Engenheiro Informatico

TrustZ

Membro
Boas,
Estou no 9° ano e nunca tive nenhuma experiencia com programação, acham que mesmo assim com a faculdade e o curso de ciencias e tecnologia será sufeciente para ser um bom engenheiro Informático?
 
Boas,
Estou no 9° ano e nunca tive nenhuma experiencia com programação, acham que mesmo assim com a faculdade e o curso de ciencias e tecnologia será sufeciente para ser um bom engenheiro Informático?

Claro que sim.
Eu quando entrei na faculdade (engenharia electrotécnica e de computadores) quando tive programação era tudo novidade para mim e tirei boas notas na cadeira e hoje estou a trabalhar em programação.
Por isso desde que te apliques podes ser muito bom até!
 
Claro que sim.
Eu quando entrei na faculdade (engenharia electrotécnica e de computadores) quando tive programação era tudo novidade para mim e tirei boas notas na cadeira e hoje estou a trabalhar em programação.
Por isso desde que te apliques podes ser muito bom até!
Obg,
Como vi muitas coisas que n entendia neste forum pensei que tivesse que ja ter aprendido algumas coisas
 
Obg,
Como vi muitas coisas que n entendia neste forum pensei que tivesse que ja ter aprendido algumas coisas

Ainda és novo, estás no 9º ano, não te apresses. Esforça te é para entenderes a matemática que sem isso não fazes nada. A programação na faculdade vais aprender bem e claro terás que te aplicar também porque programação requer prática.
 
não digo que não consigas, e não tenho muita noção na informatica, eu tirei de electronica e não cheguei a ir a universidade, mas dos meus colegas que acabaram por ir, pouco ou nada aprenderam ao nível técnico lá, e passei a dar aulas e formação em universidades...
 
Quando andava na faculdade houve pessoal que veio de cursos técnicos e alguns deles ainda continuam a acabar o curso e eu tive curso "normal" (ciências e tecnologias) e acabei o curso no tempo esperado (mestrado integrado na feup).

Com isto o que quero dizer é, se ele se aplicar bem faz o curso bem, mesmo que aprenda as coisas pela primeira vez na faculdade como eu aprendi.
 
o que queria dizer é que a muita coisa util para o mercado de trabalho que se aprende em cursos técnicos que não se aprende na faculdade por mais que te apliques.
 
o que queria dizer é que a muita coisa util para o mercado de trabalho que se aprende em cursos técnicos que não se aprende na faculdade por mais que te apliques.

Depende do curso técnico e depende do curso que estudas na faculdade e depende até mesmo da faculdade em que andas. E até depende mesmo do trabalho que vais desempenhar.
Posso te dar um exemplo: um amigo meu tirou um curso técnico de eletrónica no secundário e ele nem sabia o que era um ampop. Ou seja aprendeu quase 0 lá.
 
Depende do curso técnico e depende do curso que estudas na faculdade e depende até mesmo da faculdade em que andas. E até depende mesmo do trabalho que vais desempenhar.
Posso te dar um exemplo: um amigo meu tirou um curso técnico de eletrónica no secundário e ele nem sabia o que era um ampop. Ou seja aprendeu quase 0 lá.
O que é um ampop?
 
Ampop é para colocar numa breadboard, que é uma placa para fazeres projectos com condutores, resistencias, etc. Podes integrar um arduino nesse projecto ou não.
 
Ampop é para colocar numa breadboard, que é uma placa para fazeres projectos com condutores, resistencias, etc. Podes integrar um arduino nesse projecto ou não.
Eu estou numa coisa dessas como hobby mas n me ensinam os comandos, apenas uso o m-block onde os comandos ja estão predefenidos
 
Ja entendi, é um amplificador, da para colocar num arduino?

Ampop é um amplificador operacional. A sua principal função é para introduzir ganhos (amplificação) de tensão. Há várias configurações que permitem fazer diversas operações.

Um arduino pode ser usado ou não, depende daquilo que queres fazer.
 
Isso vai depender daquilo que gostas e queres seguir. Eu escolhi na altura Biologia/Geologia e Fisico-Quimica. Se queres seguir engenharia FQ é must até porque precisas do exame para entrar na faculdade.

No caso de Eng.Informática nenhum curso requer obrigatoriamente FQ para acesso. Até são muito poucos os que têm opção de FQ no conjunto de provas de ingresso a Eng.Informática.

Mas concordo plenamente que entre BG e FQ (se o intuito é seguir Eng.Inf.) então FQ é a melhor opção porque vai ter física no curso e assim já leva uma melhor preparação.

@TrustZ o @wowmiguelfcp já te deu umas notas bem importantes:
- Não fiques em pânico de chegar à faculdade sem saber programar, os cursos de Eng.Inf. estão planeados para quem nunca viu programação à frente e irás aprender no curso
- Tens que te esforçar quando lá chegares. Aprender a programar qualquer pessoa consegue. Aprender a programar bem requer dedicação.
- As bases de matemática são importantes quando lá chegares porque há sempre 3 ou 4 ou 5 cadeiras ligadas a matemática e o curso não se faz sem elas. Além disso, quem tem bom raciocínio matemático (não confundir com boas notas, qualquer marrão tem isso) terá, normalmente, melhor raciocínio para a lógica de programação.

O conselho para ti que ainda tens 3 anos pela frente é mesmo que vás fazendo umas brincadeiras (programação desktop, mobile e web) e, com isso, aprendendo. Com o passar dos anos vais acabar por perceber que aprendes imenso a fazer assim uns projectos teus extra-curricularmente e vais chegar à faculdade já com algum treino no teu raciocínio e com conhecimentos de programação.
E ao longo do percurso académico e profissional tenta ir aprendendo coisas que ainda não saibas para complementar.

Não tens que começar logo com mega-programas que tiram cafés enquanto controlam um drone que dá piruetas.

Eu andava no 9º ano e sabia que queria seguir informática. Então comecei com coisas muito básicas.
Lembro-me que 1ª coisa que fiz na vida foi um programazito que era apenas uma janela com os meus contactos (emails e telefones), programado na altura em Delphi. A utilidade era zero, mas depois fui melhorando essa janela com outras funcionalidades. E depois fiz um programa que fazia outras coisas.. E depois... e depois... e vai-se fazendo coisas e aprendendo.

Boa sorte nisso!
 
Back
Topo