[HDTV] Discussão Geral TVs OLED

Eu não sou adepto de nada e posso-te garantir que PODE acontecer e é bom que as pessoas tenham consciência disso, principalmente se pretenderem jogar na TV. E não são precisas 20 horas por dia...
 
Esta questão faz-me lembrar bastante a questão carro vs avião, que é uma questão que relaciona a falta de habilidade humana para relacionar probabilidades de um evento e impacto do evento.

Há muito mais gente que tem um medo inexplicável de andar de avião quando é conhecido que é efectivamente muito mais seguro que andar de carro.

O Burn in por seu lado parece despertar um medo aterrador em muitos futuros compradores de TVs quando os LCDs por seu lado tem imensos problemas conhecidos que podem ou não manifestar-se. E aí acho que continua a analogia, o burn-in tal como o desastre de avião é bastante final e permanente.
 
Esta questão faz-me lembrar bastante a questão carro vs avião, que é uma questão que relaciona a falta de habilidade humana para relacionar probabilidades de um evento e impacto do evento.

Há muito mais gente que tem um medo inexplicável de andar de avião quando é conhecido que é efectivamente muito mais seguro que andar de carro.

O Burn in por seu lado parece despertar um medo aterrador em muitos futuros compradores de TVs quando os LCDs por seu lado tem imensos problemas conhecidos que podem ou não manifestar-se. E aí acho que continua a analogia, o burn-in tal como o desastre de avião é bastante final e permanente.
Ora aí está, concordo a 100%.
 
@PuK44

Eu também nunca disse aqui que não acontece a ninguém... ;)

Agora se por exemplo 9 em 10 não tiverem qualquer problema sendo tu o 1 que tem burn in é chato para ti mas na minha opinião não é uma questão ou representativo de um problema crónico na tecnologia como por vezes se quer passar quando se aborda o tema.

Ter consciência das características da tecnologia é uma coisa, alguma "histeria colectiva" que é o que às vezes vejo relacionado com o assunto outra bem diferente.


@timber

É mesmo isso, nunca li tanto ruído à volta das questões na tecnologia LCD e no entanto algumas delas existem de forma mais ou menos pronunciada desde o 1º dia em que se liga a TV, clouding/bleeding é um bom exemplo.
 
Burn in por seu lado parece despertar um medo aterrador em muitos futuros compradores de TVs...

Isto é muito simples...
Estamos a falar de TVs que facilmente ultrapassam os 1000€, a qualidade de imagem é inegável e não há nenhum LCD que fique sequer perto, no entanto é extremamente desolador ainda antes do equipamento fazer dois anos, deparar-se com uma situação de burn in, tendo consciência que não fizeste nada de extraordinário para isso acontecer, a marca limpa as mãos disso e recusa assistência em garantia, notas que aos poucos a situação piora, deixas de fazer as coisas que fazias com receio de agravar ainda mais, ao ponto de seres obrigado a ter de comprar uma TV nova...portanto, se calhar certos receios têm razão de ser.

O problema aqui é que exagera-se demasiado, seja qual for o ideal.

De um lado os defensores (onde eu me inclui) que dizem que não acontece, que é uma em 500, que é mito, tratam o burn in como se fosse tabu.

Do outro, temos os que dizem que acontece em todos e que abominam a tecnologia por causa disso.
 
Mais uma vez isso é uma questão entre a probabilidade do evento e o impacto do evento.

Quem não consegue lidar com isso ou em vez de uma probabilidade de problema fica pior garantidamente todos os dias (e lida com outros problemas mais do seu agrado) ou faz algum seguro ou uma coisa qq (nem sei se há).

Ou então vive à maluca que nem um doido com a sua TV flamejante à espera do dia.
 
Isto é muito simples...
Estamos a falar de TVs que facilmente ultrapassam os 1000€, a qualidade de imagem é inegável e não há nenhum LCD que fique sequer perto, no entanto é extremamente desolador ainda antes do equipamento fazer dois anos, deparar-se com uma situação de burn in, tendo consciência que não fizeste nada de extraordinário para isso acontecer, a marca limpa as mãos disso e recusa assistência em garantia, notas que aos poucos a situação piora, deixas de fazer as coisas que fazias com receio de agravar ainda mais, ao ponto de seres obrigado a ter de comprar uma TV nova...portanto, se calhar certos receios têm razão de ser.

O problema aqui é que exagera-se demasiado, seja qual for o ideal.

De um lado os defensores (onde eu me inclui) que dizem que não acontece, que é uma em 500, que é mito, tratam o burn in como se fosse tabu.

Do outro, temos os que dizem que acontece em todos e que abominam a tecnologia por causa disso.

Também há os que reconhecem que acontece mas que é uma consequência derivada de vários factores específicos.

É 99.9% certo que uma pessoa que varia de conteúdo regularmamente não irá ter qualquer Burn In. E isto é certo porque os oleds agem como o fósforo agia no passado, por camadas.

Se estiveres sempre a ver o mesmo conteúdo (ou 80% do conteúdo total) com aquele símbolo/barra/whatever cravado no mesmo sítio do ecrã, a probabilidade de vires a ter algo aumenta para aí em 99%.

Pessoalmente, tive 3 plasmas e nunca tive quaisquer burn in e já vou na 3 Oled e zero de burn in também. E nunca tive qualquer preocupação, apenas tento variar o conteúdo e respeitar as normas de utilização.

A minha E6 sofreu bastante com o Baby TV e nunca ficou lá nada cravado, mas todos os meses corria uma limpeza manual e além disso nunca desligo as Oleds da ficha. São cuidados básicos de manutenção, tal e qual como tens de ter com um carro ou com uma mota.

O único problema da argumentação na maioria das vezes é que aqueles que se queixam dos problemas em Oled e puxam o argumento que nos LCDs não acontece nada disso, muitas vezes ignoram os próprios defeitos que têm nas suas TVs LCD, como o DSE (que faz parte de TODOS os LCDs), o banding, o clouding, o blooming, etc. Aliás, a essas pessoas eu sugiro que vejam TV com o brilho dos LCDs puxado ao máximo e vão ver quanto tempo o LCD dura. 2 a 3 anos, é o tempo que a fonte de alimentação aguenta até dar o berro (sendo que muitas das vezes leva com ela as portas HDMI devido aos picos de tensão). Mas disto ninguém fala.

Problemas existem em todas as tecnologias, não há nada perfeito. Resta ao consumidor pesar os prós e os contras e escolher mediante os factores que tenham maior relevância para ele.
 
Última edição:
De momento na minha B7 ainda não notei burn in, nem sequer retenção de imagem temporária, e tenho jogado bastante. Nos últimos 2 meses quase só tenho jogado RDR2 em HDR com sessões de 2-4 horas de cada vez, claro que não é seguido, la pelo meio há um ou dois filmes e alguma TV. O ideal nestas TV é mesmo variar os conteúdos.

EDIT: So por curiosidade recentemente tive experiência com burn-in, mas foi em LCDs. Um tablet antigo Nexus7(1ª geração) em os quadros de publicidade na app youtube começaram a notar-se e um portátil que temos na empresa que funciona 24/7 e faz a gestão do sistema de AC e Aguas quentes, mas que deu um erro e o ecrã não desligou ficando com uma caixa de erro no centro do ecrã durante algumas semanas.
 
Última edição:
Isto é muito simples...
Estamos a falar de TVs que facilmente ultrapassam os 1000€, a qualidade de imagem é inegável e não há nenhum LCD que fique sequer perto, no entanto é extremamente desolador ainda antes do equipamento fazer dois anos, deparar-se com uma situação de burn in, tendo consciência que não fizeste nada de extraordinário para isso acontecer, a marca limpa as mãos disso e recusa assistência em garantia, notas que aos poucos a situação piora, deixas de fazer as coisas que fazias com receio de agravar ainda mais, ao ponto de seres obrigado a ter de comprar uma TV nova...portanto, se calhar certos receios têm razão de ser.

O problema aqui é que exagera-se demasiado, seja qual for o ideal.

De um lado os defensores (onde eu me inclui) que dizem que não acontece, que é uma em 500, que é mito, tratam o burn in como se fosse tabu.

Do outro, temos os que dizem que acontece em todos e que abominam a tecnologia por causa disso.

Apenas te deixo com dados concretos em UK , num reconhecido fórum internacional está lá um cromo ( Áudio Field Manager ) que escreveu isto sobre os oleds:

“My factual evidence (you’re gonna love this part). ******* have sold roughly 100,000 oled tv’s in the 3 year period since Sept 2015, to September 2018. Of those 100,000, (that ******* have had reported by customers) 1,017 to date have been recognised as having BI. *****, same period, 35,000. Recognised 622 cases, 14 cases of panel failure. Can’t speak for **** and others, data not available. This data was made available to all oled manufacturers, and its not from LG”

Resumindo estamos a falar 1% num caso e 1,7 % noutro de problemas em OLED´s reportados e não exclusivos de Burn In , creio que mais evidente que isto para desmontar o mito não existe, mas a lenga lenga do Burn In vai continuar por aqui.
 
Eu tenho burn in na minha C6 dos elementos estáticos do FIFA. Só reparei porque vi um daqueles vídeos do YouTube em que vai mudando a cor toda. Se não fosse isso nem saberia que tinha.
 
De momento na minha B7 ainda não notei burn in, nem sequer retenção de imagem temporária, e tenho jogado bastante. Nos últimos 2 meses quase só tenho jogado RDR2 em HDR com sessões de 2-4 horas de cada vez, claro que não é seguido, la pelo meio há um ou dois filmes e alguma TV. O ideal nestas TV é mesmo variar os conteúdos.

EDIT: So por curiosidade recentemente tive experiência com burn-in, mas foi em LCDs. Um tablet antigo Nexus7(1ª geração) em os quadros de publicidade na app youtube começaram a notar-se e um portátil que temos na empresa que funciona 24/7 e faz a gestão do sistema de AC e Aguas quentes, mas que deu um erro e o ecrã não desligou ficando com uma caixa de erro no centro do ecrã durante algumas semanas.
Retenção de imagem é notória em menus cinzentos, os system menu da Switch e Xbox One são os melhores testes.
 
Ontem estava eu a jogar e reparo num pixel cor de rosa independente do fundo, suponho que seja um stuck pixel, entrei um pouco em pânico porque agora não conseguia desviar o olhar dele, hoje já não estava lá, este sistema de limpeza é muito bom mesmo.
 
Back
Topo