Não subestimes a forma como um jogo é desenvolvido. Por exemplo, teres as vezes mais cores/threads pode diminuir a
performance do jogo, e pode-nos obrigar a desativar cores ou SMT para o jogo correr melhor. Isto tem a ver como o jogo distribui trabalho nos vários componentes, e essa distribuição muitas vezes não é bem feita. Isto pode acontecer quando jogamos jogos antigos que não foram pensados com hardware moderno.
É claro que esses problemas podem ser resolvidos, mas é uma realidade que é minimizada em grande forma nas consolas, porque o jogo é feito com um hardware em mente.
Jasus, o que tu fostes citar.....
Para começar esse é o Ryan Shrout, que trabalha para a Intel. Incluindo com trabalhos de "consultadoria".
É bem conhecido por martelar resultados para favorecer a Intel. Aliás, foi assim, que arranjou o seu emprego na Intel.
Depois é preciso ter em conta que a Intel tem todo o interesse em fazer passar a narrativa de que não é preciso mais núcleos nos CPUs.
Isto porque a AMD pode colar CPUs à vontade e criar monstros de desempenho. Mas a Intel, não consegue.
A outra coisa a considerar é que um dos CPUs que está ali no teste é um Skylake X, que usa a Mesh da Intel.
Estes CPUs têm alguns problemas na forma como escalam o desempenho, por causa da dependência de threads, entre grupos de CPUs.
Desactivar cores não dá aumento de desempenho. O que acontece, é que os núcleos que não são precisos, ficam a dormir.
Aliás, até existe vantagem em ter mais núcleos, como nos CPUs da AMD.
Isto porque a qualquer momento, o CPU pode passar uma thread de um núcleo que esteja um pouco mais quente, para outro que estava por usar, logo mais fresco e assim ter uma velocidade superior.
Em relação ao SMT/HT, sim pode haver penalizações em alguns casos. Por exemplo, se uma thread estiver a retirar recursos à thread que partilha o mesmo pipeline de execução.
Mas existe uma "flag" desde o tempo dos Pentium 4, que permite a um programador desligar o HT/SMT, evitando esta penalização.
Portanto, um bom programador, se vir o seu código a ter problemas com o HT, liga a flag e o CPU deixa de emitir duas threads para o núcleo.
Também é preciso ter em conta que os Ryzen têm um pipeline de execução 5-wide, comparado com o 4-wide dos iCore atuais.
Isto significa que os Ryzen beneficiam mais do uso de SMT, do que os Intel iCore.