo deste tópico e as suas enormes qualidades! Sinceramente não consigo apontar lhe nada de negativo, só tenho mesmo pena que as coisas boas acabem depressa.

Como a maioria deve ter, há sempre aqueles favoritos nas diversas plataformas, e as minhas acabam por ser (apenas RPGs)

SNES - Chrono Trigger, Secret of Mana e Seiken Densetsu 3
Megadrive - Shining Force 2
Saturn - Shining Force 3, Dragon Force
Dreamcast - Grandia 2
Gamecube - Fire Emblem: Path of Radiance
GBA - Golden Sun e Golden Sun: The Lost Age
NDS - Dragon Quest V, Golden Sun DS?

Tão cedo não farei outro deste tamanho, e quando fizer muito provavelmente será um dos que está na lista (saga inteira, ou algo mais complexo como este).

Voltando ao Chrono Trigger, só tenho pena de deixar muita coisa por dizer e fazer. Informações dos NPCs, as várias eras do Chrono Trigger, uma história mais detalhada e retratando tudo o que se assou no jogo, lista de equipamentos e items, mais informações da versão Pre-Release entre outros tópicos. Infelizmente, o tópico já começava a ser bastante longo, pesado (imagens transparentes) e o tempo que já foi gastei já vai longo (mais do que os anteriores).

Finalizando, espero que apreciem esta viagem no tempo.
 
Última edição:
Quem quiser contribuir com uma foto sua relacionada com Chrono Trigger, será aqui destacado :D

hall_of_fame.png


desconhecido.png
 
Última edição:
excelente topico.

não sabia que a arte dos covers americanos era sempre diferente. eles precisam sempre de alguma acção na capa, mesmo tendo a marle a usar a magia errada :P

tinha encomendado o soundtrack uma vez, bem baratinho, mas nunca cheguei a receber e nem recebi o dinheiro de volta. pelo menos as outras coisas que tinha encomendado junto com esse cd recebi.

mh eu deveria mesmo comprar a versão DS
 
Este tambem e um dos jogos da minha vida eu na altura tinha duas snes ( versao eu, usa )...

Como nao havia a versao eu, eu importei dos estados unidos, e naquela altura fiquei encantado com o jogo....

Achei mesmo espectacular, o modo como o jogo foi feito, as ideias imaginativas e criativas que o jogo tinha, e a historia era soberba....

Depois disso so em 2000 e que voltei a tocar no chrono mas este era chrono cross, tambem gostei muito e e uma sequela deste chrono trigger...

Este jogo tambem saiu so nos estados unidos e eu lembro me que comprei uma playstation 1 versao usa para jogar este chrono cross e o legend of dragoon que tambem e um grande rpg, e sairam os dois por volta do ano 2000 se nao estou em erro...

Fizes te um optimo trabalho sobre este jogo, parabens....
 
Eagle... nem há palavras. Que trabalho espectacular. Dou-te os meus parabéns.

Ao ler isto, deu-me vontade de jogar novamente o jogo. Eu sempre tive muita curiosidade de jogar o grande "Chrono Trigger", mas ele não saía na Europa até que finalmente apareceu a versão ds e tive de pedir ao meu primo a consola emprestada e o jogo emprestado a um amigo.
Sinceramente foi dos melhores rpgs em 2d que joguei em toda a minha vida, juntamente com o Final Fantasy VI. Todos os fãs de jrpgs têm de jogar este jogo.

Já agora, para quem gosta da banda sonora do Chrono Trigger, há um vídeo no youtube de uma orquestra que toca várias músicas do jogo (algumas são do Chrono Cross):

PLAY!Concert - Chrono Trigger/Chrono Cross

Simplesmente épico.


Mais uma vez, parabéns pelo tópico.
 
Há os tópicos minimalistas, os tópicos detalhados e por fim os tópicos do EagleEye. E se há jogos que merecem o tratamento EagleEyeTM, este é sem dúvida um deles.
Grande tópico. Os meus parabéns (e agradecimento) pela dedicação que colocaste na criação do tópico.

Já perdi a conta à quantidade de vezes que o joguei para a "SNES" (destaque para as aspas...) e recentemente pude redimir-me comprando a versão DS. Na minha opinião é definitivamente o melhor jRPG tradicional de todos os tempos. Todos os elementos (música, jogabilidade, história, personagens, etc...) encaixam de forma perfeita. Mantém a estrutura clássica dum rpg por turnos mas com algumas alterações que o tornam mais dinâmico e menos chato.
A versão DS é excelente no sentido de podermos jogar este clássico porque de resto algum do conteúdo extra é muito pobre. Falo especialmente do aborrecido Lost Sanctum e da horrífica Arena of Ages.

Ainda me lembro que da primeira vez que joguei não salvei o Cronos (sabia lá que aquele boneco ia ter utilidade, eh) por isso acabei o jogo sem o personagem principal e foi algo que me surpreendeu - que raio de jogo mata o personagem principal tão cedo? Só mais tarde quando joguei outras vezes e li um walkthrough na net é que soube que eu é que tinha "falhado" em compreender as dicas que alguns NPCs me tinham dado.
Deve ter sido o primeiro jogo que joguei onde algumas escolhas tinham consequências no final.

Então e qual era a vossa party predilecta? Eu costumava variar muito mas os mais comuns eram o Cronos, o Frog (Glenn como lhe passei a chamar noutros playthroughs, eh), o Robo e a Ayla. A Marle era útil para a cura mas sempre usei o Robo para esse efeito, a Lucca nunca me cativou e a "personagem secreta" tornava o jogo demasiado fácil.
 
Nunca joguei isto, por incrivel que parece há alguns titulos "miticos" que por alguma razão ou por outra acabei por não lhes tocar. A questão é a seguinte: versão SNES ou PSX?
 
:o Fizeste o topico inteiramente por ti mesmo? Parabéns está muito bom, eu que só tinha ouvido falar deste jogo assim muito por alto deu-me vontade de o jogar!
 
Desde já o meu agradecimento pelo feedback positivo.
Não foi tudo por mim, muita informação que aqui está (Curiosidades/técnicas/informação das personagens e do jogo em sim) já estão devidamente documentadas nos sites da especialidade ou sites feitos por fãs.

Da minha parte apenas reuniu a informação, comparei com quase todos para ver se a informação batia certo e depois organizei. A mesma coisa com os screenshots para as techs e a sua informação.
A meio do tópico ainda pensei fazer eu os GIFs das animações mas iria demorar mesmo bastante.

A única coisa que fiz foi juntar tudo organizadamente dentro do possível e fazer uma apresentação melhor em comparação com os anteriores tópicos retro. Daí este ser muito mais baseado em imagens e ter demorado mais (mais tempo em photoshop).

A parte dos controlos vi o manual e coloquei aqui o que seria de interesse. Depois o gameplay e as personagens lembrei das vezes que joguei e qual a sua história (resumidamente), sem antes verificar se aquilo que me lembrava estava correcto, e depois escrevi por palavras minhas.

Resumindo, apenas tratei da apresentação, a informação foi baseada no que li e a partir dai , juntamente com o que sabia, disse por palavras minhas.

excelente topico.

não sabia que a arte dos covers americanos era sempre diferente. eles precisam sempre de alguma acção na capa, mesmo tendo a marle a usar a magia errada :P

tinha encomendado o soundtrack uma vez, bem baratinho, mas nunca cheguei a receber e nem recebi o dinheiro de volta. pelo menos as outras coisas que tinha encomendado junto com esse cd recebi.

mh eu deveria mesmo comprar a versão DS


No eBay ainda se encontra a um bom preço. Pior é só a versão que traz o mapa e a soundtrack, em que são mesmo muito poucos os que aparecem (e acima dos 40-50$). Só o jogo com o mapa anda nos 20$, portanto dar 30$ por 2 músicas só se quiseres ter a colecção completa :D

Uma pena quanto ao soundtrack :(, eu ando de olho nela (a original, não da versão PSX) e até fiquei admirado por não ser mais cara (está abaixo dos 20$)


Eagle... nem há palavras. Que trabalho espectacular. Dou-te os meus parabéns.

Ao ler isto, deu-me vontade de jogar novamente o jogo. Eu sempre tive muita curiosidade de jogar o grande "Chrono Trigger", mas ele não saía na Europa até que finalmente apareceu a versão ds e tive de pedir ao meu primo a consola emprestada e o jogo emprestado a um amigo.
Sinceramente foi dos melhores rpgs em 2d que joguei em toda a minha vida, juntamente com o Final Fantasy VI. Todos os fãs de jrpgs têm de jogar este jogo.

Já agora, para quem gosta da banda sonora do Chrono Trigger, há um vídeo no youtube de uma orquestra que toca várias músicas do jogo (algumas são do Chrono Cross):

PLAY!Concert - Chrono Trigger/Chrono Cross

Simplesmente épico.


Mais uma vez, parabéns pelo tópico.


Sem problemas :D Só falta a do Chrono Cross mas deixo esse para quem já o jogou :P

E reforço o que dizes, oiçam as músicas orquestradas que estão muito boas! Gosto especialmente do tema do Frog, "Chrono Trigger" e "To Far Away Times".


Há os tópicos minimalistas, os tópicos detalhados e por fim os tópicos do EagleEye. E se há jogos que merecem o tratamento EagleEyeTM, este é sem dúvida um deles.
Grande tópico. Os meus parabéns (e agradecimento) pela dedicação que colocaste na criação do tópico.

Já perdi a conta à quantidade de vezes que o joguei para a "SNES" (destaque para as aspas...) e recentemente pude redimir-me comprando a versão DS. Na minha opinião é definitivamente o melhor jRPG tradicional de todos os tempos. Todos os elementos (música, jogabilidade, história, personagens, etc...) encaixam de forma perfeita. Mantém a estrutura clássica dum rpg por turnos mas com algumas alterações que o tornam mais dinâmico e menos chato.
A versão DS é excelente no sentido de podermos jogar este clássico porque de resto algum do conteúdo extra é muito pobre. Falo especialmente do aborrecido Lost Sanctum e da horrífica Arena of Ages.

Ainda me lembro que da primeira vez que joguei não salvei o Cronos (sabia lá que aquele boneco ia ter utilidade, eh) por isso acabei o jogo sem o personagem principal e foi algo que me surpreendeu - que raio de jogo mata o personagem principal tão cedo? Só mais tarde quando joguei outras vezes e li um walkthrough na net é que soube que eu é que tinha "falhado" em compreender as dicas que alguns NPCs me tinham dado.
Deve ter sido o primeiro jogo que joguei onde algumas escolhas tinham consequências no final.

Então e qual era a vossa party predilecta? Eu costumava variar muito mas os mais comuns eram o Cronos, o Frog (Glenn como lhe passei a chamar noutros playthroughs, eh), o Robo e a Ayla. A Marle era útil para a cura mas sempre usei o Robo para esse efeito, a Lucca nunca me cativou e a "personagem secreta" tornava o jogo demasiado fácil.

Sempre às ordens :002: Já o do STHA/SF3 até tenho medo de começar (ninguém o conhece; fazer um tópico 4x mais longo que este vai ser overkill) :|

Como tu, também joguei a versão "SNES". Já corrigi metade do erro ao comprar a versão DS, agora é a vez da versão SNES. (bolas, já passou dos 120€! assim nunca mais o compro :|)

Fraquinho :P Deixares a personagem que usa o Luminaire morto durante o resto do jogo, shame on you! Eu digo isto mas também não me lembro como é que o consegui "salvar", devo ter explorado os sitios certos ao calhas e ele lá "renasceu" :002:

É um grande momento a "morte" do Crono, e acho que a sequência anime da versão PSX ficou muito porreira! Não me importava de a ter visto na altura de jogar na versão SNES

Também partilho dessa mesma mania, não tenho propriamente uma equipa definida.
Se tivesse de escolher, divida as escolhas por 3 equipas:

Equipa "Tudo ao ataque e techs singulares!": Crono, Robo, Ayla
Equipa "um pouco equilibrada": Crono, Frog (techs e cura) e Ayla
Equipa "Cheia de estilo: Crono. Frog e personagem secreta :002:

Da primeira vez que o vi pensei para mim, epa eu quero ter este gajo na minha equipa apesar de ser dos "maus"! O gajo rula mesmo muito (ataque poderoso e técnicas devastadoras).

A personagem que utilizo mesmo pouco ou só quando sou forçado é a Lucca. Sempre foi uma "segunda opção" com os outros na frente.
Em certas situações gosto de usar a Marle devido ao Haste (Crono ataca a maior parte do tempo) e acabam por ser lutas mais de "suporte", por caso contrário é preciso cuidado para ela não morrer (não é lá muito resistente) :p

Das técnicas singulares, sempre fui fã do Crono e em termos de animação a "Confuse" bate todas! Adoro as 4 "imagens" do Crono e a causar 4x o dano :D


Nunca joguei isto, por incrivel que parece há alguns titulos "miticos" que por alguma razão ou por outra acabei por não lhes tocar. A questão é a seguinte: versão SNES ou PSX?

Se tivesses mencionado a DS era essa que recomendava (pelo preço semelhante ao Chronicles, adições e a tradução: embora esta não goste lá muito), mas sendo assim escolhe a versão PSX porque é muito mais barata (15-20$) e sempre levas um FF como "bónus". Boa sorte com isso ;)
 
Última edição:
Eu só joguei a versão DS mas não cheguei a acabar o jogo.

Falta-me apenas matar o Lavos e fazer meia dúzia de sidequests, como as do Lost Sanctum, derrotar o trio maravilha.. :P

Quanto à minha party favorita, costumava andar com o Chrono, Frog e Marle.
Quando o Chrono morreu passei a utilizar o Frog, Marle e Magus. A minha party definitiva é Chrono, Marle e Magus.

______________


Mas é sem dúvida um excelente jogo e que merece um tópico destes. Tudo é perfeito, desde o artwork à soundtrack (<3).
 
Se tivesses mencionado a DS era essa que recomendava (pelo preço semelhante ao Chronicles, adições e a tradução: embora esta não goste lá muito), mas sendo assim escolhe a versão PSX porque é muito mais barata (15-20$) e sempre levas um FF como "bónus". Boa sorte com isso ;)
Pois, só que não vou comprar uma DS pra isso. Sei que tem bons jogos, mas já mal toco na minha PSP quando tou em casa, com PC, 360, PS3, PS2, DC, etc, a ultima coisa que penso é pegar na consola portatil!

Alguem sabe dizer-me como a PS3 funciona em termos de retro compatability? Sei que corre jogos da PS1 (a minha é de 160 GBs, logo não dá de PS2), mas a questão é a seguinte: a PS3 e os seus jogos são region free, mas os de PS1 na altura não eram. Sendo que o FF Chronicles é NTSC USA, vai dar na minha PS3?
 
Última edição:
Eu só joguei a versão DS mas não cheguei a acabar o jogo.

Falta-me apenas matar o Lavos e fazer meia dúzia de sidequests, como as do Lost Sanctum, derrotar o trio maravilha.. :P

Quanto à minha party favorita, costumava andar com o Chrono, Frog e Marle.
Quando o Chrono morreu passei a utilizar o Frog, Marle e Magus. A minha party definitiva é Chrono, Marle e Magus.

______________


Mas é sem dúvida um excelente jogo e que merece um tópico destes. Tudo é perfeito, desde o artwork à soundtrack (<3).

Não há "amor" pela Lucca por estas bandas :002: Aproveita o "BOSS", dá uma pica autêntica a jogar com a música de fundo ;)

É uma grande experiência não haja dúvida! :x2: Só tenho pena, como fã de artwork, que haja tão poucas peças! Gostava de ter visto algumas relacionadas com várias, eras, os bosses, uns a retratarem algumas técnicas... havia muito por onde pegar :(

Best Game Ever.

:x2: E veja-se as reviews na época, era mais complicado ter notas altas :)

Alguem sabe dizer-me como a PS3 funciona em termos de retro compatability? Sei que corre jogos da PS1 (a minha é de 160 GBs, logo não dá de PS2), mas a questão é a seguinte: a PS3 e os seus jogos são region free, mas os de PS1 na altura não eram. Sendo que o FF Chronicles é NTSC USA, vai dar na minha PS3?

Bem, infelizmente parece que também não te posso recomendar a versão PS1. Andei a ver na gamefaqs/gamespot e a informação de que há é que não, não podes jogar jogos PS1 de outras regiões na consola PAL :(
Tinha ficado com a ideia que dava mas pelos vistos estava mal informado.
 
Back
Topo