Empregos de informática no estrangeiro

Diferenca entre Alemanha e Bélgica?

Com 2/3 anos eu diria 50/60k (em Berlim).

A qualidade de vida em Berlim é muito boa IMHO.

recomendas algum site em ingles para procurar casa e carro?
(é que andar a procura em alemao n dá pra mim :P )


Mais algumas dicas:
- Neste momento, em Berlim, estes valores (em cima mencionados) não são impossíveis mas não são muito o panorama geral. Claro que depende da tua especialidade e de muitos outros factores, mas já vês imensas ofertas para Senior Developers com valores 55k-65k e assim. Um conselho, vê as ofertas e estuda o mercado e não tenhas medo de pedir. Aqui adoram puxar para baixo e como levas com a "label" do estrangeiro muito provavelmente vão-se aproveitar.

- Se vires que estás encaminhado a vir para cá tenta alugar algo temporário (2 meses ou assim) e procuras enquanto tiveres cá; arrendar aqui uma casa é algo que pode demorar imenso tempo e tens mesmo muita concorrência, precisas de vários documentos e tens de perder muito tempo com isso.

- Muda um pouco essa ideia que te vais safar sempre com inglês (sim mesmo em Berlim); convém mesmo pensares em aprender alemão. Tens imensos documentos legais/burocracia que precisa de alemão e mesmo para o dia-a-dia. Para além disso abre-te a porta a mais ofertas de trabalho.

- Quanto ao carro, recomendo vivamente a não usar, pelo menos a semana. Tens uma rede de transportes incrivel e pode não parecer mas mesmo assim Berlim tem imenso trânsito. No entanto para passear pela Alemanha/outros países dá imenso jeito.
 
Juntando-me ao post em cima, tenho de adicionar uma informação importante. 55-65k é tudo junto. Daqui vais perder uns 20k so para impostos e seguro.

Alemanha ta cheia de burocracia - verdade. Não te esqueças de fazer anmelden nos primeiros tempos. Acho que tens 2 semanas para isso, se não levas multa... prai 20-30 euros.

Para alem do facto que agora vais precisar de alugar casa e será na epoca de inverno. Ao procurar tens de ver o preço warmmiete - isso significa que ja esta com cenas tipo agua quente + aquecimento etc.

Ao alugar a casa TENS de pedir um protocolo de como esta a casa. Pois ao fazeres o aluguer vais dar kaution. Principalmente tens de ter cuidado se for um aluguer aos privados, pois eles tendem a dizer que ta tudo fixe quando entras. Também te dizem que ta tudo fixe quando lhes devolves a chave no final... mas depois passado um mês quando pedes o kaution de volta, eles encontram centenas de problemas. Pelo menos foi o que me aconteceu a mim e quando fui a saber não sou o unico nessa situação.

Legalmente eles têm de fazer protocolo na tua entrada para a casa e na tua saida.
Legalmente tu tens direito de arranjar com os teus custos o que estragaste, mas tens de pedir.
Legalmente eles podem ter o teu kaution sem devolver prai uns 6 meses... mas aqui ainda não sei bem detalhes, pois estou nos 6 meses e tenho de contactar alguem que saiba da area melhor.



AAAAAAH E PARTE MAIS IMPORTANTE!!!!
Esquece os torrents e alguns downloads... vem te multa de 1000 euros +- por seres pirata, aaaargh xD
Esquece hotspots em livre acesso como em Portugal.
 
Última edição:
Juntando-me ao post em cima, tenho de adicionar uma informação importante. 55-65k é tudo junto. Daqui vais perder uns 20k so para impostos e seguro.

Alemanha ta cheia de burocracia - verdade. Não te esqueças de fazer anmelden nos primeiros tempos. Acho que tens 2 semanas para isso, se não levas multa... prai 20-30 euros.

Para alem do facto que agora vais precisar de alugar casa e será na epoca de inverno. Ao procurar tens de ver o preço warmmiete - isso significa que ja esta com cenas tipo agua quente + aquecimento etc.

Ao alugar a casa TENS de pedir um protocolo de como esta a casa. Pois ao fazeres o aluguer vais dar kaution. Principalmente tens de ter cuidado se for um aluguer aos privados, pois eles tendem a dizer que ta tudo fixe quando entras. Também te dizem que ta tudo fixe quando lhes devolves a chave no final... mas depois passado um mês quando pedes o kaution de volta, eles encontram centenas de problemas. Pelo menos foi o que me aconteceu a mim e quando fui a saber não sou o unico nessa situação.

Legalmente eles têm de fazer protocolo na tua entrada para a casa e na tua saida.
Legalmente tu tens direito de arranjar com os teus custos o que estragaste, mas tens de pedir.
Legalmente eles podem ter o teu kaution sem devolver prai uns 6 meses... mas aqui ainda não sei bem detalhes, pois estou nos 6 meses e tenho de contactar alguem que saiba da area melhor.

AAAAAAH E PARTE MAIS IMPORTANTE!!!!
Esquece os torrents e alguns downloads... vem te multa de 1000 euros +- por seres pirata, aaaargh xD
Esquece hotspots em livre acesso como em Portugal.

Passa aqui neste tópico, tens lá muita informacao: https://forum.zwame.pt/threads/viver-e-trabalhar-na-alemanha-ler-1-post.948570/

Da minha experiencia de Berlim:

Legalmente eles podem ter o teu kaution sem devolver prai uns 6 meses... mas aqui ainda não sei bem detalhes, pois estou nos 6 meses e tenho de contactar alguem que saiba da area melhor.
6 meses é o prazo legal máximo. Nunca pagar a caucao em dinheiro mas sim por transferencia. Se for em dinheiro que seja na agencia e fica com um recibo disso. A caucao deve ser colocada, pelo senhorio, numa conta propria para o efeito.

Esquece hotspots em livre acesso como em Portugal.
Existem vários, uns livres (por exemplo nas estacoes de metro) e outros ligados ao teu operador (Vodafone por exemplo). Também consegues usar a rede Fon.

Não te esqueças de fazer anmelden nos primeiros tempos. Acho que tens 2 semanas para isso, se não levas multa... prai 20-30 euros.
Anmeldung é obrigatório sempre que mudas de casa, podes ser multado sim mas nunca conheci ninguém que tivesse passado o prazo e pagasse multa.

Juntando-me ao post em cima, tenho de adicionar uma informação importante. 55-65k é tudo junto. Daqui vais perder uns 20k so para impostos e seguro.
Os salários sao, regra geral, x12 e o valor é bruto. Dependendo da tua situacao podes descontar até mais ou menos 40% do valor. O melhor é usar um calculador de salário.

Esquece os torrents e alguns downloads... vem te multa de 1000 euros +- por seres pirata, aaaargh xD
Isto é verdade, mesmo streaming hoje em dia é desaconselhado.
 
Esquece hotspots em livre acesso como em Portugal.
Existem vários, uns livres (por exemplo nas estacoes de metro) e outros ligados ao teu operador (Vodafone por exemplo). Também consegues usar a rede Fon.
Mesmo em Berlin, não da para comparar com por exemplo Lisboa, onde tas a andar pela rua e tens dezenas de hotspots fon e etc. Por exemplo em Jena o unico hotspot é nos 2 macdonalds. Por isso basicamente pela cidade toda so tens 2 hotspots xD

E tipo, Berlin é a meu ver uma das piores cidades (europeias) em termos de sujidade e edificios antigos. Quando fui la, lembrei me logo da união suvietica, é tal igual aos anos 80 na Russia. A unica parte que gostei realmente em berlin foi basicamente a ilha de museus, tudo resto poderia estar bastante melhor. Mas la esta, é IMHO. Em comparação tenho em conta Frankfurt, Jena, Erfurt e Leipzig.

Acerca do anmelden, agora conheces. Fomos multados com a namorada por isso xD
 
Acerca do anmelden, agora conheces. Fomos multados com a namorada por isso xD
Lá está, em Berlim nunca conheci... :)

Berlim é diferente, para melhor IMO, do resto da Alemanha que eu conheço (Hamburgo, Leipzig, Dresden, Dessau, Rostock, Estugarda e Rügen). O que referes é exactamente o encanto da cidade (tirando a parte do lixo, que só acontece em algumas zonas específicas).
 
Lá está, em Berlim nunca conheci... :)

Berlim é diferente, para melhor IMO, do resto da Alemanha que eu conheço (Hamburgo, Leipzig, Dresden, Dessau, Rostock, Estugarda e Rügen). O que referes é exactamente o encanto da cidade (tirando a parte do lixo, que só acontece em algumas zonas específicas).

Talvez tem a ver com a mentalidade... eu como sou natural da ucrania e na minha infância assisti a muita coisa vinda da USSR, por isso por alguma razao essa imagem associa-se a mim a pobreza e a ma qualidade xD Quando vim a Berlim fiquei pasmado...

De qualquer forma o importante é que estejas bem onde estas =)
 
Li esta ultima pagina por alto e quero mandar o meu bitaite, visto estar a viver em Berlin ha uns meses:

1) Na Alemanha, por lei, o senhorio tem até 6 meses para devolver o dinheiro da caução. É uma lei estúpida, sim. E sim, há muitos problemas com isto. Mas há associações que defendem o arrendatário e ajudam nestas coisas.

2) O anmeldung (registar na cidade) não tem prazo de 2 semanas coisa nenhuma. São 2 ou 3 meses e é só marcar o appointment online e ir la ao sitio no dia e hora marcados e em 30min ta feito.

3) Eu trabalho em Berlin e estou a ganhar 47k com ~2 anos de experiencia. Depois de ver a quantidade de ofertas que há aqui e a quantidade de candidatos que nos mandam código péssimo para nos analisarmos, diria que estou a ser mal pago. Portanto 50/60k para 2/3 anos esta perfeitamente na média.

4) Berlin neste momento deve estar como o Porto e Lisboa em termos de aumento das rendas: uns 20% por ano. Eu pago 500€ por um quarto (contras incluidas) na parte oeste da cidade e é caro... Mas é o que há de momento.

5) Os impostos são ~40% e nisto está incluido o seg de saude, sistema de pensoes, invalidez, etc... A parte boa disto é que não se paga pra ir ao medico.

6) Streaming nao sao ilegais nem coisa parecida. A não ser que seja pelo popcorn, mas isso é pq o popcorn é P2P e eles só caçam a malta que faz sharing de cenas.

7) Em termos de Internet isto é pior que um país qualquer no meio de áfrica: os ISP demoram 4/6 semanas ( na maior parte dos casos) para vir a casa meter Internet e tem que se rezar aos santinhos todos para nao termos nenhum problema. Se tivermos, temos que falar com os gajos do Customer Service... E não há customer service tão mau como na Alemanha.

8) Quando se junta muita gente no mesmo espaço fisico, a net dos telemoveis vai ao ar. Alias, a rede do telemovel vai ao ar... As antenas nao aguentam com ist lol

Concluíndo:

A Alemanha tem um monte de coisas que não fazem sentido nenhum. Coisas que vão desde as 6 semanas pra ter internet ao "imposto que nao e imposto mas que toda a gente tem que pagar" das tvs, passando pelo Schufa e debitos diretos que ninguem sabe mt bem como funciona.

Os Alemaes nao se queixam de nada e simplesmente seguem as regras.... Pq sao as regras. Nao importa se sao justas ou nao, se fazem sentido ou nao, eles seguem cegamente as regras. E talvez por isso sejam uma potencia mundial, é a unica explicaçao que encontro.

Mas tem coisas boas: trabalha-se menos, com muito (muitooooooooo) menos stress. Ve-se mais alegria na cara das pessoas na rua e nota-se claramente que estamos noutro nivel de vida pq as preocupaçoes sao completamente diferentes. Até no raio dos caes: eles nao ladram!!! São tão bem tratados que nem se ladram lol

Se me arrependi de vir para aqui? Não. Confesso que me enerva bastante a cena de eles nao se queixarem de nada, mas e algo que se aprende...

P.s: ah, esqueci-me de dizer que aqui espirra-se e mete-se logo sick day. Na boa xD
E se apanharem uma gripe é logo uma semana de baixa medica ahah.
Há maravilhas que nem os tugas fariam xD

P.p.s: a minha empresa esta a contrar, caso alguem esteja interessado :D
 
Eu em PT estava a descontar ~33% para um salário bastante mais baixo. Custa ver o dinheiro a sair da conta, mas no final poupa-se muitoooooo mais.
 
2) O anmeldung (registar na cidade) não tem prazo de 2 semanas coisa nenhuma. São 2 ou 3 meses e é só marcar o appointment online e ir la ao sitio no dia e hora marcados e em 30min ta feito.
Aqui estas errado meu amigo, pois eu pessoalmente paguei multa por vir 1 mes depois de ter mudado de casa, foi fora de prazo por 2 semanas.
No resto ya, tens razão =)
Acerca das cenas da radio que tens de pagar 17 euros por mes prai, isso tem explicação. Basicamente assim a radio toda e tv, pela logica e pelo que eles pretendem, não esta dependente do governo. Ou seja, a radio esta livre de dizer o que quiser e não ha limpeza cerebral que tanto acontece noutros paises. E ya, eles queixam-se bastante disso, alias ate ha meetings sobre o tema e gente que faz greve em não pagar... mas pelo que fui lendo sem resultado e depois obrigam os a pagar na mesma xD

Acerca da tua empresa, adoraria de saber mais informações se for na parte WEB =)
 
@casdio

Já vivo cá há mais de 4 anos, por isso tenho que fazer algumas correccoes... :)

1) Na Alemanha, por lei, o senhorio tem até 6 meses para devolver o dinheiro da caução. É uma lei estúpida, sim. E sim, há muitos problemas com isto. Mas há associações que defendem o arrendatário e ajudam nestas coisas.
Tens associacoes, normalmente pagas, e tens advogados pagos ou pro-bono que resolvem estes casos em poucos meses. Eu tive um problema e recebi a caucao de volta com juros+honorários advogado+custos judiciais. Foi super simples e nem tive de sair de casa, foi tudo tratado por telefone e correio.

2) O anmeldung (registar na cidade) não tem prazo de 2 semanas coisa nenhuma. São 2 ou 3 meses e é só marcar o appointment online e ir la ao sitio no dia e hora marcados e em 30min ta feito.
Estás enganado, em Berlim sao é relaxados... Sempre que mudas de casa tens 2 semanas para fazer novo anmeldung. A minha senhoria nao tinha a morada actualizada, levou com os avisos judiciais, como nao respondeu levou com uma penhora na conta. Até te posso dizer um caso de um tuga que foi multado no tram por nao ter bilhete e mostrou o BI portugues convencido que se safava. Meses mais tarde recebeu a multa com uma agravante por terem que tido que investigar a morada em Berlim, ou seja, descobriram a morada dele em Portugal e lá arranjaram maneira de fazer correspondencia com a de Berlim... Ainda teve um colateral que foi nao conseguir mudar de internet porque ficou com isso registado no Schufa...

4) Berlin neste momento deve estar como o Porto e Lisboa em termos de aumento das rendas: uns 20% por ano. Eu pago 500€ por um quarto (contras incluidas) na parte oeste da cidade e é caro... Mas é o que há de momento.
Neste ponto depende muito, eu pago 600€ warm por um T1, numa zona que eu considero central (dentro do Ringbahn).

5) Os impostos são ~40% e nisto está incluido o seg de saude, sistema de pensoes, invalidez, etc... A parte boa disto é que não se paga pra ir ao medico.

Nao se paga, mais ou menos, alguma coisas eventualmente poderás ter que pagar, ou fazer um seguro extra, por exemplo, dentista tratam tudo sem custos, mas na hora de colocar os produtos para tratar uma cáries perguntam se queres o material melhor ou o incluido no seguro...

6) Streaming nao sao ilegais nem coisa parecida. A não ser que seja pelo popcorn, mas isso é pq o popcorn é P2P e eles só caçam a malta que faz sharing de cenas.
A lei mudou recentemente, agora já é mais gray-area que era antes...

7) Em termos de Internet isto é pior que um país qualquer no meio de áfrica: os ISP demoram 4/6 semanas ( na maior parte dos casos) para vir a casa meter Internet e tem que se rezar aos santinhos todos para nao termos nenhum problema. Se tivermos, temos que falar com os gajos do Customer Service... E não há customer service tão mau como na Alemanha.
Neste ponto depende muito, já tive internet em 3 bairros diferentes de 2 providers e nao tive problemas nenhuns com o2 DSL, isto em quase 4 anos. Agora com vodafone por cabo já nao é tao estavel mas nunca que fosse necessário usar o costumer service. Aqui também é uma questao de sorte, tens pessoal competente e bestas, como em todo o lado.

8) Quando se junta muita gente no mesmo espaço fisico, a net dos telemoveis vai ao ar. Alias, a rede do telemovel vai ao ar... As antenas nao aguentam com ist lol

Em portugal, por exemplo, no ano novo é igual...
 
Tendo cerca de 3 anos de experiência, qual o salário que deveria pedir para uma empresa em Edinburgo? Alguém faz ideia dos salários base nessa cidade?
 
@casdio

Já vivo cá há mais de 4 anos, por isso tenho que fazer algumas correccoes... :)
1) Tens associacoes, normalmente pagas, e tens advogados pagos ou pro-bono que resolvem estes casos em poucos meses. Eu tive um problema e recebi a caucao de volta com juros+honorários advogado+custos judiciais. Foi super simples e nem tive de sair de casa, foi tudo tratado por telefone e correio.
Não queria dizer que era um roubo sem retorn, mas sim que se resolvia. Explicaste-te melhor :)

2) Estás enganado, em Berlim sao é relaxados... Sempre que mudas de casa tens 2 semanas para fazer novo anmeldung. A minha senhoria nao tinha a morada actualizada, levou com os avisos judiciais, como nao respondeu levou com uma penhora na conta. Até te posso dizer um caso de um tuga que foi multado no tram por nao ter bilhete e mostrou o BI portugues convencido que se safava. Meses mais tarde recebeu a multa com uma agravante por terem que tido que investigar a morada em Berlim, ou seja, descobriram a morada dele em Portugal e lá arranjaram maneira de fazer correspondencia com a de Berlim... Ainda teve um colateral que foi nao conseguir mudar de internet porque ficou com isso registado no Schufa...
Tinha a ideia que tinha lido algures que era 2 ou 3 meses. Peço desculpa... E obrigado pela info. Pra prox ja sei x)

4) Neste ponto depende muito, eu pago 600€ warm por um T1, numa zona que eu considero central (dentro do Ringbahn).
Por isso é que eu falei no aumento anual. Quem arranjou casa há mais que 2/3 anos paga um preço que é impossível de encontrar neste momento. Aliás, se fores agora ao mercado tentar procurar um T1 na tua zona vais ver que facilmente chega aos 800€ ou mais... Se eu estiver errado, avisa-me. É sinal que não sei procurar e dá jeito aprender :D

5) Nao se paga, mais ou menos, alguma coisas eventualmente poderás ter que pagar, ou fazer um seguro extra, por exemplo, dentista tratam tudo sem custos, mas na hora de colocar os produtos para tratar uma cáries perguntam se queres o material melhor ou o incluido no seguro...

Estava-me a referir a clínica geral. Especialidades acho que se paga, sim.

6) A lei mudou recentemente, agora já é mais gray-area que era antes...
O pessoal que vejo a levar com multas é por streaming no popcorn, daí dizer isto.

7) Neste ponto depende muito, já tive internet em 3 bairros diferentes de 2 providers e nao tive problemas nenhuns com o2 DSL, isto em quase 4 anos. Agora com vodafone por cabo já nao é tao estavel mas nunca que fosse necessário usar o costumer service. Aqui também é uma questao de sorte, tens pessoal competente e bestas, como em todo o lado.
Obviamente que não é mau para TODA a gente. Mas a maior parte dos casos que tenho ouvido anda tudo a volta do mesmo: 4 a 6 semanas para ter Internet em casa e horas e horas de espera no customer service se for preciso ligar pra lá. E técnicos a marcarem hora e não aparecer também é normal.

Isto em Portugal, a acontecer, é muito raramente. Aqui é norma.

8) Em portugal, por exemplo, no ano novo é igual...

Em Portugal é no ano novo, aqui é num sunny sunday no parque x)
 
Back
Topo