[Discussão] FireFox 3.0 VS Opera 9.50

PoolMania

Banido
ff3vsopera95bn9.jpg
Será o firefox 3.0 assim tão superior ao novo opera? Vamos por partes.
Fiz uma instalação do novo Firefox para cima do RC2 sem quaisquer problemas.
Fiz uma instalação totalmente de raiz do novo Opera.
Agora as primairas análises:

-> O Firefox 3.0 no campo do rolamento das páginas para baixo e para cima usando a roleta do meio do meu rato não é lá muito suave....
mas no novo opera é suave e rápido....

-> Hummmmmm :wow: A velocidade do novo Opera a abrir as páginas web é ligairamente mais rápido que o Firefox.....

-> O Firefox tem a vantagem das extensões no Opera ainda não sei bem se existem "extensões" para ele ao nivel do Firefox...

Digam da vossa justiça.
 
Última edição:
Eu utilizo ambos...

Cada um tem as suas coisas boas e más... Existe sites em que é melhor navegar através de um, outros através do outro...
 
As extensões do opera funcionam de uma maneira diferente e não são tão boas
o scroll do firefox pode ser mudado ( felizmente! )
é muito fácil criar extensões para firefox
o opera é muito bom, mas não é propriamente fácil para as pessoas que utilizam outros (ou outro, vocês sabem..) se habituarem aquela interface.
e aquela funcionalidade do about:config dá mesmo muito jeito para fazer umas melhorias no ff
 
-> Ponto fraco do opera em relação ao Firefox: Pouco personalizável ou personalização complicada.
O Firefox é muito mais fácil nesse aspecto e depois temos as extensões que lhe acrescentam mil e ums coisas....
 
Fiquei bastante supreendido com esta nova versão do Opera, o Opera 9.5 !!!

O interface está muito melhor, gostei da alteração das tabs, neste aspecto é capaz de estar melhor que o próprio Firefox 3.0. Além disse parece que os sites que anteriormente tinham pequenos problemas de compatibilidade a abrir no Opera, já abrem normalmente neste Opera 9.5 !!

Por outro lado, este Opera 9.5 é capaz de ser mais rápido que o próprio FireFox 3.0 na generalidade dos casos, e a cena das marcações rápidas é uma coisa mto fixe do Opera.

Ou seja, gostei bastante do Firefox 3.0, mas fiquei ainda mais surpreendido com as mudanças positivas no Opera 9.5 !!!

Enfim, vou utilizando os dois...aleatóriamente !!!
 
O aspecto do firefox pode ser mudado: usando os temas disponiveis para download.
O Opera é muito mais complicado para se personalizar.
 
A verdade é que a maior parte das coisas que são melhores no Opera do que no Firefox, podem ser introduzidas no Firefox através de extensões e pelo chrome, etc. Enquanto que no Opera isso não acontece, devido à falta de extensões.
Mas tirando essas coisas que podem acabar por estar no Firefox, também à que admitir que o Opera a nível de performance é melhor, quanto à rapidez das páginas, para mim o Firefox é melhor, depois de alterar algumas definições avançadas.
 
A popularidade do Firefox em relação ao opera é mais por causa das extensões do que outra coisa qualquer.
E em tempos o Opera era PAGO enquanto que o Firefox era de graça....
 
Estou com o Opera 9.50 e estou a gostar bastante. Não me crash como a versão anterior (principalmente no Gmail) e gosto do aspecto.

Tenho de experimentar o Firefox
 
A popularidade do Firefox em relação ao opera é mais por causa das extensões do que outra coisa qualquer.
E em tempos o Opera era PAGO enquanto que o Firefox era de graça....

Eu so uso firefox mesmo pelas extensões. São o melhor do firefox, transformam o browser. Se não tivesse essa vantagem usava antes Opera.
 
Para mim é impossível dar uma opinião imparcial, porque já uso o Opera desde os tempos em que nem sequer existia a Mozilla, quanto mais o Firefox.

Quando comecei a usar o Opera, foi shareware do ano. Comecei a usar porque na altura tinha 56k, e precisava de um browser que fosse mais rápido que o IE4 a abrir páginas. O Opera 5.5 era LINDO!

Deixo aqui um screenshot de como é o meu Opera 9.5 acabado de abrir:

77591349tk5.jpg


As miniaturas que podem ver na imagem é o chamado Speed Dial. Podem escolher os sites que visitam com mais frequência para estarem imediatamente disponíveis.

O Opera de origem é muito mais personalizável que o Firefox, mas de longe. As extensões do Firefox são porreiras, mas o Opera faz quase tudo o que as extensões permitem de origem, e o que não faz pode usar-se UserJS para fazer. Quase tudo, não é tudo, obviamente. Há extensões do Firefox que não se consegue o equivalente no Opera. Mas para mim, fica a anos luz do Firefox.

Por exemplo, um dos scripts que uso no Opera, faz stream aos search results no google (não há next page, os resultados aparecem todos seguidos; quando fazemos scroll, o Opera procura automaticamente os resultados seguintes para mostrar); aparecem miniaturas dos sites nos resultados do google:

66289474pi8.jpg


Outro script que uso remove 99% dos ads, incluindo flash e afins. O script só tem 20kb, e funciona automaticamente. Acaba por ser equivalente ao Adblock para o Firefox.

Tenho search's personalizados para a maioria dos sites onde vou. Por exemplo, escrevo na barra de endereço "imdb filme", aparece-me o resultado da procura no IMDB.

Podia ficar aqui a dizer tudo o que adoro no Opera, mas não vale a pena. Só posso dizer que é um excelente browser, e se lhe derem uma oportunidade, de certeza que nunca irão olhar para trás.

Já me disponibilizei antes e volto a dizer, se precisarem de ajuda para fazer qualquer coisa no Opera que não sabem como fazer, podem postar neste tópico:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=291762

Ou falar comigo directamente, que se eu souber, de certeza que ajudarei. :)

Cumps
 
Última edição:
Bem tinha dito no tópico do firefox q já tinha experimentado a beta do opera e q n me tinha impressionado (isto qd na geração firefox 2.xxx usei sempre o opera), agora depois de experimentar a versão final :

-o aspecto do opera está melhor q na beta q experimentei estava tudo igual...
-a velocidade parece-me igual ao anterior opera, q já era boa, mas o firefox 3 é mais rápido...
-o scrolling na pagína é bem melhor e mais fluído q no firefox 3 (q talvez seja o grande defeito desta versão), o hi5 é um bom exemplo e o próprio firefox tem outros problemas com o site...
-o opera continua com problemas a abrir o site da *****, q já acontecia com o anterior...

O comsumo de memória ainda é cedo para falar, o firefox 3 evolui bem, este opera tb me parece estar melhor...

Usei o opera durante a geração anterior, tenho usado o firefox 3 desde a beta5 e gosto e do q estou a ver deste opera 9.50 talvez o vá continuar a usar tb...

Qual é melhor? n faço ideia, o q sei é q qualquer um deles comparado com o IE, são de longe melhor... :D
 
Bem eu uso ambos, mas pessoalmente prefiro o firefox... a única cena é que ultimamente comecei a usar o RoboForm.. e deixou de ser suportado pela última versão do firefox.. e tenho usado o internet explorer às vezes por causa disso.. mas prefiro o opera e o firefox ao IE.

Correm ambos rápido e têm boas extensões que se podem manusear de uma forma bastante prática.

Esta versão do firefox 3, está demais :)
 
Eu uso os dois nas suas ultimas versões e tenho a dizer que o FF3 não me conseguiu surpreender (não sei se foi por ter usado tanto as betas), sim é mais rápido tem mais umas coisinhas, mas parece mais do mesmo com a evolução que se pedia.

Quanto ao Opera, volto a ele quando o bug do tinyMCE do wordpress 2.5.1 for resolvido, pois penso ter uma melhor experiência para o utilizador.

Assim mesmo o ideal para mim era um opera com algumas coisas do firefox em cima do webkit.
 
O Opera está de facto muito bom, mas sinto falta de bastantes coisas que tenho no FF. E tudo aquilo que o flak tem no Opera e que colocou nas pics, também tenho no FF :P :P
 
Back
Topo