[Discussão] FireFox 3.0 VS Opera 9.50

Out of the box, não há comparação possível, o Opera bate o Firefox aos pontos, no entanto depois de personalizar o Firefox, a coisa torna-se mais equilibrada e é precisamente neste ponto que está a grande vantagem do FF, nos milhares de extensions disponiveis, que permitem-nos ter um browser à nossa medida.

O Opera parece-me no entanto um browser mais fluido, limpo e polido, uso-o desde a versão 8 e não é desta que vou mudar, antes pelo contrário, a cada nova versão fico mais convencido que o Opera é o melhor browser para mim.

Mesmo em Linux, onde o Opera sempre esteve um pouco atrás do FF em termos de estabilidade, nesta nova versão ultrapassou-o, acabaram-se finalmente os problemas com as páginas carregadas de flash neste S.O. graças ao Opera :D
 
Eu tou a gostar do FF, mas tendo apenas uma janela com 2 abas abertas (ex. uma no ikariam e outra no tanoth) aquilo consome-me 222.340K, mas ja chegou aos 280.. acho um absurdo :S
 
A verdade é que a maior parte das coisas que são melhores no Opera do que no Firefox, podem ser introduzidas no Firefox através de extensões e pelo chrome, etc. Enquanto que no Opera isso não acontece, devido à falta de extensões.
Mas tirando essas coisas que podem acabar por estar no Firefox, também à que admitir que o Opera a nível de performance é melhor, quanto à rapidez das páginas, para mim o Firefox é melhor, depois de alterar algumas definições avançadas.

Quais as definições avançadas para aumentar a rapidez?
 
Eu tou a gostar do FF, mas tendo apenas uma janela com 2 abas abertas (ex. uma no ikariam e outra no tanoth) aquilo consome-me 222.340K, mas ja chegou aos 280.. acho um absurdo :S
Tenho 8 abas abertas e consome apenas 110 MB de ram.....
E tenho várias extensões nele instaladas.

O Opera com 7 abas abertas fica-se pelos 40 MB....Mas temos de ter em conta o facto de ele não ter extensões. O uso das extensões no Firefox também contribui para o aumento do consumo da ram.

Mas já disse uma vez isto: Para que querem a ram? para colecção? Eu uso o novo firefox num pc servidor com apenas 512 MB de ram e o Azureus ao mesmo tempo e não tenho problemas.
 
Eu tambei passei a usar o FF por causa das Extensoes e etc.
Mas para mim o Opera continua a ser mais "Forte".
Adoro principalmente a cena de voltar atras nas paginas instantemente sem loadings. E sim, foi no Opera que apanhei o vicio de voltar as paginas a frente e atras com a sequencia dos botoes do rato. Ja nao sei viver sem isso.
O Scroll do Opera sempre foi muito melhor. O FF sempre da para melhorar um pouco, mas nunca chega a perfeição do Opera.

Não é preciso levantar discussões entre FANBoys. Claro que cada um tem as suas perferencias, mas aconselho a a quem usa e sempre usou o FF a exprimentar o Opera antes de comentar. :)

Cumprimentos
 
"Nem sempre o mais popular é o melhor"

firefox-vs-opera.png


De facto o Firefox é muito mas muito melhor que o IE.

Mas o Opera está anos luz à frente do Firefox. Muitas das aplicações que estão a aparecer nas novas versões do Firefox, já existem à anos no Opera.

P.S.- Os comparativos entre estes browsers na internet, não estão correctos, pois a meu ver a comparação só se torna equilibrada quando os dois tiverem as mesmas aplicações, o que no caso do Firefox para igualar o Opera terá de instalar 1x10^100000000000 extensões, e ai acaba por ficar com um rendimento inferior. Enfim tanto blá blá blá, quem não acredita não sabe o que perde!
 
Última edição:
"Nem sempre o mais popular é o melhor"

firefox-vs-opera.png


De facto o Firefox é muito mas muito melhor que o IE.

Mas o Opera está anos luz à frente do Firefox. Muitas das aplicações que estão a aparecer nas novas versões do Firefox, já existem à anos no Opera.

P.S.- Os comparativos entre estes browsers na internet, não estão correctos, pois a meu ver a comparação só se torna equilibrada quando os dois tiverem as mesmas aplicações, o que no caso do Firefox para igualar o Opera terá de instalar 1x10^100000000000 extensões, e ai acaba por ficar com um rendimento inferior. Enfim tanto blá blá blá, quem não acredita não sabe o que perde!

Concordo plenamente, isto já não é de agora... Já uso o Opera à vários anos, do melhor mesmo.
 
Eu já instalei a versão 9.5 do Opera e já voltei à 9.27.

Vou esperar por uma versão com os bugs corrigidos.

Já está uma versão beta disponível 9.51

P.S.- Eu quando comecei a usar o Opera eu acho que ainda nem havia Fireforx nem Mozila. Na altura o Opera era Shareware.
 
Eu já instalei a versão 9.5 do Opera e já voltei à 9.27.

Vou esperar por uma versão com os bugs corrigidos.

Já está uma versão beta disponível 9.51

P.S.- Eu quando comecei a usar o Opera eu acho que ainda nem havia Fireforx nem Mozila. Na altura o Opera era Shareware.

Quais bugs? Eu até agora ainda não notei nada.
 
Quais bugs? Eu até agora ainda não notei nada.

Bem relativamente à pagina do BT*ext, a barra com as categorias "filmes", "jogos", "programas", etc... não me aparece. Notei uma pequena anomalia no skin de origem. E tive problemas em alterar os motores de busca.

Mas parece que alguns desses bugs já foram corrigidos na versão beta 9.51

Tais como:

Fixed crash on Yahoo! Mail.
Fixed a crash when clicking the feeds button.
Fixed a crash when installing Shockwave Player 11.
Fixed some issues with the search engines when upgrading from 9.2x: it is now possible again to edit the Google search.
Fixed a leak when printing or in print preview.
Fixed a GDI handle leak in the transfers window on Windows.
Fixed thread expanding in Mail when receiving new messages
Fixed some issues with subscription to IMAP folders.
Fixed a too zealous reconnection of the IRC client.
Fixed "reuse current tab" feature in speed dial on Mac.
Finetuned some issues in the new skin.
 
Bem relativamente à pagina do BT*ext, a barra com as categorias "filmes", "jogos", "programas", etc... não me aparece. Notei uma pequena anomalia no skin de origem. E tive problemas em alterar os motores de busca.

Mas parece que alguns desses bugs já foram corrigidos na versão beta 9.51

Tais como:

Fixed crash on Yahoo! Mail.
Fixed a crash when clicking the feeds button.
Fixed a crash when installing Shockwave Player 11.
Fixed some issues with the search engines when upgrading from 9.2x: it is now possible again to edit the Google search.
Fixed a leak when printing or in print preview.
Fixed a GDI handle leak in the transfers window on Windows.
Fixed thread expanding in Mail when receiving new messages
Fixed some issues with subscription to IMAP folders.
Fixed a too zealous reconnection of the IRC client.
Fixed "reuse current tab" feature in speed dial on Mac.
Finetuned some issues in the new skin.

Já instalei a 9.51 e também notei a mesma coisa no BT*ext. É esperar por uma actualização.
 
Não gostei muito da aparência do novo Opera 9.50 mas entre ele e o firefox 3.0, prefiro o Opera. O firefox será sempre a segunda opção. Só vou ao firefox quando preciso de algum addon para ajudar em algum caso. Para o uso geral é o opera que está em primeira lugar.
Também estou a começar a gostar mais do Safari que o firefox. Já estou á espera de testar o Safari versão 4 quando sair para Windows.
O firefox é leve quando não tem qualquer addons depois torna-se muito pesado
 
Não gostei muito da aparência do novo Opera 9.50 mas entre ele e o firefox 3.0, prefiro o Opera. O firefox será sempre a segunda opção. Só vou ao firefox quando preciso de algum addon para ajudar em algum caso. Para o uso geral é o opera que está em primeira lugar.
Também estou a começar a gostar mais do Safari que o firefox. Já estou á espera de testar o Safari versão 4 quando sair para Windows.
O firefox é leve quando não tem qualquer addons depois torna-se muito pesado
Para o uso geral? Mas que tem o firefox de diferente em relação ao opera "para o uso geral"?
em termos de velocidade são quase iguais, dependendo dos sites talvez.
 
Não gosto de usar dois browsers, ou uso 1 ou outro. A não ser que consiga sincronizar os bookmarks entre os dois... É que uso centenas de bookmarks todos organizados. :)
 
já agora...eu no opera tenho imensas dificuldades em alguns sites nomeadamente de bancos que dizem sempre "exigido internet explorer 4.0 ou superior..." Outra coisa é não consigo encontrar onde abrir certas extensoes, tipo os torrents ele abre-me o Btorrent do Opera ao inves de eu querer abrir com o Deluge ou isso...

Quanto ao Firefox 3, acho irritante no historico aparecer todos os links que visitamos mesmo qnd eh atraves de cliques...super irritante
 
já agora...eu no opera tenho imensas dificuldades em alguns sites nomeadamente de bancos que dizem sempre "exigido internet explorer 4.0 ou superior..." Outra coisa é não consigo encontrar onde abrir certas extensoes, tipo os torrents ele abre-me o Btorrent do Opera ao inves de eu querer abrir com o Deluge ou isso...

Quanto ao Firefox 3, acho irritante no historico aparecer todos os links que visitamos mesmo qnd eh atraves de cliques...super irritante
Para o problema de sites, vai a preferências rápidas (f12), editar preferências do sítio, ligações. Altera a identificação para mascarar como IE.
Para a parte do torrent, escreves opera:config, e na parte de bittorrent tira o visto no enable.
 
Também sou utilizador do opera há algum tempo e comecei a utilizar pois queria deixar o IE6. Foi amor à segunda vista. No inicio não gostei muito do layout da janela - barra de endereço abaixo dos tabs - mas depois de alguns minutos de configurações é muito fácil fazer maravilhas.

No dia-a-dia, no trabalho, uso o FF por causa do Firebug - o Opera Dragonfly ainda não está muito bom - mas fora isso é o Opera que está sempre aberto.

Admiro o FF pela facilidade com que se adicionam 1001 novas funcionalidades mas como diz um amigo meu há sempre qualquer coisa que não nos deixa mudar.

Perfeito perfeito era arranjar uma maneira de sincronizar os bookmarks dos vários browsers localmente e através da net.

Já agora aqui fica uma imagem do meu opera com o corrector ortográfico aberto.
 
Back
Topo