Conta da Luz

Status
Fechado a novas mensagens.
No aki no mestre mako, e cenas deste tipo existe de certeza absoluta para pesquisarem os preços . visitem as páginas dos gajos de certeza q tem por lá algo do genero senão procurem nas casas q vendem materiais de electrecidade e derivados!!!Fk bem ....
 
greven disse:
Fala o Sr. Engenheiro de Energia! ;) Epá, ainda me lembro quando tive Análise de Circuitos (a long, long time ago... in a galaxy far away... la la la) um dos exercicios do meu exame foi calcular o gasto de uma lâmpada durante um certo periodo de horas em kWh. :P

Confirmo, a EDP só nos cobra a Potência Activa. Mas timber mate em trifásico já não é assim né?
Aaaah AC. O Serralheiro e os seus problemas da João e da Maria ou lá o que era. Long long time away é verdade. Cadeira extremamente útil no entanto. Só se percebe depois.

Tive a dar aqui uma olhadela aos tarifários da EDIS e acho que eles só cobram reactiva a partir dum tarifário que eles chamam de baixa tensão especial (isto deve ser 400V de tensão composta trifásica). Ou seja muito fraquinho. Em alternativa podes comprar baterias de condensadores que não sei quanto custam. Só sei quanto custam as baterias para 60 kV :D.
 
timber disse:
Aaaah AC. O Serralheiro e os seus problemas da João e da Maria ou lá o que era. Long long time away é verdade. Cadeira extremamente útil no entanto. Só se percebe depois.

Tive a dar aqui uma olhadela aos tarifários da EDIS e acho que eles só cobram reactiva a partir dum tarifário que eles chamam de baixa tensão especial (isto deve ser 400V de tensão composta trifásica). Ou seja muito fraquinho. Em alternativa podes comprar baterias de condensadores que não sei quanto custam. Só sei quanto custam as baterias para 60 kV :D.

:D 60kV! :D Tás a trabalhar agora onde timber?

E sim, AC só se percebe mais tarde a sua utilidade! Também passei com o grande Serralheiro! :) Que mocam foram aquelas aulas.

Parar comprarem peças para montarem voces a cena podem ser ir à Difomel.
 
greven disse:
:D 60kV! :D Tás a trabalhar agora onde timber?

E sim, AC só se percebe mais tarde a sua utilidade! Também passei com o grande Serralheiro! :) Que mocam foram aquelas aulas.

Parar comprarem peças para montarem voces a cena podem ser ir à Difomel.
Trabalho para a REN. As principais tarefas da nossa gloriosa missão incluem explorar e desenvolver a rede eléctrica nacional de muito alta tensão e efectuar a gestão global do sistema eléctrico público (isto inclui tambores por trás com uma grandiosa orquestra).
 
eh pa, ja agora, convém fazer uma pergunta importante:

-COMO É QUE EU USO A POTENCIA REACTIVA (que a EDP não cobra)?

acho que era de utilidade geral. é que o meu prof de acirc do ano passado (Costa Freire) falava muito nisso, mas nunca explicou a cena.
se é que esta potencia é utilizavel... (creio que sim)
 
Última edição:
A potência reactiva não usas para nada (no sentido de girares um motor ou algo assim). Só crias trabalho com potência activa.
Só que para transportar activa (W) tens de ter alguma reactiva (VAr) dependendo da carga a abastecer. Isso leva a um aumento da potência aparente (VA) da carga e consequente aumento da corrente necessária para a mesma tensão. Ora isto implica um maior gasto em equipamento no dimensionamento dos condutores e a um aumento das perdas. Portanto a EDP obriga os clientes a pagar a reactiva que consomem ou então incentiva-os a fazer compensação da sua reactiva (ou seja a gerarem a reactiva que gastam). Este processo tb é chamado de compensação do factor de potência. As cargas capacitivas (condensadores) geram reactiva e as cargas indutivas (transformadores, bobines, motores, ...) consomem reactiva. Como se ve a maioria das cargas são indutivas (quase todo o que ha em todo o lado é um motor) logo a necessidade de instalar baterias de condensadores pontualmente. Mas a maioria da reactiva é gerada pelos grandes geradores das centrais eléctricas. São os geradores síncronos que como o nome indica rodam sincronamente com a rede eléctrica (no seu normal pulsar de 50 hz). Estas máquinas permitem através do seu circuito de excitação regular a sua produção de reactiva. A activa naturalmente regula-se simplesmente fazendo a turbina que está acoplada ao gerador rodar mais rápido (abrindo a válvula de vapor ou de água...).
Em casa todos estes fenómenos não tem importância quase nenhuma portanto a EDP despreza a reactiva (mas cobra a taxa de potência em VA para ninguém se esticar muito...).
 
Potência reactiva não é utilizavel..
Outra coisa a EDP cobra potencia reactiva se, na potencia total, a quota de reactiva passar os 30% (acho k é este valor)...

Um conselho o k gastas num contador deve dar ums bons meses de energia electrica, por mim não vale a pena...
 
ok, não se pode usar, mas pode não se pagar... :D ne?

quanto ao contador... mais vale comprar um voltimetro e um amperimetro (aka multimetro [compra-se por cerca de 5€]), e fazer continhas...
 
Não medes. Com um multímetro só tires o valor eficaz da corrente e da tensão e consequentemente tiras a potência aparente. No máximo ficas com um possível valor máximo da potência activa que estás a consumir (a situação em que a activa e a aparente correspondem ou seja factor de potência unitário). Sem saberes o factor de potência ou seja o coseno do ângulo da desfasagem entre a primera harmónica de tensão e corrente (ou seja a dos 50 Hz) não te safas.
Pode ser que haja algum multímetro tutti-frutti que meça isso. Mas se medir isso provavelmente também mede potência activa (é só fazer a conta lá dentro).
 
txi.. és mm cota :P

quem me deu foi um prof novo da seccao de energia,paulo carvalho se nao me engano... Ia sempre para as aulas com um aspecto de quem tinha tado na borga na noite anterior..lol Mas apesar de alguns defeitos,ate era um prof fixe:P

_zZz_
 
Sou um jovem experiente mas é :P
O meu tio elaborou parte do programa de FEE. Cheguei a mandar uma ou duas postas de pescada para isso para dar o ponto de vista do mexilhão.
O Paulo Carvalho é um gajo porreiro. O único defeito que eu achava nele é ele ser inteligente demais e não reparar às vezes que a malta estava a patinar um bocado. Havias de conehcer é o Marcelino que é o colega do Carvalho. "Aquilo nos states é que é. É so gajas boooaaass. São todas umas *****" "Tou farto de dizer ao meu filho para andar com gajas boassss. As gajas boaasss tem amigas boaass. As gajas feiiias tem amigas feiiassa." O filho tinha 10 anos na altura ja agora.
 
Só para acrescetar uma coisinha...actualmente a "energia activa excedente" em período vazio (noite) também já é cobrada pela EDP. Isto já acontece à algum tempo em MT e recentemente em BTE. Isto acontece pois muitos utilizadores colocavam baterias manuais de grande porte e não automatizavam o sistema com o relé varimétrico aconselhável para o respectivo controle. De noite, as cargas baixavam, a reactiva baixava mas as cargas indutivas continuavam em pleno funcionamento. Isto pode levar a penalizações bem consideráveis...

Atenção que quando esta lei entrou em vigor, foi considerada "ilegal" pela ERSE pois não foi dado o respectivo período de adaptação. Então, os primeiros meses foram cobrados e de seguida ocorreu um período em que os clientes apenas eram avisados. Para os utilizadores queixosos, foi devolvida a totalidade do dinheiro. Logo, para quem não refilou, ainda é tempo ;)

[[ ]]
 
Tens alguns conceitos trocados no teu post. Por exemplo: a energia activa nunca é excedente porque a geração é constantemente regulada para corresponder às cargas. A baterias não são indutivas, são capacitivas.
De resto acho bem essas políticas da EDIS. Contribuem para um uso racional e eficiente da energia eléctrica.
 
PPL tou com um prob bem grande. Como é que um:

Dual Opteron (2 cpus e nao dual core) 2 discos, uma grafica 6800gt, ocz600 e monitor crt samsung de 19'' faz-me consumo de 24h uns miseros 12kwh????
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo