Dúvida Quadro ITED/ATI

Vou-me aventurar a passar os cabos de Ethernet em casa e novos coaxiais pois os atuais são curtos.

Que marca recomendam?

Tinham-me proposto:

Cabo Cat.6 U/UTP LSZH Dca-s2,d2,a1 da Barpa

Cabo Coaxial N48HV3 TK (RG6 LSZH) da Teka

Isto é bom, mau? Estou à procura de algo fiável e com boa relação qualidade/preço para não gastar dinheiro 2x.

Não queria comprar a caixa de 300m, visto que só vou precisar de cerca de 100m de cada. Mas se compensar mais a caixa lá terá que ser.
 
Boas,

Só me vou pronunciar sobre os cabos de rede, se é para instalação considera apenas:

Cabos STP (Shielded Twisted Pair) ou S/FTP Shielded Foilded Twisted Pair);
Cabos de instalação (Camisa mais resistente e bainha central plástica pela qual deves puxar, não pelos condutores ou camisa);
Calibre do cabo no mínimo AWG 24, preferência por 26.
Cat 6 apenas se não encontrares Cat7A a bom preço (Procura que eu já vi que há);
Tomadas RJ45 Cat7A e ligações à terra em pelo menos dois pontos.

Cumps.

EDIT: Se quiseres vê o que escrevi aqui e procura no catálogo dessas marcas um cabo que seja bom conforme o teu orçamento.
 
Última edição:
Em casas, onde a utilização média dos cabos é quase 0, pois quase toda a gente gosta é de coisas sem fios, numa habitação meter s/ftp, ftp ou stp, é demasiado, quer no preço quer no cabo propriamente dito, ainda por cima com pontas pequenas (comprimento total inferior a 100mts) isso é material que eu só costumo instalar na indústria, e só quando tem que ser, que de resto vai a fibra.

Entre Barpa e Televés cat6a escolhe é com condutores de cobre, pois já há muito em CCA (coper cad aluminum) isto é que não, seja lá que tipo e marca de cabo for.

Quanto a cabo coaxial tenho instalado desde à muito tempo Televés T100-plus 100% cobre e 0 problemas desde que tudo bem feito, ligações das fichas e nas tomadas.
 
Última edição:
Boas,

Só me vou pronunciar sobre os cabos de rede, se é para instalação considera apenas:

Cabos STP (Shielded Twisted Pair) ou S/FTP Shielded Foilded Twisted Pair);
Cabos de instalação (Camisa mais resistente e bainha central plástica pela qual deves puxar, não pelos condutores ou camisa);
Calibre do cabo no mínimo AWG 24, preferência por 26.
Cat 6 apenas se não encontrares Cat7A a bom preço (Procura que eu já vi que há);
Tomadas RJ45 Cat7A e ligações à terra em pelo menos dois pontos.

Cumps.

EDIT: Se quiseres vê o que escrevi aqui e procura no catálogo dessas marcas um cabo que seja bom conforme o teu orçamento.
Em casas, onde a utilização média dos cabos é quase 0, pois quase toda a gente gosta é de coisas sem fios, numa habitação meter s/ftp, ftp ou stp, é demasiado, quer no preço quer no cabo propriamente dito, ainda por cima com pontas pequenas (comprimento total inferior a 100mts) isso é material que eu só costumo instalar na indústria, e só quando tem que ser, que de resto vai a fibra.

Entre Barpa e Televés cat6a escolhe é com condutores de cobre, pois já há muito em CCA (coper cad aluminum) isto é que não, seja lá que tipo e marca de cabo for.

Quanto a cabo coaxial tenho instalado desde à muito tempo Televés T100-plus 100% cobre e 0 problemas desde que tudo bem feito, ligações das fichas e nas tomadas.
Obrigado pelo input de ambos.

Tenho algumas condicionantes:
-vou ter o de rede e coaxial a passar no mesmo tubo e este é pequeno (creio que é 16 mm). Isto tem alguma influência na blindagem necessária de cada cabo?
-vou usar o existente como reboque. Puxo 1 novo de cada vez ou tento logo os 2?
-Como previno que o cabo de rede não se torce todo e se trilha no interior das tubagens?

As fichas que tenho nos pontos de chegada são:
-televes de 2 conectores (não sei agora a referência)
-efapel 21455 com conector 21978 Cat6 UTP

Se puderem enviar por MP qual o cabo em questão que propõem agradeço.
 
Boas,

Eu discordo totalmente da utilização de cabos UTP, acho que isso até já deveria ter sido banido da UE.
As vantagens de um cabo STP ou S/FTP compensam bem a diferença irrisória de preço actualmente, às vezes há bons cabos STP ou S/FTP mais baratos que UTP.

Aqui neste fórum já se viu muita gente a queixar-se de velocidades porque as RJ45 ainda são bastante usadas e muitas vezes ligam-se routers ou repetidores que requerem bastante largura de banda.

Eu não sou adepto de passar a vida a mexer nas instalações, a colocar cabos é logo algo de bom para não lhes tocar durante mais de uma década.

Sobre o passar cabos, aconselho que uses lubrificante e podes comprar um 1L de Gel de Banho ou Shampô nas lojas de 1€ que serve.

Se tentares passar os dois ao mesmo tempo só aconselho se forem 2 pessoas, uma a puxar com cuidado e outra a lubrificar os cabos.

Se não tiveres painel para STP não adianta teres fichas STP.

Cumps.
 
Vou aproveitar este tópico para ver se alguém me consegue ajudar.

Quando o técnico da Vodafone cá veio, instalou-me o router no ATI, e como estava com esperança de ainda trocar para ONT + Router a parte, não me queixei. Entretanto deixei essa ideia de lado, e queria agora tirar o router do ATI porque fica muito apertado tudo lá dentro.

A minha ideia era passar fibra pelas tubagens existente até ao sitio onde o router vai ficar, e aproveitar o Coaxial e Cat5 que já estão ligador para enviar o sinal de volta para o ATI (e pelo caminho actualizar de Cat5 para 6 talvez).

A minha questão tem a ver com o diametro da tubagem, que me parece ser muito pequena. Não consegui medir, mas abri o espelho de um dos sitios que estava a pensar por o router, e mal tem espaço para os cabos que lá passam actualmente (fotos em baixo).
Será que cabem os 3 cabos ali? Se deixasse de passar coaxial para esta saida, será que só o cabo de rede e a fibra ficavam bem? Sei que a fibra é bastante frágil, é sensato partilhar a tubagem com outros cabos?

Quanto à operação em si, se for caso para a fazer, isto é algo dificil de fazer? Na teoria não me parece dificil, mas nunca o fiz. É preferivel arranjar alguém que o faça? Pedir à Vodafone para enviar um técnico?


 
putujoanos

Nesse tubo não passa mais nada, já é à pele para os dois que têm, logo um terceiro não dá, tinha de ter um tubo só para a fibra passar, e quanto a efetuar a alteração não é difícil, mas nessa situação o melhor que tens a fazer é mesmo chamar a assistência técnica.

O problema de abdicares do cabo coaxial, irias perder o sinal RF para o resto da casa, visto que ao mudares o router para outro lado, tens de fazer retorno da rede ethernet e coaxial para o ATI para depois distribuir para os resto da casa.
 
Boa noite caros,

Estou em vias de adquirir um apartamento que tem um ITED de 1ª Edição e penso que tem várias tomadas rj45 (1 por divisão) (fotos em baixo).
Infelizmente, não percebo muito do assunto e nos tópicos anteriores os Iteds parecem ser bem mais recentes do que este.
A minha questão é a seguinte, quando mandar vir cá a meo ou a vodafone para fazer a instalação da fibra, eles conseguem montar o router e o ont de maneira a eu apanhar net por ethernet nas diferentes divisões?

Por enquanto não consigo tirar mais fotos nem abrir tomadas que só devo ter as chaves para o mês que vem :/
Agradeço desde já a vossa ajuda :)

8nP9FaW.jpg

AFHL8XT.jpg
 
Boas,

Eu discordo totalmente da utilização de cabos UTP, acho que isso até já deveria ter sido banido da UE.
As vantagens de um cabo STP ou S/FTP compensam bem a diferença irrisória de preço actualmente, às vezes há bons cabos STP ou S/FTP mais baratos que UTP.

Aqui neste fórum já se viu muita gente a queixar-se de velocidades porque as RJ45 ainda são bastante usadas e muitas vezes ligam-se routers ou repetidores que requerem bastante largura de banda.

Eu não sou adepto de passar a vida a mexer nas instalações, a colocar cabos é logo algo de bom para não lhes tocar durante mais de uma década.

Sobre o passar cabos, aconselho que uses lubrificante e podes comprar um 1L de Gel de Banho ou Shampô nas lojas de 1€ que serve.

Se tentares passar os dois ao mesmo tempo só aconselho se forem 2 pessoas, uma a puxar com cuidado e outra a lubrificar os cabos.

Se não tiveres painel para STP não adianta teres fichas STP.

Cumps.
Podes explicar o que queres dizer com painel STP?
O meu objectivo inicial era colocar um ATI, mas desisti da ideia. Vou simplesmente colocar os equipamentos à entrada do apartamento e depois ligar ao router + switch as ligações necessárias para as divisões em questão.
 
Boas,

@calltherock Infelizmente não te posso ajudar pois não me entendo com esses ATI's do Demónio, aguarda que o @NVRSystem apareça por aí que ele domina esses rituais do oculto.

@fabiolous

Painel STP / STP Patch Panel:



Keystone STP:


Os cabos Shielded tem um 9º condutor que é a malha externa que envolve os pares condutores e serve de antena para interferências e CrossTalk entre pares.
Para ser eficaz tem que estar ligadas à terra em pelo menos um ponto e isto importa quando se pretendem atingir boas velocidades nos cabos.

Infraestruturas de rede tem bastantes nuances que deveriam ser seguidas para assegurar uma boa velocidade de transferência real, esta é uma delas.

Sobre os ATI's digo-te que detesto este tipo de ATI's "Domésticos", eu prefiro Bastidores pequenos pois são muito mais versáteis.
Actualmente há pequenos a bons preços e dependendo do espaço podes colocar algo mais "future-proof".

Exemplo:

https://www.digitus.info/en/products/network-and-server-cabinets/network-cabinets-wall-mounting/

Há Bastidores que já vem com os paineis para LAN, TV, FO e gavetas.

Cumps.
 
esse DDC secundário está todo ligado em série, com um microfiltro ADSL, o que estava ai antes era um router ADSL
No DDC primário é que tens 4 cabos ethernet, embora a porta 1 parece ser novamente RJ11??
O coaxial parece que bastará injetar no S10 o coaxial que vem do ONT para ter em todo o lado.
Agora ONT+Router ou tudo integrado não me parece que caixa ai... No meu caso fiz um quadrado onde encaixei na moldura da porta, fiz um fundo falso para tapar a cablagem e o Router+ONT (integrado) ficou pousado na base do quadrado (tipo prateleira)
 
Boas, esse ATI é algo "antigo" não foi propriamente pensado para haver rede estruturada, concordo e sou a favor da ideia do colega @MinisterOfSound em relação a ATI's vs Bastidores, mas isto (ati's) parecem pãezinhos para electricistas incompetentes, é a montar, qualquer coisa serve desde que abaixo do orçamento.

Estou de volta da casa de um amigo que o estúpido do electricista meteu uma porcaria dum rackited da Quitérios (LIXO), videoporteiro IP, câmaras IP, AP's em casa - moral da história- não cabe o switch já se teve de inventar um bastidor para lá para os cabos novos + um switch em condições, tinha poupado uns 1000€ se tivesse metido logo um bastidor.


Indo ao encontro do que pretendes, é possível colocar o que queres.

cada 2 fichas/tomadas que tens dentro do ATI estão ligadas ao mesmo cabo ,que aparece numa divisão, isso serve para passar o sinal de telefone entre as tomadas todas.

convém abrir e verificar se tens espaço nos tubos para passar dois cabos, se, imagina, quiseres o router na sala e tiveres também a tomada de tv ao lado (para injectar de volta o sinal RF par ao ATI), tiras o cabo de rede e voltas a passar junto com a fibra e fazes sair a fibra ao lado da tomada de rede, assim liga o router à fibra, e mandas o sinal de rede pelo cabo de rede, depois basta colocar um switch dentro do ati, deves ter uma tomada por detrás do painel, fica "fácil".

se também quiseres o sinal de telefone disponível no ATI, tens de passar um segundo cabo de rede, ou junto do outro ou com da tv.

Espero não ter confundido muito o boneco.
 
Boas,

@calltherock Infelizmente não te posso ajudar pois não me entendo com esses ATI's do Demónio, aguarda que o @NVRSystem apareça por aí que ele domina esses rituais do oculto.

@fabiolous

Painel STP / STP Patch Panel:



Keystone STP:


Os cabos Shielded tem um 9º condutor que é a malha externa que envolve os pares condutores e serve de antena para interferências e CrossTalk entre pares.
Para ser eficaz tem que estar ligadas à terra em pelo menos um ponto e isto importa quando se pretendem atingir boas velocidades nos cabos.

Infraestruturas de rede tem bastantes nuances que deveriam ser seguidas para assegurar uma boa velocidade de transferência real, esta é uma delas.

Sobre os ATI's digo-te que detesto este tipo de ATI's "Domésticos", eu prefiro Bastidores pequenos pois são muito mais versáteis.
Actualmente há pequenos a bons preços e dependendo do espaço podes colocar algo mais "future-proof".

Exemplo:

https://www.digitus.info/en/products/network-and-server-cabinets/network-cabinets-wall-mounting/

Há Bastidores que já vem com os paineis para LAN, TV, FO e gavetas.

Cumps.
De facto não estava a considerar patch panel.
Fui à procura de um que coubesse no rasgo onde tenho o acesso, talvez um de 8 portas caiba, mas é super reduzido para o resto (vai ficar a ficha da fibra lá metida e o repartidor do sinal coaxial).

Portanto, iria para o 6A UTP. Isto é compatível com a ficha cat6 que já tenho, certo?
 
Boas,

De facto não estava a considerar patch panel.
Fui à procura de um que coubesse no rasgo onde tenho o acesso, talvez um de 8 portas caiba, mas é super reduzido para o resto (vai ficar a ficha da fibra lá metida e o repartidor do sinal coaxial).

Portanto, iria para o 6A UTP. Isto é compatível com a ficha cat6 que já tenho, certo?


Também duvidei que fosse aplicável no teu caso, no entanto deixei-te exemplos à mesma.

Sim, as "normais" devem servir.

Cumps.
 
Boas,

Já que um Utilizador tem tido dificuldades em decidir que cabos de rede escolher deixo aqui a seguinte info:

A Categoria de um cabo de rede depende sobretudo das suas características físicas e não da categoria impressa pelo fabricante, infelizmente há demasiados cabos categorizados como Cat 6/Cat 6A que não passam de Cat 5E.
Parte desta trapalhada deve-se ás alterações feitas pela TIA em que cedeu a pressões e abriu a porta a estas situações.

Apesar da Categoria importar deixo aqui os pontos mais relevantes na escolha de um cabo:

Quanto maior for a Categoria melhor;
Quanto maior forem os MHz melhor;
Quanto menor for o AWG melhor;
Quanta mais protecção tiver melhor;
Preferir cabos STP a UTP;
Preferir Shielded e Foiled Twisted Pair;
Acima de tudo evitar Cabos CCA e utilizar apenas 100% Cobre.

Tendo em conta as velocidades atingidas hoje em dia, a quantidade de dispositivos cujo tráfego passa pela cablagem, as interferências e o que aparecerá no futuro eu recomendava cabos com estas características no mínimo:

Cat 7A, mínimo de 500Mhz, AWG entre 23 e 24, LZSH e S-FTP.

Actualmente encontram-se cabos com característícas acima das que enunciei a 75€+/- a bobine de 100 metros, 335€+/- a de 500 metros:

https://www.digitus.info/de/produkt...etzwerkkabel/verlegekabel/dk-1743-vh-1/?PL=en

Há versões Simplex e Duplex, a mim a versão Duplex dá-me um jeitaço às vezes:

https://www.digitus.info/de/produkte/kupfer-netzwerktechnik/netzwerkkabel/verlegekabel/

Para quem pensar nisto numa ótica comercial/empresarial, a oferta é maior e os preços são ainda mais baratos claro.

Andar a poupar aos 25/35€ por cada 100 metros de cabo e depois ter problemas é que não aconselho, na construção de uma casa isto são "peanuts".

Estas características são muito importantes porque por vezes podem ver a Ligação de Rede a 1Gigabit mas estar a ter velocidade de transferencia real abaixo de uma 100Mbps.

Cumps.
 
Supondo que tenho um bastidor com um patch panel que terá ligações a todas as divisões da casa, no caso de necessitar de vários pontos de rede (por exemplo na sala e escritório) devo ter uma ligação para cada aparelho que pretendo ligar ou basta apenas 1 ligação e do outro lado colocar um switch?

No meu caso particular, vou precisar de pelo menos 4 para a sala e 4 para o escritório mas não sei se coloco 4 tomadas de rede nestas duas divisões ou apenas 1 com um switch. O que aconselham?
 
No meu caso particular, vou precisar de pelo menos 4 para a sala e 4 para o escritório mas não sei se coloco 4 tomadas de rede nestas duas divisões ou apenas 1 com um switch. O que aconselham?
Ainda não sei ao certo aquilo que vou precisar, mas será algo parecido com isso...

No meu caso, refiro-me a um apartamento em construção, pelo que tenho flexibilidade nesse aspecto. Por outro lado, quantos mais pontos de rede quiser instalar pelo apartamento, mais caro terá que ser o quadro que irão instalar no ATI (não me lembro agora do custo que me deram, mas não me agradou). Não só isso, mas ter a sala/escritório cheio de tomadas RJ45 pode não ser a cena mais fixe de sempre, principalmente para mais tarde revender o apartamento (se for uma casa "para a vida", pensava de outra forma).

Posto isto, comecei a pensar em alternativas... Ora, a minha ideia já era ter um AP para WiFi em todos os quartos, escritório e sala, pelo que a minha solução vai ser optar pelo UniFi In-Wall HD que tem um switch Gigabit de 4 portas. Acaba por ser um 2-em-1, WiFi + switch Gigabit, perfeito para mim. Mas cada caso é um caso.
 
Supondo que tenho um bastidor com um patch panel que terá ligações a todas as divisões da casa, no caso de necessitar de vários pontos de rede (por exemplo na sala e escritório) devo ter uma ligação para cada aparelho que pretendo ligar ou basta apenas 1 ligação e do outro lado colocar um switch?

No meu caso particular, vou precisar de pelo menos 4 para a sala e 4 para o escritório mas não sei se coloco 4 tomadas de rede nestas duas divisões ou apenas 1 com um switch. O que aconselham?
Qualquer uma das soluções serve, eu pessoalmente preferiria deixar já um ponto de rede para cada equipamento, principalmente porque se não estiverem todos juntos colocar um switch na divisão implicaria andar a espalhar cabos na divisão.
 
Supondo que tenho um bastidor com um patch panel que terá ligações a todas as divisões da casa, no caso de necessitar de vários pontos de rede (por exemplo na sala e escritório) devo ter uma ligação para cada aparelho que pretendo ligar ou basta apenas 1 ligação e do outro lado colocar um switch?

No meu caso particular, vou precisar de pelo menos 4 para a sala e 4 para o escritório mas não sei se coloco 4 tomadas de rede nestas duas divisões ou apenas 1 com um switch. O que aconselham?

Eu pessoalmente, nem que fiquem os tubos vazios e passe os cabos depois, deixaria já tubos e caixas metidos, em vários pontos pensando em várias maneiras de arranjar as divisões.
por exemplo para mim, um escritório ou quarto não devia ter menos de 4 pontos de rede e tubos de 25mm (2 ao lado da tv numa caixa sozinha, um num ponto alto ou tecto para um AP e outro nem que seja perto do da cabeceira da cama), nem que fiquem os tubos vazios e apenas um realmente feito, que é o mínimo.


Ainda não sei ao certo aquilo que vou precisar, mas será algo parecido com isso...

No meu caso, refiro-me a um apartamento em construção, pelo que tenho flexibilidade nesse aspecto. Por outro lado, quantos mais pontos de rede quiser instalar pelo apartamento, mais caro terá que ser o quadro que irão instalar no ATI (não me lembro agora do custo que me deram, mas não me agradou). Não só isso, mas ter a sala/escritório cheio de tomadas RJ45 pode não ser a cena mais fixe de sempre, principalmente para mais tarde revender o apartamento (se for uma casa "para a vida", pensava de outra forma).

Posto isto, comecei a pensar em alternativas... Ora, a minha ideia já era ter um AP para WiFi em todos os quartos, escritório e sala, pelo que a minha solução vai ser optar pelo UniFi In-Wall HD que tem um switch Gigabit de 4 portas. Acaba por ser um 2-em-1, WiFi + switch Gigabit, perfeito para mim. Mas cada caso é um caso.

Não sei que diga, se tens uma habitação em construção, neste momento, prepara-te para ser roubado a força toda :D, neste momento, tudo é desculpa par inflacionar preços (cheira-me que sabem que daqui a uns 2 a 3 não vai haver tanto trabalho e já estão a ganhar para isso) ATI's é quase tudo plástico não ficou assim tão caro, já a mão de obra e o cobre isso sim está tão ou mais caro que o ouro.

Um ATI grande (24PC) + CATI não fica assim tão caro, ou mesmo um bastidor se houver espaço para isso, já agora se ainda fores a tempo, evita que ponham material da Quitérios ou TEV2 para quadros, dá uma olhadela em material Efapel, em quadros estão muito bons
 
Última edição:
Qualquer uma das soluções serve, eu pessoalmente preferiria deixar já um ponto de rede para cada equipamento, principalmente porque se não estiverem todos juntos colocar um switch na divisão implicaria andar a espalhar cabos na divisão.
Pois, também prefiro deixar uma tomada para cada equipamento mas o preço que levam por cada tomada não é muito simpático daí eu ter pensado em colocar um switch depois.
Neste caso os equipamentos estariam juntos, não ficando muitos cabos espalhados.
 
Back
Topo