Estudantes de jornalismo do Missouri têm de comprar iPhone ou iPod

Ao contrário da Microsoft, a Apple não controla mais de 90% dos mercados que pretende atingir. Isso à partida limita a possibilidade de chamar às tácticas de mercado da Apple "abusos de monopólio", comparando-a à Microsoft. De 80% de Market Share a >90% ainda vai uma enorme diferença. De marketing agressivo a abuso de monopólio também. ;)
Com atitudes destas parece que querem que chegue aos 90%. Depois é "ai, têm monopólio e agora o que fazemos??" E 80% já é algo bastante substancial.

Se por ventura, pensarem que a Apple está a abusar de posição de mercado, e quiserem que a mesma seja investigada por violações de leis antitrust e abuso de monopólio, contactem o vosso MEP para se dar início a uma investigação. ;)

Sim....claro....
 
Última edição:
Sem querer estar a "inflamar" mais a discussão, isto não seria problema algum se a faculdade recomendasse Linux.

A decisão parece ter sido baseada no facto de se tratar de um sistema menos susceptivel a vírus e ameaças de segurança e ter o iLife. No primeiro aspecto Linux consegue ser se não melhor, no mínimo igualmente seguro e existem alternativas de edição de vídeo e imagem em Linux capazes de competir com os programas em causa.

Existira na mesma o problema de a Universidade estar a "obrigar" os alunos a usar determinado software em vez de outro, mas neste caso estaria disponível gratuitamente a todos os alunos, seria compatível com PCs muito mais antigos e quer pessoas que usem PCs ou Macs poderiam atender às aulas e acompanhá-las pois está disponível para ambas as plataformas.

Em situações destas, onde existem alternativas OpenSource válias e de valor, o melhor seria sempre optarem por elas. Evita exclusão económico de alunos que não tenham dinheiro para adquirir os equipamentos ou licenças e o facto de os standards recomendados internacionalmente serem cumpridos (falo por exemplo do OpenOffice Vs Microsoft Office 2007 e os seus *docX e *pptX) seriam uma mais valia.

(A jeito de desabafo: Já tive situações em que tive que andar a ir de prepósito para a faculdade trabalhar em computadores com Office 2007 só porque uso OpenOffice. Trabalhos nessse formatos acarretam imcompatibilidades no OO e alterações no OO ficam desconfiguradas no Office 2007.)
 
Back
Topo