Engenharia Informática

Alguém tem feedback sobre os mestrados no Porto / Aveiro?
Nota: trabalhador-estudante

A UA tem 'Matemática e Aplicações' e 'Engenharia Informática'.
No Porto a oferta é maior...
FCUP: Ciência de Computadores (especialização em Sistemas Distribuídos e Paralelos ou em Computação Confiável)
ISEP: Engenharia Informática (pós-laboral)
FEUP: Engenharia de Software

Os melhores parecem-me ser Matemática e Aplicações e CC.
 
Alguém tem feedback sobre os mestrados no Porto / Aveiro?
Nota: trabalhador-estudante

A UA tem 'Matemática e Aplicações' e 'Engenharia Informática'.
No Porto a oferta é maior...
FCUP: Ciência de Computadores (especialização em Sistemas Distribuídos e Paralelos ou em Computação Confiável)
ISEP: Engenharia Informática (pós-laboral)
FEUP: Engenharia de Software

Os melhores parecem-me ser Matemática e Aplicações e CC.
Mas para que fim? Que licenciatura tens?

O que te posso recomendar é falares com os diretores de curso/departamento (Matemática e aplicações não faz parte do departamento de eng. informática) e discutires o assunto com eles, podes até entrar num curso de mestrado integrado, fazeres as creditações e só tirares as cadeiras de mestrado.
 
Última edição:
O fim é o mesmo em todos: ganhar algum conhecimento mais aprofundado do que se passa na licenciatura que é o base.
Licenciatura em Ciências da Engenharia Informática (aka interrompi o mestrado integrado - FCUP).

Pelo que vi do plano de MA parece cobrir bem a parte de algoritmia/performance que é aquilo que me puxa mais.
Na FCUP, no M:CC seria para Computação Confiável, tem coisas como Verificação Formal de Software, Implementação de Linguagens e Complexidade Computacional, por exemplo. Acho que acaba por não cobrir tão bem a parte de performance (também tem Algoritmos e Tópicos Avançados em Algoritmos) mas penso que proporciona um excelente conhecimento base que poderá ser extrapolado para muita coisa relacionada com performance e não só.
 
O fim é o mesmo em todos: ganhar algum conhecimento mais aprofundado do que se passa na licenciatura que é o base.
Licenciatura em Ciências da Engenharia Informática (aka interrompi o mestrado integrado - FCUP).

Pelo que vi do plano de MA parece cobrir bem a parte de algoritmia/performance que é aquilo que me puxa mais.
Na FCUP, no M:CC seria para Computação Confiável, tem coisas como Verificação Formal de Software, Implementação de Linguagens e Complexidade Computacional, por exemplo. Acho que acaba por não cobrir tão bem a parte de performance (também tem Algoritmos e Tópicos Avançados em Algoritmos) mas penso que proporciona um excelente conhecimento base que poderá ser extrapolado para muita coisa relacionada com performance e não só.
Licenciatura é a base da Engenharia e da Informática no global, o Mestrado já engloba alguma especialização e depois o Doutoramento é a especialização. Convém saberes o que queres, caso contrário o Mestrado é apenas mais um titulo...

Acho que falares com os directores de curso/departamento é o que te pode ajudar mais, sabem o que as empresas querem (muitas vezes os cursos são um pouco virados para as necessidades das empresas que vão recrutar à universidade), sabem o que precisas para concorrer, conhecem os cursos e em modo geral conseguem aconselhar o que será melhor para ti.
 
Tenho oportunidade de integrar um projecto de Business Intelligence numa instituição bancária, e que consiste nas seguintes tecnologias/conceitos:

Operation Data Store
Data Warehouse
Data Marts
ETL Informatica Power-Center
Oracle PL/SQL
Web interfaces em Java mas apenas pequenas intervenções pois já está tudo construído

Estou a chegar no mercado de trabalho e tenho preferência por web development, mas gostava de saber como é o mercado e qual é a tendência no futuro, para esta área e estas tecnologias em concreto, tanto a nível de demanda como a nível de salários.

Se alguém tiver opinião formada sobre o assunto agradeço.
 
Boa tarde, eu estou a pensar em entrar em Engenharia Informática em Lisboa, mas não tenho média para públicas. Alguém me consegue dizer a melhor universidade privada para Engenharia Informática aqui em Lisboa?

Agradeço desde já.
 
Boa tarde, eu estou a pensar em entrar em Engenharia Informática em Lisboa, mas não tenho média para públicas. Alguém me consegue dizer a melhor universidade privada para Engenharia Informática aqui em Lisboa?

Agradeço desde já.
Vai para a mais barata!! Nenhuma delas é excepcional... mas depois de estares no mercado as coisas acontecem.... eu estudei numa privada.
 
Mesmo a Lusófona não tem problema depois no mercado?
Epah existe falta de Eng informáticos. sejam da Lusófona seja do técnico todos arranjam emprego. A diferença é que no técnico antes de acabares o curso ja tens emprego! na Lusófona podes ter que ser tu a procurar... mas eu antes de terminar o curso também ja tinha emprego. por isso, o mais importante és tu.
 
O que se recomenda de livros/sites/recursos para quem não estuda matemática há uns anos e demonstra carência ao nível das bases do ensino secundário? O programa da UC segue abaixo.

1 - Matrizes: Conceitos básicos de matrizes. Operações com matrizes. Classificação de Matrizes.

2 - Valores e vectores próprios: Conceitos básicos de valores e vectores próprios. Subespaço próprio associado a um valor próprio. Multiplicidade algébrica e geométrica. Polinómio característico. Teorema de Cayley-Hamilton. Diagonalização.

3 - Determinantes de matrizes quadradas: Cálculo de determinantes. Regra de Sarrus. Teorema de Laplace e suas aplicações. Aplicações dos determinantes aos sistemas lineares: Sistemas de equações lineares. Método de Gauss. Regra de Cramer. Cálculo da inversa de uma matriz invertível.

4 - Funções reais de variável real: Domínio, contradomínimo. Função: contínua, composta, monótona, inversa, exponencial. Logarítmica. Teoremas de Bolzano e Weierstrass. Limites.

5 - Diferenciabilidade. Teoremas fundamentais do cálculo diferencial: Rolle, Lagrange e Darboux. Regra de Cauchy. Cálculo de indeterminações.

6 - Integração de funções de uma variável. Integral indefinido. Integração imediata, por partes e por substituição. Integral definido e sua aplicação.
Obrigado.
 
Última edição:
O que se recomenda de livros/sites/recursos para quem não leciona matemática há uns anos e demonstra carência ao nível das bases do ensino secundário? O programa da UC segue abaixo.

1 - Matrizes: Conceitos básicos de matrizes. Operações com matrizes. Classificação de Matrizes.

2 - Valores e vectores próprios: Conceitos básicos de valores e vectores próprios. Subespaço próprio associado a um valor próprio. Multiplicidade algébrica e geométrica. Polinómio característico. Teorema de Cayley-Hamilton. Diagonalização.

3 - Determinantes de matrizes quadradas: Cálculo de determinantes. Regra de Sarrus. Teorema de Laplace e suas aplicações. Aplicações dos determinantes aos sistemas lineares: Sistemas de equações lineares. Método de Gauss. Regra de Cramer. Cálculo da inversa de uma matriz invertível.

4 - Funções reais de variável real: Domínio, contradomínimo. Função: contínua, composta, monótona, inversa, exponencial. Logarítmica. Teoremas de Bolzano e Weierstrass. Limites.

5 - Diferenciabilidade. Teoremas fundamentais do cálculo diferencial: Rolle, Lagrange e Darboux. Regra de Cauchy. Cálculo de indeterminações.

6 - Integração de funções de uma variável. Integral indefinido. Integração imediata, por partes e por substituição. Integral definido e sua aplicação.
Obrigado.

Leccionar uma UC de Matemática sem bases do secundário é um desafio tremendo :p. Possivelmente não será leccionar mas sim aprender, portanto qualquer livro de análise matemática e álgebra linear será uma boa escolha, não tem que enganar. Recomendo para revisão o estudo do livro de Matemática A e/ou guia de exames.
 
Facepalm, NRaider. Mas olha que, se fosse na Lusófona, não sei não.

Então um livro sobre Álgebra/Análise ajusta-se perfeitamente ao conteúdo da respetiva UC, que coloquei, acima, em spoiler?
 
Sim, isso eu aprendi isso este ano em álgebra e análise. A álgebra não senti necessidade de ter muitas bases de matemática.
Pelo contrário análise matemática requer obrigatoriamente conhecimentos do secundário. Pesquisa por academia aberta no Google tens lá a matéria toda e bem explicada. Tb comprei o livro e vale bem a pena..
 
Facepalm, NRaider. Mas olha que, se fosse na Lusófona, não sei não.

Então um livro sobre Álgebra/Análise ajusta-se perfeitamente ao conteúdo da respetiva UC, que coloquei, acima, em spoiler?

Acho que sim. É melhor não escolher um que seja demasiado "maçudo" para não assustar. Pode ser boa ideia arranjar a "Sebenta de Matemáticas Gerais" do Borja Santos (Álgebra Linear, Primitivas e integrais...), tem um estilo simples. A "Sílabo" também tem bons livros, é questão de procurar.

Para desenferrujar a matéria do 12º :
http://www.sosmath.com/algebra/algebra.html
khan academy (canal youtube)
 
Sim, isso eu aprendi isso este ano em álgebra e análise. A álgebra não senti necessidade de ter muitas bases de matemática.
Pelo contrário análise matemática requer obrigatoriamente conhecimentos do secundário. Pesquisa por academia aberta no Google tens lá a matéria toda e bem explicada. Tb comprei o livro e vale bem a pena..
O explicamat também tem alguma matéria de matemática do secundário e na minha opinião bem explicada
Obrigado. A academia aberta e o explicamat têm os conteúdos que fazem parte do programa que referi? Eu queria seguir uma sequência, para uma revisão organizada. Devo ver todos os vídeos pertencentes ao 11° e 12° ano?

Acho que sim. É melhor não escolher um que seja demasiado "maçudo" para não assustar. Pode ser boa ideia arranjar a "Sebenta de Matemáticas Gerais" do Borja Santos (Álgebra Linear, Primitivas e integrais...), tem um estilo simples. A "Sílabo" também tem bons livros, é questão de procurar.

Para desenferrujar a matéria do 12º :
http://www.sosmath.com/algebra/algebra.html
khan academy (canal youtube)
Obrigado pelas recomendações. Essa sebenta já está encomendada. Esses livros incluem as bases do secundário? O que eu estudei foi matemática B.

Também estive a analisar as bibliografias das UCs de Cálculo/Análise, mas não sei se será o ideal para estudar conceitos do secundário.
 
Tudo que for Álgebra Linear e Cálculo/Análise serve para o que pretendes.
Alguns livros são bons, outros nem tanto.
Se procurares vais encontrar diversos apontamentos de diferentes Universidades.
Kahn Academy, IEEE Academic, MIT Opencourse e Explicamat no Youtube, são bons recursos.
 
O explicamat tem matéria do secundário, infelizmente não tem toda é uma questão de veres se tem o que precisas. De resto já indicaram mais sites igualmente bons, e alguma matéria específica que precises se procurares no youtube deves encontrar
 
Boas, alguém ja fez transferencia para a feup de engenharia eletrotecnica e de computadores? Acho estupido só no fim de outuburo saber as minhas equivalencias, vou andar 1 mes e meio sem saber o que estudar?
 
Back
Topo