[HDTV] Discussão Geral TVs OLED

Tiraste o vídeo?



É incrível como a Samsung, mesmo com o que aparenta ser uma excelente tecnologia nas mãos, sente a necessidade de aldrabar os resultados com truques e manhas... Enfim.

Consigo ver um destes painéis QD-OLED da Samsung Display dentro da minha próxima TV (daqui a uns anos), mas duvido muito que seja através de um modelo da Samsung Electronics.

Ainda bem que existe gente como o Vincent para nos mostrar estas coisas.

É vergonhoso, mas eu bem andava a dizer o que os meus olhos viam e a afirmar que as cores que a S95B apresentava eram super saturadas e irreais. Aqueles vermelhos não eram normais, estavam completamente puxados e saturados, sem definição e sem detalhes. Tendo eu um monitor e 3 TVs calibradas em casa, o que via naquela TV cheirava-me a esturro por todos os lados.

Agora aldrabarem os cores de forma a que em janelas de 10% estejam com excelentes resultados de acordo com os colorímetros e em janelas de 100% mudem drasticamente para cores vivas, como se o modo Filmmaker passasse automaticamente para o modo Dinâmico/Vívido sem se poder sequer alterar, é de outro mundo. É surreal, mesmo. Batota, desonestidade, chamem-lhe o que quiserem. É uma cuspidela nos consumidores e nos calibradores profissionais. Achavam mesmo que iriam passar pelos pingos da chuva?

Esteve muito bem o Vincent ao desmacará-los. A tecnologia tem muito potencial, mas Samsung é para esquecer nestes moldes. Venha de lá essa Sony com o painel QD Oled e sem cores marteladas.

Bem, que pelo menos tenha servido de lição para as pessoas não se acreditarem em tudo o que ouvem no Youtube através dos early adopters e influencers. Por vezes é preciso ver com olhos de ver, sem ouvir, para se poder autenticar as coisas. Por isso mesmo é que já andava a ver os vídeos em mute.
 
É quase como alterar o power delivery do processador ao detectar um programa de benchmark, só que só vai ter aquela performance naquele programa, durante um curto espaço de tempo e sabe-se lá a que custo energético. O objectivo é semelhante, tentar passar uma indicação de performance que na verdade não corresponde à performance do produto no dia a dia.

E sim, não foi só a Samsung a fazê-lo mas se não me falha a memória foi das primeiras.

A lição a retirar, como na altura, é que mais vale confiar num “apanhado” de utilização real de várias pessoas, ou youtubers que demonstrem uma utilização “real” do produto, do que confiar cegamente em resultados de benchmarks/testes feitos à pressa por ferramentas que as marcas já sabiam que iam ser usadas nesses testes.

A última parte da frase infelizmente nem sempre é aplicada sabiamente pelos utilizadores que confiam logo nos resultados dos testes sem terem o espírito crítico necessário para saber interpretar os resultados.
 
Última edição:
Começam a aparecer os primeiros sinais de retenção e banding nos QD-Oleds.

O esperado para uma primeira geração da tecnologia.

zbkj606evxq81.jpg
 
Se não tens extensão de garantia, não tenhas muitas esperanças.

No entanto, não deixes de contactar a LG.
A assistência da LG comigo foi fraquíssima. Atenção à forma como recolhem a TV. Isto está preparado para avariar em poucos anos e obrigar a comprar os novos modelos. Mesmo o seguro de extensão de garantia deve ser bem visto porque pode não abranger determinados problemas. Fiquei decepcionado com a LG. Os preços sobem mas a qualidade alta da imagem está assente numa estrutura muito suscetível de ter problemas. Quando acontece fora da garantia, o risco de ser devido ao painel é grande. O custo da reparação é igual ou superior ao preço de mercado da Tv.
 
No teu caso, a extensão de garantia resolvia sem problemas.

Estou na segunda OLED, ambas com extensão de garantia da Worten.

Acresce que a tua avaria não é comum, caso contrário este fórum estaria inundado de queixas.

Lamento o teu azar.
 
No teu caso, a extensão de garantia resolvia sem problemas.

Estou na segunda OLED, ambas com extensão de garantia da Worten.

Acresce que a tua avaria não é comum, caso contrário este fórum estaria inundado de queixas.

Lamento o teu azar.
Defendes que quando a probabilidade de mudança de painel é grande no caso de algum problema a solução é onorerar ainda mais o consumidor? É aceitável uma avaria sem explicação por parte da marca ao fim-de 2 anos e meio de utilização? A assistência feita desta forma também é aceitável? Continua a defender as marcas…
 
Última edição:
Não deveria ser necessário um seguro de extensão de garantia, quando a probabilidade de mudança de painel é grande no caso de algum problema. A assistência feita desta forma também é aceitável? Continua a defender as marcas.
A extensão de garantia pretende-se, como o nome sugere, para cobrir problemas que surgem após o término da garantia legal.

Atualmente a garantia legal é de 3 anos mas, infelizmente e incompreensivelmente, para quaisquer problemas surgidos no terceiro ano cumpre ao consumidor comprovar que o problema já existia no momento da compra.
Resumindo, ficas mais bem servido com extensão de garantia a partir do segundo ano do que pela garantia legal de 3 anos.

Tiveste azar e a avaria surgiu num prazo de tempo curto após o término da garantia legal.
Compreendo a frustração e as tuas críticas, mas de facto é um azar e não a tal obsolescência programada que sugeres.

Quanto à assistência, quando tive uma avaria na minha E6, o tratamento foi idêntico e critico agora como critiquei então no tópico da E6, em que me aconteceu exatamente o mesmo, uma pessoa pegar na TV à mão, sem nenhuma proteção e levá-la para o carro.
Felizmente a resolução, em 2 ou 3 dias, foi a substituição da TV.

Via extensão de garantia tive, mais tarde, a substituição da E6 pela CX que tenho atualmente.

Sei que não consigo ajudar-te, mas é a minha experiência pessoal com a LG, Worten, assistência técnica e extensões de garantia.
 
Parece que ficou bastante melhor com este update de software!
Daqui a um ano quando os preços descerem substancialmente ainda perco a cabeça, vendo a QN95A ou a LG B9 e compro uma destas! OLED com peak luminance decente 😁😁😁

 
Parece que ficou bastante melhor com este update de software!
Daqui a um ano quando os preços descerem substancialmente ainda perco a cabeça, vendo a QN95A ou a LG B9 e compro uma destas! OLED com peak luminance decente 😁😁😁


O problema da S95B será o preço e só haver de 65".
Para mim outro deal breaker é o OS Tizen.
É muito mauzinho e tem vindo a piorar agora com a versão nas QN9xB.
Vou devolver a minha QN90B em parte por isso.... bugs, lentidão e usabilidade sofrivel.
Exemplo para mudar os settings da cor tem de se navegar por N menus e depois andar tudo para trás. Já não se usa....
 
Última edição:
O problema da S95B será o preço e só haver de 65".
Para mim outro deal breaker é o OS Tizen.
É muito mauzinho e tem vindo a piorar agora com a versão nas QN9xB.
Vou devolver a minha QN90B em parte por isso.... bugs, lentidão e usabilidade sofrivel.
Exemplo para mudar os settings da cor tem de se navegar por N menus e depois andar tudo para trás. Já não se usa....

Não sei se conheces o da LG e embora o prefira ligeiramente, são muito similares nesses submenus.
Diria que todos os SO têm os seus problemas mas tizen nem é dos piores a meu ver.
Também preferia ter Android TV em todas as TVs mas isso tem mais a ver pelo suporte de aplicações que uso, nem tanto pelos menus.
Para mim não é um deal breaker, preferia ter suporte para dolbyvision do que um SO melhor mas também não é grave!
 
Back
Topo