Enjoar a jogar certos FPS?

Calma aí, voltei agora a esta thread e pelo que percebi estão todos a falar de enjoo fisico!

LOL, não tinha percebido quando respondi antes.:lol:

De facto nunca me aconteceu, mas se calhar é por estar muito habituado a flight sims de combate.
 
Nunca enjoei... e já joguei dos mais variados FPS e motores gráficos.

No entanto tenho um amigo meu, que nem sequer consegue olhar para um simples vídeo de um jogo que seja FPS em 1ªpessoa. Curiosamente se o jogo der para mudar para 3ªpessoa, já não se sente mal.
 
Digam se são Mulheres ou homens. No primeiro caso o ejoo pode ser derivado de outras coisas... :D

Quem enjoa são as meninas. :P Literalmente. lol
 
Jogo CS 1.6 à quase 6 anos e nunca me aconteceu tal coisa. E já passei bastantes horas a jogar em casa e em lanpartys, inclusive torneios.
 
Já senti grandes sensações de enjou mas foram sempre quando mudei de monitor :P

A 1ª vez foi quando passei de um aquario de 14" da olivetti para um llyama 17" de ecrã plano. Nessa altura jogava max payne e lembro-me de ter de largar aquilo após 15min de jogar senão gormitava-me todo :1361:

Na 2ª vez foi quando comprei o asus m6000NE com um monitor 15,4 WXGA pois não tava habituado a monitores planos :P

Finalmente foi quando comprei o asus g1s com um monitor de 15,4 WXGA+ em que me fez confusão a elevada resolução e a película anti-reflexo...

Mas nenhum destes casos fiquei enjoado por mais de alguns instantes e nunca mais me voltou a acontecer :P


Lembro-me de uma ou outra situação mas foram devido a situações de fome prolongadas e não pelos jogos em si :D
 
Costumo enjoar em grande parte dos jogos na 1ª Pessoa. Pessoalmente penso que seja dos movimentos repentinos da camera atraves do rato
 
Falando mais seriamente, isso podem ser problemas de saúde, epilepsia e por aí a fora... Portanto talvez seja melhor informares-te sobre a situação.
 
A mim acontece-me o mesmo, mas não ao nível de náuseas. Quando tenho tempo costumo fazer sessões de America's Army de 3 a 4 horas, e esta vontade de jogar prolonga-se por 1 a 2 semanas, mas depois enjoo completamente ao nível de desinstalar o jogo, depois estou 2 a 3 meses sem jogar e re-começo a jogar ao fim desse tempo, com a mesma 'pica' que tinha antes. E isto já se vem a repetir desde á 3 anos. :P

Também costumo jogar Half Life 2: Deathmatch, mas esse farto-me depois de 1 hora, e só consigo jogar se for jogar com amigos, só para o gozo. Joguei também Battlefield 2 durante algumas semanas, e fartei-me completamente, nunca mais peguei naquilo.

Mas normalmente não consigo jogar nada mais que 1 ou 2 semanas.

Cumps.
 
Última edição:
Epilepsia não deve ser, não tenho problemas com luzes alternadas... Estou mais virado para o angulo de visão... Pelo que li, cada pessoa tem um angulo de visão diferente, e os jogos de primeira pessoa nem sempre têm o angulo mais correcto para essa pessoa, e a sensação de movimento com esses angulos incorrectos faz com que a pessoa comece a ficar enjoada...

O facto de ter miopia (um problema que em si já reduz o angulo de visão da pessoa, conforme o agravar da coisa) e de usar óculos deve ajudar ao problema lol. (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade quanto ao assunto da miopia, mas foi o que me deram a entender =P)
 
Isso é "normal"...

Há pessoas mais sensíveis aos movimentos dos FPSs que outras...

Pode, por exemplo, ser apenas uma questão dos pequenos "saltos" de câmara que alguns jogos têm ao andanr ou pode também depender do ângulo da abertura de câmara usado (FOV)... por isso é que pode haver jogos onde o efeito é pior.
FPS Nausea and Field of View
As most people know, motion sickness (for those that are effected by it) is caused by a conflict of sensory input between the inner ears and the eyes.

For example, on a large boat everything around you appears to be stationary, but the fluid in your inner ear is telling your brain you're moving. This conflict is the source of the nausea. Conversely, in FPS games your eyes are telling your brain you are moving, but obviously you're not and the fluid in your inner ear is stable. Again the conflict of sensory input.

I have no idea why some people are move sensitive to it that others (nor what happens if you play an FPS game on a cruise ship), but it is definitely a problem for some people and I've seen it first hand. However I do believe that these people are less sensitive to rotational movement (mlook, as it is duplicated by your eye) than translational movement (strafing, as in bobbing on the ship)

Now, for how this relates to an FOV discussion consider this graphical depiction of various view angles:
http://img297.imageshack.us/my.php?i...parisonas7.jpg

As you can see from the normalized views, the apparent center of rotation is 30% further away than 90º for a given screen size, and almost twice as far as 110º.

Now think about that for a minute. If you are accustomed to higher FOVs, your eyes are adapted to that given center of rotation, and you are comfortable with it. Playing at a lower FOV moves this rotaion point up to twice as far from the screen as you are accustomed too. You are no longer at the apparent center of rotation.

The net result of not being at the center of rotation adds a translational component to what you are expecting to be purely rotational. This translation provides a not previously seen (at FOVs you are calibrated to) movement that is again in conflict with the data from your inner ear.

I believe that this is why some people get sick only in low FOV games.

To alleviate it (or general FPS nausea), there's a number of things you can do:
1. Do not play in a dark room. Provide additional data to your eyes that tells your brain you are not moving. Stable objects in your field of view are what you need.
2. Sit further away. This goes along with #1. in the sense you are reducing the amount of area your eyes see as motion. Additionally, it helps to put you back at the apparent rotation of the reduced FOV.
3. Play more. Your brain will eventually train up to the reduced view, but I would suspect going back to a normal FOV could have the same problem again.
4. Dramamine. Yes it works. Any medication intended to reduce motion sickness on boats and the like will work here. It will also help you do more of #3.

Anyways, sorry for the ridiculously long post, but I feel this is an important topic that is continuously overlooked. It is a real problem for some people. Some of which really enjoy (or try) these types of games. I wish Valve and other developers would consider this issue before cheat protecting any field of view changes or not allowing it to be adjusted at all.

I hope if you got this far it was worth your time, thank you.
http://forums.steampowered.com/forums/showthread.php?t=602870
 
Última edição:
eu dame tonturas a jogar half-life logo no inicio do jogo nem joguei mais de 5min. Mas no cs nunca tenho problemas.
 
A mim também!! a jogar F.E.A.R por exemplo, saio logo do jogo!!! :wvsore:
e a pensar que era o único :lol:
 
Última edição:
O unino jogo ate hoje que me sinto mal a jogar é o gran turismo 5 prologue com volante.

Bastam ai uns 15 minutos e fico logo bastante mal disposto e de mau humor, é estranho.

Acontece com mais alguem?
 
Back
Topo