Depois de ler os vários pontos de vista que por aqui foram escritos nem sei como classificar quem defende a NOS e as outras operadoras nestes casos de tratamento diferenciado (negativamente) a certos clientes por causa de uma classificação que alguém internamente se lembrou de aplicar sem que seja possível, como alguns referem, comprovar certos "acontecimentos".
Em primeiro lugar vivemos num Estado de direito, logo qualquer acusação que nos seja dirigida temos sempre o direito de defesa e contra-argumentação e, pelo que percebi, a norma é manter esse estatuto confidencial, não permitindo assim ao cliente defender-se/argumentar.
Em segundo lugar quem julga não pode, em momento algum, ser uma das partes interessadas no conflito, senão entramos num regime ditatorial em que as decisões têm apenas um sentido e a isenção é coisa que não existe.
Mais ainda me choca que se "justifique" este tipo de atitude com hipotéticos gastos com tribunais quando a NOS é a primeira a expor-se a estes gastos com processos de injunção junto de clientes, sem qualquer base legal quer pelo expirar de prazos (6 meses), quer porque essa dívida nem sequer existir e falo com conhecimento de causa de alguns casos em que as chamadas foram constantes a pressionar ilegalmente os clientes com dívidas inexistentes e comprovadas, num dos casos, com uma declaração da própria empresa, emitida no final do contrato, e que estabelecia que não existiam dívidas. Então para isto a empresa já pode gastar uma fatia dos milhões de euros que lucra todos os anos, mas para colocar em tribunal os clientes "indesejados/manhosos" já não existe essa possibilidade?
Quando o cidadão abdica do Estado de direito e da liberdade que este lhe permite, mal está a sociedade em que habita e tristemente parece-me ser este o caminho que alguns utilizadores estão a querer seguir/justificar.
P.S.: Só uma breve achega ao caso das boxes e routers queimados que foi mencionado, existe uma base de dados da EDP onde ficam registados os casos de sobretensão que podem provocar danos nos aparelhos electrónicos, por zona, para que possam responder a
reclamações sobre este tipo de situações.
Portanto se a NOS quiser é muito fácil pedir essa informação junto da EDP e comprovar assim que, não tendo existido flutuação da corrente na zona onde habita o cliente, o aparelho só pode ter queimado por deficiências na instalação eléctrica do cliente ou por mau uso da box/router, nada de complicado mas claro que ser "juíz/juri e carrasco" é sempre melhor e não dá trabalho nenhum.