Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
@AFAR84

Claramente, deixar isto morrer lentamente que poucos darão pela sua ausência, tem sido essa a abordagem da Microsoft ao W10m desde que o lançou :

- Foi lançado às 3 pancadas nos Lumia x50 em 2015.
- Os OEM e developers hão-de pegar nisto mesmo que eu não o faça.
- Update para AU deixando cair hardware que corria perfeitamente o OS, sem novo hardware.
- Update para CU deixando cair hardware que corria ainda melhor o OS do que o AU update, sem novo hardware.

Com esta abordagem ao mobile e com a qualidade da concorrência (que com "mais do mesmo" esses sim não andam a dormir), se o desfecho fosse outro é que eu me admirava.
 
Peço desculpa pela demora a responder ...

O problema do x86 é que é usado apenas para jogos, software legacy (32 e 16bit) ou software especifico maior parte das vezes orientado para utilização profissional.
Existe um enorme portofolio de apps que se enquandram grande parte nestas categorias, mas não as vejo serem optimizadas ou refeitas para um UI adaptado a touchscreen.
E as que tinham utilidade em ser adaptadas ao touch e mobile, já existem para Android e iOs...como o caso de photoshops, viewer de CAD, PDF readers, Word e Excel.
Havia mercado e necessidade de converter diversas apps para o touch.....mas essa conversão já foi feita para os outros players...portanto não traz nada de novo.

É uma perspectiva válida, embora eu não limitar assim tanto o catálogo de Software Win32 a 2/3 categorias ... daí eu ter referido que seria bem jogado se gradualmente os Devs estiverem dispostos a adaptar as suas Apps a uma utilização em ecrãs mais pequenos e Touch.

Resumindo, o cenário no Mobile é tão negro que a vinda do catálogo Win32 só pode ser visto com bons olhos.

Relativamente ao Edge eu acho-o médio. Em testes sintéticos é capaz de ser o melhor.
Mas em utilização real a velocidade de rendering do Chrome e Safari estão uns bons furos acima, já para não falar que os refreshes recorrentes no WM ocorrem com menos frequencia nos browsers da concorrencia.

Não vou entrar em detalhes de qual o melhor, mas para uma utilização genérica (que é a que dou ao Browser - quando o quero usar a sério uso o Desktop/Continuum) sinceramente não noto diferenças óbvias (já sentia isso nos Lumias que tinha antes de ter o 950XL). Não estou a dizer que elas não existam, até porque confio nas tuas palavras, mas não considero que seja uma diferença da água para o vinho.

São opiniões @Rexobias , o Continuum se acreditasse nele ou considerasse pelo menos que teria utilidade para ele teria comprado um 950 XL e não um 1520, a malta elogia muito mas o facto é que depois no final usaram uma ou duas vezes e encostaram na prateleira, quantas vezes usaste o Continuum?

O tempo verbal da questão está errado. Uso semanalmente pelo menos umas 5/6 vezes. Dou-lhe vários usos com vários propósitos, tais como: Box adicional do serviço de TV que tenho em casa (MEO Go), ver media do mais diverso tipo (no outro dia vi um filme com a esposa no VLC - que curiosamente no PC está longe de ser a minha primeira opção como Player), navegar na Internet, ver coisas no Youtube, ver Streams do Twitch, e até já usei como consola de jogos para recordar os bons velhos tempos da MegaDrive e outras com o NESBox Emulator tendo na mão um comando.

Quanto ao x86 em mobile é como já disse antes, também não tenho utilidade para isso visto que não vou gravar ISO Linux ou usar software relacionado com flash de ROMs Android num smartphone, logo o meu interesse nisso é zero e não estou a ver como o acesso a apps x86 me vai proporcionar uma experiência superior à que tenho actualmente nos smartphones que tenho, falando dos outros não vejo quem é produtivo no desktop/laptop numa app x86 que vá adbdicar disso para um smartphone de 5.7'', vês-te a programar e a desenvolver uma app no smartphone por exemplo? Eu não.

Acho que tal como o @HaLf-LiFe estás a categorizar o imenso catálogo Win32 como sendo Software de um único género ... mas independentemente disso, o acesso a mais Software (a peça intermediária para nós, utilizadores, fazermos coisas) nunca pode ser visto como uma coisa negativa. Acho que num ambiente Mobile tem que haver algum controlo senão a UX é que sofre além de não fazer sentido (tal como programar).

Agora, pegar no Lumia (ou o que quer que seja) ligar à Dock e abrir o Visual Studio 2018 (digo o 2018 porque este conceito a existir só para essa altura e daí não sei) vejo-me a fazer certamente. Eu já aqui disse e volto a dizer, a versão 1.0 do Continuum é já surpreendente que chegue, funciona muito bem e é muito mais que um Gimmick ... muito mais que um mero Gimmick.

Em relação ao Edge reconheço que evoluiu muito e nada tem a ver com o IE do passado mas o facto é que mesmo assim em desktop continua a não ser o meu browser do dia a dia (também não é o Chrome) e no mobile se calhar em 90% dos casos cumpre mas ainda é inferior ao que a concorrência oferece e lamento insistir nisto mas um browser que em 2017 ainda não sabe o que é compressão de dados ainda para mais quando as alternativas da última vez que vi não preenchiam a gap (Opera W10m e Monument), fica difícil de não criticar (já o fiz devidamente sustentado no passado quando fui obrigado a usar dados móveis durante umas semanas e a diferença é assustadora para quem tem 500Mb de limite), claro que quem não paga os dados móveis ou só usa wifi nem dá pela falha grave que é a ausência da compressão de dados móveis, mas sendo a compressão do Opera na ordem dos 90% é fazer as contas quem quiser perceber o que está em causa. :p

Em PC uso o Chrome.

Acredito que seja inferior, mas como disse antes, não creio que a experiência seja do dia para a noite (isto tendo por base o meu uso genérico no Lumia, o meu Tablet e iPhones da empresa. Quanto à parte dos dados, concordo a 100% contigo!

Contudo, confesso que o próprio Chrome não me surpreende muito em Android. Fiquei sim surpreendido com o Opera em Android que está repleto de funcionalidades claramente dedicadas para uma utilização mais "móvel".
 
@Rexobias

A maior parte do que disseste (Meo GO, VLC, Youtube, Net, Streams no Twitch etc etc) que usas "regularmente" no Continuum faz-se num smartphone qualquer provavelmente de forma muito mais intuitiva até, na minha opinião.

Por falar em gimmick sabes o que me lembra o Continuum? O Kinect.


---

EDIT:

Agora afinal o povo já não quer saber de updates e pelos vistos isso só é um problema em Android, imagino o que se diria aqui se fosse o 4.4 nos 76% mesmo correndo grande parte das apps lançadas... :rolleyes:
 
Última edição:
@Rexobias

A maior parte do que disseste (Meo GO, VLC, Youtube, Net, Streams no Twitch etc etc) que usas "regularmente" no Continuum faz-se num smartphone qualquer provavelmente de forma muito mais intuitiva até, na minha opinião.

Por falar em gimmick sabes o que me lembra o Continuum? O Kinect.

Como o Continuum? Não me parece!

Falo de uma experiência de consumo de media a nível Social (com mais que um espectador), não individual no ecrã do Smartphone. Sim, tens soluções como o ChromeCast, mas dependes que a App suporte o mesmo (no caso do MEO Go ficas logo de fora, as outras não sei) e Mirroring do ecrã do Smartphone não tem nada de parecido com o que o Continuum (e agora o DeX) faz, seja a nível de performance (comparo com a utilização em Dock) seja no conceito.

Quanto ao "regularmente", parece-me que estás a colocar em causa as minhas palavras. Podes não acreditar, mas estamos a falar de um uso frequente de um Gimmick ... nada mau para um Gimmick :D

E não, aquilo que faço com o meu Lumia 950XL a nível de Continuum não faço num Smartphone qualquer, disso tenho a certeza absoluta ... bem, agora talvez faça com o S8, mas são preços proibitivos (já os 300€ do meu Lumia me fizeram doer a barriga).

O maior problema do Kinect foi a "burrice" dos Devs por optarem por uma abordagem de substituição ao GamePlay tradicional e não Complementar o mesmo. Eu acho que havia espaço para o Kinect para um uso como o Mass Effect 3 (onde complementava o GamePlay tradicional) ou como o OS da Xbox One (onde permite fazer acções sem estar a pausar o jogo).

Acabando com o OffTopic, independentemente de ter falhado não deixa de ser um óptimo Device que reúne a um preço simpático um conjunto de sensores úteis para experimentações e projectos DIY :D
 
@Rexobias

Já eu não vejo qualquer vantagem em colocar o meu smartphone a fazer esse papel muito menos estando em casa, quanto ao regularmente não é estar a por em causa mas a verdade é que soa mais a um "uso só porque sim" do que um uso realmente justificado, para consumo de "media social" até a Xbox One o faz (já para não falar de uma Smart TV ou uma box Android de 25€ ligada ao mesmo ecrã necessário para o Continuum).

Mas lá está é o meu ponto de vista e não somos todos iguais, se achas que esse uso que referes só por si justifica a opção Continnum e o deixar de ser um gimmick eu não acho.


EDIT:


Um exemplo do meu ponto de vista, para a utilização que dou à box do MEO é o mesmo que eu desligar esta para ir ligar um portátil ou um tablet por HDMI à TV a correr o MEO GO, se o podia fazer podia? Se faz sentido e se justifica? Nem por isso.
 
Última edição:
Sim, verdade que para o consumo de media a nível social muitos dispositivos o fazem, mas não têm portabilidade natural de um Smartphone, um objecto que anda sempre comigo e sempre ligado.

Em minha casa dou bastante uso ao MEO Go porque, estupidamente, quando fiz a renovação da casa esqueci-me de passar cabo de antena pela casa e tendo apenas uma Box só tenho TV na sala. Mesmo que tivesse o cabo de antena a cobrir a casa toda sacrificaria à partida as Gravações Automáticas e o VideoClube. Com o caso de utilização da App em questão, tenho literalmente uma Box portátil com praticamente todas as funcionalidades da mesma.

Existem N maneiras de ir a Roma, cabe a cada um escolher o que mais lhe convém. Eu uso o Continuum e vejo-lhe muita utilidade, e nem o uso maioritariamente numa perspectiva profissional (como o escasso Marketing da MS demonstra), uso mais como um MediaCenter abundante.

Respeito que não partilhes a mesma visão relativamente ao Continuum/DeX, mas eu vejo bastante utilidade no mesmo ... imagino o que seria se:
a) A MS não se tivesse ficado pela primeira versão;
b) As UWPs estivesse "Alive & Kicking".

Numa coisa estamos sempre em sintonia: tanto potencial desperdiçado :facepalm:
 
Sim, mas para a portabilidade e o andar sempre contigo já mais faz sentido falaz na tal utilização individual no ecrã do smartphone que se falava antes, mas concordo contigo em relação a potêncial desperdiçado e refiro-me obviamente a este 1.0 do Continuum, o resto, bem o resto é a Microsoft a ser Microsoft.

PS: O MEO Go é bom para uso numa TV secundária se conseguires ter net nessa divisão em condições, melhor que analógico. :D
 
Pushbullet e já há alguns anos com compatibilidade mais abrangente entre plataformas até, agora parece que é paga mas antes não era.
 
@0ne

Quando falaste em notificações pensei que te referias às que a Cortana dá no computador que basicamente é o que o Pushbullet faz também, o Action Note vai mais de encontro ao que o Keep da Google faz e quando temos a coisa afinada dá jeito sim. :D

EDIT:

A Microsoft é que perdeu a oportunidade de fazer algo do género de forma nativa com a nova app To-Do.
 
Última edição:
Por acaso também sou cliente do Action Note, e é das coisinhas mais geniais que já vi um Dev de UWPs fazer. É uma App simples, mas o conceito e a forma como usa a API do W10 é notável.

Pena que a MS se tenha esquecido deste e de outros Devs (myTube) nos pseudo-awards que vão dar.
 
O que noto desde o ínicio e já o disse antes é que nem sempre é fácil dar com as boas apps alternativas e nisso, acho que é a store/plataforma/Microsoft a falhar pela forma como é dado destaque ou feita publicidade às apps.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo