Compras sem IVA na ***** ou outros

Boas,

A minha sogra tem um café , e dentro em breve vai fechar o café por se ir reformar, era possível comprar TV sem iVA em nome do café, pouco tempo antes dela fechar o café sem ter problemas com as finanças? Ou seja um mês antes ,por exemplo, dela se reformar, comprava a TV...
 
Não vejo porque não, mas entra na mesma nas contas do café, i.e. no acerto dos impostos a pagar quando encerrar atividade.

Ok, mas quais as implicações por entrar nas contas do café? Ou seja , efectuo a compra sem o IVA certo? Ou pago tudo e depois mais tarde devolvem o valor do IVA? E esse acerto que referes quando encerrar a actividade, que influência vai ter?
 
se pagas ou não o iva no acto da compra depende de onde comprares, nem todas as lojas fazem isso.

essas perguntas deves colocar ao contabilista do café, ele melhor que ninguem pode informar se fazer isso será ou não vantajoso.

falta apenas referir que se comprares como sendo para o café a lei apenas consagra 6 meses de garantia.
 
As compras feitas sem IVA por empresas, fora de Portugal, no espaço da EU, não têm de pagar IVA nenhum em Portugal, EXCEPTO se resultarem numa venda em Portugal (óbvio ).
No entanto, esses produtos comprados lá fora, sem IVA, pertencem á Empresa, ficam no Imobilizado da respectiva durante 3 anos (se não estou em erro ), se houver uma penhora de bens da empresa, esses produtos respondem sobre a penhora, e não podem deixar o espaço "físico" da mesma, excepto algumas excepções.
Empresas estrangeiras que cobram o IVA a empresas Portuguesas, é uma afronta, porque o IVA da compra, irá beneficiar o sistema fiscal do País dessa compra e prejudicar o nosso, visto que depois, esse valor de IVA pago fora de Portugal, vai ser descontado no Pagamento do IVA Português, como se de uma compra Nacional se tratasse, já para não falar duma saída de capitais desnecessária de Portugal.
 
Pessoal como funciona a compra SEM IVA (através de uma empresa). Empresa Portuguesa e Loja Portuguesa. Pago o IVA e depois devolvem? Ou no pagamento já retiram logo o valor do IVA? Obrigado
 
Se o negócio é todo nacional então paga-se tudo no acto de compra...

Depois a empresa pode é declarar o artigo comprado como uma compra de mercadoria, um investimento, ou um gasto (dependendo de qual seja o caso) e, com isso, reaver o valor do IVA na declaração de IVA seguinte.
 
Boas,
Quando fazem compras intra comunitárias sem IVA com o NIF de empresa, fazem pagamento também através da conta da empresa? Surgiu me esta dúvida, pois como os bens passam a ser imobilizado da empresa, deve haver um respetivo pagamento na contabilidade da mesma para aquela transação, ou não obrigatoriamente?
Thanks.
 
Back
Topo