Fibra óptica da Vodafone

Para não atiçar mais o debate até porque me estou a borrifar para o netflix e as suas estatísticas a parte que mais me deixa preocupado é o facto de num país em que as operadores publicitam até à exaustão que as velocidades são de 100 200 400 até GB a maior velocidade ser 3.6Mbs...quanto a app da vodafone acredito que o pouco tráfego que a mesma gera seja derivado de ainda existirem muitos clientes adsl onde a box requisitar 6 ou 8Mb por segundo esgotaria a capacidade da linha toda...no fundo e como tudo sou cliente Vdf a 1 ano vinha de adsl da meo até agora o serviço não compromete a Xbox continua a fazer os.downloads a 100mbs ou perto disso que e o que mais me interessa sempre que puxo pela net ela responde bem e isso é o.que me interessa agora quase 6 páginas por causa de nem 800kbs não lembra ao menino Jesus por favor levem o primeiro e o último lugar para mim todos os resultados são miseráveis.
Cumprimentos

A questão é mesmo essa e concordo contigo, eles vendem 100/200/400/1000Mbps e para a maioria 50Mbps chegava e sobrava.. eu tenho gigabit porque trabalho em casa, porque se a minha área de trabalho fosse outra tinha os 100Mbps e não usufruia deles..
 
A questão é mesmo essa e concordo contigo, eles vendem 100/200/400/1000Mbps e para a maioria 50Mbps chegava e sobrava.. eu tenho gigabit porque trabalho em casa, porque se a minha área de trabalho fosse outra tinha os 100Mbps e não usufruia deles..

As velocidades elevadas para mim é tipo aquela norma do típico português da "a minha é maior que a tua " a única altura em que utilizo e dou utilidade a velocidade contratada e quando compro ou sai uma actualização de algum jogo da Xbox que eu estou com o vício e sabe melhor esperar 1,2,3 minutos que 20 o vício não gosta de esperas ... de resto utilizo o telemóvel para ir a net que devido às limitações da placa Wifi e raro dar mais que 15 ou 20 megas a velocidade faz me falta em menos de 2% das utilizações que dou a net.
Cumprimentos
 
As velocidades elevadas para mim é tipo aquela norma do típico português da "a minha é maior que a tua " a única altura em que utilizo e dou utilidade a velocidade contratada e quando compro ou sai uma actualização de algum jogo da Xbox que eu estou com o vício e sabe melhor esperar 1,2,3 minutos que 20 o vício não gosta de esperas ... de resto utilizo o telemóvel para ir a net que devido às limitações da placa Wifi e raro dar mais que 15 ou 20 megas a velocidade faz me falta em menos de 2% das utilizações que dou a net.
Cumprimentos

Por isso é que digo que a maioria dos utilizadores não usam a internet que têm, acredita que para mim faz diferença ter 200Mbps ou 1Gbps.. ligo com centenas de ficheiros todos os dias, e a internet da vodafone tem uma grande vantagem face à MEO, chamasse bufferbloat, mesmo estando a usar o download ou upload ao máximo o ping varia 3/6ms na vodafone, na meo aumenta mais 200/300ms.. se estiveres ligado remotamente ou quiserws jogar na meo já foste. Mas é como digo, nem todos usam de forma intensiva..

Concordo quando dizes que os Portugueses usam muito o "tenho isto e aquilo para ser melhor que oa outros" infelizmente está muito enraizado...
 
No meu caso dou mais valor ao upload. Preciso de fazer backups diários de ficheiros para diferentes servidores e os 200 Mbps de upload que tenho são um must. Download 200 Mbps também me chegam na perfeição. O meu tarifário atual 200/200 está excelente. Só espero o conseguir manter visto que a Vodafone tirou-o de comercialização. O que foi um erro, porque na minha opinião é o melhor tarifário do mercado :P

6063516606.png
 
Boas

Aqui em casa o sinal wifi está a chegar muito fraco a outras divisões do apartamento (frio que é um T2 e não é muito grande). Liguei para o apoio ao cliente e o sr disse que ia alterar os canais, que devia separar as redes 2,4g e 5g e que eventualmente iria melhorar...

Acontece que piorou, a cobertura ficou ligeiramente mais fraca e a velocidade de upload baixou...

As operadoras não são obrigadas a garantir cobertura pela casa toda? Se souberem como melhorar isto, agradecia.

Cumps
 
Boas

Andaram finalmente aqui pela minha zona a instalar fibra (e aqui no meu prédio tambem), mas dizem que será apenas fibra MEO.
Já nao partilham com a Vodafone? Será que ainda não é desta que vou ter fibra??
 
No meu caso dou mais valor ao upload. Preciso de fazer backups diários de ficheiros para diferentes servidores e os 200 Mbps de upload que tenho são um must. Download 200 Mbps também me chegam na perfeição. O meu tarifário atual 200/200 está excelente. Só espero o conseguir manter visto que a Vodafone tirou-o de comercialização. O que foi um erro, porque na minha opinião é o melhor tarifário do mercado :P

6063516606.png

Pois isso é verdade, um grande tarifário esse :) para mim é mais importante o download, porque posso estar a fazer upload durante o trabalho, mas para começar a trabalhar preciso que o download seja feito rapidamente ;) eheh

Mas se fizesse 1000/200 mudava na hora :) eheh
 
Boas

Aqui em casa o sinal wifi está a chegar muito fraco a outras divisões do apartamento (frio que é um T2 e não é muito grande). Liguei para o apoio ao cliente e o sr disse que ia alterar os canais, que devia separar as redes 2,4g e 5g e que eventualmente iria melhorar...

Acontece que piorou, a cobertura ficou ligeiramente mais fraca e a velocidade de upload baixou...

As operadoras não são obrigadas a garantir cobertura pela casa toda? Se souberem como melhorar isto, agradecia.

Cumps
Não, a única obrigação é fazer chegar a velocidade contratada por cabo. Por wifi não garantem nada, porque aí há diversos fatores que influenciam o resultado final. Eles instalam o router num determinado local, depois cabe ao cliente decidir se quer Internet na divisão X ou Y e aí comprar o devido equipamento para o efeito.
 
Não, a única obrigação é fazer chegar a velocidade contratada por cabo. Por wifi não garantem nada, porque aí há diversos fatores que influenciam o resultado final. Eles instalam o router num determinado local, depois cabe ao cliente decidir se quer Internet na divisão X ou Y e aí comprar o devido equipamento para o efeito.

Então neste caso sendo o sinal fraco, o que posso fazer para ter sinal no resto das divisões além da sala e cozinha?

Se houver algum dispositivo mais indicado que possam referir, agradecia.
 
Tu não fazes ideia qual é o codec da stream e se o bitrate influência de forma significativa ao ponto de degradar a qualidade

Uma coisa eu tenho a certeza: não é h.265 de certeza porque as boxes não suportam. O único facto que sabemos é que
Adiante, preferes acreditar que a Vodafone tem um ingrediente mágico que consegue ter bons streams HD em apenas 3Mbps, exclusivos para a app, ao invés da solução simples que é optar por um stream SD poupando no tráfego e aproveitando-se do facto de muitos clientes nem se aperceberem da diferença entre SD e HD (aqui estamos de acordo). Tudo bem, tu tens a tua opinião, eu tenho a minha.

Ficamos todos à espera duma clarificação por parte do operador de algo que até ontem não sabíamos que existia.
 
Então neste caso sendo o sinal fraco, o que posso fazer para ter sinal no resto das divisões além da sala e cozinha?

Se houver algum dispositivo mais indicado que possam referir, agradecia.

Podes e parece me a melhor alternativa adquirir um powerline com extensor wifi para a divisão ou divisões que queres aumentar a velocidade há bons feedbacks aqui no forum ou podes (menos garantido) trocar o router da vodafone por outro mas se já tiveres o smartrouter acho que a melhor solução seria a powerline com Wifi extender
Cumprimentos
 
Boas

Aqui em casa o sinal wifi está a chegar muito fraco a outras divisões do apartamento (frio que é um T2 e não é muito grande). Liguei para o apoio ao cliente e o sr disse que ia alterar os canais, que devia separar as redes 2,4g e 5g e que eventualmente iria melhorar...

Acontece que piorou, a cobertura ficou ligeiramente mais fraca e a velocidade de upload baixou...

As operadoras não são obrigadas a garantir cobertura pela casa toda? Se souberem como melhorar isto, agradecia.

Cumps

Ja pensaste em mudar o router ligeiramente de sitio?!
ou em alternativa, se der e for fiavel, ligar por cabo outros aparelhos, tipo outros pc.)
 
Então neste caso sendo o sinal fraco, o que posso fazer para ter sinal no resto das divisões além da sala e cozinha?

Se houver algum dispositivo mais indicado que possam referir, agradecia.
É como te sugeriram, tens várias opções: ligar alguns aparelhos por cabo, mudar o router de lugar, comprar um router melhor, usar um extender ou powerline.
 
Estou com um problema com o Technicolor, há uns dias andei a fazer uns testes às ligações de uma box android. Acontece que, pelo meio, ativei o DMZ e lá apaguei o dispositivo sem ter tirado o "check" do DMZ. Agora, quero meter a PS4 (ou qualquer dispositivo) em DMZ e não consigo porque o browser crasha logo "Access Error: 500 -- Internal Server Error". Só me ocorrem duas formas de contornar este bug estúpido: reset ou ir lá por tentativas aka adicionar dispositivos ao router para ver se acerto no IP que estava com o DMZ ativo. É que não me apetecia nada dar reset ao router...
 
Então neste caso sendo o sinal fraco, o que posso fazer para ter sinal no resto das divisões além da sala e cozinha?

Se houver algum dispositivo mais indicado que possam referir, agradecia.

A casa é recente?
Tens algum armário de telecomunicações?
Se tiveres, basta ligar uns cabos e colocar um ap noutra ponta da casa, a solução mais em conta (mais não seja cabo + ap), a outra solução é a mais simples de implementar, mas mais cara, é o tal PLC com Wi-Fi, um liga ao lado do router e o outro onde pretendes e já está.
 
Trabalhando na área de OTT e IPTV, digo e repito como já o fiz noutro tópico. Esta noticia da pplware é das piores que eu já vi nos últimos tempos.

Qualquer pessoa poderia ter pedido um "estudo" encomendado com a metadata que lhe convêm e dito que até o ISP lá da Corea do norte é o melhor para ver o netflix.

A única conclusão que se pode tirar é que num dado mês, período especifico no tempo, os utilizadores do MEO em termos médios acederam a streams com maior bitrate ( e só a historia de médias tem muito que se lhe diga ). Isto só interessa para netflix em termos de capacidade e de output. De nada interessa para dizer que a Vodafone, MEO, NOS, NOWO ou qualquer outro ISP é melhor que o outro. Já agora quanto peso tem o tráfego do netflix sobre os ISP? Não sabemos, talvez a MEO ou a Vodafone estão muito mais preocupados com o que os utilizadores gastam no facebook e no youtube do que propriamente no netflix.

Nem que a netflix use um POP em Amesterdão para todo o tráfego de Portugal a latência média não seria um factor determinante para a qualidade do serviço do ISP A ou B. E portanto a fibra não é aqui um factor determinante VS uma boa ligação 4G ou uma boa ligação coaxial.

E já agora as APPs, ou clients web, box e tudo mais são optimizados. A netflix faz e todos o fazem. Tem tudo a ver com a gestão de recursos e por vezes decisões comerciais. Não só a netflix poderá ter diferentes perfis de bitrate/codecs conforme o client assim como o próprio cliente pode limitar o bitrate conforme as condições da rede ou do HW onde está a correr.

Só exemplo, basta um cliente estar a correr numa plataforma de HW com problemas ou com algumas limitações para o bitrate profile será sempre negociado noutro equipamento com um profile com bitrate mais elevado.

O que se aconselha aos utilizadores de Netflix é que usem a APP, HW ou cliente lhes mais convêm ( seja por mobilidade, qualidade, etcc ). E o bom da netflix é que tem bastante compatibilidade com vários tipos de HW e clientes, por isso não entendo estas queixas.

Pior é os ISP que nos obrigam a pagar por uma BOX, que foi escolhida segundo os seus critérios sem a liberdade de ter muti-plas opções. Infelizmente deste mal todos nos sofremos independentemente de termos Vodafone ou MEO.

Acho que já chega desta história do netflix. Se houver um problema geral de acesso a perfis de bitrate elevado da netflix na rede da Vodafone, isso é um caso a reportar! Mas a metadata exposta no artigo da pplware não diz que existe algum problema com a Vodafone. Mesmo que algo venha acontecer o problema pode ser da Vodafone, da Netflix ou algum dos carriers que participam no roteamento desse tráfego.
 
Back
Topo