Fotografia e.. a timidez.

Canon 40D = 700€ + Lente
Murro = Grátis

Escolha? :D

lol, achas que é de mandares a máquina à cara de um grunho que a vais partir? partes é a cara ao homem!!

aliás, até é melhor usares a máquina, porque se não sabes dar murros, ainda partes um dedo!

como tal, canon sempre na vanguarda!! LOOL
 
lol, achas que é de mandares a máquina à cara de um grunho que a vais partir? partes é a cara ao homem!!

aliás, até é melhor usares a máquina, porque se não sabes dar murros, ainda partes um dedo!

como tal, canon sempre na vanguarda!! LOOL

"Canon, save yourself"

Mas fiz a pergunta, porque podemos andar com material caro e pode haver o acidente de estragar umas belas notas à conta de um individuo com problemas de carácter.
 
Mas tar a pedir antes de uma foto perde um pouco o proposito da fotografia de rua.
nao perecebo pk tanta coisa com fotos ja k para ***** sitio k nos vamos tao cameras de vigilancia a espreita e a maior parte das x nem as vemos. Somos filmados constantemente e nem damos por isso. Uma foto nao faz mal a ninguem desde k bem usada. Se mal usada ha meios muito practicos de dar a volta ao assunto.

E sim, somos extremamente retrogados em muitos aspectos. nao vamos tapar o sol com a peneira pk a realidade e mesmo essa. Portugal ainda e um pais de "pacovios". Com os problemas dos outros paises posso eu bem.

A agressao nunca e justificavel muito - num caso desses. Eu nao lhe dava com a makina, dava com o tripe se o tivesse. Alias,muitas x levo o tripe exactamente para o caso de alguem se lembrar duma avaria de roubo ou uma cena dessas.
 
Mas sim, é uma situação com a qual se deve ter um pouco de cuidado, as pessoas têm direito ao seu anonimato, apesar de não haver nenhum tipo de legislação que te impeça de fotografares quem quer que seja num sítio público (desde que disso não resulte algum tipo de situação negativa para a pessoa fotografada).

Claro que existe...


Qual o significado do direito à imagem?
Na lei é usado o termo retrato com referência à imagem. Não se refere à “imagem moral” que se encontra protegida noutras normas que fazem, por exemplo, menção à honra e ao bom-nome.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º.


Como é que se obtém ilicitamente uma imagem?

Quando as imagens são obtidas sem o consentimento expresso do cidadão, utilizando meios que violem a privacidade do cidadão como, por exemplo, câmaras escondidas.
O cidadão retratado poderá propor uma acção de indemnização por perdas e danos (mesmo que sejam apenas morais).
Se foram efectuadas filmagens ou registos fotográficos sem consentimento pode ser apresentada uma queixa criminal contra o infractor.
Mas existem situações em que não é necessário o consentimento da pessoa retratada e que mencionamos de seguida.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, nº1.
Código Penal, Artº 199º.


Pode-se expor ou reproduzir a imagem de um cidadão sem a sua autorização?
Em determinadas situações sim. A pessoa retratada não tem que dar o seu consentimento quando assim o justifique a sua notoriedade, o cargo que desempenha, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, n.º2.


Pode-se usar a imagem de um homem público, sem sua autorização, para uma campanha publicitária?

Não. Se não existe qualquer relação (causal) entre o produto publicitado e a notoriedade do retratado, não se pode usar a sua imagem.
O facto do retratado ser uma pessoa com notoriedade não justifica a reprodução da sua imagem sem consentimento.
O cidadão retratado poderá propor uma acção de indemnização por perdas e danos (mesmo que sejam apenas morais).
Se foram efectuadas filmagens ou registos fotográficos sem consentimento, pode ser apresentada uma queixa criminal contra o infractor.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, nº2.
Código Penal, Artº 199º.


Se o fotografarem, sem sua autorização, à janela de casa, essa fotografia é lícita?
Não, uma vez que se trata de uma fotografia em local privado, tem que haver consentimento. Deve-se entender o consentimento como expresso, embora a lei só diga “consentimento” porque só assim existe uma verdadeira protecção do direito à imagem.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, n.º 1º.
Constituição da República Portuguesa, Artº26º.


E se a fotografia for tirada numa praça pública?

A fotografia em local público não tem que ser autorizada se a reprodução da imagem vier enquadrada no local público, ou seja, se o objecto central da fotografia for um local público.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, n.º2.


Se um cidadão for filmado a ver um evento público, por exemplo uma tourada, essa filmagem pode ser exibida sem a sua autorização?

Sim, uma vez que não é necessário pedir autorização para filmar pessoas que estejam a presenciar factos que hajam decorrido publicamente.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, n.º 2º.


Numa reportagem sobre transportes públicos, podem ser exibidas filmagens de pessoas nas paragens dos autocarros, sem que tenha havido consentimento?

Sim. A fotografia em local público não tem que ser autorizada se a reprodução da imagem vier enquadrada no local público, ou seja, se o objecto central da fotografia for um local público. Neste caso, trata-se de uma fotografia em local público, sendo o objecto central da fotografia as paragens de autocarro.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, n.º2.


Os meios de comunicação podem filmar um julgamento?
Não. Excepto se o juiz autorizar.

Legislação:
Código de Processo Penal, Artº 88º, n.º2, al. b).


Pode-se imitar a voz de uma figura pública?

Se a imitação não tiver fins ilícitos, é tolerável. A notoriedade ou o cargo público de um cidadão são razão suficiente para a imitação da sua voz.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, n.º2.


O direito à imagem de uma figura pública é igual ao direito à imagem de um cidadão anónimo?
A imagem do cidadão anónimo é sempre protegida. A imagem de uma figura pública nem sempre é protegida. As excepções são: estar em causa o interesse público; se a situação o justificar pela notoriedade pessoal ou natureza do cargo.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, nº2.


Podem ser exibidas imagens de grande violência ou morte de determinado cidadão?
Para que haja reprodução dessas imagens tem que haver consentimento do cidadão. Em caso de morte, a autorização tem que ser dada por familiares.
A única excepção é a imagem ser justificada pelo interesse público, contudo nunca poderá ser exibida, se do facto resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro da pessoa retratada.

Legislação:
Código Civil, Artº 79º, nº3.



Aconselho vivamente a lerem com atenção estas questões antes de irem para a rua fotografar e colocarem as fotos no Flickr...
 
Mas tar a pedir antes de uma foto perde um pouco o proposito da fotografia de rua.
nao perecebo pk tanta coisa com fotos ja k para ***** sitio k nos vamos tao cameras de vigilancia a espreita e a maior parte das x nem as vemos. Somos filmados constantemente e nem damos por isso. Uma foto nao faz mal a ninguem desde k bem usada. Se mal usada ha meios muito practicos de dar a volta ao assunto.


Não misturem as coisas....

No local onde eu trabalho temos câmaras de segurança.. Que de tão visíveis, ninguém repara nelas, nem liga para elas.. As usual...

No entanto, para cumprir a legislação portuguesa as gravações feitas por essas câmaras não são vistas por ninguém, a não ser pelo departamento de segurança da empresa, ou pela policia caso algum dia haja necessidade. As imagens são guardadas no máximo 30 dias e depois disso são destruídas.

Em fotografia de rua, nada impede que daqui a 2, 3, 4 ou 5 anos uma fotografia que eu não autorizei seja a foto mais popular da internet...





Quanto à questão de se poder fotografar ou não pessoas, eu acho que a lei não podia ser mais clara... Por regra é proibido fotografar pessoas. Ponto final.

Agora, existem excepções, e os casos concretos poderão ser dubios, mas a ideia é clara, e só não o entende quem está na discussão de má fé..

Se eu fizer uma fotografia em que o tema é uma pessoa, essa foto não é legal. Se eu fizer uma fotografia, sobre um evento, ou um local publico, em que por acaso, aparece uma pessoa, essa foto não é ilegal. Se eu estiver a fotografar uma manifestação é obvio que posso fotografar as pessoas, desde que o motivo da foto seja a manifestação.. Se estiver a fotografar um edificio e alguém passar é obvio que eu posso usar essa foto. Agora, se eu apontar a camara a uma pessoa, que é o motivo da foto, e por acaso existir um monumento no background, a foto é ilegal...

É claro que traçar uma linha sobre onde acaba um e começa o outro, é dificil... Mas a tipica fotografia de rua, na legislação portuguesa é ilegal.
 
Tenho pena que tenham estragado por completo o tópico ao Drekas com assuntos laterais. Era uma questão bem interessante e um bom mote para discussão.
 
O topico começa assim...

É um assunto que me deixa algo confuso. Quando decido pegar na máquina e andar a passear, sozinho, tenho uma certa dificuldade em fotografar pessoas. Sinto que estou a violar qualquer coisa, além de o medo de vir a ter problemas.

Não sei se isto só acontece a quem anda sozinho, mas vejo fotos brutais onde eu não tinha tomates de as tirar. Isto é, para descarga de consciência teria de pedir primeiro autorização à pessoa, o que em alguns casos se iria tornar na perda de uma boa oportunidade.


Quais temas colaterais? Ele fala em ir para locais públicos fotografar pessoas e nos problemas que podem dai advir.. Acho que toda a discussão tem a ver com isso...
 
O topico começa assim...




Quais temas colaterais? Ele fala em ir para locais públicos fotografar pessoas e nos problemas que podem dai advir.. Acho que toda a discussão tem a ver com isso...

Ele já disse que se explicou mal, aliás, bastaria olhar para o título do tópico para entender onde ele queria chegar.

É mais um problema sociológico do que legal. Ninguém vos vai pôr em tribunal por tirarem uma foto banal num local público, nem é preciso saber as leis de cor - basta usar o bom senso. Quando um sociólogo está imiscuído no objecto de análise ele próprio passa a fazer parte dele, alterando o próprio objecto de análise. Ora quando pegas numa máquina não consegues ser invisível no meio da rua. Perturbas o próprio desenrolar, sentes-te a passar do observador para o observado e isso acaba por ter influência no resultado fotográfico.

Há pessoas com maior ou menor lata para tirar certas fotos. Se formos a pensar em situações limite como alguém que acabou de ser atropelado, por exemplo, haveria quem tirasse a foto e outros que não. Mas podemos pensar em situações mais corriqueiras como um casal a dar um beijo que daria uma bela foto.

Eu gostava imenso de ter um daqueles bunkers camuflados no meio da rua que os repórteres da vida natural têm... e aposto que o drekas também.
 
E se a fotografia for tirada numa praça pública?
A fotografia em local público não tem que ser autorizada se a reprodução da imagem vier enquadrada no local público, ou seja, se o objecto central da fotografia for um local público.

Ou seja, isto a meu ver mata fotos tipo: http://www.flickr.com/photos/moriza/126238642/

O local em si não é o objecto central da imagem...
 
Ele já disse que se explicou mal,


Pois.. Mas foi como ele lançou a conversa, e agora não me parece justo parar uma discussão que poderá ser igualmente útil e interessante, só porque ele afinal não queria dizer o que disse..



Quanto ao problema da vergonha de andar com uma máquina na rua... Eu acho que isso actualmente não faz nenhum sentido. Cada vez mais se vê malta com DSLR's na rua.. é uma coisa que está totalmente banalizada..
 
Eu tb tenho certo receios em tirar a máquina para fora, se estive acompanhado depois de a tirar é mais fácil.
Parece que sou o centro de atenções e sinto-me algo inibido.

Mas o que mais me preocupa é a possibilidade de atrair os amigos do alheio, para mim é o principal entrave.
Não têm receio em andar com o equipamento à mostra? (no pun intended :D)

Pode não o topo de gama, mas o pouco que tenho custou-me a comprar e dou valor ao que tenho e custa-me pensar que posso ficar sem o que tenho porque alguém se lembrou que queria um máquina igual à minha, ou que ela dava para trocar por uns €€s.

Abraços
 
Entao e se em plena rua ta um gajo a assaltar um carro ou uma loja e nos lhe tirarmos uma foto? LOL

Sera k ele nos pode processar? XD
 
Claro que existe...

Aconselho vivamente a lerem com atenção estas questões antes de irem para a rua fotografar e colocarem as fotos no Flickr...

Eish, isso já foi discutido 2 páginas atrás :-)

Conheço isso de cor e salteado, e continuo a dizer que se te quiser tirar uma foto na rua tiro-a e nada me impede, desde que exista um motivo para te tirar a foto (não ando na rua a tirar fotos às pessoas só porque sim). Tiro algumas fotos de pessoas a trabalhar no campo, a fazer algum tipo de actividade cultural ou tradicional, e estou no meu pleno direito de o fazer. A pessoa a quem tiro a foto também está no pleno direito de me pedir para apagar a foto, se assim o entender.

Já agora, porque é que cortas-te esta parte?

Mas existem situações em que não é necessário o consentimento da pessoa retratada e que mencionamos de seguida.


Não é necessário o consentimento da pessoa retratada quando assim o justifiquem a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente.

Atenção que estou a falar por mim, o que os outros fazem ou deixam de fazer não me diz respeito. Estou a falar das fotografias que eu tiro.
 
Eish, isso já foi discutido 2 páginas atrás :-)

Conheço isso de cor e salteado, e continuo a dizer que se te quiser tirar uma foto na rua tiro-a e nada me impede, desde que exista um motivo para te tirar a foto (não ando na rua a tirar fotos às pessoas só porque sim). Tiro algumas fotos de pessoas a trabalhar no campo, a fazer algum tipo de actividade cultural ou tradicional, e estou no meu pleno direito de o fazer. A pessoa a quem tiro a foto também está no pleno direito de me pedir para apagar a foto, se assim o entender.

Já agora, porque é que cortas-te esta parte?






Atenção que estou a falar por mim, o que os outros fazem ou deixam de fazer não me diz respeito. Estou a falar das fotografias que eu tiro.

a finalidade didatica, cientifica ou cultural é para com o destino da foto e n para com a foto.
o facto de fotografares alguem a fazer uma escultura n faz dela uma foto com finalidade cultural a n ser que seja para divulgação ou informação acerca da arte.

pores uma foto dessas no flickr n vejo como podes alegar que tenha uma finalidade cultural.

mas ja que n era isto que a thread pretendia tratar a moderação podia remover estes posts para outro tópico
 
Eu não cortei nada.. Tirei dai de um site qualquer e tirei tudo o que lá estava...

E parece-me que a lei é bastante clara e a ideia que está por detrás do que é permitido ou não também é bastante clara, embora em casos concretos possa ser difícil traçar fronteiras e definir onde acaba uma coisa e começa a outra.. Há é ai pessoal que complica sem necessidade..


Mas deixo aqui um desafio...

Deixem ai exemplos, vossos, ou links do flickr e afins, e depois com base em casos concretos discutimos se à luz da lei portuguesa seria ou não legal...
 
Vou repetir a imagem que já indicado mais atrás:

126238642_3374dcfaaf.jpg


O local público não é o ponto central da foto e não parece existir nenhum fim previsto na lei que pudesse justificar a publicação da foto.
 
A lei nao e assim tao clara ja k ha variadas situaçoes em k se pode tirar a foto e em outras k nao.
Para mim e mais uma questao de bom senso do k outra coisa. Pah, se eu tirr uma foto a alguem na rua e a pessoa quiser k eu apague a foto eu nem vou argumentar e respeito, isto sendo a pessoa a razao central da foto.
Agora, tb nao vejo qual o prpoblema que uma foto a desconhecido pode fazer. ha pessoas k simplesmente nao gostam por antipatia.

Acho que pode ser muito mais chato uma pessoa entrar num apanhado de televisao do k numa foto. Mas as pessoas no geral reagem de maneira diferente as makinas fotograficas.

Como ja disse. Para mim, e mais uma questao de bom senso.
 
Última edição pelo moderador:
Evitem as picardias e mantenham-se ontopic. O autor do tópico foi claro e já afirmou por diversas vezes o que queria discutir e o que não queria ver discutido neste tópico em particular. Para discutir sobre legislação no âmbito da imagem usem este tópico e não o presente.

Obrigado e bons posts.

Cumps,
michael c
 
No meu caso e devido à minha personalidade, a timidez a fotografar não é só a fotografar pessoas desconhecidas mas sim de andar com um calhamasso na rua. Já quando vou com os meus amigos começam logo todos, olha vem este armado em fotógrafo e prontos não curto isso lol.
 
Back
Topo