Multiplataforma Final Fantasy XV (Square Enix)

Pergunta rápida alguém sabe como matar aqueles tigres com altos bigodes? Dão 1 shot a minha equipa toda com ataque eléctrico e 70% ataques normais.
Eles dão regeneração de vida e nunca consigo sequer matar um. Estou frustrado porque ainda não tenho summons e pensei guardar esses inimigos pra isso. Eles são demasiado OP para minha equipa. Lvl 34 +-

Ps: ando a deixar quests para trás devido a isso enfim, umas com 2 outras com 4 5 tigres, ridículo. Vou acabar umas side quests, lvlar e continuar a Estória porque ainda vou no chapter 2 a ver se subo para ir buscar os summons.
 
Pergunta rápida alguém sabe como matar aqueles tigres com altos bigodes? Dão 1 shot a minha equipa toda com ataque eléctrico e 70% ataques normais.
Eles dão regeneração de vida e nunca consigo sequer matar um. Estou frustrado porque ainda não tenho summons e pensei guardar esses inimigos pra isso. Eles são demasiado OP para minha equipa. Lvl 34 +-

Ps: ando a deixar quests para trás devido a isso enfim, umas com 2 outras com 4 5 tigres, ridículo. Vou acabar umas side quests, lvlar e continuar a Estória porque ainda vou no chapter 2 a ver se subo para ir buscar os summons.

Os "tigres com altos bigodes" são os Coeurls. Já matei alguns deles, são difíceis, mas como tenho a party a lvl 30, aguento-me bem. Se não os consegues matar, foge e volta mais tarde. Duas alternativas são comeres comidas que te dêem HP + Strength ou então fazer magias com Stop para tentares parar o bicharoco durante uns segundos.

PS: sem te querer desiludir, o facto de teres summons não quer dizer que os possas utilizar quando te apetece ou que eles estejam sempre dispostos a lutar :)
 
O sistema do 7 é turn-based. Já não se fazem jogos turn-based há anos (sem ser Civ's e afins) e este modelo do XV até resultou. Eles vão manter um bocado a lógica dos turnos (dá para ver nos trailers) e fica mais do género XII, mas com mais ação. Pessoalmente, e sendo mais a minha opinião, de que serve ter os gráficos que se tem se é para o boneco estar parado durante 90% da batalha?

Ainda recentemente o Pokémon Sun e Moon voltaram a quebrar Records e são Turn-Based, a Internet rejubilou com a chegada em RC do Lost Odyssey e Blue Dragon e são Turn-Based, etc. Não quero abrir discussão, até porque o FFXV está aparentemente a ser bem aceite ... mas a ideia que tenho é que existe uma clara correlação entre o sucesso e a força da marca Final Fantasy com o gradual abandono da jogabilidade típica que sempre definiu a série na primeira dezena de capítulos.

Se agora anunciassem um Remake dos Shining Force, mas o transformassem num Action-RPG sob o argumento que agora já não se fazem jogos Strategy RPG ... assim como fazer um Remake do Skies of Arcadia abandonando o Turn-Based seria um escândalo para aquele que devia ser o público alvo do jogo (tal como digo relativamente ao Remake do FFVII que se revelou para mim a maior alegria e maior tristeza da minha vida como Gamer). O mesmo diria se o próximo Tales Of adoptasse o Turn-Based.

Se em sequelas tens que respeitar traços característicos da herança que continuas, essa necessidade torna-se ainda maior num título que propõe ser um Remake (uma substituição da obra original).

Mas volto a realçar a correlação que acredito existir entre a forma como serão relembrados a primeira dezena de FF, e a segunda dezena daqui a muitos anos (sim, as histórias desempenham um papel massivo, mas não se pode ignorar da equação a jogabilidade e mecânicas que acompanham a mesma).
 
Não estava a dizer que era menos jogo, até porque não joguei e não posso dar a minha opinião sobre isso, embora tenha lido muito boas reviews. Estava a dizer que não foi para nenhuma das consolas de casa. O sistema da 3DS é mais propenso a jogos deste tipo.

World of Final Fantasy é turn based.

Mas para ser sincero, não me faz diferença se o FFVII Remake é por turnos ou não. Só peço que o sistema de combate seja bom e que use algo semelhante ao sistema de Materia (ainda o melhor sistema dos FF).

Pergunta rápida alguém sabe como matar aqueles tigres com altos bigodes? Dão 1 shot a minha equipa toda com ataque eléctrico e 70% ataques normais.
Eles dão regeneração de vida e nunca consigo sequer matar um. Estou frustrado porque ainda não tenho summons e pensei guardar esses inimigos pra isso. Eles são demasiado OP para minha equipa. Lvl 34 +-

Ps: ando a deixar quests para trás devido a isso enfim, umas com 2 outras com 4 5 tigres, ridículo. Vou acabar umas side quests, lvlar e continuar a Estória porque ainda vou no chapter 2 a ver se subo para ir buscar os summons.

Dá para matares inimigos vários niveis acima do teu. Tens é de usar as suas fraquezas em teu benefício, até porque de vez em quando as quests cruzam-se. Por algumas vezes estava a fazer sidequests e dava de caras com um tomb e com um inimigo 15 ou 20 niveis acima do meu. Mas se tiveres muita dificuldade, continua com o jogo e voltas a tentar mais tarde.

Quanto aos summons, eles não funcionam como nos anteriores FF. No FFXV, precisas de certos requisitos para poderes chamar um summon. O problema é que podes passar uma luta inteira de boss sem que consigas chamar um summon, para depois te aparecer numa luta contra inimigos insignificantes.
 
Os "tigres com altos bigodes" são os Coeurls. Já matei alguns deles, são difíceis, mas como tenho a party a lvl 30, aguento-me bem. Se não os consegues matar, foge e volta mais tarde. Duas alternativas são comeres comidas que te dêem HP + Strength ou então fazer magias com Stop para tentares parar o bicharoco durante uns segundos.

PS: sem te querer desiludir, o facto de teres summons não quer dizer que os possas utilizar quando te apetece ou que eles estejam sempre dispostos a lutar :)
Eu sei mais ou menos as condições dos summons a questão seria aproveitar já que a minha equipa anda a wipar 1 shots era maneira de fazer summon e aniquilar esses tigres parvos.

Quando falei dos lvl só para verem estou a 34 e eles são e eram 35,36 por isso não era uma grande diferença e achei demasiado op enfim.

O ataque eléctrico dos bigodes deles são os que fazem 1 shot a nós todos, seja com ou sem buffs hp digo eu. Do que já enfrentei até agora digo que estes baixos somente conseguirei daqui a 10 lvls no mínimo.
 
Bem estava para não comprar já o jogo, primeiro porque de certeza que ainda vão lançar uma palete de DLC's e ia esperar por uma edição mais completa e segundo pelo misto de opiniões que se têm formado sobre o jogo. Mas foram muitos anos de espera.

Vou com umas 10horas de jogo e estou a gostar bastante. Pertenço ao grupo de pessoas que ainda vê com bons olhos o turn-based, e quando joguei o Platinum Demo fiquei mesmo com aquela sensação de mehhhh, isto não é para mim.

Requer, pelo menos para mim, um pouco de prática mas começo a gostar do sistema de combate. Nas primeiras horas deu-me a sensação de um mundo um pouco vazio onde andava e andava e monstros nada. Mas depois de completar o Chapter 2 parece que o mundo ganhou outra vida. Ás vezes dou por mim a combater uns quantos "búfalos" e juntar-se um sapo e mais uma cambada de soldados que parece que escolhem as melhores alturas para aparecer.

Ainda não percebi porque é que o jogo não tem um bestiary.

O mini jogo de Pinball parece-me muito fraquinho. Saudades de um Triple Triad
 
Boas,

Para quem já a acabou a main story...

Acabei o modo história há dois dias e agora estou a dar um descanso porque foram uns dias intensos :). Sendo o meu primeiro FF pode passar pelo meu desconhecimento, mas não acham um pouco bizarro que para dar continuidade ao jogo tenhamos que regressar por artes mágicas ao passado? Sinceramente deixa me um bocado sem pica saber que faça eu o que fizer o fim já o conheço, dando um sentimento de vazio a fazer o endgame.
E se alguém souber que responda, o modo co-op que há-de vir com o dlc "Comrades" vai ser a mesma coisa, quero dizer, vamos todos regressar ao passado para que haja algum conteúdo para a malta fazer junta? Se assim for começo a não me sentir mesmo nada entusiasmado

Obrigado.
 
Bem estava para não comprar já o jogo, primeiro porque de certeza que ainda vão lançar uma palete de DLC's e ia esperar por uma edição mais completa e segundo pelo misto de opiniões que se têm formado sobre o jogo. Mas foram muitos anos de espera.

Vou com umas 10horas de jogo e estou a gostar bastante. Pertenço ao grupo de pessoas que ainda vê com bons olhos o turn-based, e quando joguei o Platinum Demo fiquei mesmo com aquela sensação de mehhhh, isto não é para mim.

Requer, pelo menos para mim, um pouco de prática mas começo a gostar do sistema de combate. Nas primeiras horas deu-me a sensação de um mundo um pouco vazio onde andava e andava e monstros nada. Mas depois de completar o Chapter 2 parece que o mundo ganhou outra vida. Ás vezes dou por mim a combater uns quantos "búfalos" e juntar-se um sapo e mais uma cambada de soldados que parece que escolhem as melhores alturas para aparecer.

Ainda não percebi porque é que o jogo não tem um bestiary.

O mini jogo de Pinball parece-me muito fraquinho. Saudades de um Triple Triad

Boas,

Entendi que já te estás a ambientar com um sistema de luta mais dinâmico, ainda assim caso possas não ter reparado, tens a opção de tornar os combates turn-based se for mesmo a tua preferência (sinceramente nem experimentei pois é o meu primeiro FF e gosto mais sem ser turn-based).

O mini jogo de pinball realmente está um pouco estranho e nem sei se se poderá chamar aquilo de pinball, ainda assim li que se lá passares uma data de tempo e conseguires um "gazilião" de pontos aquilo te vai dando acessórios que até são porreiros, mas nada que não consigas ao longo do jogo de uma forma menos secante.

EDIT: Um Bestiary realmente era útil!
 
Lá acabei a minha review ao Final Fantasy XV.

https://jogos.zwame.pt/review/final-fantasy-xv/

Inconsistências à parte, e apesar de não ser algo tão complexo como FF mais antigos, diverti-me bastante a jogar FF XV.

Boas,

Para quem já a acabou a main story...

Acabei o modo história há dois dias e agora estou a dar um descanso porque foram uns dias intensos :). Sendo o meu primeiro FF pode passar pelo meu desconhecimento, mas não acham um pouco bizarro que para dar continuidade ao jogo tenhamos que regressar por artes mágicas ao passado? Sinceramente deixa me um bocado sem pica saber que faça eu o que fizer o fim já o conheço, dando um sentimento de vazio a fazer o endgame.
E se alguém souber que responda, o modo co-op que há-de vir com o dlc "Comrades" vai ser a mesma coisa, quero dizer, vamos todos regressar ao passado para que haja algum conteúdo para a malta fazer junta? Se assim for começo a não me sentir mesmo nada entusiasmado

Obrigado.

A forma usada é um pouco diferente, mas em termos práticos, funciona tal e qual como noutros FF e RPGs em geral sem modo New Game Plus. Existe um ponto de não retorno, e até esse ponto podes fazer as coisas opcionais.
 
Boas,

Entendi que já te estás a ambientar com um sistema de luta mais dinâmico, ainda assim caso possas não ter reparado, tens a opção de tornar os combates turn-based se for mesmo a tua preferência (sinceramente nem experimentei pois é o meu primeiro FF e gosto mais sem ser turn-based).

O mini jogo de pinball realmente está um pouco estranho e nem sei se se poderá chamar aquilo de pinball, ainda assim li que se lá passares uma data de tempo e conseguires um "gazilião" de pontos aquilo te vai dando acessórios que até são porreiros, mas nada que não consigas ao longo do jogo de uma forma menos secante.

EDIT: Um Bestiary realmente era útil!

Sim também reparei no Wait Mode. Mas já me vou habituando a este.

Parece que eles estão a querer aproximar os sistema de combate mais próximo do Kingdom Hearts, o que até não me parece mal visto que também jogo KH e gosto do sistema. Só que no KH atacas praticamente sem pensar, enquanto que neste já se tem que procurar pelos blindsides e qual a arma que tira mais,etc.

Mas percebo que a saga siga este caminho. Como disseste é o teu primeiro FF e sinceramente não vejo muito pessoal que joga agora pela primeira vez FF a entrar no turn-based.

Enfim, até agora parece-me que estão novamente a caminhar na direcção certa.
 
Lá acabei a minha review ao Final Fantasy XV.

https://jogos.zwame.pt/review/final-fantasy-xv/

Inconsistências à parte, e apesar de não ser algo tão complexo como FF mais antigos, diverti-me bastante a jogar FF XV.

Estava para pôr isto no portal, mas fica aqui a sugestão. Seria interessante colocar, sempre que possível, no texto ou numa pequena caixa no final, quanto demorou a terminar a campanha ( e em que dificuldade), e o número de quests/colecionáveis que quem fez análise encontrou/fez.
 
Se bem entendi é mesmo possivel optar pelo turn based?
É que a minha preferencia nos jRpg é mesmo a cena de jogar por turnos e ando maluco para comprar o FFXV. confirmam essa situaçao? Thanks
 
Estava para pôr isto no portal, mas fica aqui a sugestão. Seria interessante colocar, sempre que possível, no texto ou numa pequena caixa no final, quanto demorou a terminar a campanha ( e em que dificuldade), e o número de quests/colecionáveis que quem fez análise encontrou/fez.

Inicialmente fazia questão de mencionar parte dessa informação, mas depois apercebi-me que a sua importância está limitada a casos muito específicos; casos onde a longevidade é anormal para o género (tanto para o bem como para o mal).

Especificamente sobre o FFXV, estar a dar um tempo de jogo concreto acaba por não adicionar nada de importante ao texto, daí ter dito apenas "dezenas de horas de jogo" e não "50 horas de jogo". Até determinada altura, FFXV tem uma estrutura open world, logo, a longevidade vai depender das coisas opcionais que se façam aí.

Seja como for, cheguei ao fim em cerca de 51 horas e em level 73, fiz mais de 40 side quests, apanhei todas as Royal Arms e fiquei em Hunter rank 4. Quanto às habilidades de cada um, Fishing lvl 2, Survival lvl 8, Cooking lvl 5 e Photography lvl 8.

Em retrospectiva, não devia de ter feito tantas sidequests e hunts porque cheguei ao boss final demasiado overleveled.

Alguem conhece algum walkthrough ou algo do genero para saber onde recolher os melhor items e meter os melhores equips ao longo dos capitulos?

Eu nunca me preocupei muito com isso, porque a quantidade de armas não é assim tão grande. Apanha as Royal Arms opcionais, porque nessas dungeons apanhas algum gear porreiro.

Excepto a Ultima Weapon para o Noctis, que obtens via quest (A Better Engine Sword I, II e III do Cid), tudo o resto de bom só no post game e nas dungeons opcionais.
 
Última edição:
Para quem gosta destas coisas, aparentemente, um ex-empregado da Square Enix que trabalhou no FFXV foi ao NeoGaf responder a várias questões dos fãs. Há bastante conteúdo interessante para quem tiver paciência para ler. Deixo-vos apenas com os pontos que considerei mais importantes:

- 50% do conteúdo que tinham previsto para o jogo foi removido por falta de tempo. Dungeons, cutscenes, cidades, entre outros, foram removidos na versão final. O contrato obrigava a que o jogo fosse lançado até ao final de 2016, por isso, não considerem o jogo como acabado.

The game IS unfinished. The game was delayed because the team felt like it would get destroyed by critics if released in the state it was in July and it was a last minute decision to delay it.

The game had to be released before this year ended period. It was a contract thing and that was set in stone before development with the new director started. That's why the last months of working in the game were painful (and I could not imagine how July-October were for my mates).

I think the overall feeling towards how the game turned out is "we could have done more". The team literally ran out of time. There were such cool concepts and stuff that were left unfinished because we knew that they weren't going to make the release date. However, the team is pretty happy to have worked on the game and they didn't feel like they wasted their time. Now I'm sure they will continue to work on the game and improve it to match their vision.

- Tinham mais planos para a Lunafreya, mas acabaram por riscá-los porque a personagem ia ser criticada:

There were references to the heroine having been abused by other characters, some scenes would have featured Luna crying because of her health and there were also mentions of her goal in life being meeting the male protagonist's expectations/objectives, which the team considered that were going to be problematic since the game had been carrying a bad reputation because of the way they portrayed female characters.

- Algumas ideias que tinham para o FF Versus XIII:

The game centered about death, ghosts and hallucination/dreams. Noctis killed the female protagonist before the game started but he didn't remember. Ardyn was Noctis ancestor and he was responsible of the crystals disappearing over time (the only one left was Lucis crystal). Regis died in front of Noctis because his bodyguards betrayed him. The protagonists had to leave the capital because their nation lost the war.

The game didn't focus on summons that much (they still existed) and instead there were actual gods which didn't appear physically. One of the gods was the main antagonist of the first FF game. Each nation was inspired by a different capital of the world. The empire was using ghosts as weapons. Ravus wanted to kill Noctis for having killed her sister. The game ended in another dimension which was supposed to be their version of the after-life.

Em relação ao tempo de desenvolvimento do jogo, o utilizador afirma que foram 3 anos:

The game has had barely 3 years of actual development time.
 
Para quem gosta destas coisas, aparentemente, um ex-empregado da Square Enix que trabalhou no FFXV foi ao NeoGaf responder a várias questões dos fãs. Há bastante conteúdo interessante para quem tiver paciência para ler. Deixo-vos apenas com os pontos que considerei mais importantes:

- 50% do conteúdo que tinham previsto para o jogo foi removido por falta de tempo. Dungeons, cutscenes, cidades, entre outros, foram removidos na versão final. O contrato obrigava a que o jogo fosse lançado até ao final de 2016, por isso, não considerem o jogo como acabado.







- Tinham mais planos para a Lunafreya, mas acabaram por riscá-los porque a personagem ia ser criticada:



- Algumas ideias que tinham para o FF Versus XIII:



Em relação ao tempo de desenvolvimento do jogo, o utilizador afirma que foram 3 anos:
Eu gostei do jogo, mas depois de ter lido isso, fiquei com a sensação que a história podia ser muito melhor.
 
Eu gostei do jogo, mas depois de ter lido isso, fiquei com a sensação que a história podia ser muito melhor.

Tal como diz o utilizador no fórum:

I think the overall feeling towards how the game turned out is "we could have done more". There were such cool concepts and stuff that were left unfinished because we knew that they weren't going to make the release date.

Agora vamos esperar que o jogo fiquei melhor com os DLCs que estão a pensar lançar :)
 
Back
Topo