Fibra Óptica [Comparação] Serviços de Fibra Óptica

- Os senhores que estavam a meter a fibra eram da PT, isso quer dizer que apenas tenho Meo fibra aqui? xD

Boas,

Só para esclarecer, que o único instalador autorizado em Portugal para a passagem de fibra na via pública é a PT, depois a rede é "alugada" ao ISP que quiseres contratar. Claro que a meo terá sempre vantagem, isto é, a PT vai atrasar deliberadamente a disponibilidade da rede, para primeiro contactarem as pessoas da zona que acabaram de colocar a fibra (pelo menos é o que está a acontecer na minha rua).

Cumps.
 
errado, isto está ao desbarato todos os isp podem colocar a sua rede fibra onde quiserem, já não é monopólio, cada uma monta a sua, existe sítios onde há clix fibra e não há meo fibra como o contrario.
 
Boas,

Só para esclarecer, que o único instalador autorizado em Portugal para a passagem de fibra na via pública é a PT, depois a rede é "alugada" ao ISP que quiseres contratar. Claro que a meo terá sempre vantagem, isto é, a PT vai atrasar deliberadamente a disponibilidade da rede, para primeiro contactarem as pessoas da zona que acabaram de colocar a fibra (pelo menos é o que está a acontecer na minha rua).

Cumps.

Isto é incorrecto. A única vantagem que a PT tem é ter mais dinheiro, e logo poder gastar mais a abrir buracos. Qualquer operador pode instalar fibra óptica, desde que obtenha as licenças camarárias e afins. Já há muitos anos que operadores com a Colt instalam fibra óptica para servir clientes (neste caso grandes empresas).
 
Isto é incorrecto. A única vantagem que a PT tem é ter mais dinheiro, e logo poder gastar mais a abrir buracos. Qualquer operador pode instalar fibra óptica, desde que obtenha as licenças camarárias e afins. Já há muitos anos que operadores com a Colt instalam fibra óptica para servir clientes (neste caso grandes empresas).

Tudo errado! o que é da PT é as condutas, os outros operadores tem de pedir autorização para passar os seus cabos por lá. Por isso é que quando os outros lá chegam já tem os da PT instalados.
 
Tudo errado! o que é da PT é as condutas, os outros operadores tem de pedir autorização para passar os seus cabos por lá. Por isso é que quando os outros lá chegam já tem os da PT instalados.

ninguém impede os outros operadores de abrirem as suas condutas... assim tenham capacidade de investimento para tal.
 
Discussão antiga, essa...
Acho que sempre que essa discussão se deu, nunca realmente se chegou à conclusão quem pode usar as condutas e de quem são, e se pode, abrir condutas novas...
Cumps
 
Discussão antiga, essa...
Acho que sempre que essa discussão se deu, nunca realmente se chegou à conclusão quem pode usar as condutas e de quem são, e se pode, abrir condutas novas...
Cumps

tudo questões de simples resposta.

de quem são as condutas? de diversas entidades: Sonae, PT, Refer, munícipios, Brisa... etc etc
quem as pode usar? podem usar os proprietários das mesmas naturalmente e aquelas a quem os proprietários das mesmas decidam permitir a passagem. no caso da PT existe uma oferta de referência, "imposta" pelo regulador para quem quiser usar as suas condutas.
se podem abrir condutas? naturalmente que sim, apresentando projecto aos município, pagando os valores de licenciamento e cumprindo todas as obrigações legais.
 
não falta aí a oferta da zon?


a zon nâo è fibra? Essa foi mesmo de rir... Amigo sou trabalhador da zon e digo-te que mais fibra que a zon nao tens. O mito que lançaram de nao ir atè casa do cliente è falso passo então a citar: A zon leva o cabo fibra até a porta de casa do cliente (nao quer dizer que nao seja fibra a partir daí) depois usa o cabo coaxial bem conhecido como toda a gente sabe que permite velocidades de internet até 1 gb| ora quem é que no seu perfeito juizo ou com bolsos nao muito largos vai meter velocidades maior que esta sendo que nem esta velocidade é viável ainda... ?! Segundo a maior parte dos clientes pede uma velocidade de 30 mb e se chegar a 60 ja é muito. Logo nao venham dizer que a zon nao é fibra porque basta a irem ao site da anacom e da deco e têm lá tudo o que precisam :). TERCEIRO, A VELOCIDADE QUE CONTRATAM COM A FIBRA ZON É AQUELA QUE EFECTIVAMENTE TÊM NO COMPUTADOR(MOVEL, ETC...) E ÀS VEZES ATÉ CHEGA A SER SUPERIOR! TENHO FIBRA 120MB (DESCONTO DE COLABORADOR ZON NA FACTURA) E MUITAS VEZES CHEGO A TER 121 MBPS E EM VEZ DE 8MB DE UPLOAD CHEGO AO 10/11, LOGO QUEM DISSE QUE ZON NÃO É FIBRA... ESTÁ ERRADO! Já agora quero so deixar uma nota para quem gosta muito de dizer que ZON não é Fibra, secalhar é mesmo melhor aderirem à MEO para ficarem com o cabo horroroso da fibra à mostra pela casa ! Deve dar um novo sentido de estética à casa... só pode !
 
Última edição:
a zon nâo è fibra? Essa foi mesmo de rir... Amigo sou trabalhador da zon e digo-te que mais fibra que a zon nao tens. O mito que lançaram de nao ir atè casa do cliente è falso passo então a citar: A zon leva o cabo fibra até a porta de casa do cliente (nao quer dizer que nao seja fibra a partir daí) depois usa o cabo coaxial bem conhecido como toda a gente sabe que permite velocidades de internet até 1 gb| ora quem é que no seu perfeito juizo ou com bolsos nao muito largos vai meter velocidades maior que esta sendo que nem esta velocidade é viável ainda... ?! Segundo a maior parte dos clientes pede uma velocidade de 30 mb e se chegar a 60 ja é muito. Logo nao venham dizer que a zon nao é fibra porque basta a irem ao site da anacom e da deco e têm lá tudo o que precisam :). TERCEIRO, A VELOCIDADE QUE CONTRATAM COM A FIBRA ZON É AQUELA QUE EFECTIVAMENTE TÊM NO COMPUTADOR(MOVEL, ETC...) E ÀS VEZES ATÉ CHEGA A SER SUPERIOR! TENHO FIBRA 120MB (DESCONTO DE COLABORADOR ZON NA FACTURA) E MUITAS VEZES CHEGO A TER 121 MBPS E EM VEZ DE 8MB DE UPLOAD CHEGO AO 10/11, LOGO QUEM DISSE QUE ZON NÃO É FIBRA... ESTÁ ERRADO! Já agora quero so deixar uma nota para quem gosta muito de dizer que ZON não é Fibra, secalhar é mesmo melhor aderirem à MEO para ficarem com o cabo horroroso da fibra à mostra pela casa ! Deve dar um novo sentido de estética à casa... só pode !


Mais fibra que a Zon não há? Processem o Zeinal por vós apelidarem de raspas de fibra.

Cabo coaixal até 1 Gbps? Eu acho que dá mais, vê lá bem.

A velocidade que contratamos na Zon é aquela que temos e até mais? Salvo se a célula não estiver abarrotar. Ou a zona não estiver com TS.

10/11 Mb de upload? Eu adorava ver esse speedtest. Deves ser algum cliente vip da zon. A maioria nem os 8 Mb consegue.

Se aderimos ao Meo ficamos com um cabo horroroso de fibra à mostra pela casa toda? LOL Meu deus... Como isto anda em termos de concorrência. Vale tudo. Até se esfolarem vivos. Claramente mentira. A fibra liga ao ONT e depois o que passa pela casa são cabos de rede que são metade da largura dos coaxial.
 
Na parte do cabo, confiro o que ele disse. O meu pai tem fibra 60 no Pinhal Novo e a fibra vai... até ao início da rua, ou seja, até á casa dele vão uns 5 metros apenas em cabo.
 
Hugo Alvez, se trabalhas na zon como dizes (falta saber em que área da zon), sabes perfeitamente que a fibra até ao cliente só efectivamente existe em algumas (poucas?) zonas/prédios/vivendas/etc...e diga-se...a zon ainda tem MUITO que andar até ter FTTB (ou mesmo FTTH) montada de uma forma expressiva, por forma a se poder afirmar que é um operador de fibra...isto é compreensível devido à dimensão da sua rede em HFC que data desde o princípio da netcabo.

Em relação ao oferecer largura de banda garantida, é mentira. Posso garantir que muitos clientes com por exemplo 120Mbits só conseguem 90Mbits e picos, no peer da ligação...70-80mbits, para a fccn e para o resto do país/mundo, vem por aí abaixo.
 
Última edição:
a zon nâo è fibra? Essa foi mesmo de rir...

O problema de mandar postas de pescada sem saber do que se está a falar é que se faz figura de ignorante e arrogante ao mesmo tempo. Mais grave ainda é quando se passa por mentiroso.

Manda aí uma fotografia da fibra da Zon e do respectivo ONT para o pessoal analisar, sff. Se de facto trabalhas na Zon deves arranjar isso facilmente, não?
 
Manda aí uma fotografia da fibra da Zon e do respectivo ONT para o pessoal analisar, sff. Se de facto trabalhas na Zon deves arranjar isso facilmente, não?

Ricardo,

A ZON realmente está a colocar ONTs em alguns sítios...não é mentira - Em alguns casos ficam na entrada do prédio, noutros vai mesmo até ao apartamento... mas tendo em conta a nº de clientes que têm, a % de clientes fibrados deve ser tipo 1%.
 
Certo mas continua aqui o desafio ao Hugo Alvez porque decerto aqui o pessoal gostava de ver fotos do equipamento e da fibra da Zon.

Sinceramente também gostava de ver. Para mim é mentira que existam clientes com FTTH na Zon (tirando a zona da TVTEL Fibra).

Ricardo,

A ZON realmente está a colocar ONTs em alguns sítios...não é mentira - Em alguns casos ficam na entrada do prédio, noutros vai mesmo até ao apartamento... mas tendo em conta a nº de clientes que têm, a % de clientes fibrados deve ser tipo 1%.

ONT em entradas dos prédios? OMG.

Em FTTH os ONT's ficam em casa do cliente!!!
 
Última edição:
Pois, mas em alguns sítios estão a fazer FTTB.

Não me parece grande novidade. Na zona onde moro é vulgar encontrar prédios com mais 50 fogos. É mais que normal que aí ponham fibra à entrada do prédio. Agora dentro da casa do cliente é que me parece treta das grandes - o que se passa é que há muitos clientes Zon que acham que têm fibra em casa como resultado da publicidade enganosa da firma.
 
Não me parece grande novidade. Na zona onde moro é vulgar encontrar prédios com mais 50 fogos. É mais que normal que aí ponham fibra à entrada do prédio. Agora dentro da casa do cliente é que me parece treta das grandes - o que se passa é que há muitos clientes Zon que acham que têm fibra em casa como resultado da publicidade enganosa da firma.

Exactamente.
 
Back
Topo