"One of the greatest RPG's of all time"
Uma obra em todos os sentidos, Chrono Trigger possui excelentes gráficos, animações soberbas e variadas, estilo artístico espetacular, uma história empolgante e que vicia o jogador, músicas e sons dignas que retratam na perfeição os acontecimentos do jogo, jogabilidade "revolucionária", rápida, bonita e táctica que nunca nos cansa, um elenco fantástico de personagens principais, secundárias e mascotes, que dão vida à aventura, cenários diversos e elegantes que deixam qualquer um de boquiaberta, o sistema de Time Travelling (Viagens no Tempo), em que as alterações provocadas no passado afectam não só o nosso presente bem como o nosso futuro, e a quantidade enorme de exploração e sidequests a efectuar, missões estas que poderão influenciar o destino de muitas caras conhecidas! Isto... é Chrono Trigger!
Chrono Trigger foi influenciado pelo criador da famosa série Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, com a ajuda de um dos grandes talentos no que toca a RPGs e criador da série Dragon Quest, Yuji Horii, e por finalizar um dos artistas mais reconhecidos de sempre, Akira Toriyama, responsável pelo mais do que popular Dragon Ball e o seu estilo artístico presente em todos os Dragon Quest!
Apesar de, oficialmente se dar crédito à Square pelo desenvolvimento do jogo, a Enix também esteve envolvida através dos, já referidos, Toriyama e Horii.
No entanto, a equipa não se ficou só por aqui! Apesar de não serem uns "gigantes" como os anteriores, depressa se verificou a sua qualidade de topo. São eles...
Outro membro da equipa, de nome Masato Kato, deu o seu grande contributo para o guião/diálogos do jogo, juntamente com o Yuji Horii mencionado anteriormente.
Alguns dos trabalhos que Kato desenvolveu, antes de Chrono Trigger, não estiveram relacionados com a referida componente mas sim com o desenrolar de sequências de acção e cenário, em jogos como Ninja Gaiden (e Ninja Gaiden II e III).
Após o Chrono Trigger viria a estar envolvido no Final Fantasy VIII, o port PSX de Chrono Trigger, a "sequela" Chrono Cross, Xenogears, e mais alguns enquanto ainda estava na Square.
Depois de ter largado este barco, dedicou-se em especial à série Mana (Secret of Mana, Dawn of Mana, Children of Mana, etc...), o port Nintendo DS do Chrono Trigger e Sands of Destruction.
Voltando a falar do jogo em si...
A versão Americana, para além de algumas diferenças no diálogo das personagens e a sua caracterização, também não possuí uma certa peça de artwork relacionada com um final do jogo nem uma contagem de itens totais. A causa de tais diferenças deve-se pelo facto da criação da versão americana ter sido iniciada antes de ser concluída a versão japonesa.
Esta versão tinha como objectivo mostrar o potencial do jogo, as inovações que poderiam ser esperadas, gerar interesse juntamente com uma maior visibilidade e vendas.
Várias características do jogo, apesar de se encontrarem no cartucho (código), não estariam disponíveis para verificação, tais como:
Muitos dos eventos e viagens não eram possíveis de realizar, uma boa parte das localidades eram completamente diferentes ou irreconheciveis devido à falta de conteúdo das mesmas enquanto que outras sofreram apenas algumas alterações, os sprites de vários NPCs eram diferentes (cores) ou tinham outras poses, possuia alguns grupos de inimigos que não estariam presentes na versão final (ou com cores diferentes), algumas músicas não foram incluídas, entre outras características. Para além destas e outras diferenças, também não é possível de acabar o jogo.
Esta obra prima acabou por ser um sucesso no Japão no que toca às versões SNES e PSX. Já no resto do mundo este sucesso não foi tão acentuado, mas mesmo assim já quebrou a barreira dos 3 milhões de unidades vendidas mundialmente, com a versão Nintendo DS a dar uma nova oportunidade.
Chegou à América por via do Final Fantasy Chronicles (continha o Chrono Trigger e o Final Fantasy IV também "melhorado"), desenvolvido pela TOSE, teve também direito a alguns extras (referidos quase no fim desta análise) bem como diversas animações (anime) criadas de raíz para esta versão, produzidas pelo Akira Toriyama e o estúdio Toei Animation.
Este anúncio provocou um alvoroço de todo o tamanho, quando ainda não se sabia praticamente nada! A música no entanto, e uma espécie de relógio foram a combinação perfeita para deixar qualquer um excitado, mesmo aqueles que não conheciam o jogo! Para além de trazer os conteúdos da versão PSX, trouxe ainda mais algumas novidades e alterações ao próprio jogo! Alterações essas que podem ser vistas mais à frente!
Acabou por ser finalmente lançado na Europa a 6 de Fevereiro! Chegou assim, ao fim, a espera pela primeira versão europeia de Chrono Trigger!
A primeira, lançada apenas no Japão e através de um sistema chamado Satellaview, era apenas um RPG baseado em texto (e de vez em quando com possibilidade de escolha) com o nome de Radical Dreamers. A história desenvolvida neste jogo foi mais tarde utilizada no...
Chrono Cross! A "verdadeira" sequela de Chrono Trigger, foi lançada no Japão a 18 de Novembro de 1999 tendo sido posteriormente localizada para a América a 15 de Agosto de 2000! Mais informações sobre a mesma? Talvez um dia...
Versão SNES (JP - USA)
Versão Playstation (JP - USA)
Versão Nintendo DS (PAL e JAP - USA)
Tenho inveja de quem tem este brinquedo...
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