Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Se espetares uma metodologia de pensamento à Nadella (visão pragmática), limitas-te a suportar a esmagadora maioria e c@g@s no resto. Mais horas perdidas num Issue para dar suporte a 3 gatos pingados?! Há quem prefira poupar esses recursos.
Se preferes poupar recursos então nao está nos requisitos e por conseguinte nao os podes culpar.
 
Se preferes poupar recursos então nao está nos requisitos e por conseguinte nao os podes culpar.

Eu não prefiro, nem tenho opinião válida sobre o assunto (estou mais para limpar casas de banho que desenvolver software), mas sim, se o requisito não o solicitar é a abordagem a seguir.

Embora, eu nestas coisas sou de Esquerda, nem que seja um 1% gosto de chegar a toda a gente e se não precisar de muito tempo faço algo para além do requisito.
 
Antes de mais não sou nenhum leigo nisto. Sempre tive WP e Android desde 2013. Só desde que a MS começou a acabar com o suporte e deixar de vender smartphones que também atirei a toalha ao chão. Tive o L520, L920, L630, L650, L550 e L532 por esta ordem.
O Lenovo K6 que tenho (único tlm atualmente) é da empresa assim como os outros Androids que tive, mas uso sem restrições.

Pesquisar alternativas ao tema e apps do WinPhone já as fins umas dezenas de vezes, simplesmente a experiência não é a mesma. Os temas podem parecer o WinPhone nos Tiles, mas falta sempre o mais importante, o Live.

Quanto às apps já me lembrei de mais umas quantas que tinha no WinPhone e que em Android é para esquecer.

Action Note - Simplesmente fantástica a integração com o PC
Live Sports & TV
CloudMesh Pro
Realarm

Atenção, o Android tem boas aplicações, não duvido, simplesmente acontecia que às vezes eu tinha aplicações quase só por causa do LiveTile que acaba por me cativar para a abrir de vez em quando, como a da meteo ou das séries.

Agora com Android, não preciso de app de meteo, nem se séries, nem se feed rss, nem de notícias, etc... Para ter um ícone é o mesmo que ter um favorito no Browser.
 
a emulação continuará a ser terrivel para o desempenho dos win32, mas pode ser q se estes pcs tiverem o minimo de sucesso os devs comecem a querer otimizar até chegarem á UWP pura.
 
Passarem o EdgeHTML + Chakra para Chromium é a mais uma das jogadas da MS para reduzir custos e ao mesmo tempo facilitar a vida aos utilizadores e developers e com isso receber melhor suporte de apps na store. Um passo triste mas necessário para conseguirem que o ARM64 tenha sucesso. Desde que implementem as otimizações de bateria e memória que o Edge tem por cima, o excelente suporte touch, o font rendering, o media foundation, passará despercebido que houve qualquer mudança agressiva e o que se notará é o melhor suporte de websites e desempenho. É uma vantagem para todos a curto e médio prazo mas a longo prazo poderá ter repercussões perigosas com o fim de mais um web rendering engine.

Outra plataforma que parecem estar a dar a entender que ia acabar seria a Cortana mas neste ano têm-na integrado em vários serviços e apps. Uma mudança de paradigma para tornar a Cortana mais focada em objetivos específicos em vez de ser mais uma assistente pessoal generalista.
 
Última edição:
É uma vantagem para todos a curto e médio prazo mas a longo prazo poderá ter repercussões perigosas com o fim de mais um web rendering engine.
se calhar nada vai mudar assim tanto. nem o edge deve crescer imeeeenso com isso nem o chrome perderia imenso market share se continuassem com o edgehtml, IMHO.
 
Acho que o Edge não vai crescer é nada.
As pessoas estão se lixar para tal.
A coisa até pode melhorar, mas quem tem Android, Chrome faz parte do ecossistema.


Mas pronto, se o Edge ficar mais rápido, menos tempo perco a sacar um browser



@AudigyMaster tive hoje com o Surface Go na mão.
Estou neste momento muito indeciso entre um ou iPad Pro 10.5 ou 9.7.

Não sei bem para onde me virar.
Tinha dito que não ia para o iPad, mas experimentei um, e não sei não.


Também pisquei olho aos Surface Pro.
 
@bseixas Lá está, confirma-se, o 7 Plus por alguma razão ficou para trás no update de Novembro: https://community.phones.nokia.com/discussion/comment/58788/#Comment_58788

Recebi o update no próprio dia 6/12, acordei com o telemóvel a dizer que era necessário reiniciar, reiniciei, levou cerca de 2 minutos e pronto a usar (ponto positivo neste aspecto face aos cumulativos do W10M). Nada relacionado com operadoras aparentemente portanto (pelo menos neste caso).

Quanto ao precisar, essa questão aplica-se não só a mim, mas a todos os utilizadores. Se os updates são em termos de correcções de segurança, torna-se imperial que sejam lançados para toda a gente, mesmo que na prática os mesmos não tenham influência na sua utilização do dia-a-dia, ou seja, que na prática até nem precisem dela.

Como analogia algo descabida, eu posso até nem precisar de colocar umas tiras anti-derrapantes e um corrimão num vão de escadas, porque ainda sou perfeitamente capaz de as descer sem grande cuidado, mas posso vir a precisar das mesmas um dia mais tarde se por ventura me acontecer cair, ou para pelo menos ajudar a prevenir que isso venha a acontecer.

@ptfuzi conheço quem tem esse p20 pro que se queixa do mesmo e tem esperança que seja resolvido o problema atraves de alguma actualizacao
Quanto ao windows continuo satisfeito para a utilizacao que dou ao hp... mas confesso que tenho saudades do 950xl.
Quanto a mudar para outro SO o que mais me agrada sera o xr da apple que para mim so sera util se as redes lancarem o tal e-sim.
Android ando tentado a comprar algo barato de pelo menos 4gb de ram para ver como anda o sistema

XR? Não caias nesse erro...

A questão é saber se esse tal browser virá sequer para o mobile, algo que não creio.
Se vier e significar melhor compatibilidade e desempenho, é bem vindo.. mas atendendo à estagnação característica de algo em fim de ciclo de vida, duvido que isso alguma vez venha para o Windows 10 Mobile.. já nem deve oficialmente existir quando isso sair..

Esquece o vir para o W10M... A Microsoft já deu mais que entender que o W10M está morto para ela. Continua com service/security updates e updates a algumas apps, mas que não passam disso, updates. A própria Loja está totalmente desfigurada e com algumas inutilizações de à umas versões para cá - desalinhamentos em caixas de texto, botões, etc, e o botão "Pesquisar"/Lupa nem sequer funciona (boa sorte em encontrar apps através de pesquisa).
Podiam deixar o SO num ponto em que mesmo não havendo novidades, o que já lá estivesse pelo menos funcionasse direito, mas esse não parece ser o caso em certos aspectos. Enquanto que muitas apps continuam a ter funcionalidades acrescentadas como a To-Do, e a app Microsoft Band funciona perfeitamente (ao passo que no Android One Pie nem sequer arranca), outras funções básicas têm sido sistematicamente abandonadas e progressivamente "mutiladas" por falta de t€st€.

tive hoje com o Surface Go na mão.
Estou neste momento muito indeciso entre um ou iPad Pro 10.5 ou 9.7.

Não sei bem para onde me virar.
Tinha dito que não ia para o iPad, mas experimentei um, e não sei não.


Também pisquei olho aos Surface Pro.

Olha aí o departamento de Markting da MS finalmente a trabalhar em condições:


-- // --

Relativamente ao Edge, é mais um atirar da toalha ao chão por parte da Microsoft, agora que o Edge estava a ficar melhor para o ponto de vista do consumidor. É certo que a mudança é relativamente ao engine, mas para o consumidor, más notícias são sempre más notícias.

É mais um passo para o crescente monopólio da Google nos browsers, e a Mozilla já fez muito bem em alertar para as consequências que isso irá trazer, quer a nível de privacidade e segurança, como em termos de desenvolvimento Web. A haver mudança de engine no Edge, muitos estão mesmo a dizer que teria sido mais sensato à Microsoft, ter optado pelo Quantum da Mozilla ao invés de saltar na carroça do Chromium, que foi mais uma oportunidade falhada... O mais certo, é que o Edge vai mesmo deixar de ser uma alternativa ao Chrome e ao Firefox, para passar a ser apenas mais um browser e acabar por ser descontinuado, pelo menos no PC.

Pessoalmente, nunca usei nem nunca irei usar o Chrome, o meu browser principal no PC é o Firefox. Edge uso essencialmente para serviços Microsoft por causa da integração da conta. No Android uso Edge, que está anos à frente do seu equivalente no W10M (ironicamente, ou não, ao contrário de outras apps MS).
 
Última edição:
Half eu andei por lá a hoje a ver isso xD.
Mas fiquei mais interessado no iPad por algum motivo.


E estou bastante confuso.
Até dava o salto para um Pro, mas, um Surface Pro, sem teclado é meio computador, e menos de meio de tablet.
Não faz sentido aquilo não trazer keyboard.

O Surface Go ainda dou desconto.
 
O modo de leitura não uso para ser sincero, pelo que não sei informar, mas pelo que li é bom, mas nisso poderás informar-te melhor que eu. Quanto aos favoritos, estava tudo lá tal como tinha no W10M/PC logo na primeira inicialização após entrar com a conta MS. A sincronização funciona para os dois lados e é quase imediata. O Continue on PC é algo que nunca pensei vir a gostar tanto - e que dou por falta dele no Edge do W10M, mas já se sabe o porquê.

Tens todo o ecossistema da MS no Android, mas ainda existem apps que funcionam ou chegam mesmo a ser melhores e mais completas no W10M, mesmo com o seu estado actual.
Do ecossistema em si não sinto falta quando uso o Android com todas as apps e o Launcher da MS, o que se acaba por sentir falta é o próprio W10M e as suas particularidades, mas nesse campo não há nada a fazer.

Quanto ao XR, é basicamente pagar um absurdo para andar para trás no tempo, especialmente pelo ecrã, que é o principal interface entre nós utilizadores e o equipamento. Um ecrã IPS com 828 pixéis de resolução (326 ppi) que nem te permite ver os vídeos de 1080p que gravas no próprio equipamento, ou sequer vídeos a 1080p no YouTube, em condições. Para isso arranjas um iPhone 4 de 2010 que nesse campo faz exactamente o mesmo...

Talvez seja bom para quem queira poder dizer que tem um iPhone de última geração e não queira pagar o full price pelos topos de gama. Feliz e aparentemente, pelo que se vê pela internet fora, mesmo os "isheeps" parece que têm vindo a acordar (pelo menos os mais informados tecnologicamente) face aos preços praticados pela Apple e aos equipamentos oferecidos.

A câmara parece que é boa, a melhor de lente única num telemóvel, segundo a DXOMARK... Que é apoiada pela Apple.
https://www.dxomark.com/apple-iphone-xr-camera-review/



(bons comentários)
 
Última edição:
@Paulo Martin

Sim, esquece o XR que um ecrã 6.1'' HD em 2018 para um smartphone de 700/800€ é absurdo e um autentico rip off ao consumidor. :neutral:


@Rseven

Tens com teclado o 8Gb/128Gb a 569€ na Amazon IT mas claro mais ajuste IVA e portes de envio deve ficar perto dos 600€, para mim também não faz sentido comprar isto sem teclado e quanto ao iPad aquelas bezels vendem e mal posso esperar por 2019 para os chineses copiarem o design em tablets Android/Windows por 200/300€. :D


@Raen

Pronto, agora que essa questão está resolvida quando na próxima 3ª feira receberes o cumulativo do W10m já podes apontar baterias para o update em falta de Dezembro 2018 no Nokia 7 Plus... :-D

Por falar em Nokias com Android, já recebi o 3.1 da empresa (está com o securiy patch de Setembro) e quando liguei fiz o update de 1.2Gb para o 8.1 que demorou 15/20 minutos a sacar em ADSL 12Mbps (em casa com fibra tinha demorado 1 minuto) e aplicar o update demorou uns 5 minutos se tanto, portanto muito longe de 1h30m e isto num smartphone gama entrada (com bom aspecto para o que custou já agora).

Mas quando isto receber o Pie lá para Q1 2019 logo coloco aqui quanto tempo levou e entretanto devo fazer o mesmo com o cumulativo do 950 para que não restem duvidas sobre o que sempre disse aqui sobre esse tema. ;)

hjOkk9kl.jpg


BQzNej5l.jpg



EDIT:


E tem DTTW... :p
 
Última edição:
@Raen
Não acredito na DxO há muito.
Em relação ao Edge w10m, a função de leitura é das q mais uso. É outra liga, acaba com os anúncios, mantem as imagens realmente importantes e a materia muito fácil de ler
Qt ao Edge android, continuar no PC é certamente engraçado nas há formas de ultrapassar isso no w10m.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo