Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Podes ter tantos dyn-dns a apontar para o teu IP público quantos quiseres. Será o servidor a interpretar de onde chega o pedido (DNS) e a encaminhar para o destino correcto.

O mesmo acontecerá com um domínio com vários cnames. Aí só precisas de usar o mesmo dyn-dns, visto que o pedido chega ao teu servidor com o referer do CNAME do teu domínio.

Lembra-te que terá de existir um ponto de ancoragem de todos os pedidos que te chegam ao servidor, e depois os mesmos são interpretados (no caso do apache) por VirtualHosts que podem usar reverse DNS, por exemplo.
 
Eu tenho uma a apontar para a minha cloud que está numa VM sozinha.
E tenho outra VM com alguns docker containers e nessa máquina vou ter um nginx proxy a tratar dos pedidos e apontar para os containers certos.

O meu problema é no pfsense, eu tenho uma regra que o port 80 e 443 passam para a dmz.
O que me está a parecer e que preciso de ter algum genro de proxy no próprio pfsense para ele saber qual dos domínios vai para que máquina certo?
 
Eu tenho uma a apontar para a minha cloud que está numa VM sozinha.
E tenho outra VM com alguns docker containers e nessa máquina vou ter um nginx proxy a tratar dos pedidos e apontar para os containers certos.

O meu problema é no pfsense, eu tenho uma regra que o port 80 e 443 passam para a dmz.
O que me está a parecer e que preciso de ter algum genro de proxy no próprio pfsense para ele saber qual dos domínios vai para que máquina certo?
Apontas do pfsense para o teu servidor proxy ;) e quem trata disso é o teu servidor proxy, não metas o pfsense a tratar disso.
 
Sei que este não é o tópico para se discutir isso, mas como posso fazer isso? O que usas para esse fim?
Estou a iniciar-me em Homeland, e gostava de experimentar esta possibilidade.
Obrigado antecipadamente
Começa um tópico com aquilo que queres fazer, assim toda a gente te pode ajudar e não ficamos aqui off topic ;)
 
Basicamente e se percebi bem só precisas de um apache ou um Nginx que te trate dos pedidos que vão para a mesma máquina. Não precisas de pfsense. No meu caso nem tenho pfsense na máquina, uma vez que está tudo fechado (excepto porto 80, 443 e porta da VPN). Tudo o que preciso faço via VPN - excepto a porta 80 que tenho aberta e que está a redireccionar pedidos para algumas máquinas virtuais ou jails (uso freenas).
 
- Serviço disponível para TimeMachine - estava com um grau de dúvida grande neste aspeto, mas está-se a portar bem e com velocidades aceitáveis (na empresa é um pouco ingrato esta tarefa mas pode dever-se a outros fatores - rede saturada, menor capacidade das NAS);
-

Que serviço estás a usar para o timeMachine?
 
Também tens o serviço TimeMachine no Unraid. Uso o Unraid no meu hp microserver gen8 há vários anos. Experimentei a licença gratuita de 30 dias, porque não estava satisfeito com o Freenas. Como gostei comprei a licença definitiva e ficou o meu sistema principal. O unraid é muito estável, simples de configurar, manter e tem uma boa comunidade. São lançadas regularmente atualizações, incluindo novas funcionalidades.
 
Também tens o serviço TimeMachine no Unraid. Uso o Unraid no meu hp microserver gen8 há vários anos. Experimentei a licença gratuita de 30 dias, porque não estava satisfeito com o Freenas. Como gostei comprei a licença definitiva e ficou o meu sistema principal. O unraid é muito estável, simples de configurar, manter e tem uma boa comunidade. São lançadas regularmente atualizações, incluindo novas funcionalidades.

Está em alguma máquina virtual?
 
Está em alguma máquina virtual?
No meu caso o Unraid está instalado diretamente no servidor, numa pendrive de 16GB. Tenho um disco para Paridade, 3 discos para armazenamento/backup e um ssd para cache. É esta a estrutura.
Tenho maquina virtual mas é via unraid, neste caso Ubuntu. Tens essa funcionalidade diretamente via Unraid e podes ter as maquinas vituais que o teu hardware aguentar.
 
No meu caso o Unraid está instalado diretamente no servidor, numa pendrive de 16GB. Tenho um disco para Paridade, 3 discos para armazenamento/backup e um ssd para cache. É esta a estrutura.
Tenho maquina virtual mas é via unraid, neste caso Ubuntu. Tens essa funcionalidade diretamente via Unraid e podes ter as maquinas vituais que o teu hardware aguentar.

Eu preciso de uma solução que corra numa VM.
Obrigado pela dica ;)
 
Por acaso tens medições de qt te está a gastar, falando de electricidade, este sistema?


O meu gasta 60~ com 4 hdd e um ssd, tenho o xeon 1230 v2 o turbo está desligado.

Esrou realmente contente com a minha config.
Esxi:
Vm - pfsense
Vm - ubunto para hassio (home assistant on docker) + ubiquiti controler + guacamole
Vm - OMV pass-through dos 4 discos 4tb (3 data e 1 parity - - snapraid + mergefs) + docking (tenho ducksdns + teamspeak + mariadb, para já...)
Vm - centos8 para testes + rdp + alguns outros serviços.
 
O meu gasta 60~ com 4 hdd e um ssd, tenho o xeon 1230 v2 o turbo está desligado.

Esrou realmente contente com a minha config.
Esxi:
Vm - pfsense
Vm - ubunto para hassio (home assistant on docker) + ubiquiti controler + guacamole
Vm - OMV pass-through dos 4 discos 4tb (3 data e 1 parity - - snapraid + mergefs) + docking (tenho ducksdns + teamspeak + mariadb, para já...)
Vm - centos8 para testes + rdp + alguns outros serviços.

Usas o pfsense com equipamento da ubiquiti. Posso perguntar para quê?
 
Back
Topo