1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Folding com o Google Chrome

Discussão em '[email protected]' iniciada por Celso Azevedo, 12 de Abril de 2015. (Respostas: 44; Visualizações: 11188)

  1. Celso Azevedo

    Celso Azevedo I folded Myself

    No inicio de 2014 foi lançado um cliente de folding que permite foldar usando o Google Chrome. É simples, rápido e não precisa da instalação de qualquer software adicional, tornando o folding numa tarefa que pode executada em qualquer computador que tenha o Chrome instalado. Embora seja muito fácil de usar, alguns newbies têm questões sobre ele. Neste post vou falar nos prós e contras e em como usa-lo.

    [​IMG]

    Antes de começar e para que este post faça sentido, é importante saber o que é o folding. TL;DR: O folding permite ajuda a comunidade científica a perceber melhor como é que doenças como o cancro, alzheimer, diabetes, parkinson, etc, funcionam. O objectivo final é encontrar soluções para estes problemas de saúde que podem afectar qualquer pessoa.

    Prós e Contras de Foldar com o Chrome
    É possível foldar usando um cliente para Windows (… Mac, Linux, etc) - ver guia - ou usando o Google Chrome. O cliente é bom numas situções, o Chrome é melhor noutras.

    Prós:
    • Foldar usando o Google Chrome é muito mais simples;
    • As Work Units (tarefas) são mais pequenas, por isso terminam mais depressa (bom para hardware fraco);
    • Não requer nenhuma configuração avançada;
    • É a melhor solução para quem não deixa o computador ligado muito tempo;
    Contras:
    • O Chrome usa apenas o CPU (processador) enquanto que o cliente permite usar também GPU’s (placa gráfica);
    • Com o Chrome não é possível entrar em betas ou configurar vários aspectos que podem influenciar na performance do folding;
    Por outras palavras, se estiveres a usar um portátil, um computador antigo ou um computador com hardware “fraco”, usa o Google Chrome. Se tiveres um computador potente, usa o cliente.

    Username, Equipas, Passkey?
    Antes de mostrar como foldar com o Google Chrome, uma pequena nota sobre as equipas, username e a passkey.

    É possível foldar de forma anónima ou com uma equipa. Com uma equipa podes acompanhar os pontos que produzes (os pontos são atribuídos ao teu username) e ajudar a tua equipa a competir com outras. É apenas uma forma de dar alguma piada ao folding.

    A passkey é uma camada adicional de segurança. Caso exista algum problema (ex: alguém que tenta foldar em teu nome e "enganar" o sistema"), os pontos produzidos usando a passkey ficam seguros. Para compensar este pequeno passo adicional, são atribuídos pontos extras por cada WU entregue rapidamente.

    Como Foldar Usando o Chrome
    Para começar só tens que abrir uma nova tab e aceder a este URL:
    Se o Chrome estiver na versão mais recente, uma Work Unit (WU) será logo descarregada.

    Nesta página é possível configurar algumas coisas. Embora seja opcional, demora apenas 1 ou 2 minutos para configurar:
    • Folding as”: Escreve um nome qualquer (primeiro e último nome, nickname, etc). Assim é possível acompanhar o número de pontos que produzes;
    • For team”: Escreve "35271", sem aspas. Este é o ID da nossa equipa ([email protected]);
    • With passkey”: A passkey adiciona uma protecção adicional ao teu username. Se ainda não tens uma, podes criar uma nesta página. A passkey é enviada para o teu email;
    No fim clica em “Save” para guardar a informação.

    Mais em baixo, em “Folding Power“, podes também controlar o nível de recursos que o folding pode consumir. Se não estiveres a usar o teu computador, deixa em “Full“, se estiveres, talvez podes deixar em “Light” para não sentires nenhuma lag.

    Fica aqui um exemplo da página já configurada e a foldar como dever ser:

    [​IMG]

    O que fazer para parar o Folding?
    Caso queiras desligar o teu computador ou fechar o browser, podes fechar a tab onde o Folding está a ser feito. Um "popup" vai ser mostrado com duas opções:

    [​IMG]

    • Ao escolher "Sair da página" o browser (ou tab) é encerrada independentemente do progresso da wu, perdendo-se os cálculos já efetuados;
    • Ao escolher "Permanecer nesta página", a página é mantida aberta e para após os 100%, ou seja, conclui a Work Unit, envia-a e faz Stop ao folding (a tradicional flag -pause), podendo-se depois fechar o browser/tab sem se perder os cálculos já efetuados.

    Depois, quando quiseres voltar a foldar, abres novamente a página (os dados - username, team, etc - já devem estar em cache) e é só deixar foldar normalmente.

    Como é fácil se esquecer disto, sugiro que adiciones o URL da página aos bookmarks.

    FAQ - Perguntas frequentes:

    - Posso usar outro browser para contribuir? Firefox ou o Edge, por exemplo?

    Infelizmente não. Neste momento o Google Chrome é o único navegador que suporta a tecnologia necessária (NaCl) para que o folding seja feito numa janela normal do navegador, é por essa razão que o Chrome é requerido.

    - Devo deixar o Chrome e o Cliente para Windows/Mac/Linux a foldar ao mesmo tempo?

    Não. Tanto o Chrome como o Cliente são capazes de tirar o máximo proveito do processador. Ao ter dois programas a lutar pelos menos recursos, cada work unit vai demorar mais tempo a ser completada. Isso resulta numa contribuição mais lenta e em menos pontos para o user e equipa.

    ---------------------- // ----------------------​

    Dúvidas? Sugestões? Deixa um comentário!

    Nota: Publiquei este post inicialmente no meu blog, mas como ajudar a alguém aqui no fórum, fiz algumas alterações e publiquei aqui também. Sugestões para melhorar o post são bem vindas.
     
    Última edição: 13 de Abril de 2018
  2. Joao_78

    Joao_78 Power Member

    Já instalei o Chrome e agora estou a foldar por aqui.
    Já desinstalei o outro.
     
  3. pena99

    pena99 I fold therefore I AM

    Eu tenho instalado em 2 portáteis e num PC.
    No meu PC não consigo, pois ao fim de algum tempo pode ir de alguns minutos até mais ou menos 1 hora, perco a net, julgo que perco o IP, basta reiniciar o PC e já ficava a dar, voltei ao método antigo, ainda não consegui colocar a placa gráfica a bulir.
     
  4. Celso Azevedo

    Celso Azevedo I folded Myself

    Estranho porque o chrome não consegue desligar a internet ou mudar o IP, mas pronto, usas o que funcionar melhor no teu caso.

    Se encontrares a razão/solução para o problema, mete aqui :)
     
  5. silversk8ter

    silversk8ter I folded Myself

    Já agora: Bom para quem passa pouco tempo na net/pc ligado;


    Se se quiser encerrar o browser ou desligar a máquina, em vez de estar atento á chegada dos 100% da wu, pode-se clicar para fechar a janela e aparece o seguinte aviso:

    [​IMG]

    • Ao escolher "Sair da página" o browser (ou tab) é encerrada independentemente do progresso da wu, perdendo-se os cálculos já efetuados;
    • Ao escolher "Permanecer nesta página", a página é mantida aberta e pára após os 100%, ou seja, conclui a wu, envia-a e faz Stop ao folding (a tradicional flag -pause), podendo-se depois fechar o browser/tab sem se perder os cálculos já efetuados.
    Já agora, definir como Página Inicial do Chrome :001:

    Bom trabalho Celso!
    Abraço & cheers'! :kfold:
     
    Última edição: 12 de Abril de 2015
  6. Celso Azevedo

    Celso Azevedo I folded Myself

    @silversk8ter, boas sugestões. Actualizei o post principal. :)
     
  7. IGOOOO

    IGOOOO Power Member

    Não é possivel fazer com que no final se desligue o pc em vez de só parar de processar informação? É que se deixar o pc a foldar e sair, se optar pela opção de permitir que termine o trabalho, quando acabar a WU vai ficar ligado sem ajudar nada e a gastar energia, não tirando o proveito do tempo que fica ligado até eu regressar.
     
  8. Celso Azevedo

    Celso Azevedo I folded Myself

    Infelizmente não dá para definir para desligar o computador quando a WU termina. Esta forma de foldar é simples, mas tem este tipo de limitações. Na prática estamos apenas a visitar uma página na internet e as páginas na internet não têm a capacidade para desligar o computador (felizmente! :) )

    De qualquer das formas, acho que não será um problema muito grande. As WU são pequenas (com o meu portátil demora 4-5 minutos por WU), mas se não poderes esperar mais alguns minutos podes sempre fechar o ecrã e o trabalho não é perdido (não é perfeito, o computador entra em suspensão em vez de desligar).
     
  9. 0NZ3

    0NZ3 Folding Member

    Grande post Celso, parabéns! :kfold:
     
  10. Joao_78

    Joao_78 Power Member

    Bolas o meu demora uma hora para cada WU :014:
     
  11. Celso Azevedo

    Celso Azevedo I folded Myself

    @DiogoSimao, que tal adicionar um link para este post ou as instruções para foldar com o Chrome no teu "Guia do Folding"? Lá só tens a informação de como foldar com o cliente. :)

    @Joao_78, consigo esse tempo no meu portátil porque até tem um CPU porreiro (Intel Core i7 @ 2,5 GHz). Se o teu CPU for mais fraco é normal que demore mais tempo. É chato, mas também o mais importante aqui é contribuir.
     
  12. MrOverclock

    MrOverclock Power Member

    Só hoje vi este post! Este post deveria estar na páginda do folging portugal!

    Eu também tenho um i7 mas 3xxx de 2,2hz no portatil, mas a mim o Chrome ainda demora entre 10 a 12 minutos! O meu PhenomII X4 @3200 ainda demora 17 ou 18 minutos
     
  13. silversk8ter

    silversk8ter I folded Myself

    Amen brother! :x2:
     
  14. chico_laranja

    chico_laranja I folded Myself

    Quem não tem cão caça com gato.

    A partir de agora só folding com Chrome.

    É melhor que nada
     
  15. eagle

    eagle I folded Myself

    Oi,

    estou a experimentar o cliente do chrome, mas embora já tenham terminado algumas WU, não tem aparecido nada nas minhas stats.

    Já comecei ontem, devia ter dados novos.

    username: tlrocha (configurado na página).
     
  16. silversk8ter

    silversk8ter I folded Myself

    :x2: Eu tb me estou a deparar com essa falta desde ontem. Já não é a 1ª vez que acontece e acabam por aparecer nas stats. (pelo menos da outra vez foi o que aconteceu)

    Btw, welcome back! :kfold:
    Cheers!
     
  17. pena99

    pena99 I fold therefore I AM

    Sim desde de ontem que não actualiza, mas ás vezes acontece. Depois actualiza com todos os dados, mais um dia ou dois e volta ao normal.
     
  18. VitorEOliveira

    VitorEOliveira Power Member

    Brutal!
    Vou falar a minha manager a ver se suporta a ideia, visto que nao 'e necessario instalar nada na maquina, e ao fazer o logoff para o folding!

    Heheheh
     
  19. MrOverclock

    MrOverclock Power Member

    É só a mim que está a dar ideia de que o Chrome está agora a fazer WU mais pesadas e diferentes? Antes não era de diabetes? Estou a fazer uma 9020, e pela descrição não me parece ser diabetes...
     
  20. Celso Azevedo

    Celso Azevedo I folded Myself

    Yep, parece que já não é apenas diabetes. Porreiro :D

    Project: 9020
    Disease Type: Alzheimer's

    Bryostatin is a marine natural product that shows promising and unique activity against several diseases (most notably, cancer, HIV/AIDS, and Alzheimer's). Its main target, protein kinase C (PKC), is a signaling protein central to many cellular functions. In its active form, PKC binds its ligand and is associated with the membrane, but we currently lack structural information about this complex in its membrane microenvironment. The simulations performed on FAH will help to provide a structure to the PKC-ligand-membrane complex. The structure and dynamics of this complex would allow us to understand bryostatin's binding mode and thus how to modify and tune its structure to improve function or even create new functions as needed for new therapies in the clinic.

    Managed by Steven Ryckbosch at .

    Steven Ryckbosch is a graduate student in the Pande lab. His research focuses on the modeling of small molecules in their protein binding pockets, ultimately looking towards drug discovery and design. He's also very interested in membrane-protein systems, and how these complexes can behave differently from simple protein-ligand complexes and influence the efficacy of drug binding.
     

Partilhar esta Página