Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

A canon anda a copiar a Sony na nomenclatura dos seus modelos.
Qualquer dia já não se sabe qual é que é a câmera para os Pro's, Semi Pro's, etc.
 
A canon anda a copiar a Sony na nomenclatura dos seus modelos.
Qualquer dia já não se sabe qual é que é a câmera para os Pro's, Semi Pro's, etc.
Espero que não...
Até que surja informação em contrário, eu fico a pensar que esta será acima da R5 e abaixo duma R1, devido ao grip e à redução do número.

No entanto este leak parece-me estranho. Vem do nokishita, portanto é fiável, mas é estranho aparecer logo uma foto do produto final sem que haja primeiro qualquer rumor de especificações. Foi recentemente registada uma ILC para certificação, mas geralmente sabe-se primeiro algo sobre o sensor, sobre resoluções de foto ou de vídeo, fps, ou alguma funcionalidade, mas sobre esta não se soube nada. Esta informação saiu na ordem contrária ao habitual.
A menos que a Canon não tenha implementado absolutamente nenhuma tecnologia nova nela, e só tenha reutilizado o que já tem, acho que alguma coisa aqui não bate certo.

Se reutilizassem o que já têm também não era necessariamente mau. Uma 1DX3 sem espelho seria basicamente uma R6 mais rápida, com grip e mais rija. Não era má opção para lançar antes dos Jogos Olímpicos e fazer tempo até toda a tecnologia da R1 estar pronta.
 
Também não me parece que haja confusão com os nomes, a EOS 3 é uma máquina que já existiu como sucessora e upgrade à 5, visto que partilhava componentes com a 1. Agora que a Canon adoptou uma nomenclatura de Marks e a R1 é ainda um unicórnio, faz sentido haver uma R3. Se calhar vai ser um pouco na lógica da 1D, 1Ds, 1Dx (e por isso é que nas DSLR não houve 3D).
 
Vi a apresentação hoje de manhã no Youtube. Muito fixe. Já há muito que ando a ver um telemóvel da Sony, não sou propriamente fã da Samsung. Mas confesso que fiquei desiludido por não terem lançado um Xperia Compact.
Puseram o 5III como alternativa e fico feliz de pela primeira vez fazerem uma alternativa flagship mais pequena sem cortarem nada. No entanto podia ser mais pequeno, continua a ter 1cm a mais que o meu S9, que já me incomoda (e na altura escolhi precisamente por ser o mais pequeno).

Quanto à lente, atenção, são 3 câmaras e não uma 16-105. :D 16mm, 24mm e 70-105mm. Havendo a 16mm, acho que perferia ter 35mm do que 24mm, mas good enough.

Falta-me saber se o 5III também dá para ligar às Alphas como o 1II/III e o Pro. Se sim e se não sair até lá um verdadeiro compact, devo comprar esse.
 
Vocês quando fazem videos ( publicidade, casamentos, yoututube, etc) costumam filmar a 25fps e a 50fps ?
Ou filmam a 24 e 60 fps ?
Eu filmo a 24 se o objectivo for cinemático, ou a 30 se for para redes sociais. Depois filmo em multiplos se quiser slow motion (24 - 48/120; 30 - 60/120).
 
Já usaram o Aurora HDR? Fiquei muito surpreendido com a versatilidade e qualidade do resultado! Ainda por cima a UI é muito semelhante ao LR. Muito bom!
 
Muito gira mesmo, mas esse grip (ou falta dele) não funciona com lentes maiores e mais pesadas.

Mas se fosse FF, com um gripzinho melhor, ponderava...
O ecrã articulado dá muito jeito.
Não entendo o porquê das câmaras de design "moderno", da nikon, terem ecrã basculante apenas e estas retro levam com ecrã totalmente articulado. Será por causa do weather seal?

Cumps
 
Isso nao é pra andar com lentes grandes e pesadas.
Ainda assim nao devem tardar os grips por ai.
E' para o mesmo mercado da Pen-F, das Fuji, das Olympus.
Bonitas, leves e pequenas. Para street, viagens.
 
Vai haver um grip. O Jared Polin referiu isso no seu vídeo

Será por causa do weather seal?
A Canon está a pôr na R3…portanto a tecnologia para fazer um ecrã articulado com WS a sério existe

Mas se fosse FF, com um gripzinho melhor, ponderava...
Se calhar é mesmo por ser APS-C que fizeram assim. “Supostamente” uma destas não vai carregar tanto peso como uma Z7.
Mas concordo. Não atino nada com aquilo tudo plano. A minha velha Yashica é assim, mas nela só tenho que operar o botão do obturador com a mão direita, não é como nestas câmaras em que temos controlos no indicador, polegar, e às vezes até no dedo médio. Acho que é preciso ter apoios.
 
Última edição:
Para quem segue o Nigel e o Alyn, alguém me sabe dizer a localização exacta daquela árvore seca no Pico do Areeiro?

E já agora, o trilho ideal para o photoshpot da ponta de S. Lourenço.
 
Para quem segue o Nigel e o Alyn, alguém me sabe dizer a localização exacta daquela árvore seca no Pico do Areeiro?

E já agora, o trilho ideal para o photoshpot da ponta de S. Lourenço.
Foste tu que me mandaste mensagem no Insta, não foi? :D

Já fizeste a caminhada? Depois queremos ver as fotos!
 
Back
Topo