Domótica "Low Cost" (e não só...)

Tenho um AC Whirlpool comprado há 1 ano mas não tem Wi-Fi , logo não consigo controlar pelo iPhone. Há alguma solução boa e barata, de preferência compatível com HomeKit? (Sei que esta última encarece bastante o equipamento e por essa razão não é prioridade)
 
Tenho um AC Whirlpool comprado há 1 ano mas não tem Wi-Fi , logo não consigo controlar pelo iPhone. Há alguma solução boa e barata, de preferência compatível com HomeKit? (Sei que esta última encarece bastante o equipamento e por essa razão não é prioridade)
Barato e presumindo que o AC tem comando IR tens o Broadlink RM4 mini, andam por volta do 20 euros, prevendo para o futuro tens a versão Pro que além de IR também suporta RF e anda pelos 30/40 euros. (Não é compatível HomeKit penso eu, mas nada que um homeassistant não resolva)
Comprando da China ainda podem ficar mais baratos.
 
Integrando o Broadlink no Home Assistant e utilizar a integração de HomeKit do Home Assistant para tornar o Broadlink visível ao HomeKit.
Mas aviso-te já que não será uma tarefa plug and play... se não usas o Home Assistant provavelmente nem valerá o esforço só para 1 device.
 
Por enquanto será apenas para 1 AC mas se isso que me falas funcionar realmente no HomeKit posso começar a ter outras ideias para Shellys por exemplo. Ou tomadas/interruptores inteligentes.
 
Há alguma forma de ser notificado quando as luzes estão ligadas?
Exemplo: hoje estava a trabalhar e qua do cheguei a casa as luzes estavam todas ligadas porque falhou a luz. Quando a luz foi restabelecida, as lâmpadas estavam todas ligadas porque obviamente no interruptor estão ligadas para poderem ser accionadas por voz.
A questão é em situações destas, ou porque simplesmente não estou em casa, há forma de ser informado que as lâmpadas da casa estão ligadas?
 
Normalmente os dispositivos têm uma setting para definir o que acontece quando falha/volta a luz. Não sei se as lâmpadas que falas também possuem algo desse tipo. Imagina que falha a luz durante a noite. Toda a gente acorda! :D

Lembro-me de ouvir falar desse problema também com fechaduras inteligentes que no caso de falha de luz o default state pode ser aberto. Seria um problema maior neste caso.
 
Lâmpadas ainda não experimentei. Comprei sensor de humidade e temperatura, um hub de IR para controlar o AC que não tem Wi-Fi e uma tomada inteligente de 20A para ligar o termocumulador. Tudo a funcionar impecável. Não linkei com Google Home porque tenho iPhone , é pena não funcionar com HomeKit. Mas a App em si está muito boa para um produto chinês e barato. Estou fascinado com isto principalmente pelo preço.

Já mandei vir mais 2 sensores de temperatura e outra tomada inteligente.
 
Lâmpadas ainda não experimentei. Comprei sensor de humidade e temperatura, um hub de IR para controlar o AC que não tem Wi-Fi e uma tomada inteligente de 20A para ligar o termocumulador. Tudo a funcionar impecável. Não linkei com Google Home porque tenho iPhone , é pena não funcionar com HomeKit. Mas a App em si está muito boa para um produto chinês e barato. Estou fascinado com isto principalmente pelo preço.

Já mandei vir mais 2 sensores de temperatura e outra tomada inteligente.

Podes mandar o link desse hub IR para o ar condicionado? Eu por acaso vi um mas tenho controlado o meu por tomada inteligente, mas admito que essa era a menor opção. Eu já vi na lista de recomendações algures mas deixei passar, se puderes deixar foto ou link agradecia. E o que se parece com uma pen ou disco hóquei? Isso por 2 dólares era mel

Quanto a APP, eles são líderes, e os preços são mais elevados, por norma cada custa 10-15 mesmo na loja em questão. O truque está en utilizar aquella secção onde só podes encomendar uma coisa de cada vez e onde os preços são mais baratos. Estás refém do algoritmo, mas se fizeres pesquisa várias vezes do produto, o algoritmo começa a sugerir te o produto em questão
 
Link

Custou-me cerca de 2 a 4€.

Atenção ao AC. Não se deve desligar através da tomada porque o AC precisa de concluir o processo normal de desligar através do botão devido à gestão do gás e recuo do mesmo na canalização. Ao desligares diretamente pela tomada esse processo não acontece e pode danificar seriamente a unidade.
 
Link

Custou-me cerca de 2 a 4€.

Atenção ao AC. Não se deve desligar através da tomada porque o AC precisa de concluir o processo normal de desligar através do botão devido à gestão do gás e recuo do mesmo na canalização. Ao desligares diretamente pela tomada esse processo não acontece e pode danificar seriamente a unidade.

No link aparece 22 euros ... Tengu de esperar pelo algoritmo 😅
 
Link

Custou-me cerca de 2 a 4€.

Atenção ao AC. Não se deve desligar através da tomada porque o AC precisa de concluir o processo normal de desligar através do botão devido à gestão do gás e recuo do mesmo na canalização. Ao desligares diretamente pela tomada esse processo não acontece e pode danificar seriamente a unidade.

Encomendado já - 3,34€. E fácil a programação? E a APP mostra qual os settings que estão em vigor ou e Atenas on e off?
 
A programação é relativamente simples, faz lembrar os comandos universais. No meu caso consigo controlar temperatura, modo de funcionamento , velocidade da ventoinha e on e off. No meu AC a configuração não está a 100% porque ao ligar pela App ele mete logo em 18ºC e auto, não liga com as settings que estavam antes de desligar. Tive que adicionar um atalho adicional (iOS) para definir temperatura fria , 23ºC e ventoinha auto. Nada que não se resolva mas é um passo extra. Your mileage may vary, como diz o outro.
 
Óptimo.

Entretanto iara dizer que a técnica não e só para domótica mas para tudo o que se vende la ....

Ate chuveiros e torneiras etc .... Eu já tenho uma torneira há 8 anos daquelas de lava louça tipo talho que já tinha comprado lá, e custou 50n dólares que mesmo assim bem mais barato.

Pois com esta técnica, comprei a mesmíssima torneira por 20 euros... E já fui ver e o Leroy tem a mesmíssima torneira... Vem da mesma fábrica d certeza, tem e marca diferente (mas isso no ***** e tudo personalizado por isso não me admirava de vir da mesma fábrica )
 
Back
Topo