Geforce 8800

Status
Fechado a novas mensagens.
Off...
Fala D3lta como está, tu também está aqui, muito legal te encontrar aqui.

Mais voltando ao assunto do tópico:

Baseado não nessa mais nas diverssas outras informações que estão surgindo na internet eu expresso aqui uma opinião particular minha para que os membros desse forum penssem e reflitam se essa possibilidade existe:

analizando as ultimas notícias à respeito do G80 estive penssando se essa nova GPU da nvidia não seria dividida em vários núcleos como o processador CELL da IBM. Teríamos assim o GPU principal onde ficaria a controladora de memória e em torno dela várias SPE´s como no CELL. Isso permitiria que cada mini-processador bem como o núcleo alcansassem clocks bem mais elevados sem que houvesse a necessidade de uso de grandes dissipadores, o que eliminaria muito gargalo que acontece nas GPU´s modernas, e explicaria o porque de a nvidia não usar shader unificado.

Sei que posso estar viajando alto,
wacko.gif
mais gostaria de perguntar aos membros desse forum se um projeto do nível do CELL poderia ser feito com uma GPU?



Abraços a todos.


Daee crs, já que tu não aparece no Framebuffer, eu apareço aqui pra te aloprar:x2: !!

Quanto a sua questão, eu acredito que o Cell tem um design muito mais multipropósito do que as GPUs, porém ele precisa especializar determinadas funcionalidades em seus núcleos "capados". Com isso ele consegue um bom de um boost para poder trabalhar mais eficazmente no seu core principal. Detalhe: O Cell não tem 8 cores, ele tem 7+1 unidades especializadas, mas não são de propósito geral.

Já numa GPU, ela segue uma API que dita como ela vai funcionar, e se especializa nisso a todo custo, sem se preocupar que vai existir uma grande variação na forma de se programar e usar seus recursos. Os shaders são exatamente a parte de uma GPU onde pode-se conseguir aumentar a performance e diretamente melhorar a percepção visual e gameplay dos jogos. Hoje, as CPUs já tem seus pipelines de pixel e vertex, e já funcionam como unidades especializadas, diferentemente da nova visão da ATI, onde as unidades de execução tanto são compativeis com Pixel como vertex e GeometryShader.

Por esta explicação, eu creio que já dá pra ver que não vai rolar G80 like Cell, pois são coisas diferentes, com funcionalidades diferentes, portanto, acho que esta pergunta não cabe totalmente, mas que é possivel que o G80 use todo o processamento de shaders em unidades diferentes, isso é possivel, usando a visão não unificada, ou antiga..


Abraço:002: :-D
 
Última edição:
Já na proxima 3º feira?? Mas estás a falar de analises e de disponibilidade para o publico?
Normalmente existe muita mais "talk" antes de novas placas sairem para o mercado.
Ou então a nvidia está com um NDA super fechado e controlado.
 
Última edição:
Não é apresentação oficial.
Apenas se devem conhecer mais pormenores (hopefully).

A GDC London começa no dia anterior, e há apresentações em conjunto (MS+Nvidia) previstas.
O tema é o Direct3D 10.

E sim, o NDA é fortíssimo.
Tanto que até o The Inq diz isto:

Nvidia is also working hard on its G80 derivates for the mainstream and entry-level market but we can only guess that these will be called G83 and G84.

Of course we will try to find more about it, but Nvidia is super tight-lipped.

http://theinquirer.net/default.aspx?article=34673


O que consta é que apesar de já haver algumas softwarehouses com protótipos pré-produção, nem mesmo a maioria do pessoal de PR da própria Nvidia foi aínda informado em detalhe... :D
 
Última edição:
Já estava a ver. Ultimamente tenho andado um pouco por fora do assunto, mas nem tanto.....
Mas também metes assim um titulo tipo tabloide.......que leva uma pessoa a interpretar mal as coisas.
 
Última edição:
Já sei que gostas de protagonismo mas põe lá a fonte da noticia ou leak das imagens, para podermos acompanhar na origem também. ;)
 
que comboio !!!!!!!

quer dizer.. tão lá os conectores pra água..mas obrigamnos a ter um kit de água ??? ou isso vem incluido ????

1GB de ram ??? pelas fotos não dá pra perceber isso..aliás..a foto que gostava de ver era de frente sem o cooler... temos 12 chips de ram.mas como sabes que é 1GB e não 512MB ??
 
que comboio !!!!!!!

quer dizer.. tão lá os conectores pra água..mas obrigamnos a ter um kit de água ??? ou isso vem incluido ????

1GB de ram ??? pelas fotos não dá pra perceber isso..aliás..a foto que gostava de ver era de frente sem o cooler... temos 12 chips de ram.mas como sabes que é 1GB e não 512MB ??

Porque se leres a fonte das fotos, eles falam claramente em 1GB.
Podem é não funcionar todos à mesma velocidade e ser tudo GDDR4, em virtude dos dois buses separados e assimétricos (256 bit + 128 bit).
 
OMFG que monstro, é do mesmo comprimento que a 7950GX2 :(

Porque é que não fazem as gráficas mais pequenas???

Sempre vai sair juntamente com o G80 as gráficas de média gama? as com o G83 e G84??



Cumps, :wink:
 
A fonte só veio depois do post...tem calma....

isto requer é reviews a sério.. a explicar direitinho essa cena dos buses e tal...e os clocks..

e a cena da água..trás kt's já ou é só o waterblock ?
 
Claro, se conseguires ler em mandarim ou cantonês... :D

http://itbbs.pconline.com.cn/topic.jsp?tid=6054769&pageNo=1

Pois, pela marca de àgua das fotos já desconfiava que fosse dessas origens. Estou um bocado enferrujado nessas linguas. :P

As specs que postaste já vêm de trás ou foi mais uma confirmação, já baseado neste "hands-on"?

Outra coisa. 256+128bits. Como é que serão usados os dois buses para aceder à VRAM, se são diferentes?
 
A versão com WaterCooling é a 8800 GTX.
A versão com cooling normal é a 8800 GT.

----------------------------------------------
Pois, pela marca de àgua das fotos já desconfiava que fosse dessas origens. Estou um bocado enferrujado nessas linguas. :P

As specs que postaste já vêm de trás ou foi mais uma confirmação, já baseado neste "hands-on"?

Outra coisa. 256+128bits. Como é que serão usados os dois buses para aceder à VRAM, se são diferentes?


O que consta é que a Nvidia decidiu seguir por outra via.
Em vez de unificar os pixel shaders, vertex shaders e geometry shaders, mas deixando os ROP's separados como a ATI fez, decidiu unificar vertex shaders, geometry shaders e ROP's, deixando os pixel shaders separados.
Ou seja, a G80 será a primeira GPU com ROP's (Render Output Processors) programáveis, o que é muito útil para AA programável, em vez de ter de ser feito a toda a cena desnecessariamente.
Também é isto que permite ter SLI com maior eficiência quando a usar shaders programáveis, HDR (em formato FP16 ou outro) e AA, algo que a G71 tinha dificuldade em fazer, pois o SLI tal como estava não era muito escalável nessas situações.


Como os vertex shaders e geometry shaders são passíveis de acelerar muito mais do que os pixel shaders, por serem componentes menos complexos (clock domain da G70/G71, mas levado ao extremo), aquele rumor dos elevados MHz pode até ser verdade, em parte.

Ah, e aquilo dos TCP's no primeiro post da thread é o nome que a Nvidia dá aos novos componentes unificados.
"Texture Control Processors".
 
Última edição:
E vai ser possivel fazer Sli delas? Já que em Sli, o vertex, rops e geometry shaders já não vão ser unificados, pelo menos entre as duas placas, penso eu.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo