Engenharia Informática

Bom dia malta! Sou novo nestas andanças por isso antes demais peco desculpa se este não e o local correto para a minha questão!
Tenho 35 anos e após ter reprovado por faltas no ultimú modulo de um curso de nível 4 de electrotecelec e electrónica no qual tinha média de 18 e 9 meses de estágio já feitos num agente Grundig ( podem insultar a vontade que eu faço o mesmo), decidi passado quase 15 anos voltar a estudar. Então estou a pensar em começar agora a preparação para o exame de matemática maiores de 23 para engenharia informática! Existe por aqui alguém com matéria ou mesmo alguma copia de exames antigos para disponibilizar?

Obrigadão e para o caso de este post se encontrar no local errado, as mais sinceras desculpas!
Abraço

Boas.

Entrei o ano passado para Eng. Informática no ISEP pelos + de 23. Exames anteriores são disponibilizados pelo ISEP.

O que fiz (sem nunca ter dado a matéria pois nunca tive matemática A), foi meter-me numa explicadora durante umas semanitas e pedir para que me resolvessem exames de anos anteriores, para ter algo onde me pudesse guiar... Infelizmente já não tenho as resoluções.

Alguma dúvida apita!
 
Boas!
Será que um Macbook pro 13 mid 2010 é suficiente para o curso de Engenharia Informática ?
Se for gostava também de saber se vale a pena meter um SSD ?
 
Tive um desses, fantástico ecrã e teclado, quando ainda se faziam bons MacBook Pro, só não arranjo um porque é um milagre eles aguentarem mais do que 5 anos, mas em termos tecnicos, sim, há anos que se chegou a um ponto que, desde que ainda funcione, qualquer portatil dá e, sim, seja qual for o tipo de sistema, um SSD esta a anos-luz de um HDD, especialmente num portatil que são lentos e barulhentos.
 
A única recomendação que dou é: se ainda andares um bocado a pé até à faculdade escolhe um portátil com menos de 2 kg. As tuas costas agradecerão.
 
Bom dia malta! Sou novo nestas andanças por isso antes demais peco desculpa se este não e o local correto para a minha questão!
Tenho 35 anos e após ter reprovado por faltas no ultimú modulo de um curso de nível 4 de electrotecelec e electrónica no qual tinha média de 18 e 9 meses de estágio já feitos num agente Grundig ( podem insultar a vontade que eu faço o mesmo), decidi passado quase 15 anos voltar a estudar. Então estou a pensar em começar agora a preparação para o exame de matemática maiores de 23 para engenharia informática! Existe por aqui alguém com matéria ou mesmo alguma copia de exames antigos para disponibilizar?

Obrigadão e para o caso de este post se encontrar no local errado, as mais sinceras desculpas!
Abraço

Eu entrei em Engenharia Informática há dois anos através do M23 no Politécnico de Leiria, no meu caso, fiz o curso preparatório de Matemática. Quem não tinha o 12º completo tinha de fazer também o preparatório de Cultura Geral. A vantagem de fazeres o curso preparatório, embora fosse pago, era que se tivesses aproveitamento não tinhas de fazer outro exame, ficavas automaticamente aprovado, depois dependia apenas das vagas de entrada pelo regime de M23.

Mas como disseram acima, cada instituição tem as suas normas relativamente ao M23, é melhor informares-te junto da universidade onde queres entrar.
Boa sorte!
 
Uma pergunta para quem já está no mercado de trabalho:

A vossa empresa utiliza algum tipo de metodologias ágeis (SCRUM, etc) / ou das mais tradicionais, ou isso é tudo blabla que é só aplicado no estrangeiro?

Caso sim, o que acham desse ambiente?
 
Que computador recomendam para um curso de engenharia informatica, estou no primeiro ano e tenho de comprar um até 1000€ o que me recomendam? Eu estava a pensar num MacBook mas preciso de Linux e de Windows em duas cadeiras distintas e já está fora de questão as outras opções são o Lenovo 530s e o Acer Swift acham boas opções ou devo optar por algo melhor.
Queria comprar algo que me durasse um bom tempo para os requisitos do curso.
 
Última edição:
Compra um pc com 14" para cima, que tenha ssd, e que seja leve (2kg é o ideal, mais que isso para transportar todos os dias vai pesar um bocado...). Desde que cumpra esses parametros é só ver o mais vantajoso.
 
Boas,
Vou falar do meu caso que foi um bocado similar ao teu. Acabei o meu 12º ano, mas precisava de 9,5 no exame de matemática A como prova de ingresso para Engenharia Informática e a melhor nota que tive nas duas fases foi 9 :P (Os jogos foi o principal motivo) Ardeu...

Como solução (da minha mãe...) ingressei num curso que não pretendia de Contabilidade e Finanças visto a minha mãe ter uma empresa de Contabilidade. Acabei por não meter lá mais os pés no 2º semestre por não gostar do curso, embora tivesse feito a maioria das cadeiras.
Decidi arranjar um trabalho e dedicar-me à Matemática A, e acabei por passar no exame de Mat A embora não tenha sido com uma nota por aí além (12 valores), era possível ter tido uma nota muito melhor mesmo trabalhado a tempo inteiro.

Descobri que na minha universidade havia X nº de vagas para mudanças de curso para Engenharia Informática e decidi arriscar por esse método já que a minha nota da prova de ingresso era um bocado fraca. E o principal critério de seleção era consoante o número de créditos conseguidos do curso de onde vínhamos (as disciplinas que fiz vieram mesmo a calhar :D ). E entrei.

Olhando agora para trás, acho que esse ano "livre" só me fez bem. Permitiu-me conhecer outras realidades, apagar práticas de procrastinação que eu tinha e redefinir ideias que tinha.


Agora apresentado-te algumas soluções que podes ter em conta são:

- Entrar em outro curso que seja possível entrares e que te demonstre algum interesse (até podes vir a gostar) e fazer as cadeiras que conseguires para caso não gostes tenhas essa "vantagem" (os critérios de mudança de curso de univ. para univ. podem mudar, não sei), poderás também procurar um part-time para aproveitar também o ano ao máximo e ganhar umas pacas...
- Ver os cursos Tesp! Existe cursos Tesp de programação muito bons pelo país fora, sendo que quando terminares o tesp (Com duração de 2 anos) tens a possibilidade de ingressar diretamente em Eng.Informatica(sem ser necessario provas de ingresso - nem todas as universidades aceitam isso acho eu). Pessoalmente só soube desses cursos após estar inscrito na licenciatura em Eng.Informática. Caso contrário teria sido logo esta a minha opção em vez de entrar para a licenciatura em Contabilidade. Tenho contacto com alguns amigos que apenas tiraram Tesp e outros que foi Tesp + Licenciatura (sendo que tinham algumas equivalências já na Licenciatura e levavam um bagagem muito boa!), sendo que alguns conhecidos de Tesp estão a tirar salários superiores a muito Eng.Informaticos e com anos de experiência equivalentes.
- Arranjar um trabalho a tempo inteiro e dedicares-te ao mesmo tempo a Matemática A, não sei as tuas condições financeiras mas acho que dá perfeitamente para as duas coisas. Eu acabei por continuar a trabalhar na licenciatura, passei para part-time, e paguei as minhas propinas e consegui comprar o meu primeiro carrito :)


Desculpa o longo texto, mas também já tive nessa situação e sei o que isso é. O fundamental é querer dar a volta por cima que tudo se consegue. Força. ;)

Boas, obrigado pela tua resposta :)
Um pequeno update: candidatei-me e entrei em no Tesp de Desenvolvimento de Software, as minhas aulas começaram há duas semanas. Estou muito contente :)
Muito obrigado pela tua ajuda
 
Uma pergunta para quem já está no mercado de trabalho:

A vossa empresa utiliza algum tipo de metodologias ágeis (SCRUM, etc) / ou das mais tradicionais, ou isso é tudo blabla que é só aplicado no estrangeiro?

Caso sim, o que acham desse ambiente?

Eu diria que quase 100% das empresas que têm uma componente de desenvolvimento devem usar SCRUM ou semelhante, mas quase 0% usam tudo de SCRUM (por exemplo onde trabalho temos stand-up meetings diárias mas é basicamente isso). Depende muito da empresa
 
Algumas têm metodologias internas que são baseadas noutras mas que ao longo do tempo vão sofrendo alterações devido a alguma especificidade do negocio, clientes, produtos, etc…
 
Back
Topo