[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Era isso que ia acrescentar, deixa o audyssey fazer o trabalho dele :).

Se meteres a 80Hz e as colunas não chegarem lá, existem frequências que não vão ser reproduzidas e isso vai prejudicar os diálogos.
 
Como assim?

O Sub reproduz todas as frequências das restantes 5/7/9/... colunas do conjunto abaixo do crossover.

Durante algum tempo tive em 5.0 e as colunas surround eram amorfas (mesmo em large), pareciam que não existiam, assim que juntei um Sub pareceu que tinha colocado colunas onde não existiam.

Um facto importante, é que mesmo que a coluna reproduza 80Hz, pode não conseguir reproduzir com os mesmo decibeis que reproduz os 120Hz, isso é possivel de observar nos gráficos (quando existem).

Uma vantagem do crossover nos 120Hz, é que se o sub for activo é menos um peso em cima do amplificador porque tudo abaixo dos 120Hz é o Sub que reproduz, por outro lado penso que perdemos alguma noção da direção do som.

Numa pesquisa rápida:

"The centre speaker's main job of playing back dialogue takes place mostly along the midrange of the frequency spectrum. For men, the fundamental frequency is between 100 and 125 Hz and between 200 and 250 Hz for women."

Saliento o "fundamental" porque pode haver vozes que vão mais baixo...

"Barack Obama, Alec Baldwin, Jason Momoa, Patrick Stewart, Morgan Freeman and Gerard Butler all speak with a median pitch of ~96Hz"
 
Fundamental frequency não é a frequências onde ocorre a fala. Vê aqui:

https://www.dpamicrophones.com/mic-university/facts-about-speech-intelligibility

facts-about-speech-fig04_1.jpg
 
Percebi 😃, fui pela lógica da batata.

De qualquer forma se ele colocar o crossover nos 80, e as colunas só conseguirem fazer os 80hz com menos 3/6 db's que as restantes frequências, essa gama fica capada. Para ouvir essas frequências vai ter que compensar, mas depois o resto fica muito alto.

Existem muitas vozes masculinas que descem abaixo dos 120Hz.

Outra coisa para validar é se as colunas foram identificadas como large ou small.
 
A nossa voz não produz tons puros... são compostas por diversas harmónicas, por isso é importante ter o crossover bem definido sob risco de se perder informação. Se "caparmos" frequências onde essas harmónicas existem, continuamos a ouvir as vozes na mesma, mas com muito menos fidelidade. Até se pode dar o caso da voz ficar mais perceptível... mas não será fiel à gravação
 
O tratamento acústico tem um peso enorme na percepção das vozes. Tenho melhorado muito a minha sala nesse aspecto com uma boa carpete, quadros, cortinas, bass traps, etc... O audyssey faz o resto..
No meu caso já reparei que não preciso de inclinar a central já que ela tem uma uma boa projecção mas no teu caso inclinar a central pode trazer melhoria.
Claro que chega a um ponto em que o que podes retirar das colunas é espremido ao máximo e aí pensava em comprar uma boa coluna central mas sendo as restantes Onkyo, iria-te obrigar a trocar todas para que não ficassem muito atrás da central.
Podes como aqui foi dito aumentar 2db na central, vai ajudar... Podes também tentar activar o dynamic volume para light mas aí perdes alguma dinâmica no som mas o volume das vozes vai aumentar. Vai testando essas combinações.
 
Estou a pensar em comprar umas monitoras para o escritório, mas surgiu uma dúvida:
Acham melhor negócio as klipsch R-51PM (com amplificador), ou as klipsch R-51M e comprar um aplifiicador à parte, tipo um SMSL SA-98E, Yamaha A-S201 ou NAD C316BEE ? Ambas as soluções rondam os mesmos valores = 450€.

Alguma sugestão?
 
Última edição:
Estou a pensar em comprar umas monitoras para o escritório, mas surgiu uma dúvida:
Acham melhor negócio as klipsch R-51PM (com amplificador), ou as klipsch R-51M e comprar um aplifiicador à parte, tipo um SMSL SA-98E, Yamaha A-S201 ou NAD C316BEE ? Ambas as soluções rondam os mesmos valores = 450€.

Alguma sugestão?
Tudo depende das funcionalidades que precisas. Compara as várias entradas que cada um tem, por exemplo.

Tudo em um é muito mais "limpo", simples e ocupa menos espaço. Mas ficas limitado com o número de entradas. Com componentes separados podes sempre mais tarde trocar apenas o amp, ou as colunas, ou adicionar mais coisas.
 
Tudo depende das funcionalidades que precisas. Compara as várias entradas que cada um tem, por exemplo.

Tudo em um é muito mais "limpo", simples e ocupa menos espaço. Mas ficas limitado com o número de entradas. Com componentes separados podes sempre mais tarde trocar apenas o amp, ou as colunas, ou adicionar mais coisas.
A minha dúvida é mais em relação ao poder e qualidade de amplificação, será que qualquer um destes amplificadores classe D vai aguentar com as R-51M? Será que o som vai ser abafado e amorfo?
Depois prende-se a questão das portas e a saída subwoofer... Também é uma desvantagem
 
A minha dúvida é mais em relação ao poder e qualidade de amplificação, será que qualquer um destes amplificadores classe D vai aguentar com as R-51M? Será que o som vai ser abafado e amorfo?
Depois prende-se a questão das portas e a saída subwoofer... Também é uma desvantagem

O som depende das colunas não do amplificador.

E ainda por cima sendo as R-51M como qualquer coluna da marca tem as frequências acima dos 4000 sempre exageradas.

Tens aqui a review da irma mais nova

https://www.audiosciencereview.com/...klipsch-r-41m-bookshelf-speaker-review.11566/
 
Última edição:
Certo. Eu tenho os ouvidos avariados.
Vou mandar reparar.

consegues justificar como é que, mantendo o sistema exatamente igual, e trocando apenas amplificadores, o som é diferente?

experimentei com 3 amplificadores. E nenhum deles tinha qualquer problema ou avaria.
 
Certo. Eu tenho os ouvidos avariados.
Vou mandar reparar.

consegues justificar como é que, mantendo o sistema exatamente igual, e trocando apenas amplificadores, o som é diferente?

experimentei com 3 amplificadores. E nenhum deles tinha qualquer problema ou avaria.
Como disse, não vou discutir.

Deixo-te os links

https://www.audioholics.com/room-acoustics/mind-over-music

https://www.audioholics.com/editorials/placebo-effect

https://web.archive.org/web/20190321024532/http://tom-morrow-land.com/tests/ampchall/
 
Última edição:
Back
Topo