Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
EDIT:
https://mspoweruser.com/report-hp-experimenting-intensively-android-hp-elite-x3-successor/

Só rir ... ou chorar ... mas qualquer pessoa com dois dedos de testa faria o mesmo que a HP.
Um gajo sai por uma tarde e chega à noite e apanha com uma destas. Estamos feitos ou não fosse a HP o parceiro que mantinha ainda máquina ligada.

Estes gajos da MS andam mesmo a nanar. Por este andar em breve nem parceiros têm para o windows PC. :facepalm:

Espero que a HP mantenha uma versão windows dos seus futuros smartphones. Por este andar o WIN10Arm vai novamente chegar tarde demais. Essa cena era coisa para ser lançada este outono e fala-se só para o ano.:sad:
 
Eles podem mt bem ter uma solução android e futuramente uma solução WonArm tb. Deve ser o mais certo. De qualquer maneira foi uma oportunidade desperdiçada pela ms. Podiam perfeitamente manter o wm e o WonArm em desenvolvimento e em venda.
 
Eles podem mt bem ter uma solução android e futuramente uma solução WonArm tb
Não estou contra, até sou apologista que as oem's fabricavam os smartphones e um tipo escolhia o SO que quisesse instalar, tal como sucede nos PC's e trocava sempre que lhe apetecesse. Mas já sabemos que a google nunca iria permitir esse tipo de práticas por parte dos seus parceiros. Pelo menos a HP não estará neste capitulo, sob o domínio da Google, embora nunca se sabe.:D

A HP como empresa fez o que tinha de fazer e não dormem à sombra da bananeira.
 
@yamahia

Enquanto as tuas conclusões maravilha assentarem em comparações de hardware com 3 anos de diferença (uma eternidade em tecnologia) e pior ainda em funções GPS/Mapas quando um nem GPS tem sequer não vale apena andar a perder tempo nisto, dizer que o GPS do 930 funciona muito melhor do que um tablet sem GPS é o mesmo que eu dizer que ver um filme ou jogar um jogo é uma experiência largamente superior nas 9.7'' do tablet do que nas 5'' do smartphone, o óbvio e não vejo onde está a valorização do W10m como OS/plataforma/hardware mas pronto se calhar é da minha "falta de paixão". :D

Como já referi antes tenho um Ipad mini de 1ªgeração no iOS 9.3.5 e não sendo o maior fã dos produtos da Apple assim como tendo em conta o hardware que lá está ou o tempo que tem ainda acho que se mexe bastante bem, mas não o comparo à experiência que algo com hardware mais recente oferece por razões óbvias, é assim "a lei da vida tecnológica" e mau sinal seria se algo mais recente não oferecer uma experiência superior a hardware mais antigo.


@Rexobias

Depois de anos a fazer updates de ROMs em Android (dirty ou clean) no mais variado hardware e versões de Android, nos mais variados contextos sendo a esmagadora maioria versões beta em constante desenvolvimento, não posso concordar que em W10m é a mesma coisa no que diz respeito a estabilidade/rapidez do processo e só diz isso quem não tiver a experiência do outro lado.

Num Oneplus One um major update ao OS demora 3 minutos, num 930/1520 demora mais de 20 minutos! Caso não saibas estamos a falar de hardware idêntico e não estou aqui a falar de experiências num 640 comparativamente a hardware de 2016 de topo (Snapdragon 820 com 6Gb RAM e 128Gb ROM), os motivos que levam a esta diferença abismal não sei e sinceramente já nem quero saber mas é algo factual para mim.

Em W10m seja em Insider ou não após update já fiquei por mais que um vez com o OS a não funcionar a 100% com erros na store ou nos próprios updates ao OS, em Android não e mesmo que algo de estranho aconteça um hard reset resolve mesmo ao contrário do W10m que nos casos que relatei só com o WDRT a entrar em cena da forma que sabemos. E sim, em ambos os casos estou a falar de versões limpas do OS sem apps instaladas sequer.

A falta de optimização no processo é notória ainda para mais depois de o experimentar num 435, 640 e 1520/930, sendo os últimos mais rápidos mas com pouca diferença o que é estranho porque a diferença de hardware está longe de ser pouca, mas se calhar é mais um dos benefícios da "unificação" do OS que se estiver optimizado para alguma coisa é para x86.


@cribeiro

Piadas do PRO à parte tens noção ao menos que a experiência infelizmente não é perfeita para todos mesmo para quem tem um 950 XL ? É que nem sou eu que o digo e basta ler o feedback aqui no subfórum para o constatar.

Quanto ao resto, com ou sem paixão isso não significa que se tenha carta branca para dizer tudo o que apetece, sejam em comparações que não fazem sentido ou observações como já aconteceu antes que simplesmente não correspondem à verdade (especialmente quando se teima em falar do que não se sabe), mas isso sou eu que nesta troca de ideias aqui valorizo mais honestidade intelectual do que paixão (isto já para não dizer que paixão e razão não combinam).

Mas se por paixão aqui se entende andar a dar música ou tanga sempre que se fala de algo sobre o W10m então eu fico-me pela "amizade colorida". :-D
 
Só para informar. 60 kms de gps. Inicio com 97 % de bateria [emoji48]
M3KaKXG.jpg


Direitinho ao objetivo, sem passar por sustos nem por vias proibidas. Ok não estava com o Gmaps. Ufa [emoji28] [emoji120]
qB6fVOY.jpg
 
Um gajo sai por uma tarde e chega à noite e apanha com uma destas. Estamos feitos ou não fosse a HP o parceiro que mantinha ainda máquina ligada.

Estes gajos da MS andam mesmo a nanar. Por este andar em breve nem parceiros têm para o windows PC. :facepalm:

Espero que a HP mantenha uma versão windows dos seus futuros smartphones. Por este andar o WIN10Arm vai novamente chegar tarde demais. Essa cena era coisa para ser lançada este outono e fala-se só para o ano.:sad:

Eu sinceramente já estou a pensar mais à frente onde cada vez mais me convenço que as UWP nunca vão ser massificadas (embora na minha opinião, como Dev com anos de experiência, seja uma plataforma do c@r@lh0 se é que me permitem), a Microsoft e consequentemente o Windows perdeu completamente o Consumer Market (que é onde todos, sejam Casuais ou Geeks estamos) o que me levará inevitavelmente a repensar toda a minha vida "digital".

Como Dev terei que abandonar o XAML e o C# que tanto gosto e forçar-me a gostar do iOS e do Auto-Layout com a sua chuva de Constraints, ou então aprender Android (por acaso até gosto de Java, mas agora a moda é JavaScriptizar tudo e se calhar terei que mergulhar diretamente no Kotlin) - ao menos em Android tenho Data-Binding e a UI pode ser feita por um código Readable. Como User não tenho alternativa senão o Android uma vez que necessito de um Dual SIM e a Apple continua em 2017 a achar que Single SIM serve todos os propósitos - o facto de ter que vender um rim ou arrendar um testículo também é outra coisa que me afasta da Apple (já chegou a "loucura" que cometi com o MacBook Pro).

@cribeiro, posso mesmo dizer que qualquer tipo de esperanças que tinha morreram de vez, e neste aspeto até tinha esperanças pois achava o conceito do OneCore demasiado bom para falhar ... mas surpresa minha, a Microsoft conseguiu mesmo assim descarrilar.

Se com o MarketShare do WP8 (que embora curto, era significativo em alguns países e já tinha um espaço só seu), se com a Nokia em seu poder, se com um processo evolutivo de convergência de SO, se com uma plataforma de desenvolvimento verdadeiramente Multi-Device, se com as esperanças da sua UserBase (pois efetivamente havia Hype sobre o W10M), se com tudo isto conseguiram destruir tudo, neste momento em que já nada resta é que vão recuperar?! Nunca na vida!

O W10ARM poderia ser interessante, mas hoje, dia 11 de Agosto de 2017, continua a ser algo ainda por sair ... sabemos que os primeiros equipamentos não serão Smartphones mas sim PC's/Tablets. Até termos um Smartphone propriamente dito Powered By W10ARM o tempo vai passar, passar e passar. Se ontem já era tarde, em 2019 (sendo imensamente otimista para um Smartphone ou semelhante) será uma piada de mau gosto.

Mesmo que o plano tenha sempre sido o W10ARM, posso dizer que foi de génio a ideia de fechar para obras entre o lançamento do W10M e o lançamento do W10ARM. Uma vez que iam correr as mesmas Apps (Software) manter a máquina viva só iria rentabilizar o Ecossistema (PC e Xbox) e facilitar a entrada em cena do W10ARM ... mas estou a ver que a MS é habitada por seres muito inteligentes que achavam que podiam fazer essa pausa.

Como se a pausa não bastasse, as mesmas mentes brilhantes que conceberam a mesma pensaram que seria boa ideia também aumentar a força do Android/iOS com um suporte massivo (diminuindo a necessidade do Windows na vida das pessoas - é como um gajo meter em casa o Brad Pitt para segurar o casamento), não ajudar/suportar os excelentes Devs que por cá habitam tornando o cenário tudo menos tranquilo, não lançar novo Hardware ... não fazer nada, mesmo perante o fracasso da meta pretendida para a adoção do W10 continuam na espiral suicida. Como já disse, continuem a brincar ao HoloMerds, MerdCraft (Pun Intended) e afins que vão muito longe.

Gerações crescem atualmente sem Windows, o meu vizinho está a fazer uma Licenciatura em TI com recurso a um Tablet Android (e até se tem safado bem). Isto vai muito além do W10M ou dos Lumias, basta prestar atenção à Bigger Picture. É mesmo uma questão de tempo até as pessoas serem obrigadas a recorrer a Emuladores Android para aceder a certos Softwares em PC - Surreal mas bem real!

Mas sim, continuem a sonhar de forma orgasmática com o Business Market e a achar arrogantemente que são superiores às outras opções (Android/iOS) por causa de umas opções adicionais facilmente replicáveis ou que na prática têm um significado Zero.

Não rejubilem os mais críticos nem deprimam os meus companheiros do Titanic, conto continuar com o meu 950XL bastante tempo pois mesmo com a MS a querer matar o mesmo, o gajo continua a satisfazer as minhas necessidades. Quando deixar de trabalhar ou ficar impossibilitado de fazer algo que considero essencial, aí sim, aí terei que mergulhar na água gélida do Atlântico Norte.

Depois de anos a fazer updates de ROMs em Android (dirty ou clean) no mais variado hardware e versões de Android, nos mais variados contextos sendo a esmagadora maioria versões beta em constante desenvolvimento, não posso concordar que em W10m é a mesma coisa no que diz respeito a estabilidade/rapidez do processo e só diz isso quem não tiver a experiência do outro lado.

(...)

A tua experiência não está de acordo com a minha, ou então estamos a comparar coisas diferentes.

Por exemplo, de forma Clean, em Android necessito de sacar a respetiva ROM (seja de uma fonte oficial ou de terceiros). Depois ou instalo um TWRP (ou semelhante) para me facilitar a vida, ou uso aquela ferramenta por linha de comandos tipicamente presente no SDK de Android. Uma vez copiada/instalada a ROM no Device tenho que o ligar e aguardar um T > 3 minutos para o primeiro Boot estando presente depois no ecrã de Configuração do Equipamento.

Em Windows o WDRT faz todo o processo por nós (Download da ROM e instalação/cópia da mesma no Device), havendo depois o infame ecrã a preto com a ProgressBar sincronizada com a do WDRT. Depois é só ligar o equipamento e estamos logo no ecrã de seleção de idioma e restante configuração do Device. Sim, há a obrigatoriedade de Reiniciar em caso de mudança de língua e o demorado ecrã de "A Instalar Aplicações" mas o processo parece-me todo ele muito semelhante em ambos os casos.

Atenção, Android pode até ser mais rápido ... dou isso de barato ... mas conceptualmente é a mesma coisa em ambos além de que em nenhum dos Androids que já efetuei este processo (2 vezes por linha de comandos, as restantes através do TWRP - que adoro por sinal) nunca apanhei nenhum que demorasse menos de ou 3 minutos (e nem estou a falar da complexidade de ambos os processos).

De forma Dirty, é que não posso de todo concordar com os 3 minutos que falas ou de uma diferença de água para o vinho como dás a entender. Volto a dar de barato que Android pode ser mais rápido, mas já fiz Updates em vários Androids de forma Dirty (Settings, Updates) e em todos eles levo uns bons belos minutos com o ecrã do Robot Verde de barriga aberta para após Restart levar com o ecrã "A Optimizar App #/[Apps.Count]".

Posso até dizer que não mexi nos melhores Android do mercado, mas também em Windows só o 950XL que tenho é High End (o resto é um 520, 535 e 640XL). Seja de forma Clean ou Dirty conceptualmente e em performance não tenho a mesma experiência que tu, daí não concordar mas respeitar o que me relatas ... mas também, fossem todos os males do W10M/Representação da MS em Mobile o tempo dos Updates.

Concordo contigo que o processo poderia ser optimizado, mas isso é válido para qualquer Software, muito mais para o Software não prioritário de quem o desenvolve/suporta. Quanto a problemas posteriores a Updates, já os vivi em todos os Sistemas Operativos, desde um massificado Windows a uma Distribuição Linux ali da esquina, desde o "perfeito" OSX aos mal amados Androids mais antigos ...
 
Última edição:
@Rexobias

Não estamos a comparar o mesmo porque tu já estás a falar nos minutos para sacar a ROM (até parece que no W10m não tens de fazer download do update) ou instalar recoveries quando eu parto do principio que já o tens (isto se não for um update oficial) e falar no processo WDRT quando eu falo num update como a build .540 que saiu agora num smartphone W10m, mas se for para falar de flash em ambiente Windows sim, o WDRT também é muito mais lento que qualquer programa decente que te permita flashar uma nova ROM em Android.

Eu estou a falar em ter um smartphone e receber um major update nele para instalar, em hardware idêntico o processo é muito mais rápido em Android do que em W10m a partir do momento em que carregas no instalar no próprio smartphone, mas pior mesmo que a velocidade com que é feito é o ser lento e nem por isso mais estável/fiável.

O update (a partir do momento é que carregas no install e faz reboot para a recovery) da LineageOS num Oneplus One em TWRP não demora 3 minutos até ter boot feito e smartphone operacional, agora se quiseres incluir o tempo que demora a sacar a ROM em 56k ou o tempo que leva a mudar de recovery para alguém que nunca o fez, mesmo assim se calhar não demora os 20/30 minutos. :rolleyes:

Com esta conversa quase que fiquei com vontade de fazer um video com o update lado a lado entre um 1520 e o Oneplus One das últimas builds disponíveis, mas tenho mais que fazer. :-D
 
@Rexobias

Não estamos a comparar o mesmo porque tu já estás a falar nos minutos para sacar a ROM (até parece que no W10m não tens de fazer download do update) (...)

Antes de procurares algum género de parcialidade no meu comentário eu não omiti o tempo de Download da ROM do W10M - que por sinal é sempre maior que em Android (em Windows é 1 Gb e qualquer coisa, enquanto que em Android a maior ROM que já me passou pelas mãos ocupava 500 Mb) - por isso calma ;)

Em Windows o WDRT faz todo o processo por nós (Download da ROM e instalação/cópia da mesma no Device),

ou instalar recoveries quando eu parto do principio que já o tens (isto se não for um update oficial) e falar no processo WDRT quando eu falo num update como a build .540 que saiu agora num smartphone W10m, mas se for para falar de flash em ambiente Windows sim, o WDRT também é muito mais lento que qualquer programa decente que te permita flashar uma nova ROM em Android.

Eu não acho que seja uma diferença tão estonteante como a que indicas, mas também não me passaram pelas mãos a diversidade e acima de tudo gama de Androids que passaram pelas tuas.

Eu estou a falar em ter um smartphone e receber um major update nele para instalar, em hardware idêntico o processo é muito mais rápido em Android do que em W10m a partir do momento em que carregas no instalar no próprio smartphone, mas pior mesmo que a velocidade com que é feito é o ser lento e nem por isso mais estável/fiável.

Não tenho maneira de comparar diretamente Hardware idêntico, mas nunca vi um Update em Android a ser tão rápido como descreves, ou transmitir uma ideia de velocidade tão superior face às duas rodinhas do Windows (tempo perdido neste e no ecrã do Robot Verde aberto).

Lá está, não tenho maneira de garantir a equivalência do Hardware (quando um familiar/amigo menos entendido me pede isso não lhe peço as Specs do equipamento), mas nunca apanhei nenhum que me passasse a ideia que em Android é que é.

A estabilidade/fiabilidade dás a entender que em W10M é provável ter um problema após Update. Sou o gajo aqui que menos confia neles, e ainda assim conto pelos dedos as vezes que tive problemas grosseiros ... e olha, azares dos azares já os vi a acontecer em Android (até no "perfeito" OSX).

Daí ter a minha política do Always Clean Install em tudo.

O update (a partir do momento é que carregas no install e faz reboot para a recovery) da LineageOS num Oneplus One em TWRP não demora 3 minutos até ter boot feito e smartphone operacional, agora se quiseres incluir o tempo que demora a sacar a ROM em 56k ou o tempo que leva a mudar de recovery para alguém que nunca o fez, mesmo assim se calhar não demora os 20/30 minutos. :rolleyes:

Dispenso as piadas (embora tenha sorrido ao ler) do Download da ROM quando desde o início referi a mesmo no meu comentário. Tens o direito de me achar parcial (e agradeço que me apontes o dedo quando o faço), mas por favor não tentes inserir parcialidade onde ela não existe.

Adiante, acredito nas tuas palavras até porque nunca tive nas mãos um Android High End para fazer o teste. Quanto à User-Friendness de ambos os processos parece-me óbvio qual o mais simples, mas não me vou alongar nisso.

Com esta conversa quase que fiquei com vontade de fazer um video com o update lado a lado entre um 1520 e o Oneplus One das últimas builds disponíveis, mas tenho mais que fazer. :-D

Não vale a pena, até porque não há nenhum vídeo do mundo que tenha a capacidade de alterar as experiências vividas por qualquer espectador que é ao que se resume esta conversa.
 
Mas sim, continuem a sonhar de forma orgasmática com o Business Market e a achar arrogantemente que são superiores às outras opções (Android/iOS) por causa de umas opções adicionais facilmente replicáveis ou que na prática têm um significado Zero.
Não sei se eles se acham superiores ou não e para o caso pouco importa. O que importa é que...eu para o informático:
-Ó amigo, pode por aqui o programa no meu Tablet? Para eu poder aceder ao servidor por ele?
-Qual é o SO do Tablet?
-É IOS
-Lamento mas n dá. Só dá em windows
-Bolas então só com TeamViewer ou outra do género?
-Sim por aí está bem
-Ok estou mesmo a ver que tenho que investir num Surface
-É o melhor. Por aí já vamos lá
 
Também dá para:
"Olhe lá, quero instalar o Syncthing nos meus pcs e telemoveis para não ter os meus ficheiros privados na cloud. Pode-me ajudar?"
"Claro que sim. Qual e o SO?"
"Windows Phone"
"Ah, entao so da nos pcs"

Ou
"Olhe, pode-me ajudar a configurar a minha VPN com o protocolo OpenVpn?"
"Sim, claro. Que telemovel tem?"
"Windows"
"Ah, entao nao da"

Ou
"Olhe, pode-me ajudar a instalar um ad blocker para eu nao andar a levar com a publicidade toda nos sites?"
"Sim sr. Qual e o SO?"
"Windows"
"Ah, entao nao da"
 
Gerações crescem atualmente sem Windows, o meu vizinho está a fazer uma Licenciatura em TI com recurso a um Tablet Android (e até se tem safado bem). Isto vai muito além do W10M ou dos Lumias, basta prestar atenção à Bigger Picture. É mesmo uma questão de tempo até as pessoas serem obrigadas a recorrer a Emuladores Android para aceder a certos Softwares em PC - Surreal mas bem real!

Ver a plataforma Windows/PC reduzir-se á insignificância é cada vez mais uma realidade.
Num mundo com o foco na mobilidade parece-me insuficiente limitarem-se a oferecer para todas as plataformas os seus serviços para uma empresa da dimensão da MS.

Como o teu vizinho existem outros tantos milhares, que fazem cursos e teses em devices móveis não MS.
Algo impensável há 10 anos, em que o PC+WORD era única ferramenta com qualidade para esta função.

Perante tal incapacidade de resposta ás exigências do novo consumer market, foi encontrada a escapatória do Enterprise que lhes preenche as medidas em termos monetários, time to market longos.
 
Olhe lá, quero instalar o Syncthing nos meus pcs e telemoveis para não ter os meus ficheiros privados na cloud.
Como é isso de aceder aos ficheiros a partir de 3 dispositivos diferentes a partir de 3 locais diferentes, sem recurso a uma cloud?
Até as acho mais seguras , as reputadas, como é o caso da OneDrive, relativamente as VPN e servidores pessoais que podem avariar de um momento para o outro e mandar tudo para o tecto.
Para alem disso é mais vulnerável o ip do q palavra passe ou desbloqueio por iris necessários para desbloquear o acesso aos meus ficheiros privados na nuvem.

Adblock?
pra quê. Sinto isso qd vou de IOS, mesmo com um adblock. Qd uso o w10m não entra nada capaz de me irritar. Seja através do browser, seja pelas app's
 
Última edição:
O syncthing sincroniza os ficheiros entre aparelhos, nao centraliza as coisas na cloud (como faz o onedrive, google drive, etc). Nao e mais nem menos seguro, e mais privado. Se faz sentido pra ti usar nao seo, mas pra mim faz e é um exemplo tao bom como querer aceder ao servidor.

Quanto ao ad block: Nao sap poucas as vezes em que fecho um site pq nao me quero dar ao trabalho de tentar fechar o primeiro anuncio full screen que me metam a frente
 
Exemplos de sites
nhkAGkc.jpg

Um dos mais intrusivos... Sem anuncios.

A propósito. Ja aqui ouviram falar na opção "about:flags" que o Edge permite?
E que tal?

Para já estou fã. No entanto qd a esmola é muita...
 
Mais uma barraca na linha consumer.
Parece afinal a linha surface nao é o mar de rosas que pintam por aqui.
Apos relatório negativo da consumer reports a MS responsabiliza a intel e maus drivers pelos problemas.

https://mspoweruser.com/consumer-re...urface-recommendation-due-reliability-issues/
https://mspoweruser.com/claim-bad-drivers-killing-hardware-innovation-microsoft-lying/

No seguinte artigo de analise:
https://mspoweruser.com/microsoft-getting-ready-defend-surface-wrong-ways/
Instead, Redmond/MS will blame the consumer for being too sensitive, Consumer Reports for being too negative, and Intel because reasons. After all, it is everyone else’s fault.

E aparentemente não é só a linha Surface que tem demonstrado problemas:

https://mspoweruser.com/after-a-week-of-outage-microsoft-abandonment-of-ms-band-users-is-a-disgrace/
After a week of outage Microsoft’s abandonment of MS Band users is a disgrace disse:
It’s going into the 7th day of lack of service for owners of the Microsoft Band, which is currently unable to sync with Microsoft’s online services.(...) Microsoft has been of the habit of letting their orphan services quietly die from neglect rather than give formal notice of discontinuation of service. Microsoft of course quietly discontinued the Band last year, but was still actively selling it less than 12 months ago, making this level of service, not to mention the silence surrounding the downtime, more than unacceptable, and this behavior should give our readers pause when deciding whether to invest in Microsoft’s next latest soon to be abandoned toy.

E ainda falavam mal do Ballmer?
 
Mais uma barraca na linha consumer.
Parece afinal a linha surface nao é o mar de rosas que pintam por aqui.
https://mspoweruser.com/consumer-re...urface-recommendation-due-reliability-issues/
Pelo contrário. Parece-me louvável que em 2 anos 75% dos aparelhos não devolvam um único problema. Melhor que isso parece-me difícil, quer estejamos a falar de Tablets, telemóveis, carros motas etc....

https://mspoweruser.com/claim-bad-drivers-killing-hardware-innovation-microsoft-lying
Apos relatório negativo da consumer reports a MS parece responsabilizar a intel e maus drivers pelos problemas/

Alguém usou o fornecedor como desculpa para justificar ao chefe Nutella o motivo pelo qual não concluiu o trabalho em tempo útil
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo