Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Peço desculpa mas ai opções no lineup das outras cameras, em que tinha opções equivalente mais baratas, e a meu parecer pelo line up que ele escolheu para a nikon, digo que ele fez escolhas de lentes para a nikon para a tornar a opção mais barata.
Conclusão: Mais outra comparação estúpida :facepalm:
 
Bom, o post no site dá a entender que o principal do vídeo era "qual a mais leve" e não "qual a mais barata". Já o vídeo tem o título de "a mais barata".

Para FF as escolhas não me parecem muito más. Entende-se que dê preferência às objectivas da própria marca.
Adicionalmente, vê-se que optou mais pelas zoom de abertura variável do que pelas de abertura constante. Ok.

Já nas APS-C achei um perfeito disparate. Então ele mete no mesmo kit as zoom tipo 18-135mm e 18-105mm, que depois faz acompanhar de teleobjectivas tipo 55-250/55-200/55-210? What? E as 18-55, que são mais baratas e mais leves, não contam?
Na teleobjectiva Canon até pôs uma que já foi substituída duas vezes :whatever:
 
Olá novamente, a reforma da minha coleção de fotos está a correr bem. Acabei por não seguir as dicas do @Warlord (mas mt obrigado à mesma!) sobre o Canon DPP porque experimentei o Gimp com o plugin Bimp e fiquei muito satisfeito. O Gimp corrigiu em simultâneo, e para todas as fotos em sequência automática, a cor, brilho e contraste e para a grande maioria a diferença foi gritante! Há algum tempo que me perguntava o porquê das fotos não terem melhor qualidade e realmente um bom pós processamento é fundamental. Sinceramente, até aqui não me tinha lembrado disso. Já tenho a Canon sx510 hs há 3 anos e agora vou realmente aproveitar. Antes usei uma Konica Minolta Dimage G600 durante 9 anos e estava satisfeito, mas agora vou ver se as fotos dela tb melhoram. Para comparar tenho aberto em simultâneo as duas versões de cada foto no visualizador do Windows e alterno entre janelas para escolher a melhor.
 
Eu concordo. E já há vários anos que o digo nas recomendações: muita gente que pensa que quer uma compacta, ou até uma DSLR de gama de entrada, ficará melhor servida com um smartphone com uma boa câmara.
 
Mas isso é para quem não sabe o que quer. Para um utilizador comum, entre uma dslr e um iphone talvez o iphone seja a melhor opção, concordo. Agora para tem algumas noções de fotografia, secalhar vai preferir uma dslr mesmo de entrada de gama. Ambos têm vantagens e desvantagens, tudo depende do que as pessoas querem, para o que querem e o que sabem fazer com elas. Acho que por muito tecnologicamente avançado seja um canivete suíço, um chef de cozinha nunca vai usar a navalha para cozinhar. Dá, mas não é a mesma coisa :joker:
 
Penso que depende das necessidades de cada um...
Mesmo com as maravilhas a nivel de processamento ainda vai uma diferença grande entre os tamanhos de sensores entre um telemóvel e uma câmara apc-s, e a possibilidade de trocar de lentes.
Eu comecei na fotografia com o telemóvel (primeiro um Sony Xperia Z3 Compact, depois um Samsung Galaxy S6), e embora fossem muito bons, a partir de certa altura senti a necessidade de uma câmara "a sério", e dúvido que mais uns truques de processamento fossem resolver isso
 
Bem...eu mantenho o que disse na altura em que saiu o iPhone 7 Plus e falámos disto: acho que eles podem varrer todo o segmento de entrada de ILC's (na altura disse DSLR's, mas a intenção era ILC's), e todas as compactas e coisas assim, aumentando o fosso entre a câmara de utilizador comum/iniciado e a câmara dum entusiasta e/ou dum profissional.

E nem considero isso necessariamente mau. Diminui-se a quantidade de utilizadores com câmaras que não sabem usar (espero eu).
 
Ainda no outro dia fui dar um giro por Lisboa com um amigo, iamos aproveitar e fotografar. Quando me viu perguntou se me tinha esquecido do equipamento...e eu mostrei-lhe o iPhone :D

Verdade seja dita, ultimamente tenho tido menos paciência/vontade para fotografar por falta de tempo/outras razões mas a verdade é que nunca deixo de fotografar por não ter o equipamento principal.

O gozo de fotografar com a Fuji é diferente mas mesmo quando não estou para "fotografar" continuo a observar e a querer fotografar algo que me agrade.

Bendito iphone!
 
Os telefones vão sempre ficando um pouco melhor e toda a gente tem um.
Pouco a pouco vão picando e os fabricantes de fotografia só fazem caca na facilidade de uso e interface digital. Ainda se põem a brincar com funções que deviam ser essenciais como GPS e WiFi.
Se não é de propósito parece.
 
Isso, a gama dinâmica miserável, as miseráveis prestações em ISO elevado (basta ir acima de ISO 100), a fraca reprodução cromática em ambientes menos ideais, o fraco detalhe dos sensores tão pequenos e com tantos mega pixeis, a falta de controlos, os Raws fraquíssimos, o DOF que é sempre "infinito", etc, etc.

Tirando isso, sim, os telemóveis são ferramentas fantásticas.

Cumps
 
Os telefones vão sempre ficando um pouco melhor e toda a gente tem um.
Pouco a pouco vão picando e os fabricantes de fotografia só fazem caca na facilidade de uso e interface digital. Ainda se põem a brincar com funções que deviam ser essenciais como GPS e WiFi.
Se não é de propósito parece.

Não consigo de todo considerar wifi e GPS essencial numa máquina fotográfica... Longe disso.
 
Back
Topo