Não vale a pena ir por aí. A app está a correr em boxes (relativamente) velhas que não suportam H.265 em hardware que é muuuuito mais exigente que o vulgar H.264. Aliás, tenho a impressão que há boxes nos clientes que são mais antigas que a norma.
Portanto na minha opinião restam apenas duas opções, diz-me a que achas mais provável:
- entre os streams disponíveis no Netflix a app escolhe a versão SD porque assim o buffering é mais curto e há menos hipóteses de paragens (garantindo a tal "qualidade de serviço"). Com o bónus de pouparem no tráfego.
- a Vodafone conseguiu o milagre de ter um codec especial para eles mais eficaz que corre em boxes com 5-6 anos e sem degradação de imagem.
Não me compete a mim mas ao operador indicar no que consiste a tal "otimização". Aliás, até ontem eu e tu nem o resto dos clientes da Vodafone sabíamos que existia (este é o problema).
Lá estás tu a reverter o ónus da prova, tu podes fazer as suposições mais deslocadas da realdade sem ter de provar nada. Eu tenho de provar tudo o que digo. Mais uma vez: é obrigação da Vodafone informar os clientes. Isto parece-me óbvio.
O mais relevante é o resultado final, as médias reais dos clientes. E esses operadores ficaram um pouco melhores na fotografia.
Nota que o serviço Netflix não é da Vodafone, é do Netflix e os clientes pagam um adicional para o terem. Vivemos num país livre onde cada um faz o quer mas onde os direitos dos consumidores ainda valem alguma coisa. Se por norma baixam o bitrate para um fornecedor de serviço pelo qual estás a pagar, o cliente tem o direito de ser informado.