Fedora Core 5 is OUT!!!

eXcept

Power Member
Saiu ontem a última versão da popular distribuição Fedora Core ( RedHat based ).


Principais caracteristicas :

· Support for the ***** (PPC) architecture.
· GCC 4.0
· GNOME 2.14.0 - Build 14/3/2006
· KDE 3.4 includes new accessibility features. You can manage these new features in KDS Control CenterRegional & AccessibilityAccessibility.
· Native Eclipse 3.1M6 (part of a free Java stack)
· MySQL 4.1
· PHP 5.0
· Xen 2 (virtualization to run multiple versions of an OS)
· GFS 6.1-0.pre22 (cluster file system)
· Evince 0.2.1 (universal document viewer)
· GDM 2.6 - Includes early login capability
· SELinux This release includes coverage for 80 new daemons by the targeted policy. There are changes to the handling of Booleans. The targeted policy is enabled by default.

Ainda não encontrei nenhum mirror tuga para download do FC5, mas pode ser sacado ( INTERNACIONAL ) no link seguinte:

http://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/core/5/i386/iso/

LINK PARA DOWNLOAD DVD NACIONAL

ftp://ftp.fct.unl.pt/linux/fedora/core/5/i386/iso
ftp://tux.cprm.net/pub/ftp.redhat.com/fedora/linux/core/5/i386/iso
 
Última edição:
Podiam ter posto o KDE 3.5, mas se calhar ainda experimento. Embora a ultima vez que mexi em RH tenha sido uma desilusão
 
greven disse:
Uma dúvida. Será que tal como o Ubuntu é melhor instalar a versão i386 para quem tem A64?

Provavelmente.
No meu A64 o Ubuntu 64bit nunca foi grande coisa, preferi sempre 32bit.

Já o Fedora Core 4, só tenho a versão 32bit instalada, mas não sei como é a versão 64bit nesta FC 5.
Pode ser que seja melhor do que no Ubuntu, i don't know.
 
El_UnO disse:
Deves instalar a versao optimizada para a tua arquitectura. Porque haverias de instalar outra? :confused:

O suporte de drivers de hardware e a estabilidade em geral sempre foi pior nas distros Linux de 64bit (pelo menos nas não-comerciais).
 
blastarr disse:
O suporte de drivers de hardware e a estabilidade em geral sempre foi pior nas distros Linux de 64bit (pelo menos nas não-comerciais).

Ah ok, no fedora nao sei como esta e questao de experimentar... :P

Vantagens do Gentoo, e com a source e ja esta :D
 
O Fedora tem um gestor de pacotes, não tem? É o Yum, salvo erro. Deve ser na onda do Yast ou assim.

Vou sacar agora. A ver se ainda consigo instalar hoje! :p
 
greven disse:
O Fedora tem um gestor de pacotes, não tem? É o Yum, salvo erro. Deve ser na onda do Yast ou assim.

Vou sacar agora. A ver se ainda consigo instalar hoje! :p

Tem e tb tem o Yum Extender... (yumex) is a new GUI front end for managing your updates and package installations via yum. Yum Extender is to yum as Synaptic is to apt. It is now included in Fedora Extras.

Vê o link que meti acima. Tem lá info sobre isso e como instalar. Cuidado com as dependencias. Segue bem o tutorial para isso não se encalacrar tudo. O yum não é tão bom como o apt-get É a info que tenho. Experiencia zero.
 
gostei deste fc5
é pena ainda não haver suporte para a minha ATI
acho isto mais fácil que ubuntu..nem tive de mexer no smb.conf para ver a partilha de rede e para imprimir na impressora que tá na outra máquina!!
mas quanto ao yum...no me gusta...cadê a lista de repositórios? tou tão habituado ao apt-get que este yum é uma dor de cabeça
já agora...há repositorios nacionais para o fedora? como se adicionam?
 
Última edição:
Boas!

No meu portatil, este fedora num está a dar! não deve ter suporte para a minha grafica!
Amilo M7405!!!

Já agora! será que quem já instalou, me pode dizer quanto espaço é necessario para tal...

Cumpr...
 
Back
Topo