Fibra Óptica [Comparação] Serviços de Fibra Óptica

Bem...eu pelo menos já não sou enganado de certeza - removi em casa tudo o que era cabo coaxial da tubagem pvc e coloquei utp cat 6 em todas as divisões :smiliel:

Zon, não volta para aqui! (pelo menos em "fibra coaxial") :hello::puke:
 
Última edição:
Desde que se tenha um cabo de fibra em casa está tudo bem. E continua este filme da fibra que não chega a casa do cliente, pois só chega ao prédio... o que os clientes querem é serviço. Desde que funcione bem, até pode vir de barco.

Não é a existência de um cabo de fibra em casa que deixa os clientes mais bem servidos. Existem muitos clientes com Zon que apesar de terem à sua disposição oferta de fibra de outros operadores, continuam a preferir a Zon (sim, mesmo depois de terem experimentados os serviços de FTTH).

Cumps.
 
Ninguém está a discutir a satisfação dos serviços.
Se isto é um comparativo de serviços FTTH a Zon não entra neste comparativo e ponto final. Não há discussão possível nesse sentido.
Os ISP's com FTTH em Portugal são:
- Meo / Sapo
- Clix
- Vodafone
 
Desculpa, mas o que está a ser discutido são serviços de fibra óptica, no qual se insere a Zon. Não está no titulo do tópico FTTH. Portanto tens razão, não existe discussão possível neste ponto.


Cumps.
 
Desculpa, mas o que está a ser discutido são serviços de fibra óptica, no qual se insere a Zon. Não está no titulo do tópico FTTH. Portanto tens razão, não existe discussão possível neste ponto.


Cumps.

Não é por a rede da Zon ter fibra óptica que é um serviço de Fibra óptica.
Esta discussão já é antiga e todos sabem que o ADSL até às redes moveis usam Fibra óptica.
Quando se fala em serviços de fibra óptica é efectivamente o cliente ter em sua CASA fibra óptica. Pessoalmente não conheço um único cliente Zon que tenha.
Para não falar que os serviços de Fibra Óptica que referi fornecem televisão por IPTV e a Zon não.
 
Desde que se tenha um cabo de fibra em casa está tudo bem.

A discussão existe porque houve alguém que se identificou como trabalhador da Zon e diz que tem fibra em casa, é só isso. Quanto ao resto, é conversa que já foi por demais repetida. Por mim, quando vou ao supermercado comprar manteiga, exijo que me forneçam manteiga e não margarina. De pouco me vale se a margarina sabe ou não a manteiga.
 
Boa comparação. Fabulosa. Quando o utilizador comum solicita um serviço, quer que ele tenha as características contratadas.

Podem existir outros utilizadores que se preocupem com o meio de transporte do serviço. E que lhes faça falta o cabo de fibra dentro de casa, mas serão uma excepção à regra.

Tenta fazer comparações ponderadas, para que outros users possam compreender o que se vai discutindo.



Cumps.
 
Quando o utilizador comum solicita um serviço, quer que ele tenha as características contratadas.

Fizeste-te de desentendido e deste a volta ao prego mas caíste no erro do costume: 100Mbps por cabo não são o mesmo que 100Mbps por fibra e para o comprovar basta ver o uso (ou não) da palavra "garantido" na publicidade dos operadores.

Um meio de transporte limitado a X frequências partilhado por N vizinhos é uma receita para o desastre para quem tem o azar de viver numa zona onde há muitos "sacadores" - o DOCSIS 3.0 com a goela aberta ocupa 8 canais para download e 4 para upload. Ou seja, um único cliente pode ocupar perto de 10% da capacidade total do cabo de uma célula. Por alguma razão a Zon é conhecida pelo TS agressivo, não é só para poupar no aluguer das linhas, é também para garantir qualidade de serviço aos vizinhos dos "abusadores".

Capacidades aparte, o que interessa nesta discussão é que se a Zon diz que vende fibra, então o cliente tem direito de receber fibra. É esse o ponto, é irrelevante os méritos duma tecnologia ou da outra.
 
Última edição:
Se formos a preciosismos, é necessário analisar bem o garantido que vemos na publicidade, pois ainda à pouco vi noutro post um user que tinha MEO Fibra e queixava-se de TS agressivo... portanto, o garantido também o devia ser, pois o cliente também compra o "garantido"...

É preciso ver que a palavra fibra tornou-se uma ferramenta de marketing fortíssima, dai a Zon a usar (para mais, a quase totalidade do trajecto é feita por fibra optica) a ter que usar também. posso dizer-te que na casa de um familiar tenho MEO Fibra, e o garantido tem muito que se lhe diga (não quero com isto dizer que as velocidades são más, só não são "garantidas").

Já se sabe que todos os operadores gostam de usar o significado das palavras ao seu belo prazer. Posso dar-te como exemplo uma factura que recebi da Vodafone à uns anos (quando fui cliente) de 700€ por tráfego pós "ilimitado"...


Cumps.
 
tasjonde, a zon (ex tvcabo), já tém fibra à muitos anos...sem dúvida que concordo (FTTN...em que os CMTS depois convertiam para coax), razão pela qual se chama redes HFC - Hybrid-Fiber-Coax. Mas, o que inicialmente aqui foi puxado (tópico) foi a questão de serviços de fibra óptica até ao cliente o que claramente a ZON não tem - pelo menos e como já disse - de uma forma expressiva... mas já agora...

:offtopic:

Em relação ao coaxial vs fibra, é claro que o coaxial vai morrer...daqui a uns anitos, coaxial se existir, vai ser só dentro de algumas casas velhas, sim porque inevitavelmente ir-se-á evoluir para fibra até aos equipamentos, sejam eles PCs, STBs, outros (ex: 1Gb: http://www.huihongfiber.com/fiber-optic-lan-card.html ; 10Gbits http://www.shopbot.ca/ps-plug-in-ca...-ethernet-581201-b21-581201-b21-19691271.html)...e também porque desconheço testes destes em coaxial ( http://www.mundotecno.info/internet...ecnologia-capaz-de-transmitir-mais-de-100-tbs) :-D, provando que o uso de cabo coaxial é um beco sem saída pelo menos para serviços residenciais.

O docsis a evoluir, terá de ser convertido(encapsulado) em algo do tipo RFoG - não vejo outro caminho, tendo em conta a questão do coaxial que acabei de referir.
bem...o que interessa aqui referir é que neste momento a vodafone é o operador com as melhores ofertas e mais nada! :drooling:
 
Última edição:
vi noutro post um user que tinha MEO Fibra e queixava-se de TS agressivo...

Sim, há pessoal que desata aos gritos de "TS" sempre que os torrents não têm a velocidade que desejam. No entanto, se a PT de facto faz TS, fá-lo por motivos diferentes da Zon. Neste último caso o TS justifica-se para garantir qualidade de serviço aos vizinhos dada a partilha de frequências dentro da mesma célula. Isso não acontece em ADSL ou fibra.

Seja como for, como diz o Keeper a tecnologia coaxial está morta e enterrada, quem investir nela agora está a comprometer o seu futuro. Até em Moçambique está a ser montada uma rede FTTH pela Visabeira. Pode demorar uma década mas a própria Zon vai ter de dar o salto se quiser sobreviver. O que prevejo é que a muito curto prazo, talvez este ano ou no próximo a firma comece a instalar fibra em casa dos novos clientes.
 
O que vai acontecer é as celulas terem menos utilizadores cada uma, isso ja permitiu aumentar bastante as velocidades relativamente ao tempo da PT (TVCabo).

Por outro lado aqui no meu predio ha uma fibra optica à entrada do pedio e depois saiem varias fibras para os vários utilizadores. É verdade que cada cliente tem uma fibra optica a entrar-lhe em casa mas ate à central essa fibra é partilhada por todos os utilizadores do predio. Podem dizer que a fibra tem mais capacidade que o coaxial mas é partilhada na mesma.
 
É verdade que cada cliente tem uma fibra optica a entrar-lhe em casa mas ate à central essa fibra é partilhada por todos os utilizadores do predio. Podem dizer que a fibra tem mais capacidade que o coaxial mas é partilhada na mesma.

sim, isso é verdade...mas em breve isso irá mudar com o WDM-PON já que cada ONT irá ter o seu comprimento de onda(wavelength) dedicado desde o OLT, ao contrário do que acontece actualmente em que um comprimento de onda é partilhado por nó (ponto de distribuição - OLT).

E já agora...indo ainda mais longe no futuro, no dia em que os equipamentos terminais (PCs,STBs,etc) for comum já virem com interfaces de rede de fibra óptica, ir-se-á então migrar para LROAN (tb conhecido como Long-Reach PON), em que deixa de existir a necessidade de multiplexadores/transceivers (conversores electro-ópticos) ,entre outros, passando toda a rede a ser óptica.


Actualmente:

TDM-PON.jpg
TDM-PON.jpg


Em breve:

WDM-PON.jpg
 
Última edição:
Desculpa, mas o que está a ser discutido são serviços de fibra óptica, no qual se insere a Zon. Não está no titulo do tópico FTTH. Portanto tens razão, não existe discussão possível neste ponto.


Cumps.

Eu quando criei o tópico pus o serviço Zon "Fibra" propositadamente de fora.
Primeiro pela razão óbvia: naquela altura a fibra não ia até casa do cliente, e pelo que percebo actualmente tb são muito poucos (se existentes) os utilizadores FTTH Zon.
Segunda razão: Naquela altura a Zon estava a ter problemas gravíssimos de velocidades e não conseguia fornecer aquilo que contratava.

Mesmo que actualmente os problemas da velocidade estejam resolvidos, continuo a achar, tal como disse no meu segundo post nesta thread, que um serviço HFC nem se pode comparar, em termos de "poder" com um serviço FTTH. Se já aqui o Doccis 3.0, com o seu limite de poucas centenas de Mbps já fica em clara desvantagem com o GPON que tem, arredondando valores, 2.5 Gbps de Download + 1.25 Gbps Upload para 64 ou 128 clientes (quando não menos), então nem valia a pena referir as vantagens da fibra em relação ao cabo (pings, interferências, perdas, etc...) e o facto de esta ser "à prova de futuro", não existe limite conhecido para a transmissão de informação dentro da fibra.

Todos estes factos levam a eliminar a Zon enquanto a sua rede não tiver uma quantidade substancial de FTTH.

Cumps
 
Podem dizer que a fibra tem mais capacidade que o coaxial mas é partilhada na mesma.

A questão da capacidade nem se coloca porque num caso tens uma linha que é só tua (ou seja, se consumires 0, ela está a ganhar poeira) e outra onde vai todo o tipo de tráfego teu e dos teus vizinhos (net, voz, VOD, TV analógica e digital) resultando numa linha que já hoje está a rebentar pelas costuras.

Claro que há sempre algum tipo de partilha de banda, senão todos tínhamos linhas dedicadas e pagávamos cem vezes mais.
A questão é que no caso do coaxial a banda partilhada entra dentro da casa dos clientes.
 
Não tenho ideia que esteja a abarrotar porque senão não teriamos a velocidade contratada quando fazemos testes, isto não contando com o TS. Também não sei se será já "amanhã" que iremos precisar de toda essa largura de banda e a ter esses equipamentos todos a trabalhar em fibra optica. A mim isso parece-me mais é propaganda, nomeadamente da PT, para criar a necessidade de ter fibra optica quando o serviço de cabo serve as necessidades da maioria dos consumidores e fica bem mais barato. Eu tenho um contrato de 12mb, claro que podia ter 24 ou 60 e nem pagava muito mais por isso. Simplesmente não preciso.

É verdade que a informação circula no cabo coaxial que nos entra em casa, mesmo a que se destina aos nossos vizinhos mas será que isso é assim tão perigoso? Também recebo por via herteziana todas as chamadas de telemovel (incluindo net móvel) que estão a decorrer na minha zona, as minhas e as de toda a gente num raio de xx metros ou kms. Se ha pessoal que entra em sites altamente seguros (bancos, governo, militares, etc) usando linhas onde circula a informação de toda a gente, não vai ser o termos fibra optica dedicada desde a caixa na entrada do pedio até nossa casa que nos vai colocar a salvo de eventuais invasões de privacidade.

Alem disso como já referi as celulas hoje em dia, exceptuando zonas mais congestionadas onde ainda não foram feitos investimentos, já têm muito menos utilizadores por celula de forma a garantir melhores velocidades e portanto esse problema embora não esteja resolvido esta bastante minimizado.
 
Última edição:
adorei o ultimo post
segue a mesma linha de pensamento que tenho

eu pedi desconto na minha mensalidade...acabaram por subir para as 24mb...tendo eu 12mb antes, e reduziram quase 10€
Agora, eu nao precisava de 24mb...eu até com 6 7 mb GARANTIDAS consigo viver!
Esta palhaçada da fibra optica...pode ser boa a meu ver talvez para uma familia com muitos elementos, cada um com o seu computador, e toda a casa já futurista :P isto é a meu ver a utilizaçao de fibra neste momento
 
Tenho MEO fibra desde há 1 ano. O cabo de fibra tem cerca de 100m desde a ligação até à minha casa (caixa que descodifica e separa o sinal). Há um ano era interessante a velocidade (semelhante há velocidade que tive há 4-5 anos na zon cabo 20 megas). À semeslhança do que aconteceu com a ZON cabo, iniciaram-se recentemente os primeiros congestionamentos. Sendo eu um dos velhinhos da internet (desde os primórdios dial-up) sinto que nos estão a levar, forçando-nos a despender cada vez mais dinheiro por uma ilusória internet (já vai em 200 e 300 megas) quando os uploads nos sites andam sempre na casa dos 5 a 10 megas.
Tretas! ZON nunca mais e Meo se verá, Clix nem pensar. Já os usei a todos. Estou à espera dos novos operadores....
 
Não tenho ideia que esteja a abarrotar porque senão não teriamos a velocidade contratada

Tens a velocidade contratada dependendo do que fazem os teus vizinhos. É essa a diferença para a fibra.
Sim, o coaxial está abarrotado, basta contar o número de frequências ocupadas. Por alguma razão a Zon apontou a falta de espaço para o fim da RTP HD e anda desejosa de acabar de vez os desperdício de espaço que representam os canais analógicos. Mais uma vez, um problema específico do coaxial.

"amanhã" que iremos precisar de toda essa largura de banda

Concordo, 99.99% dos clientes não precisam de velocidade além da do ADSL (considero que quase ninguém precisa de andar no sacanço - alguns aqui discordarão).
A PT está a fazer todo este investimento porque o cobre há muito que deixou de ser concorrencial, não permite crescimento futuro e já hoje não pode ser usado nos casos de clientes com muitas TVs - que potencialmente são os clientes mais lucrativos. E há mais outra razão: na rede de cobre a firma tem uma série de obrigações com o Estado, na fibra pode fazer o que muito bem entender e nem sequer é obrigada a partilhar condutas.
 
Back
Topo