1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construcção de um NAS num Hp ProLiant microserver gen8 G1610T

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luckypt, 23 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 558; Visualizações: 34845)

?

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

1. CentOS

3 vote(s)
    8,6%
  2. Debian

2 vote(s)
    5,7%
  3. FreeNAS

8 vote(s)
    22,9%
  4. XPEnology

6 vote(s)
    17,1%
  5. OMV

0 vote(s)
    0,0%
  6. Windows / Windows Server

8 vote(s)
    22,9%
  7. Ubuntu Server

4 vote(s)
    11,4%
  8. Outro

4 vote(s)
    11,4%
  1. Suicide-Squad

Suicide-Squad Power Member

Podes ter tantos dyn-dns a apontar para o teu IP público quantos quiseres. Será o servidor a interpretar de onde chega o pedido (DNS) e a encaminhar para o destino correcto.

O mesmo acontecerá com um domínio com vários cnames. Aí só precisas de usar o mesmo dyn-dns, visto que o pedido chega ao teu servidor com o referer do CNAME do teu domínio.

Lembra-te que terá de existir um ponto de ancoragem de todos os pedidos que te chegam ao servidor, e depois os mesmos são interpretados (no caso do apache) por VirtualHosts que podem usar reverse DNS, por exemplo.

2. r_morgado

r_morgado What is folding?

Eu tenho uma a apontar para a minha cloud que está numa VM sozinha.
    E tenho outra VM com alguns docker containers e nessa máquina vou ter um nginx proxy a tratar dos pedidos e apontar para os containers certos.

O meu problema é no pfsense, eu tenho uma regra que o port 80 e 443 passam para a dmz.
    O que me está a parecer e que preciso de ter algum genro de proxy no próprio pfsense para ele saber qual dos domínios vai para que máquina certo?

3. luckypt

luckypt Power Member

Apontas do pfsense para o teu servidor proxy ;) e quem trata disso é o teu servidor proxy, não metas o pfsense a tratar disso.

4. r_morgado

Mas a minha duvida aqui é como e que o pfsense vai destinguir os dois dns, visto que cada dns tem de ir para sua máquina.

5. luckypt

luckypt Power Member

Quem destingue é o teu servidor de proxy, que pode fazer isso.

6. r_morgado

então instalo um servdior proxy e aponto os pedidos do port 80 e 443 para ele e ele depois trata do resto certo?
    o pfsense acho que tem um serviço proxy e boa pratica utilizar esse?

7. luckypt

luckypt Power Member

Nunca usei, penso que é melhor a ser tratado por outra maquina.

8. Suicide-Squad

Suicide-Squad Power Member

Sei que este não é o tópico para se discutir isso, mas como posso fazer isso? O que usas para esse fim?
    Estou a iniciar-me em Homeland, e gostava de experimentar esta possibilidade.
    Obrigado antecipadamente

9. luckypt

luckypt Power Member

Começa um tópico com aquilo que queres fazer, assim toda a gente te pode ajudar e não ficamos aqui off topic ;)

10. Stlkr

Stlkr Power Member

Basicamente e se percebi bem só precisas de um apache ou um Nginx que te trate dos pedidos que vão para a mesma máquina. Não precisas de pfsense. No meu caso nem tenho pfsense na máquina, uma vez que está tudo fechado (excepto porto 80, 443 e porta da VPN). Tudo o que preciso faço via VPN - excepto a porta 80 que tenho aberta e que está a redireccionar pedidos para algumas máquinas virtuais ou jails (uso freenas).

11. r_morgado

Que serviço estás a usar para o timeMachine?

12. Stlkr

Stlkr Power Member

Uso o FreeNAS e lá tem um serviço para TimeMachine com definição máxima de Quota. Tenho há imenso tempo e funciona muito bem e com boas velocidades.

13. r_morgado

então tu usas o freenas no hp certo?
    estou com vmware ando à procura de uma solução para fazer o timemachine para lá.

14. shadow11

shadow11 Power Member

Também tens o serviço TimeMachine no Unraid. Uso o Unraid no meu hp microserver gen8 há vários anos. Experimentei a licença gratuita de 30 dias, porque não estava satisfeito com o Freenas. Como gostei comprei a licença definitiva e ficou o meu sistema principal. O unraid é muito estável, simples de configurar, manter e tem uma boa comunidade. São lançadas regularmente atualizações, incluindo novas funcionalidades.

15. r_morgado

Está em alguma máquina virtual?

16. shadow11

shadow11 Power Member

No meu caso o Unraid está instalado diretamente no servidor, numa pendrive de 16GB. Tenho um disco para Paridade, 3 discos para armazenamento/backup e um ssd para cache. É esta a estrutura.
    Tenho maquina virtual mas é via unraid, neste caso Ubuntu. Tens essa funcionalidade diretamente via Unraid e podes ter as maquinas vituais que o teu hardware aguentar.

17. r_morgado

Eu preciso de uma solução que corra numa VM.
    Obrigado pela dica ;)

18. XUTOS-83

XUTOS-83 Power Member

Por acaso tens medições de qt te está a gastar, falando de electricidade, este sistema?

19. luckypt

luckypt Power Member

O meu gasta 60~ com 4 hdd e um ssd, tenho o xeon 1230 v2 o turbo está desligado.

Esrou realmente contente com a minha config.
    Esxi:
    Vm - pfsense
    Vm - ubunto para hassio (home assistant on docker) + ubiquiti controler + guacamole
    Vm - OMV pass-through dos 4 discos 4tb (3 data e 1 parity - - snapraid + mergefs) + docking (tenho ducksdns + teamspeak + mariadb, para já...)
    Vm - centos8 para testes + rdp + alguns outros serviços.