Departamento Tolerancia Zero

Se a empresa acha que a responsabilidade é do cliente deveria obrigar o cliente a pagar um equipamento novo, situação aliás prevista nos preçários - estraga um equipamento propriedade da empresa, tem de pagar e não proceder à troca gratuita. A empresa pode muito bem pôr o cliente em tribunal num caso como esses se ele não restituir o montante. E depois o tribunal logo verá se o cliente é culpado ou não.

Eu já percebi que és a favor desse tipo de sistema. Respeito isso. Há muita gente a pensar da mesma maneira, mas eu não acho que seja à margem da Lei que as coisas se resolvem.

Este departamento tem carta branca para dizer que não a tudo a esses clientes na lista negra, tenham razão ou não.
Esse departamento podem desligar as chamadas na cara do cliente, serem arrogantes, roçarem a falta de educação e o extraordinário quando caiem neste departamento não existe nenhum supervisor para passarem a chamada ou se queixarem.
O chamado departamento da justiça Nós.
O cliente é julgado e condenado internamente pela Nós.
Muitos caiem neste departamento porque estão em zonas problemáticas da rede e estão sempre a reclamar de forma legitima.
 
A mim sempre me fez confusão como é que esses funcionários do call center não sentem vergonha de pertencer a departamentos como esse e a outros como o do contencioso

Quanto ao post citado @Barbaraps, ali não estava a falar desta "tolerância zero", estava antes a responder ao post anterior.
 
Última edição:
É um trabalho como outro qualquer, todos os novatos cometem sempre o mesmo erro, o erro de primeiro se importarem com o cliente final, depois com o cliente principal e depois com a empresa em si (isto é, com o cliente do ISP, com o ISP e depois com a empresa com que realmente trabalham).

Os que sobrevivem por mais de, diria uns 12 meses, já perderam por completo a fantasia de ajudar quem quer que seja e só lá estão para ajudar um pessoa, eles proprios, porque mais ninguém se vai importar. E é essa a realidade actual, a unica diferença é que certas equipas estão mais à vontade de mostrar a sua indiferença.

Para um operador de um call-center uma chamada não é nada mais do que um cornometro, é terminar a chamada o mais depressa possivel, agora se a pessoa do outro lado vai ser apoiada? Isso não lhe interessa minimamente...
 
Depois de ler os vários pontos de vista que por aqui foram escritos nem sei como classificar quem defende a NOS e as outras operadoras nestes casos de tratamento diferenciado (negativamente) a certos clientes por causa de uma classificação que alguém internamente se lembrou de aplicar sem que seja possível, como alguns referem, comprovar certos "acontecimentos".

Em primeiro lugar vivemos num Estado de direito, logo qualquer acusação que nos seja dirigida temos sempre o direito de defesa e contra-argumentação e, pelo que percebi, a norma é manter esse estatuto confidencial, não permitindo assim ao cliente defender-se/argumentar.

Em segundo lugar quem julga não pode, em momento algum, ser uma das partes interessadas no conflito, senão entramos num regime ditatorial em que as decisões têm apenas um sentido e a isenção é coisa que não existe.

Mais ainda me choca que se "justifique" este tipo de atitude com hipotéticos gastos com tribunais quando a NOS é a primeira a expor-se a estes gastos com processos de injunção junto de clientes, sem qualquer base legal quer pelo expirar de prazos (6 meses), quer porque essa dívida nem sequer existir e falo com conhecimento de causa de alguns casos em que as chamadas foram constantes a pressionar ilegalmente os clientes com dívidas inexistentes e comprovadas, num dos casos, com uma declaração da própria empresa, emitida no final do contrato, e que estabelecia que não existiam dívidas. Então para isto a empresa já pode gastar uma fatia dos milhões de euros que lucra todos os anos, mas para colocar em tribunal os clientes "indesejados/manhosos" já não existe essa possibilidade?

Quando o cidadão abdica do Estado de direito e da liberdade que este lhe permite, mal está a sociedade em que habita e tristemente parece-me ser este o caminho que alguns utilizadores estão a querer seguir/justificar.

P.S.: Só uma breve achega ao caso das boxes e routers queimados que foi mencionado, existe uma base de dados da EDP onde ficam registados os casos de sobretensão que podem provocar danos nos aparelhos electrónicos, por zona, para que possam responder a reclamações sobre este tipo de situações.
Portanto se a NOS quiser é muito fácil pedir essa informação junto da EDP e comprovar assim que, não tendo existido flutuação da corrente na zona onde habita o cliente, o aparelho só pode ter queimado por deficiências na instalação eléctrica do cliente ou por mau uso da box/router, nada de complicado mas claro que ser "juíz/juri e carrasco" é sempre melhor e não dá trabalho nenhum.

Pois, claro que todos os equipamentos do mundo avariam por quedas de energia, esta explicado o porque de tantas avarias...

Tambem deves ser daqueles que defendem as pessoas que compram maquinas fotográficas, levam de ferias, usam e abusam do objecto e no final dos 14 dias vão a loja devolver a dizer que não ficaram satisfeitos, mas esquecem-se de apagar as fotos, ou daqueles que vão de ferias para o Algarve e na volta causam uma avaria no carro para poder chamar o reboque e assim não ter que gastar gasóleo na viajem de retorno ou daqueles que avariam material eletrônico de proposito no final do período de garantia para poder receber um novo, etc, etc, etc...

Se quiser eu posso passar cá o dia a te dar exemplos de aldrabices que as pessoas fazem e as empresas não tem como se defender.

Agora dizer que uma empresa não pode tentar se defender desse tipo de aldrabões e ainda pior do que aceitar esse tipo de atitudes por parte das operadoras, pois só esta a apoiar quem faz essas aldrabices... Se tivesses uma empresa que lida com atendimento ao publico, vendas, etc, pensavas de forma diferente, de certeza absoluta.

Vou dizer pela terceira vez, se acho certo, claro que não, pois se as pessoas fossem bem intencionadas não era preciso nada disso, mas como sei que existem muitos aldrabões por ai, esse tipo de departamento e um mau necessário.

Ja agora, em relação as empresas irem a tribunal tentar resgatar dividas antigas, basta as pessoas guardarem as facturas durante o período de tempo que a lei estabelece, que nada disso acontece.
 
Porque carga d'água é que as pessoas haviam de ter vergonha de trabalhar em departamentos que, ou cerceiam a actividade dos aldrabões e vigaristas ou recuperam as dividas dos caloteiros que chegam a ser penhorados, legitimamente, por 3 operadores? E quem trabalha nos departamentos jurídicos ou de auditoria que assumem bastas vezes o papel de polícia dos trabalhadores para que não metam a unha do guito?

Os operadores são uns malandros. Quando os clientes telefonam para o apoio ao cliente e juram a pés juntos que numa chamada anterior lhes prometeram um pacote 3P por €5, o operador, além de baixar para os €5, ainda devia oferecer 6 meses de serviço à borla para compensar o incomodo. Quando os clientes querem o último grito e lhes é negado e logo a seguir colocam os equipamentos no forno ou no congelador, o operador ainda devia oferecer jantares no Evaristo para compensar as horas que ficam sem serviço.
 
Pois, claro que todos os equipamentos do mundo avariam por quedas de energia, esta explicado o porque de tantas avarias...

Ora bem isto parece-me um caso de memória curta, extremamente curta aliás, porque não fui eu que disse o seguinte:
"Ora, foi la o técnico e realmente a box estava queimada, la tiveram que trocar e colocaram uma igual a que ele tinha..."
e aquilo que fiz foi apenas mencionar uma forma extremamente fácil que a NOS tem ao seu dispor para contrapor, o uso ou não dessa facilidade depende depois da vontade da empresa. Mas para quem tem este tipo de departamentos e gasta dinheiro com isso (salários, instalações e afins) não me parece que seja uma coisa complicada.

Tambem deves ser daqueles que defendem as pessoas que compram maquinas fotográficas, levam de ferias, usam e abusam do objecto e no final dos 14 dias vão a loja devolver a dizer que não ficaram satisfeitos, mas esquecem-se de apagar as fotos, ou daqueles que vão de ferias para o Algarve e na volta causam uma avaria no carro para poder chamar o reboque e assim não ter que gastar gasóleo na viajem de retorno ou daqueles que avariam material eletrônico de proposito no final do período de garantia para poder receber um novo, etc, etc, etc...

Se quiser eu posso passar cá o dia a te dar exemplos de aldrabices que as pessoas fazem e as empresas não tem como se defender.

Em momento algum defendi as aldrabices e sou abertamente contra qualquer tipo de chico-espertice, agora não sou apologista de empresas serem o "juiz, júri e carrasco" sobre relações contratuais, para isso existem Centros de Arbitragem, Tribunais e afins para resolver esses problemas. Se não compreendes a diferença entre existir justiça/imparcialidade e apoiar aldrabices aconselho-te a abrir um pouco os horizontes e quiçá estudar um pouco a história Portuguesa moderna e certamente vais encontrar muitos exemplos de prepotência que aqui tanto defendes e que provinham de um regime que, em momento algum, posso aceitar.

Agora dizer que uma empresa não pode tentar se defender desse tipo de aldrabões e ainda pior do que aceitar esse tipo de atitudes por parte das operadoras, pois só esta a apoiar quem faz essas aldrabices... Se tivesses uma empresa que lida com atendimento ao publico, vendas, etc, pensavas de forma diferente, de certeza absoluta.

Vou dizer pela terceira vez, se acho certo, claro que não, pois se as pessoas fossem bem intencionadas não era preciso nada disso, mas como sei que existem muitos aldrabões por ai, esse tipo de departamento e um mau necessário.

Onde leste que sugeri que as empresas não se podem defender? Até sugeri um método simples e prático para um problema que tu próprio levantaste e como disse anteriormente existem muitos métodos da empresa se defender de forma legal.
Percebo pela tua lógica que por haver ladrões/aldrabões e outros que tais podemos esquecer o Estado de Direito e começar a fazer justiça pelas nossas mãos porque são "males necessários" então da próxima vez que for enganado pela NOS (aumentos em prazo de fidelização, sobrecarga de TAP exteriores, ... ) também posso fazer justiça pelas próprias mãos correcto? Ou será que aí não estou a deixar a empresa se defender?

Ja agora, em relação as empresas irem a tribunal tentar resgatar dividas antigas, basta as pessoas guardarem as facturas durante o período de tempo que a lei estabelece, que nada disso acontece.

Sim mas o problema é o princípio da coisa, em que a empresa, sabendo de antemão que a dívida não existe, tenta adquirir valores que não lhe são devidos. Mas aqui pela parca expressão que demonstraste/escreveste já não estamos no campo das aldrabices.
 
Porque carga d'água é que as pessoas haviam de ter vergonha de trabalhar em departamentos que, ou cerceiam a actividade dos aldrabões e vigaristas ou recuperam as dividas dos caloteiros que chegam a ser penhorados, legitimamente, por 3 operadores? E quem trabalha nos departamentos jurídicos ou de auditoria que assumem bastas vezes o papel de polícia dos trabalhadores para que não metam a unha do guito?

Os operadores são uns malandros. Quando os clientes telefonam para o apoio ao cliente e juram a pés juntos que numa chamada anterior lhes prometeram um pacote 3P por €5, o operador, além de baixar para os €5, ainda devia oferecer 6 meses de serviço à borla para compensar o incomodo. Quando os clientes querem o último grito e lhes é negado e logo a seguir colocam os equipamentos no forno ou no congelador, o operador ainda devia oferecer jantares no Evaristo para compensar as horas que ficam sem serviço.
O problema fundamentalmente não está em cobrarem dívidas, está no como o fazem:
http://web.archive.org/web/20160121...5/07/dividas-tmnoptimus-o-que-deve-fazer.html
http://www.rtp.pt/noticias/pais/operadora-nos-e-campea-da-caca-a-divida_v892341

Ao que sabe, este tipo de problemas não acontece nem com uma nem com duas nem com três, mas antes com milhares pessoas que são confrontadas com quantias inexígiveis do ponto de vista legal (honorários muito acima do limite legal, etc.) alguns de contratos que não contraíram em seu nome e, pior que tudo, do outro lado do telefone têm gente irredutível que não pensa nas consequências do que está a causar, nas famílias que estão a destruir à conta de parcelas de dívidas que muitas vezes os próprios sabem que são calculadas ilegalmente (e não estou a falar da prescrição, que isso é outra coisa, que tem de ser o cliente a alegar porque é legal eles não avisarem da prescrição, ético é que já não sei).

Edit: Não percebo como centram a discussão em quem divulgou informação interna a um cliente. Fez ele senão bem! É como estarem numa escala diferente a criticar o Snowden. Entendo que preferissem opacidade neste tipo de práticas, o que é muito revelador...
 
Última edição:
Ora bem isto parece-me um caso de memória curta, extremamente curta aliás, porque não fui eu que disse o seguinte:
"Ora, foi la o técnico e realmente a box estava queimada, la tiveram que trocar e colocaram uma igual a que ele tinha..."
e aquilo que fiz foi apenas mencionar uma forma extremamente fácil que a NOS tem ao seu dispor para contrapor, o uso ou não dessa facilidade depende depois da vontade da empresa. Mas para quem tem este tipo de departamentos e gasta dinheiro com isso (salários, instalações e afins) não me parece que seja uma coisa complicada.

Amigo, queimar um equipamento eletrônico que necessita de ventilação e tao fácil que não precisa de qualquer problema na rede elétrica, depois o que vai fazer a NOS com um relatório da EDP quando o problema não foi a energia, mas sim o sobreaquecimento?? Nao pode fazer nada, tem que repor um equipamento mesmo sabendo que foi o cliente que avariou.

E fácil a NOS contrapor?? So se tiverem câmeras dentro das casas dos clientes para provar que foi o cliente que fez o equipamento sobreaquecer de proposito.

Em momento algum defendi as aldrabices e sou abertamente contra qualquer tipo de chico-espertice, agora não sou apologista de empresas serem o "juiz, júri e carrasco" sobre relações contratuais, para isso existem Centros de Arbitragem, Tribunais e afins para resolver esses problemas. Se não compreendes a diferença entre existir justiça/imparcialidade e apoiar aldrabices aconselho-te a abrir um pouco os horizontes e quiçá estudar um pouco a história Portuguesa moderna e certamente vais encontrar muitos exemplos de prepotência que aqui tanto defendes e que provinham de um regime que, em momento algum, posso aceitar.

Sabe o que e justiça, e as pessoas seguirem o que esta no contracto e fazer as empresas também seguir, se assim for não existem razoes para esse tipo de departamentos, mas como existem chico-espertos, aldrabões, ladroes por todo lado, as empresas tem que criar métodos de defesa, se não, não faziam mais nada do que andar a dar equipamentos novos e descontos a todos, sempre que lhes apetecia.

Mas achas que e viável para uma empresa ir para centros de arbitragem por tudo e por nada? E depois ir la fazer o que? Dizer que uma pessoa efectuo uma aldrabice sem poder provar?

Amigo, isso e igual politico ladrão, todos sabem que eles roubaram, mas nunca existem provas de nada, vão a tribunal e são sempre ilibados, pois só tem indícios e nunca provas.

Onde leste que sugeri que as empresas não se podem defender? Até sugeri um método simples e prático para um problema que tu próprio levantaste e como disse anteriormente existem muitos métodos da empresa se defender de forma legal.
Percebo pela tua lógica que por haver ladrões/aldrabões e outros que tais podemos esquecer o Estado de Direito e começar a fazer justiça pelas nossas mãos porque são "males necessários" então da próxima vez que for enganado pela NOS (aumentos em prazo de fidelização, sobrecarga de TAP exteriores, ... ) também posso fazer justiça pelas próprias mãos correcto? Ou será que aí não estou a deixar a empresa se defender?

Centro de arbitragem e simples e pratico para um ou dois casos por semana, agora imagina a quantidade desse tipo de pessoas que a Nos, Meo e Vdf tem de aturar, os centros de arbitragem não faziam mais nada da vida e cada caso se arrastava por anos.

Eu fui um dos "enganados" pela Nos, mas ao contrario de muitos, eu sei os meus direitos e deveres, assim que recebi a factura, liguei para eles e expliquei a situação, passados 10 min tinha tudo resolvido e no final das contas ainda beneficiei com esse aumento, pois vou pagar um montante menor no total de toda a fidelização, pois me ofereceram 60€ para um aumento de 2€ mensais, logo no final da fidelização 12 meses vou sair beneficiado. Vou pagar mais uns 30€ e recebi 60€ pelo transtorno...

Resumindo, leiam seus contratos antes de assinar e quando existe aumentos, procurem os seus direitos, simples.


Sim mas o problema é o princípio da coisa, em que a empresa, sabendo de antemão que a dívida não existe, tenta adquirir valores que não lhe são devidos. Mas aqui pela parca expressão que demonstraste/escreveste já não estamos no campo das aldrabices.

Nunca me viste concordar com essa pratica, sei que acontece, claro que sou contra. Mas aqui ja estas a misturar alhos, com bugalhos... Estamos a falar de um departamento e para justificar uma coisa, vens mencionar outra.
 
Amigo, queimar um equipamento eletrônico que necessita de ventilação e tao fácil que não precisa de qualquer problema na rede elétrica, depois o que vai fazer a NOS com um relatório da EDP quando o problema não foi a energia, mas sim o sobreaquecimento?? Nao pode fazer nada, tem que repor um equipamento mesmo sabendo que foi o cliente que avariou.

E fácil a NOS contrapor?? So se tiverem câmeras dentro das casas dos clientes para provar que foi o cliente que fez o equipamento sobreaquecer de proposito.

Continuo a dizer que é relativamente fácil, pois as box com interactividade (IRIS) possuem modem próprio e podem ser monitorizadas remotamente, logo se existe dinheiro para criar estes departamentos também existirá para criar um servidor pequenito para armazenar uns kb/cliente com logs dos diferentes hardwares da box, se é que já não existe, pois aquando de problemas que exigem despistagem já existe a possibilidade de rever logs.
Mas lá está eu sou a favor da empresa usar ferramentas que remetam para a sua condição de fornecedora de serviços e não para entidade com capacidade de julgar pessoas.


Sabe o que e justiça, e as pessoas seguirem o que esta no contracto e fazer as empresas também seguir, se assim for não existem razoes para esse tipo de departamentos, mas como existem chico-espertos, aldrabões, ladroes por todo lado, as empresas tem que criar métodos de defesa, se não, não faziam mais nada do que andar a dar equipamentos novos e descontos a todos, sempre que lhes apetecia.

Mas achas que e viável para uma empresa ir para centros de arbitragem por tudo e por nada? E depois ir la fazer o que? Dizer que uma pessoa efectuo uma aldrabice sem poder provar?

Amigo, isso e igual politico ladrão, todos sabem que eles roubaram, mas nunca existem provas de nada, vão a tribunal e são sempre ilibados, pois só tem indícios e nunca provas.

Não podia concordar mais com a parte que destaquei a negrito, agora justificar departamentos justiceiros com base na necessidade de as empresas criarem métodos de defesa é um ponto de vista extremamente perigoso, do meu ponto de vista. Porque então estaremos a dar carta branca a qualquer cidadão que se sinta injustiçado a agir a seu belo prazer e fazer o que quiser, ignorando o que significa liberdade e cidadania.

Centro de arbitragem e simples e pratico para um ou dois casos por semana, agora imagina a quantidade desse tipo de pessoas que a Nos, Meo e Vdf tem de aturar, os centros de arbitragem não faziam mais nada da vida e cada caso se arrastava por anos.

Eu fui um dos "enganados" pela Nos, mas ao contrario de muitos, eu sei os meus direitos e deveres, assim que recebi a factura, liguei para eles e expliquei a situação, passados 10 min tinha tudo resolvido e no final das contas ainda beneficiei com esse aumento, pois vou pagar um montante menor no total de toda a fidelização, pois me ofereceram 60€ para um aumento de 2€ mensais, logo no final da fidelização 12 meses vou sair beneficiado. Vou pagar mais uns 30€ e recebi 60€ pelo transtorno...

Resumindo, leiam seus contratos antes de assinar e quando existe aumentos, procurem os seus direitos, simples.

Lamento que tenhas sido um dos enganados, aqui não há lugar a aspas porque é um facto que é uma ilegalidade aumentar contratos dentro do período de fidelização como a NOS tem feito, mas existem muitos casos em que apenas recorrendo a centros de arbitragem conseguem repor ou ser ressarcidos pelas ilegalidades cometidas, pois não existe abertura suficiente por parte do funcionário do outro lado da linha e claro está que isso só acontece pelo tamanho da empresa e pela impossibilidade de imputar a uma pessoa a ilegalidade, caso contrário duvido que estas situações ocorressem.


Nunca me viste concordar com essa pratica, sei que acontece, claro que sou contra. Mas aqui ja estas a misturar alhos, com bugalhos... Estamos a falar de um departamento e para justificar uma coisa, vens mencionar outra.

Apenas usei o exemplo do departamento de cobranças para demonstrar que empresas como a NOS gastam dinheiro em coisas absurdas e algumas vezes ilegais e se comportam como os "clientes difíceis , pelo que depois serem as "virgens ofendidas" (já que está tão em voga a expressão) quanto a esse tipo de cliente é no mínimo patético mas não podemos aceitar agora que as empresas/clientes façam o que querem devendo sim usar as ferramentas legais ao seu dispor, se as mesmas são adequadas ou não isso é uma questão do País e da cultura dos seus cidadãos.
 
Amigo, queimar um equipamento eletrônico que necessita de ventilação e tao fácil que não precisa de qualquer problema na rede elétrica, depois o que vai fazer a NOS com um relatório da EDP quando o problema não foi a energia, mas sim o sobreaquecimento?? Nao pode fazer nada, tem que repor um equipamento mesmo sabendo que foi o cliente que avariou.

E fácil a NOS contrapor?? So se tiverem câmeras dentro das casas dos clientes para provar que foi o cliente que fez o equipamento sobreaquecer de proposito.



Sabe o que e justiça, e as pessoas seguirem o que esta no contracto e fazer as empresas também seguir, se assim for não existem razoes para esse tipo de departamentos, mas como existem chico-espertos, aldrabões, ladroes por todo lado, as empresas tem que criar métodos de defesa, se não, não faziam mais nada do que andar a dar equipamentos novos e descontos a todos, sempre que lhes apetecia.

Mas achas que e viável para uma empresa ir para centros de arbitragem por tudo e por nada? E depois ir la fazer o que? Dizer que uma pessoa efectuo uma aldrabice sem poder provar?

Amigo, isso e igual politico ladrão, todos sabem que eles roubaram, mas nunca existem provas de nada, vão a tribunal e são sempre ilibados, pois só tem indícios e nunca provas.



Centro de arbitragem e simples e pratico para um ou dois casos por semana, agora imagina a quantidade desse tipo de pessoas que a Nos, Meo e Vdf tem de aturar, os centros de arbitragem não faziam mais nada da vida e cada caso se arrastava por anos.

Eu fui um dos "enganados" pela Nos, mas ao contrario de muitos, eu sei os meus direitos e deveres, assim que recebi a factura, liguei para eles e expliquei a situação, passados 10 min tinha tudo resolvido e no final das contas ainda beneficiei com esse aumento, pois vou pagar um montante menor no total de toda a fidelização, pois me ofereceram 60€ para um aumento de 2€ mensais, logo no final da fidelização 12 meses vou sair beneficiado. Vou pagar mais uns 30€ e recebi 60€ pelo transtorno...

Resumindo, leiam seus contratos antes de assinar e quando existe aumentos, procurem os seus direitos, simples.




Nunca me viste concordar com essa pratica, sei que acontece, claro que sou contra. Mas aqui ja estas a misturar alhos, com bugalhos... Estamos a falar de um departamento e para justificar uma coisa, vens mencionar outra.
@dodi280, para as empresas moverem processos contra particulares existem os tribunais. Os centros de arbitragem são para os clientes que quiserem mediação e arbitragem de um conflito de consumo, e por norma não ao contrário. Além disso, os processos são rápidos - 2 a 3 meses. Claro que, perante uma queixa de um cliente em tribunal arbitral, a empresa pode conseguir fazer valer os seus argumentos e conseguir que uma dada fatura que emitiu não seja anulada, mas isso é outra conversa.
 
Última edição:
Continuo a dizer que é relativamente fácil, pois as box com interactividade (IRIS) possuem modem próprio e podem ser monitorizadas remotamente, logo se existe dinheiro para criar estes departamentos também existirá para criar um servidor pequenito para armazenar uns kb/cliente com logs dos diferentes hardwares da box, se é que já não existe, pois aquando de problemas que exigem despistagem já existe a possibilidade de rever logs.
Mas lá está eu sou a favor da empresa usar ferramentas que remetam para a sua condição de fornecedora de serviços e não para entidade com capacidade de julgar pessoas.

Pois, isso e tudo muito bonito no papel... Para essa tua ferramenta de diagnostico não fazer nada, basta desligar o aparelho da corrente elétrica, logo e impossível fazer qualquer registo, como e obvio. Basta qualquer pessoa remover a box/router da ficha, desligar o cabo de comunicação, fazer aldrabice que costuma fazer, depois voltar a colocar o cabo de comunicação, ligar a corrente e depois ligam para a operadora a dizer que o aparelho deixou de funcionar. E agora, para que serviu todo o investimento nessas ferramentas que andaste a instalar para controlos?? Nada, não serviu de nada, pois as coisas vão continuar a acontecer.


Não podia concordar mais com a parte que destaquei a negrito, agora justificar departamentos justiceiros com base na necessidade de as empresas criarem métodos de defesa é um ponto de vista extremamente perigoso, do meu ponto de vista. Porque então estaremos a dar carta branca a qualquer cidadão que se sinta injustiçado a agir a seu belo prazer e fazer o que quiser, ignorando o que significa liberdade e cidadania.

Perigoso porque?? Isso ja existe a vários anos em vários sectores e não foi por causa disso que ninguém morreu, só serve para distinguir as pessoas que são honestas, das que não são...

So os clientes que fazem por merecer que ficam identificados para esse departamento. So porque a operadora deixa de os tratar bem, não quer dizer que os trate mau, apenas deixam de ir na cantiga do vigário, pois já sabem de antemão com que tipo de pessoa estão a lidar. Tal e qual aquela fabula do pastor mentiroso, alguns tanto fazem por merecer que ficam registados no tal departamento.

Quase todos nos conhecemos uma pessoa que exagera nas historias e esta a mentir volta e meia, de antemão já sabemos que não podemos acreditar em tudo que essa pessoa fala, aqui o processo e igual, o cliente fica com um rotulo e quando liga para a operadora, eles já sabem com quem estão a lidar.


Apenas usei o exemplo do departamento de cobranças para demonstrar que empresas como a NOS gastam dinheiro em coisas absurdas e algumas vezes ilegais e se comportam como os "clientes difíceis , pelo que depois serem as "virgens ofendidas" (já que está tão em voga a expressão) quanto a esse tipo de cliente é no mínimo patético mas não podemos aceitar agora que as empresas/clientes façam o que querem devendo sim usar as ferramentas legais ao seu dispor, se as mesmas são adequadas ou não isso é uma questão do País e da cultura dos seus cidadãos.

Sabes que na maioria das vezes, quando as operadoras recorrem a esse tipo de empresa cobradora e porque as pessoas devem mesmo, por deixarem de pagar as facturas ou por não cumprirem os contratos. Pode ter certeza que se as pessoas todas pagassem o que devem, não existia esse tipo de empresa. Se eu defendo a maneira que eles trabalham, claro que não.


@dodi280, para as empresas moverem processos contra particulares existem os tribunais. Os centros de arbitragem são para os clientes que quiserem mediação e arbitragem de um conflito de consumo, e por norma não ao contrário. Além disso, os processos são rápidos - 2 a 3 meses.

Quem deu o exemplo do centro de arbitragem foi o colega RJMC... Sendo assim então e mesmo impossível uma empresa se defender desse tipo de aldrabões, caso não seja ela mesmo a criar os mecanismos... Pois levar esse tipo de processo a tribunais, nunca mais saia de la e com valores demasiados elevados para justificar.
 
Quem deu o exemplo do centro de arbitragem foi o colega RJMC... Sendo assim então e mesmo impossível uma empresa se defender desse tipo de aldrabões, caso não seja ela mesmo a criar os mecanismos... Pois levar esse tipo de processo a tribunais, nunca mais saia de la e com valores demasiados elevados para justificar.
Não vi nada de errado no que ele disse. São efetivamente locais de resolução de conflitos, mas é sobretudo destinado aos consumidores (são eles que iniciam o processo). Quanto a processos em tribunal comum, são a especialidade da NOS. Ainda ontem dei o exemplo de mais um que foi perdido na Relação de Lisboa. http://www.dgsi.pt/jtrl.nsf/33182fc...f83e89aee79c2146802580ba0054f539?OpenDocument (só há uma empresa de telecomunicações cujo nome acaba em "... Comunicações, S.A.")
 
Última edição:
O povo fala fala, fala fala, mas não sabe do que fala. É uma espécie de ódio palerma e imbecil pelos operadores que lhe prestam um serviço que quer e contrata cega e impulsivamente, sem perceber sequer o que está a contratar ou se tem possibilidade de cumprir.

Uns quantos casos veiculados pelos Media, que querem é sangue e cachas, não escondem milhares de outros que são, de facto, calotes de aldrabões e vigaristas.
 
Esse departamento existe para as pessoas de bem, porque para os reis da fraude em muitos bairros sociais nem lá entram.
Gostava de ver esse departamento a ligar para essa gente ou mesmo a fazer uma visita ao local.
Nesses bairros sociais abundam puxadas ilegais, burlas mas para esses a coragem é nenhuma.
A coragem deles é para cobrar dividas prescritas e massacrar os assalariados que reclamam os seus direitos.
Ultimamente está instalado na sociedade que quem reclama muito é um burlão.
Faz lembrar aqueles casos de alguém que tem um acidente e ainda é acusado por tentativa de burla à seguradora, ou um caso que o meu marido foi defender, de uma empresa que foi denunciada nos jornais por vender comida fora de prazo numa máquina de vending e quem denunciou ainda foi processado pelas percas nas vendas da empresa.
Obviamente que os processos caíram pela base, mas serve para amedrontar as pessoas de reclamar.
 
Ja e a terceira ou quarta vez que levam o assunto para outros caminhos para justificar que esse departamento não deveria existir...

Se existem puxadas ilegais, processos em seguradoras, vending machines, etc, etc não tem nada a ver com isso aqui, isso e problema de outros departamentos e nada tem a ver com o assunto. Eu sei muito bem que as operadoras não são santas e que fazem muita trafulhice, mas isso nada tem a ver com o assunto e não queiram justificar as aldrabices que os clientes fazem com isso.

O problema e que para 1 caso de exagero por parte das operadoras, devem existir uns 50 por parte dos clientes, a pedir descontos passado pouco tempo de assinar contrato, a avariar equipamentos, a requisitar equipa técnica quando não e preciso, a passar horas a ocupar linhas telefônicas e funcionários para nada, a ir em lojas armar confusões quando não tem razão, etc, etc...

Trabalhei em hotelaria durante anos e sei muito bem que cerca de 1% a 2% dos clientes são aldrabões e vão fazer de tudo para sair sem pagar a conta ou alguns saem mesmo sem pagar e o hotel tem que recorrer a outros meios para tentar cobrar, o que muitas vezes não da em nada, apenas mais gastos. E não sei se sabem na hotelaria também existe uma "lista negra" dos clientes. Praticamente todos os hotéis tem listas de clientes que la já não entram.
 
Há um Grupo no Facebook, aliás, há vários do género em que os aldrabões/vigaristas/caloteiros aparecem a contar os seus casos na esperança que alguém lhes arranje uma solução milagrosa. Chama-se "Operadoras de telecomunicações estão a deixar os portugueses à beira de um ataque de nervos" e aparecem n casos interessantes de pessoas basto honestas, daquelas que por aqui se defende que não deviam estar classificadas no departamento Tolerância Zero e que os Media não noticiam:

- aldrabou a NOS 2 vezes https://www.facebook.com/groups/1566766800266484/permalink/1888652421411252/
- 1 penhora da MEO + 1 penhora da NOS https://www.facebook.com/groups/1566766800266484/permalink/1870462349896926/
- rescindiu com um operador no mesmo dia em que instalou outro https://www.facebook.com/groups/1566766800266484/permalink/1905443813065446/
- 2 penhoras da MEO, 1 contrato pagou 6 meses e outro 11 https://www.facebook.com/groups/1566766800266484/permalink/1786116141664881/

E é disto à carrada, fora o povo que anda na pornografia e clica num OK qualquer para ver as partes pudibundas das moçoilas, não lê as letrinhas pequenas no rodapé e aparece a jurar pelas alminhas que nunca regalou as vistas em sites de pouca vergonha e não percebe porque lhe estão a cobrar X por semana.

Realmente, os operadores são uns malandros e até deviam fornecer congeladores e fornos para os clientes aquecerem e refrescarem os equipamentos quando lhes é negada a troca.
 
Nao querendo prolongar a discussao na opinião de alguns todos os clientes sao iguais e nao podem ser discriminados e colocados em lista e tal e coisa
Nao acredito que, a existir essa lista, um cliente seja incluido por motivos menores. Deverao ser motivos fortes.
Quantos de nos se calhar ja ouvimos estorias de alguem que liga todos os dias para o apoio a clientes só porque acha que tem razão e nao procura outros meios de resolver o problema
Basta ir ao facebook da NOS e vemos situacoes de posts repetidos de alguem que acha bom e correcto fazer copy paste de um texto em cima de questoes legitimas de clientes
Agora é imaginar isso mas num atendimento telefónico
 
Há um Grupo no Facebook, aliás, há vários do género em que os aldrabões/vigaristas/caloteiros aparecem a contar os seus casos na esperança que alguém lhes arranje uma solução milagrosa. Chama-se "Operadoras de telecomunicações estão a deixar os portugueses à beira de um ataque de nervos" e aparecem n casos interessantes de pessoas basto honestas, daquelas que por aqui se defende que não deviam estar classificadas no departamento Tolerância Zero e que os Media não noticiam:

- aldrabou a NOS 2 vezes https://www.facebook.com/groups/1566766800266484/permalink/1888652421411252/
- 1 penhora da MEO + 1 penhora da NOS https://www.facebook.com/groups/1566766800266484/permalink/1870462349896926/
- rescindiu com um operador no mesmo dia em que instalou outro https://www.facebook.com/groups/1566766800266484/permalink/1905443813065446/
- 2 penhoras da MEO, 1 contrato pagou 6 meses e outro 11 https://www.facebook.com/groups/1566766800266484/permalink/1786116141664881/

E é disto à carrada, fora o povo que anda na pornografia e clica num OK qualquer para ver as partes pudibundas das moçoilas, não lê as letrinhas pequenas no rodapé e aparece a jurar pelas alminhas que nunca regalou as vistas em sites de pouca vergonha e não percebe porque lhe estão a cobrar X por semana.

Realmente, os operadores são uns malandros e até deviam fornecer congeladores e fornos para os clientes aquecerem e refrescarem os equipamentos quando lhes é negada a troca.

Que não restem dúvidas, tudo isso é censurável. Mas já existe lista de devedores prevista na Lei, que permite às operadoras recusar a contratação com determinado cliente
Nao querendo prolongar a discussao na opinião de alguns todos os clientes sao iguais e nao podem ser discriminados e colocados em lista e tal e coisa
Nao acredito que, a existir essa lista, um cliente seja incluido por motivos menores. Deverao ser motivos fortes.
Quantos de nos se calhar ja ouvimos estorias de alguem que liga todos os dias para o apoio a clientes só porque acha que tem razão e nao procura outros meios de resolver o problema
Basta ir ao facebook da NOS e vemos situacoes de posts repetidos de alguem que acha bom e correcto fazer copy paste de um texto em cima de questoes legitimas de clientes
Agora é imaginar isso mas num atendimento telefónico
Ah! Já estava a achar estranho não teres participadado neste tópico.
 
Que não restem dúvidas, tudo isso é censurável. Mas já existe lista de devedores prevista na Lei, que permite às operadoras recusar a contratação com determinado cliente

Pormenor 1
O 46º da 5/2004 só foi implementado 5 anos depois, ou seja, em 2009, e sabemos que as penhoras batem à porta dos caloteiros uns anos valentes depois de contraídas as dividas.

Pormenor 2
Só os calotes superiores ao ordenado mínimo são aumentados à lista. Despesas administrativas, honorários dos Solicitadores, etc, não contam.

Pormenor 3
Agentes e vendedores não são empregados dos operadores e a lista não é acedida por qualquer marmelo.*

*Já assisti a um contrato com instalação minutos depois e nunca o vendedor contactou telefónica ou informaticamente o operador. Quem vive em zonas urbanas já viu as equipas de vendas que andam acompanhadas dos instaladores para convencerem os clientes com a instalação no momento.
 
Back
Topo