Desabafos de um nabo!

Eu neste momento estou a usar Linux (Ubuntu) em máquina virtual, porque tenho uma cadeira que implica programação em C ao nível de sistemas operativos. Funções de sistema, processos, argumentos, pipes, esse tipo de coisa.
Foi da maneira que arranjei uma "desculpa" para me voltar a debruçar-me sobre o Linux, após umas primeiras experiências menos felizes.

O facto é que o Ubuntu está muito bom em termos de facilidade de utilização. Após umas voltinhas no package manager instalei tudo o que eu precisava e removi "palha" que não necessitava.

Tive umas chatices com uns updates, que foram quando actualizei a kernel, fiquei sem ambiente gráfico. Mas uma passagem rápida para o Windows permitiu-me googlar o problema, passar para linha de comandos, e resolvê-lo logo na hora :)

Só não gosto de duas coisas no Ubuntu. Primeiro é o GNOME que já podia ser um pouco mais "bonito" (mariquices :p). E a outra é o facto de quando se actualiza a kernel ele adiciona mais entradas no GRUB, a meu ver, desnecessariamente. Mas sempre dá para apagar essas entradas a mais.

E, é sempre bom ver alguém com tanto entusiasmo com o Linux. Força aí nisso :)
 
Podes instalar o KDE ou XFCE ou então um Window Manager como o OpenBox e personalizar o Desktop todo a teu gosto.

É dar asas à imaginação. ;)
 
E a outra é o facto de quando se actualiza a kernel ele adiciona mais entradas no GRUB, a meu ver, desnecessariamente.
Preferias ficar sem acesso ao kernel anterior, e se houvesse algum problema com o novo kernel, ficar incapaz de fazer boot? :confused:
Ok, tu e eu podemos usar o GRUB em modo linha de comandos, mas os newbies se calhar iam importar-se ;)
 
Só não gosto de duas coisas no Ubuntu. Primeiro é o GNOME que já podia ser um pouco mais "bonito" (mariquices :p). E a outra é o facto de quando se actualiza a kernel ele adiciona mais entradas no GRUB, a meu ver, desnecessariamente. Mas sempre dá para apagar essas entradas a mais.
Eu também não gosto do Gnome mas é uma questão de gosto pessoal. O Gnome é altamente configurável, infelizmente o Ubuntu teima em colocar aquele look foleiro e não tem cuidado com os aspectos visuais. São opções.... Mas mesmo assim, não é por isso que não gosto do Gnome, vai para além disso.
Eu sou um KDE-man ! :D Gosto bastante do KDE3.5 pois premeio a estabilidade mas a versão 4 promete ser um fenómeno depois de estar devidamente maduro.
O PCLinuxOS (rpm) e SimplyMepis (deb), são as minhas distros favoritas pois ambas têm a mesma filosofia, estabilidade e simplicidade.

Tal como mencionei neste e noutros topicos, cada um terá escolher a sua distro tendo em conta os seus critérios.
 
Linux 80% Windows 20%
Pois é, pensava eu que tinha migrado completamente para Linux.
Objectivos de Linux: Trabalhos, internet, msn, videos, mp3, downloads e mais alguma coisa
Objectivos de Windows: Jogos

Consegui arranjar uma versão do XP Pro com menos de 300mb de instalação que come somente 60mb de ram.
Como a performance de alguns jogos é bastante inferior ao Linux, fui obrigado a fazer uma partiçãozita de 50gb só para jogos e poder instalar o Office 2007 para se algum dia precisar dele.

Continuarei com o Xubuntu instalado dê por onde dê pois estou a gostar bastante disto :D
(mexer na linha de comandos sem perceber um cú dá-me uma pica enorme porque vou aprendendo a medida que a uso cada vez mais)

Cumps...
 
Eu também não ia muito à bola com este tipo de sistemas operativos , especialmente por terem o código fonte aberto e não me inspirarem confiança . Chegava a falar mal sem sequer experimentar .

Mais tarde , decidi que o meu velhinho desktop precisava de um novo fôlego , algo que não estivesse eu farto de explorar ... foi quando instalei o Ubuntu ( do qual eu já não me lembro da versão ) e engracei , de facto , com a coisa .

Mesmo assim , não me tinham convertido . Windows para mim continuava a ser o melhor sistema operativo ... Até uma vez me encontrar numa situação delicada e ter sido o Ubuntu a salvar-me , especialmente a todos os meus 80 ou 90 GB de dados ... Comecei a experimentar mais a fundo , a ler sobre o assunto , e cada vez mais a concordar com os ideais da comunidade open-source .

Agora, aqui estou eu ... quase que abandonei o Windows ( serve apenas para jogar ) , e o Ubuntu 9.04 começou a ter um uso diário .

Mas é claro que já experimentei outras distribuições : Red Hat , Debian , Mint , Arch , Fedora ... acho que não me escapou nenhuma ! :P

Cumprimentos ! :D
 
Eu também não ia muito à bola com este tipo de sistemas operativos , especialmente por terem o código fonte aberto e não me inspirarem confiança . Chegava a falar mal sem sequer experimentar .

Mais tarde , decidi que o meu velhinho desktop precisava de um novo fôlego , algo que não estivesse eu farto de explorar ... foi quando instalei o Ubuntu ( do qual eu já não me lembro da versão ) e engracei , de facto , com a coisa .

Mesmo assim , não me tinham convertido . Windows para mim continuava a ser o melhor sistema operativo ... Até uma vez me encontrar numa situação delicada e ter sido o Ubuntu a salvar-me , especialmente a todos os meus 80 ou 90 GB de dados ... Comecei a experimentar mais a fundo , a ler sobre o assunto , e cada vez mais a concordar com os ideais da comunidade open-source .

Agora, aqui estou eu ... quase que abandonei o Windows ( serve apenas para jogar ) , e o Ubuntu 9.04 começou a ter um uso diário .

Mas é claro que já experimentei outras distribuições : Red Hat , Debian , Mint , Arch , Fedora ... acho que não me escapou nenhuma ! :P

Cumprimentos ! :D
Escaparam sim, centenas delas lol... são centenas as distros, cada uma delas diferente da outra nalgum aspecto.
Dai se dizer que cada um tem um "sabor" de linux que gosta, pois há sempre uma versão de linux que cumpre os requisitos do utilizador, e cada vez mais há a hipótese de escolhermos o "sabor" e acrescentarmos os nossos "ingredientes" a gosto.
(falo por exemplo das remasters em pclinuxos, ou suse studio).
 
Linux 80% Windows 20%
Pois é, pensava eu que tinha migrado completamente para Linux.
Objectivos de Linux: Trabalhos, internet, msn, videos, mp3, downloads e mais alguma coisa
Objectivos de Windows: Jogos

Consegui arranjar uma versão do XP Pro com menos de 300mb de instalação que come somente 60mb de ram.
Como a performance de alguns jogos é bastante inferior ao Linux, fui obrigado a fazer uma partiçãozita de 50gb só para jogos e poder instalar o Office 2007 para se algum dia precisar dele.

Continuarei com o Xubuntu instalado dê por onde dê pois estou a gostar bastante disto :D
(mexer na linha de comandos sem perceber um cú dá-me uma pica enorme porque vou aprendendo a medida que a uso cada vez mais)

Cumps...

Tu nunca mais vais precisar de Office 2007 na tua vida, tens um OpenOffice, que faz as mesmas coisas que o office 2007. E a grande vantagem do openoffice, é que também há para windows.
Eu também uso windows, pois tabém gosto de jogar.
 
e excelente o open office e os documentos sao compativeis....Diferença? A Microsoft quer cobrar quase 100€ a licença para meter ao bolso.....
Ando deserto que saia a nova versao primavera do Mandriva....Não ta facil....
Penso que no futuro o caminho e cada vez mais ouvir do Linux já que a microsoft com o Vista, foi um fiasco , vamos la ver o 7....Quem se aproveita e bem é a Apple que se devem fartar de rir a conta disto....
 
Boas
Eu ja testei algumas distros de Linux, mas acabava sempre por voltar ao Windows :(
Quero ver se testo o Mandriva Primavera :)
Uma duvida. Com estas distros mais recentes tenho reparado que quase todas detectam o hardware sem problemas.
E em relacao as graficas? Detectam sem problemas?
Do pouco que testei das distros anteriores tinha que configurar as graficas manualmente, nomeadamente as ATI.
 
Última edição:
Nestas ultimas distribuições a maioria detecta todo o hardware sem qualquer problema, eu estou a user ubunto 9.04, e a nível de hardware detecta todo o hardware, e já inclui os novos drivers para placas Gráficas quer Nvidia, quer AMD...

O unico problema que tenho a reportar e que o ubunto não me reconhece a pen wireless, mas não tenho qualquer problema com o restante hardware...
 
E em relacao as graficas? Detectam sem problemas?
Do pouco que testei das distros anteriores tinha que configurar as graficas manualmente, nomeadamente as ATI.

Em relação a isso, e se tiveres dúvidas quanto às placas ATI, basta ires ao Suporte Técnico que já há lá bastante informação sobre isso. Nomeadamente:

iGama disse:
PARA QUEM TÊM ATI INFERIOR A HD2000 !
Estas placas já não são suportadas pela ATI, logo não há drivers oficiais para o Xorg 1.6 ( que vem no Ubuntu 9.04 ) Os drivers antigo só suportam o Xorg1.4. Resumindo, a ATI mandou a malta toda ir passear ou comprar placas novas.... ( Isto é o mesmo em Windows, os novos Drivers não suportam <HD2000... )

Os únicos drivers que têm a vossa disposição são os OpenSource, que são activados por base quando instalam o sistema. Podem é procurar formas de melhorar o desempenho, mas para os HD não é a mm coisa que os oficiais.
 
Insiro-me neste tópico :D

Por vontade própria e por comentários de amigos viciados em Linux decidi instalar o Ubuntu(neste caso o UltimateEdition 2.0) e só vos digo uma coisa, ADOREI! Fiquei fascinado por este mundo, e posso dizer que sou um novato autêntico em linux.

Tal como o membro que iniciou o tópico, eu encontrei o Wine também e achei uma ferramenta poderosa. Agora não quero mais nada se não instalar o Ubuntu em todas as máquinas cá em casa :D

Tive uma semana sem vir ao Windows, mas o que me fez "voltar"(é temporário ^^) foi o facto de não conseguir jogar a 100% um jogo: Counter-Strike 1.6. Os meus amigos que usam Linux dizem que funciona até melhor que no Windows, mas no meu está um pouco estranho(tenho de voltar lá e ver, já não me lembro que era a "estranheza")

O que adorei no linux foi o grafismo que podemos adicionar, estilo MacOS X, o 3D Cube, etc.

Só o facto de não ter que me preocupar com anti-virus é uma mais valia, e fiquei impressionado com a quantidade gigante de programas de enterteninmento(música, vídeos etc) que o linux traz ou tem disponível. Para além de serem leves já trazem codecs para tudo! Já traz office(OpenOffice) e é apenas uma questão de nos habituarmos, até porque este OpenOffice evoluiu muito desde a versão "2".

Um episódio cómico(ou não) que me aconteceu há pouco tempo, foi quando um rato novo que comprei entrou em curto-circuito(digo eu, ele fez a board apitar e o pc ir abaixo e nunca mais funcionou) e quando fui a ligar o pc de novo(estava a usar o XP) o meu HD externo não é reconhecido, o PC não detecta nada. Lá fui eu tirar usb, voltar a pôr, desligar o HD ligar etc...

Não reconhecia e decidi tentar abri-lo no Linux, quando não é meu espanto que me deparo com uma mensagem de aviso, clico em detalhes, e este dizia uma coisa deste género(Provavelmente usou o seu dispositivo num sistema Windows, terá que voltar ao mesmo e remover o "hardware com segurança".)

E eu: Ah bom! Cúmulo dos cúmulos, recebo suporte por parte de um SO Open-source sobre um problema do Windows, em que este nada me indicou.

Esta experiência fez-me ter uma grande confiança com este SO e provavelmente irei dexiar um dia destes o Windows definitivamente! :D

PS: Tenho alguns problemas com o som no Ubuntu(não sei se são drivers ou não) mas irei procurar um tópico mais tarde para tentar resolver o problema :)

Cumprimentos a todos os Linux Lovers como eu :D
 
Bom... À muito, muito tempo que ando a ouvir falar de linux mas nunca o testei.
À dias atráz, agarrei no rato e fui até ao site do ubuntu e fiz o download do 9.04. Queimei um CD e instalei no meu velhinho Acer Aspire 2Ghz com 1Gb de ram.

Para já instalei "under windows" com um espaço de 20GB, para ver o que era realmente o linux e para poder "brincar" com ele.
Até ver gostei, e acabei agora mesmo de instalar o KDE e entrar nesse ambiente mais "maricas" hehe =)

Vamos ver se me habituo =)
 
Back
Topo