[Disco Externo]W.D.My Book Essential Edition vs Lacie (W.D. já em casa - DUVIDA-#35)

Gostaria de deixar aqui uma nota para clarificar alguns pontos em relação aos discos externos:

Discos externos com ligações USB 2.0 têm uma velocidade máxima de cerca de 35 MB/s. Para dar uma ideia, um backup de 446 GB demora cerca de 5 horas.

A ligação Firewire destes discos é a Firewire 400 e não a 800, que é a mais recente e a mais rápida. Por causa disto, a velocidade de transferência quando se liga um destes discos por Firewire é pouco mais rápida que a ligação USB: 45 MB/s.

A ligação eSata é sem duvida a mais rápida, até porque se obtêm as mesmas velocidade que se obteriam ligando o disco internamente. A limitação aqui não é a interface, mas a velocidade do próprio disco. Um WD My Book Home Edition ligado por eSata tem uma velocidade média de leitura de 71.4 MB/s. Para ter uma ideia, o mesmo backup de 446 GB demora cerca de 2 horas e 45 minutos, contra as 5 horas de uma ligação USB.

Quase duas vezes mais rápido, mas, como podem ver, a ligação eSata não é nem de longe nem de perto 6 vezes mais rápida que a USB 2.0 como se diz por aí - isso é teórico e tem a ver com os limites máximos de cada interface. Infelizmente (ou felizmente), os discos rigidos actuais ainda não conseguem ultrapassar a velocidade máxima de transferência de uma interface SATA.

Quem (como eu fiz) vai pagar mais por um disco com uma ligação eSata tem que se preparar para os seguintes problemas:

1 - Tanto quanto eu saiba, nenhum dos fornecedores de discos externos com ligações eSata oferece um cabo eSata na caixa. Cabo USB, sim, Firewire, sim, eSata não. E digo-vos já que não é nada fácil encontrar cabos eSata, nem a ***** nem a Worten os têm. No meu caso, só na ***** em Mem Martins consegui encontrar um.

2 - CUIDADO COM OS WD MY BOOK e os cabos eSata normais. A caixa dos My Book tem um problema (de propósito ou não, não sei) em que a parte metálica da ficha de um cabo eSata normal não é suficientemente comprida para fazer contacto como dever ser. A ficha entra e parece estar encaixada, mas não está. O resultado é que o disco nem sequer é reconhecido, apesar de funcionar perfeitamente quando ligado por USB. A solução é pegar num x-ato e cortar cerca de 3 a 4 mm de plastico de um dos conectores do cabo eSata.

3 - Quem, como eu, gosta de monitorizar a temperatura dos discos rigidos externos My Book está encalhado quando liga o disco por eSata. Programas como o Everest conseguem monitorizar as temperaturas da maior parte dos discos rigídos externos ligados por USB, mas, por um motivo que ainda desconheço, os dados SMART de onde é retirada esta informação não passam pela interface quando o disco está ligado através de um cabo eSata. Nem o próprio utilitário da WD (WD Diagnostics) consegue ler a informação SMART, apesar de não ter quaisquer problemas em o fazer quando a ligação é por USB. Considerando que a interface eSata é exactamente a mesma que a SATA, é de ficar parvo.

4 - Os My Book (e possivelmente outros discos externos) estão programados para se desligarem automáticamente ao fim de um determinado periodo de inactividade. Acontece que, pelo menos no My Book Home Edition, quando se vai novamente acede-los, estes demoram tanto tempo a re-inicializar que excedem o tempo máximo permitido pela controladora SATA (ou pelo Windows, não sei bem). Resultado: o disco desaparece do Meu Computador e só voltam a ter acesso ao mesmo após um reboot da máquina. Não adianta desligar e voltar a ligar o disco, é mesmo necessário fazer um reboot.

Em relação a este ultimo problema (comprei o My Book Home Editon ontem para fazer companhia ao meu My Book Essential Edition que apenas tem uma ligação USB) estou a pensar fazer um pequeno utilitário que periódicamente (de x em x minutos) escreve e apaga um ficheiro do disco eSata externo. Com um bocado de sorte (se o cache de escrita do Windows não for mais esperto que eu, hehe) , isto vai impedir que o disco se desligue automáticamente por estar inactivo.

Espero que esta informação ajude alguém na sua decisão de comprar um disco rigido externo. São optimos para backups, mas não lhes confiem os vossos dados se não tiverem uma outra cópia algures: os discos externos têm uma certa tendência para aquecer demasiado, o que pode provocar a falha dos mesmos num periodo relativamente curto. E quem é que quer perder 1 TB de dados?! ;)

Jorge Coelho
Winstep Xtreme - Xtreme Power!
http://www.winstep.net - Winstep Software Technologies
Forums: http://forums.winstep.net
 
com isto tudo .. recomendas comprar um disco com tanta capacidade (1TB) ? é que por exemplo no meu caso, o meu PC tem o total de 160GB e se comprar um disco de 1TB (ou algo parecido) nao vou poder ter backup dos dados ..

o que aconselhas fazer? (eu qero um disco de grande capacidade, e se for de multimédia melhor)

1TB?
500GB?

cumps
 
Pelo que percebi estás-te a referir a comprar um disco interno de 1 TB? Se puderes, mais vale comprares um disco de 1 TB do que um de 500 GB. É sempre melhor ter a mais do que ter a menos. ;)

Quanto aos backups, se comprares igualmente um disco de 1 TB externo, podes utilizá-lo para fazer backups dos discos rigidos internos (o de 1 TB e o de 160 GB). Por exemplo, no meu sistema tenho 2 discos PATA e 3 discos SATA, com uma capacidade total de armazenamento de 1.16 TB. No entanto, apenas cerca de 446 GB contêm dados, de forma que um backup cabe perfeitamente no disco externo de 1 TB, com espaço de sobra para backups diários diferenciais.

O motivo de ter comprado o segundo My Book externo de 1 TB foi para poder alternar os backups entre um disco e o outro.
 
como voces todos tambem quero :

-1 disco externo de grande capacidade

encontrei isto :
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=18594
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=17188
dpois aquele que mostraram aqui a pouco - http://www.*****.pt/pt/Catalog/Deta...=discosRigidosExternos3&product=3660619313037


Acham bem optar pelo 1º da *****? visto ser WD, 1TB, plug and play e rondar os 100€?

Esse disco da WD de 1TB está na ***** por 99€.


Está também na ***** este da Maxtor, também de 1TB, por 89€.

http://www.*****.com/pt/pt/1876123/art/maxtor/disco-rigido-externo-basi.html

Estou tentado a comprá-lo. A marca parece-me ser bem reputada mas agradecia se alguém me desse feedback sobre ele ou sobre os Maxtor. :)
 
Pelo que percebi estás-te a referir a comprar um disco interno de 1 TB? Se puderes, mais vale comprares um disco de 1 TB do que um de 500 GB. É sempre melhor ter a mais do que ter a menos. ;)

Quanto aos backups, se comprares igualmente um disco de 1 TB externo, podes utilizá-lo para fazer backups dos discos rigidos internos (o de 1 TB e o de 160 GB). Por exemplo, no meu sistema tenho 2 discos PATA e 3 discos SATA, com uma capacidade total de armazenamento de 1.16 TB. No entanto, apenas cerca de 446 GB contêm dados, de forma que um backup cabe perfeitamente no disco externo de 1 TB, com espaço de sobra para backups diários diferenciais.

O motivo de ter comprado o segundo My Book externo de 1 TB foi para poder alternar os backups entre um disco e o outro.

tava a falar sp em externo ;)
 
podes ter backup sempre.. desd k compres discos a dobrar.. lol se comprares um de 1TB compras mais um para backup .. sejam eles externos ou nao.. é indiferente.. embora para backup seja preferivel externo..
 
sim, ja cheguei a essa conclusao ;)

mas o que eu quero é um disco multimédia, principalmente para filmes . e dpois (com o espaço disponivel) para pequenos backups ..

existem Discos multimedia sem serem com transformador?
 
Não percebo muito bem o que é que tu chamas de 'discos multimédia'. Um disco rigido é um disco rigido, independentemente do tipo de dados que lá puseres. :)

Se o vais usar para armazenar filmes, ocupando cada filme entre 600 a 900 MB, então aconselho-te a comprar um disco de 1 TB. Agora, não te esqueças, se não tiveres outro igual ou maior para fazeres backups e o teu disco falhar (e todos os discos falham mais tarde ou mais cedo), perdes TODA a tua colecção de filmes.

Embora a porta USB providencie alimentação eléctrica, normalmente não é suficiente para os 'picos' de corrente exigidos pelos discos rigidos modernos quando arrancam, pelo que duvido que encontres um disco externo sem transformador.
 
Discos multimédia, são discos que armazenam dados como todos os discos rígidos mas que têm para além disso, a capacidade de reproduzir ficheiros multimédia, como filmes, músicas e por aí, sem necessitarem de um computador. Ligando por exemplo a uma televisão ou assim..
 
Discos multimédia, são discos que armazenam dados como todos os discos rígidos mas que têm para além disso, a capacidade de reproduzir ficheiros multimédia, como filmes, músicas e por aí, sem necessitarem de um computador. Ligando por exemplo a uma televisão ou assim..

exactamente ..

eu tou a fazer estas pergntas para saber se compro este disco ou nao ... http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=18624

o que acham ?
 
Não percebo muito bem o que é que tu chamas de 'discos multimédia'. Um disco rigido é um disco rigido, independentemente do tipo de dados que lá puseres. :)

Se o vais usar para armazenar filmes, ocupando cada filme entre 600 a 900 MB, então aconselho-te a comprar um disco de 1 TB. Agora, não te esqueças, se não tiveres outro igual ou maior para fazeres backups e o teu disco falhar (e todos os discos falham mais tarde ou mais cedo), perdes TODA a tua colecção de filmes.

Embora a porta USB providencie alimentação eléctrica, normalmente não é suficiente para os 'picos' de corrente exigidos pelos discos rigidos modernos quando arrancam, pelo que duvido que encontres um disco externo sem transformador.

pois mas os filmes alem de 900mb, ha sp os DVD-R com +/- 4,5GB cada filme ... eu pnso q o me mostrei anteriormente podera ser util, porque depois de ver o filme umas 2/3 vezes é para ser apagado
 
boas. Gostava de saber qual dos western digital e melhor.
mas so que nao sei qual dos seguintes modelos e que sao os melhores...
-my book stud
-passport
-elements
quero um disco rigido que de para transportar quando eu necessitar. um disco com uns minimos de 320 gb de armazenamento; um disco que tenha 7200rpm(axo k e assim) e um disco que seja pequeno e k de para o meu desktop.
 
Urgente

boas. eu quero comprar um disco externo western digital mas nao sei qual dos modelos seria apropriado para mim.
-passport
-elements
-my book studio e por ai fora.
quero um disco que de para transportar quando eu necessitar; um disco que tenho os minimos de 320 gb de armazenamento; que seja pekena e que de para o meu desktop. pk estou farto de por jogos em dvds.
 
Disco Externo

Boas!
É assim se quiseres um disco pelo aspecto para ter la em casa a enfeitar escolhe o LACIE, se nao escolhe o WD, pois é mais barato e western é western. No meu ver são dois externos muitos bons, nunca ouvi dizer mal de um nem de outro, e conheço pessoas que ten um e o outro. :p

Mas se fosse eu e como tenho no meu computador escolheria um que tivesse E-SATA nem que fosse com menos espaço, pois as transferencias sao muito mais rapidas.

Cumps:001:
 
Back
Topo