Compras sem IVA na ***** ou outros

Perguntei hoje na empresa onde se tinha depois de ir com a factura para ser carimbada para eles depois fazerem o reembolso, ao que me disseram que nao sabiam, que ja tinham feito compras em espanha e que nunca tinham pago o iva, que o descontavam o iva directamente na altura da compra. Deixo a pergunta se é normal a ***** proceder assim e se sim onde depois tenho de carimbar a factura para poder enviar para eles e receber o valor respectivo pertencente ao IVA.

Cumps
Normal, nao é, mas pode ser feito, pode-se pagar o iva à cabeça e depois a empresa devolver o iva... mas até é parvo, isso é tao facil tirar logo iva no programa de facturação que a ***** deverá ter...
Essa do carimbar, não será um simples carimbo da empresa?!? Não tou a ver o q possa ser...
 
tb não estou a ver que carimbo seja esse.

em relação a devolução posterior do iva, para isso acaba por ser igual a pagar o iva, meter a factura como despesa da empresa e ser o estado a devolve-lo...
 
Eu tenho uma pergunta a fazer sobre a ***** pro. O site de PT não tem certos produtos que o site de Espanha ou França têm. Uma empresa pode mandar vir de do site deles de França?
 
Boas, uma pergunta rápida :

Sendo eu trabalhador independente e que já deduzo o Iva em produtos relacionados com a actividade. Exemplo, comprei uma máquina fotográfica e deduzi na declaração já.

Posso comprar uma máquina na Amazon. UK é deduzir o Iva?

Obrigado desde já
 
Não (e sim).

Em compras intra-comunitárias, a melhor forma é pedir logo a factura sem IVA. Depois na declaração periódica, declaras o IVA como se o tivesses pago e ao mesmo tempo deduzes (é apenas uma operação contabilistica já que na realidade não pagaste)...

No entanto, se pagares a factura com IVA, podes na mesma pedir reembolso. Tens que preencher uns formulários (não sei qual) e enviar para o país em questão. Demora é muito tempo e vais andar com cartas para cá e para lá...

Atenção, não sou contabilista, mas esta informação foi-me dada por dois TOCs (posso no entanto estar a confundir alguma coisa, mas acho que não ;) ). Informa-te junto do teu, para teres certezas.

PS: Na Amazon tem um sítio para pôr o teu NIF. Depois eles verificam se o teu NIF é válido para vendas sem IVA, pode demorar 3-4 dias.
 
Última edição:
Não (e sim).

Em compras intra-comunitárias, a melhor forma é pedir logo a factura sem IVA. Depois na declaração periódica, declaras o IVA como se o tivesses pago e ao mesmo tempo deduzes (é apenas uma operação contabilistica já que na realidade não pagaste)...

No entanto, se pagares a factura com IVA, podes na mesma pedir reembolso. Tens que preencher uns formulários (não sei qual) e enviar para o país em questão. Demora é muito tempo e vais andar com cartas para cá e para lá...

Atenção, não sou contabilista, mas esta informação foi-me dada por dois TOCs (posso no entanto estar a confundir alguma coisa, mas acho que não ;) ). Informa-te junto do teu, para teres certezas.

PS: Na Amazon tem um sítio para pôr o teu NIF. Depois eles verificam se o teu NIF é válido para vendas sem IVA, pode demorar 3-4 dias.

Neste momento para pedires uma factura sem IVA, tens de estar registado nas finanças como importador/exportador e tens de ter registo VIES .
 
Mas e se ao encomendar a máquina vier com defeito? Por exemplo se comprar na ***** ou worten tenho 2 anos de garantia nas coisas.

quem te da a garantia é quem constrói e n a loja em que tu compras. tens 2 anos de garantia na mesma, n tens é a facilidade de ires a uma loja física e eles terem o trabalho por ti de enviar o equipamento para a marca.

se a maquina vier com defeito tens 30 dias para a devolver.
 
Neste momento para pedires uma factura sem IVA, tens de estar registado nas finanças como importador/exportador e tens de ter registo VIES .

Pelo que me disseram, basta ter na tua declaração de actividade a opção de transaccções intracomunitárias activa... nem sei o que isso é VIES...

Vou pesquisar!
 
Boas malta
Estou a pensar comprar um novo computador, e encontrei o site:

www.*****.com

a minha questão é saber se a encomenda sendo enviada para Portugal, e dando o meu Nif (particular) se é ou não cobrado o IVA? Será apenas necessário pedir que seja cobrado o valor sem IVA? Se necessário posso fornecer o Nif de uma empresa que presta serviços de saúde, no entanto a factura terá de ser apresentada nas contas da empresa? Alguém conhece a loja em questão?

Cump. e ob
 
com um NIF particular é obrigatório na UE ser aplicado IVA.

se for fatura com NIF de empresa entra obrigatoriamente na contabilidade da empresa (agora é tudo electronico), os bens passam a ser propriedade da empresa e apenas gozam de 1 ano de garantia uma vez que é para uso profissional. algumas lojas podem vender não cobrando a parcela de IVA, outras cobram na mesma e depois através da contabilidade o IVA pago é recuperado, terás de ver com a loja de que forma eles trabalham.
 
Boas malta
Estou a pensar comprar um novo computador, e encontrei o site:

www.*****.com

a minha questão é saber se a encomenda sendo enviada para Portugal, e dando o meu Nif (particular) se é ou não cobrado o IVA? Será apenas necessário pedir que seja cobrado o valor sem IVA? Se necessário posso fornecer o Nif de uma empresa que presta serviços de saúde, no entanto a factura terá de ser apresentada nas contas da empresa? Alguém conhece a loja em questão?

Cump. e ob

Comprei há uns meses uma UPS e mais uns cabos nessa loja e 6*. Super atenciosos em caso de dúvida e rápidos.
Em relação à dúvida do IVA lamento mas não posso ajudar.

Cumps.
 
Vamos lá desenterrar o tópico =)

Eu tenho activade aberta e estou registado no VIES.
Posso comprar algo na Europa com o IVA desse país e depois abater esse valor de IVA nas minhas despesas qd vou para pagar o IVA trimestral? Seria algo assim tão simples?
Sei que o mais fácil seria comprar já sem o IVA, mas assim despachava logo a compra e depois abatia no valor que tenho a pagar ao estado.
 
Back
Topo