Trabalhando na área de OTT e IPTV, digo e repito como já o fiz noutro tópico. Esta noticia da pplware é das piores que eu já vi nos últimos tempos.
Qualquer pessoa poderia ter pedido um "estudo" encomendado com a metadata que lhe convêm e dito que até o ISP lá da Corea do norte é o melhor para ver o netflix.
A única conclusão que se pode tirar é que num dado mês, período especifico no tempo, os utilizadores do MEO em termos médios acederam a streams com maior bitrate ( e só a historia de médias tem muito que se lhe diga ). Isto só interessa para netflix em termos de capacidade e de output. De nada interessa para dizer que a Vodafone, MEO, NOS, NOWO ou qualquer outro ISP é melhor que o outro. Já agora quanto peso tem o tráfego do netflix sobre os ISP? Não sabemos, talvez a MEO ou a Vodafone estão muito mais preocupados com o que os utilizadores gastam no facebook e no youtube do que propriamente no netflix.
Nem que a netflix use um POP em Amesterdão para todo o tráfego de Portugal a latência média não seria um factor determinante para a qualidade do serviço do ISP A ou B. E portanto a fibra não é aqui um factor determinante VS uma boa ligação 4G ou uma boa ligação coaxial.
E já agora as APPs, ou clients web, box e tudo mais são optimizados. A netflix faz e todos o fazem. Tem tudo a ver com a gestão de recursos e por vezes decisões comerciais. Não só a netflix poderá ter diferentes perfis de bitrate/codecs conforme o client assim como o próprio cliente pode limitar o bitrate conforme as condições da rede ou do HW onde está a correr.
Só exemplo, basta um cliente estar a correr numa plataforma de HW com problemas ou com algumas limitações para o bitrate profile será sempre negociado noutro equipamento com um profile com bitrate mais elevado.
O que se aconselha aos utilizadores de Netflix é que usem a APP, HW ou cliente lhes mais convêm ( seja por mobilidade, qualidade, etcc ). E o bom da netflix é que tem bastante compatibilidade com vários tipos de HW e clientes, por isso não entendo estas queixas.
Pior é os ISP que nos obrigam a pagar por uma BOX, que foi escolhida segundo os seus critérios sem a liberdade de ter muti-plas opções. Infelizmente deste mal todos nos sofremos independentemente de termos Vodafone ou MEO.
Acho que já chega desta história do netflix. Se houver um problema geral de acesso a perfis de bitrate elevado da netflix na rede da Vodafone, isso é um caso a reportar! Mas a metadata exposta no artigo da pplware não diz que existe algum problema com a Vodafone. Mesmo que algo venha acontecer o problema pode ser da Vodafone, da Netflix ou algum dos carriers que participam no roteamento desse tráfego.