Como se entra na indústria dos videojogos?

Já agora: há um tuga a trabalhar na crytek! é um programador :)
Eu também estou em engenharia informática na UBI, com a indústria de videojogos em mente (já desde os meus 14 anos).
Sinceramente, actualmente não me preocupo muito como é que chegarei lá. Eu já li e vi tantas entrevistas, documentários, bla bla bla. Agora apenas vou fazer o que gosto, aprender sem stress, estar atento às oportunidades, etc... Mas vou tentar ser menos obcecado que antes...
Engenharia Informática não é muito destinado para desenvolvimento de Videojogos, mas sim desenvolvimento de Software, Gestão de Redes, Hardware (isto também se continuares com estudos na Universidade).
É ver a história do fundador da Bioware... O tipo é médico, tirou a licenciatura, mas passava a vida a jogar. Abriu a bioware começou a fazer jogos e hoje é o que se vê.

Portanto existem muitas formas de atingir um objectivo. O importante para mim é disfrutar do caminho até lá, se bem que por vezes seja difícil. Ás vezes apetece-me avançar 15 anos para ver onde estou, para ver se estou a fazer bolhas de sabão com o nariz num estúdio de videojogos, ou em casa :)
De resto boa sorte para todos!
 
Não um mas sim três tugas a trabalhar na Crytek :D

Entrar na indústria a partir de Portugal é muito difícil.

A revista Edge costuma trazer um suplemento de oferta e emprego para diversas produtoras de videojogos e para diversas funções.

Não pensem que progamar ou criar videojogos não é secante porque em determinada fases de produção é. E não pensem que levam uma boa vida porque trabalhar na indústria requer muita dedicação, muitas horas de trabalho, por vezes nem sequer existe folgas e dorme-se debaixo da mesa de trabalho ou junto a ela.

Animação, programação, design são algumas das funções mais reguisitadas.
 
Sim, produzir jogos não é nenhum paraíso. Esqueçam aqueles que pensam que gostam muito, porque se a remota possibilidade vos permitir chegar lá, podem vir a detestar.

É como os beta testers profissionais que são pagos só para jogar e testar. Li uma entrevista sobre quem fazia isso há uns 8 anos atrás numa revista inglesa e deu para ter uma noção.
 
Sim, produzir jogos não é nenhum paraíso. Esqueçam aqueles que pensam que gostam muito, porque se a remota possibilidade vos permitir chegar lá, podem vir a detestar.

É como os beta testers profissionais que são pagos só para jogar e testar. Li uma entrevista sobre quem fazia isso há uns 8 anos atrás numa revista inglesa e deu para ter uma noção.

Os beta-testers são os escravos das produtoras. Eu fiz um programa de beta-tester para o Locoroco - PSP e jurei que nunca mais fazia. Ganha-se bem é verdade, mas ficas sem nenhuma vida pessoal. Acabei o jogo 200 vezes, cinco meses antes de ele sair para o mercado, já não podia ver o jogo à minha frente.
 
Os beta-testers são os escravos das produtoras. Eu fiz um programa de beta-tester para o Locoroco - PSP e jurei que nunca mais fazia. Ganha-se bem é verdade, mas ficas sem nenhuma vida pessoal. Acabei o jogo 200 vezes, cinco meses antes de ele sair para o mercado, já não podia ver o jogo à minha frente.

LOOOL Não sabia disso. Tipo sabia que ser tester era um trabalho nada divertido, e muito secante, mas tanto!
Mas é sempre uma experiência... Já agora:
1-->como foste parar a tester?
2-->quando estás na cama não ficas com os sons do Locoroco na cabeça :D?

Não pensem que progamar ou criar videojogos não é secante porque em determinada fases de produção é. E não pensem que levam uma boa vida porque trabalhar na indústria requer muita dedicação, muitas horas de trabalho, por vezes nem sequer existe folgas e dorme-se debaixo da mesa de trabalho ou junto a ela.

Na maxi consolas eles fizeram uma reportagem nos estúdios da team ninja acho, por alturas do lançamento do DOA:Extreme bich volleyball. Eles fotografaram as secretárias com camas ao lado... Mas também aquilo era no japão: lá trabalha-se! E muito!(demasiado)
De resto ser programador é sempre desgastante, seja na indústria de videojogos seja noutra área.

Acho que a indústria de videojogos é muito estimulante para os programadores. Estamos sempre a aprender, a fazer coisas novas. (mas isso é em tudo..enfim, infinite cycle :))

É experimentar e procurar sempre melhor...
 
Por acaso algo que gostaria de fazer a nivel profissional seria mesmo trabalhar na industria dos videojogos. Lembro-me de ver alguns videos da Team Silent e adorei... e adoraria trabalhar na parte de desenho visto que até é da minha area :P
 
Eu fiz o beta-tester do Locoroco, teste de qualidade de localização. Básicamente é verificar se a localização PT está bem feita e sincronizada com o jogo. Estes trabalhos são de 3 dias, 8 horas seguidas e no final de cada dia é preciso enviar o relatório com as falhas detectadas, que são inseridas numa grelha fornecida por eles. Fiz porque fui bem pago, 3 dias 380 euros não era de deitar fora.

A empresa é holandesa mas o trabalho é feito por convites, muito difícil de entrar.

Eu no final do dia tentava desligar-me do jogo, ouvia música, um filme ou ir dar uma volta na rua.

Actualmente trabalho na indústria, mas a partir de casa, tudo online e até prefiro assim. Fui convidado para entrar na empresa e assim me mantenho. Faço mais design, organização de newsletters, gestão de portais da empresa e das comunidades online. É um trabalho que gosto e me divirto a fazer e acima de tudo estou onde queria estar, no interior de uma empresa da indústria de videojogos :D
 
Eu fiz o beta-tester do Locoroco, teste de qualidade de localização. Básicamente é verificar se a localização PT está bem feita e sincronizada com o jogo. Estes trabalhos são de 3 dias, 8 horas seguidas e no final de cada dia é preciso enviar o relatório com as falhas detectadas, que são inseridas numa grelha fornecida por eles. Fiz porque fui bem pago, 3 dias 380 euros não era de deitar fora.

A empresa é holandesa mas o trabalho é feito por convites, muito difícil de entrar.

Eu no final do dia tentava desligar-me do jogo, ouvia música, um filme ou ir dar uma volta na rua.

Actualmente trabalho na indústria, mas a partir de casa, tudo online e até prefiro assim. Fui convidado para entrar na empresa e assim me mantenho. Faço mais design, organização de newsletters, gestão de portais da empresa e das comunidades online. É um trabalho que gosto e me divirto a fazer e acima de tudo estou onde queria estar, no interior de uma empresa da indústria de videojogos :D

mas deves te ter metido por algum lado, nao? isso nao tem site ?

nao metes aí uma cunha?... :)
 
Já não me lembro o portal mas por exemplo a revista Edge tem muitas propostas de emprego na àrea e quase todas as empresas de videojogos têm portais específicos de emprego onde as pessoas podem inscrever.

Eu tive sorte porque fui a 4 feiras E3 e contactei imensos produtores e directores de empresas e fiquei logo aí com os contactos directos.

Depois, bem depois é muito trabalho, mostrar o que valemos, lutar todos os dias e sobretudo estudar imenso porque temos sempre que aprender novas coisas, novos métodos.
 
Desculpem o desenterranço mas estava a ver este tópico, só por curiosidade, porque tenho um amigo que ficou cheio de hype quando viu este video. Disse logo que ia para engenharia informática para ser programador de um grande estúdio de videojogos.
 
Desculpem o desenterranço mas estava a ver este tópico, só por curiosidade, porque tenho um amigo que ficou cheio de hype quando viu este video. Disse logo que ia para engenharia informática para ser programador de um grande estúdio de videojogos.
Um valente desenterro...

Engenharia informática não é uma entrada directa para fazer jogos, diz ao teu amigo para ler os posts atrás. Em informática programa-se muito, planifica-se o desenvolvimento de software, bases de dados, redes e muito mais.

Ir para informática por causa de jogos, é uma má ideia.
 
Um valente desenterro...

Engenharia informática não é uma entrada directa para fazer jogos, diz ao teu amigo para ler os posts atrás. Em informática programa-se muito, planifica-se o desenvolvimento de software, bases de dados, redes e muito mais.

Ir para informática por causa de jogos, é uma má ideia.

Sim, vou-lhe sugerir ler este tópico. Não quero que ele tome decisões precipitadas que se possa arrepender mais tarde ;)
 
para desenvolvimento de jogos , não há um curso especifico !
o mais "normal" é tirar informática e depois ai sim , um mestrado ligado ao ramo do desenvolvimento/criação de jogos.
A uns tempos vi uma licenciatura de Design de Jogos Digitais , onde tinhas motion design , animaçao 2D e Design 3D , motores de jogo , entre algumas das UC's .
 
Back
Topo