Domótica "Low Cost" (e não só...)

A caixa não é muito Profunda, mas com o reboco que ai levou aprofundou. Puxa neutro até baixo. Experimenta antes se cabe o shelly (tamanho bolacha oreo)
 
Obrigado pelas várias opiniões.
Vou ver se cabe no interruptor, e deixo estar a caixa como está. Se não couber troco a coroa da caixa por ligadores e coloco lá.

Próxima dúvida:
Queria mandar vir tudo do mesmo sítio, porque daqui a uns dias vai estar tudo fechado devido ao confinamento.
A ***** tem o Shelly e os ligadores, mas fio de 1,5mm só vejo bobines de 100m, o que é um exagero.
Sabem de algum outro site que possa ter?
 
Obrigado pelas várias opiniões.
Vou ver se cabe no interruptor, e deixo estar a caixa como está. Se não couber troco a coroa da caixa por ligadores e coloco lá.

Próxima dúvida:
Queria mandar vir tudo do mesmo sítio, porque daqui a uns dias vai estar tudo fechado devido ao confinamento.
A ***** tem o Shelly e os ligadores, mas fio de 1,5mm só vejo bobines de 100m, o que é um exagero.
Sabem de algum outro site que possa ter?
O ideal é ir a uma loja de material eléctrico perto de casa, antes do fecho.
Ficarás melhor servido, até no preço.
 
Eu, opto sempre por colocar o shelly na cx de derivação.

No interruptor caso a cx esteja cheia.

P/ essa instalação será necessário os seguintes ligadores


1 de 8 - fase p/ alimentar o shelly
1 de 5 - neutro;

Penso que não me enganei.
 
Eu, opto sempre por colocar o shelly na cx de derivação.

No interruptor caso a cx esteja cheia.

P/ essa instalação será necessário os seguintes ligadores


1 de 8 - fase p/ alimentar o shelly
1 de 5 - neutro;

Penso que não me enganei.
de 8 :n1qshok:
se colocar no interruptor basta 1 de 4 (fase) e 1 de 2 (para o neutro ou ligar na caixa de derivação junto dos outros), certo?

y8auz47.jpg
 
Funcionam qd não rede Wi-Fi e/ou net?
Uns funcionam outros não.

Os que estão ligados com todas as ligações presentes, como o fio neutro, a fase e a linha de lâmpada funcionam sem wi-fi e com resposta instantânea.

Os que estão ligados associados via app e com a ligação mínima, fio neutro e fase, necessitam sempre de wi-fi, pois comunicam com a cloud e com o interruptor principal. Neste caso e conforme a condições do sinal, a resposta ao carregares para ligar a lâmpada, pode ter algum delay.

Num determinado circuito de iluminação, tens de ter sempre um interruptor principal, podendo depois e no caso desse circuito ter mais de um interruptor, os outros serem apenas associados via app, sem necessidade de ligações, para além da fase e do neutro para o alimentar. Existem interruptores que não necessitam de qualquer ligação, apenas uma pilha de 3V para funcionarem em conjunto com o interruptor principal, que comunicam por RF, sem necessidade de wi-fi. Tenho 3 destes para chegar e só depois posso ver se funcionam bem. Têm a vantagem de podermos adicionar pontos de interrupção em sitios onde não temos interruptor, bastando apenas colar ou aparafusar o mesmo.

Logo à noite vou testar melhor as várias variantes. Sem net, mas com wi-fi e com net sem wi-fi(este não funciona de certeza). Os secundários não funcionam sem wi-fi, mas não tenho a certeza se funcionam com wi-fi, sem net. Acho que não, pela experiência inicial que fiz, mas vou testar melhor.
 
Última edição:
Boa noite
Estou a pensar em colocar alguns shelly nos meus interruptores, mas percebo pouco de eletricidade.
De momento tenho duvida se a minha instalação tem neutro nos interruptores.
Penso que em alguns sim e noutros não. Coloco algumas fotos do quadro e de alguns interruptores.

cozinha1.jpg
cozinha2.jpg
sala1.jpg



hall1.jpg
quadro1.jpg
sala2.jpg


hall3.jpg
quarto.jpg



O shelly 1 é o indicado?

Grato pela ajuda.
 
Boas pessoal!

Estou para iniciar-me neste assunto de domótica e pensei em começar com a caldeira. Vi uns aparelhos que funcionam como termostato e conseguem regular as temps nas divisões da casa.
Já possuo um termostato fixo na entrada da casa mas não é eficiente visto que dispara a caldeira consoante a temperatura da entrada de casa e não da sala ou do quarto (onde passo maior parte do tempo).
Estive a pesquisar e vi o kit da netatmo e o da tado mas tenho dúvidas relativamente ao funcionamento.

No meu caso em específico seria só necessário trocar o termostato que tenho por um destes que referi? É para que serve o relé que se liga a eletricidade? Após estar instalado o termostato continuará a ser fixo ao local onde o instalei ou poderei por exemplo levá-lo para a sala e ele fará a leitura da temperatura e disparará a caldeira consoante a necessidade (e o mesmo para o quarto)?
 
Boa noite
Estou a pensar em colocar alguns shelly nos meus interruptores, mas percebo pouco de eletricidade.
De momento tenho duvida se a minha instalação tem neutro nos interruptores.
Penso que em alguns sim e noutros não. Coloco algumas fotos do quadro e de alguns interruptores.

cozinha1.jpg
cozinha2.jpg
sala1.jpg

1 2 3

hall1.jpg
quadro1.jpg
sala2.jpg

4 5
hall3.jpg
quarto.jpg

6 7

O shelly 1 é o indicado?

Grato pela ajuda.

O interruptor 1 e 4 não tem neutros, os outros têm (cabo azul)

Em relação aos shellys não sou a pessoa mais indicada. Já instalei relés wi-fi em interruptores, mas foram da Moeshouse e da Loratap, estando a funicionar bem.

Funcionam qd não rede Wi-Fi e/ou net?

Já experimentei com mais rigor.

Com net e wi-fi, todos funcionam perfeitamente
Sem net e sem wi-fi - Só funcionam os principais
Com net e sem wi-fi - Só funcionam os principais

Os principais funcionam sempre e não dependem da app, nem da cloud, nem net, nem wi-fi, para funcionarem manualmente. Como cada circuito de iluminação tem de ter pelo menos um principal, nunca ficamos sem luz em qualquer circuito. Os meus secundários ou seja os que têm mais que um comutador num circuito de iluminação, optei por ter 1 principal com as ligações todas feitas e os outros apenas alimentados, mas também é possível tê-los todos ligados como os vulgares comutadores. Não achei que valesse o trabalho e como apenas tenho 2 nessa situação, vou para a solução do interruptor sem fios, a pilhas, para os circuitos com mais que um interruptor, que ainda estou à espera que cheguem. No meu caso quando tenho tipo uma comutação de escada, com 2 ou mais interruptores, a minha solução passa por 1 principal e todos os outros com interruptores RF a comunicar com o principal. Os interruptores RF são muito mais baratos e o aspeto é o mesmo. Vamos ver se funcionam convenientemente e as pilhas duram.

Dentro de 2 a 3 semanas devo ter a casa completa, com uma mistura de interruptores simples, duplos, triplos, uns com dimmer, uns principais, outros secundários e os interruptores por RF. Nessa altura poderei aconselhar melhor e verificar o seu funcionamento com a casa a 100% com iluminação inteligente. Também farei as contas dos 23 interruptores que comprei, ainda nem quis somar:berlusca:
 
Têm de ter um WAF elevado para conseguires fazer isso tudo! :P
Nós iamos trocar os nossos interruptores todos cá de casa (5 simples e 2 duplos) por uns touch da sonoff, mas quando começamos a fazer contas mudámos de ideias e fomos para os shelly's que ficavam a metade do preço x)
Já tínhamos 1 instalado no quarto, comprámos mais 3 para a cozinha, sala e entrada, e os restantes vêem quando acharmos que faz sentido ter nos espaços menos usados.
 
@cribeiro
Obrigada pela ajuda. Era o que eu pensava. Alguns interruptores são comutadores de escada, tenho de abrir todos.
Para já só vou comprar 2 ou 3 para testar.
Já tenho outro material da shelly e estou satisfeito.
 
Têm de ter um WAF elevado para conseguires fazer isso tudo! :P

Eu inicialmente era só para colocar umas lâmpadas inteligentes nos candeeiros de mesa e mais uma ou outra tomada inteligente. Vim parar a este tópico e era shelly para traz, shelly para a frente. Disse cá para mim, tenho experimentar! Comecei por comprar 2 relés tipo shelly da Moes e reparei que o preço dos interruptores era muito semelhante. Comprei um para experimentar, o WAF foi de tal forma positivo, que todos os dias me pergunta quando chegam os restantes.:D Fui pressionado acabar a empreitada...

Estive a somar tudo e tenho uma média por interruptor de 12 euros. Se viessem todos da China a média seria um pouco menor.

Gastei nos 23 interruptores 274,07 euros, acabadinhos de somar. Estão incluídos nos 23 os 6 que funcionam por RF e que são a cerca de 6,5 euros e que baixa um pouco a média dos outros. Estes funcionando bem, todos os interruptores secundários(tipo comutador de escada/paralelo) poderiam ser por RF. Em minha casa o eletricista decidiu colocar interruptores paralelos, alguns estão em sítios que nunca os usei, mas por uma questão de estética (WAF) tive de os substituir.:D

Com mais um confinamento, espero que não demorem muito a chegar, que é para finalizar esta parte.

A minha única preocupação é que isto já é wi-fi a mais por todo o lado. Dizem que não faz mal à saúde, mas nunca confiando.:(
 
@cribeiro Já me chegou o Interruptor sem neutro mas aquilo é estranho com aquela ligação "extra". Não me vou aventurar com aquele pendurico, também já me chegou 2 interruptores com neutro e prefiro passar cabo.

Quero arranjar um sensor de presença no corredor, sabes se posso aproveitar o da xaomi ou o da moes serve?

BTW a qualidade dos interruptores são muito bons e o design também. Muito satisfeito!
 
Quais são os "eco-sistemas" que estás a usar? Em principio, se forem o mesmo devem funcionar, se forem diferentes, eventualmente é preciso um intermediário a gerir (Alexa ou google home por exemplo)
 
Back
Topo