GiGA Router (5.0) - Versão FTTH

@jarvaz não me estava a referir a router próprio, mas sim no seguimento da conversa onde sugeriram colocar o router da NOS em DMZ por causa do problema do reset às portas. Isso é uma solução, mas perigosa. O ideal é reportarem esse problema à NOS.
 
@jarvaz não me estava a referir a router próprio, mas sim no seguimento da conversa onde sugeriram colocar o router da NOS em DMZ por causa do problema do reset às portas. Isso é uma solução, mas perigosa. O ideal é reportarem esse problema à NOS.
Era isso qie referia e uso: um router próprio atrás do da NOS - o DMZ da NOS é inseguro se deixarmos um equipamento sem segurança lá ligado não se tivermos um bom router a fazer a segurança em vez do da NOS - é isso que refiro. A segurança do da NOS é uma incógnita para mim que não controlo já a do meu ei o que se passa e só arrisco se quiser. Para mim, os meus fazem melhor trabalho que o da NOS mas não deixa de ser só opinião.
Também não se deve incentivar o modo bridge sem um router próprio a fazer a segurança - âs vezes fico na dúvida se quem aconselha ou é aconselhado nesses termos se lembra disso.
No meu caso tive de avançar para isso porque o 4 da NOS não deixava de me dar problemas - que desapareceram com o meu remédio - e estava farto de trocas infrutíferas ou pedidos para mudança para o giga sem resultado (mais recentemente este ano). Agora com o giga voltei para tentar despistar outros pequenos problemas e vai-se mantendo sem acrescentar riscos o outrso problemas e funcionando bem...
 
@jarvaz mas não foi isso que foi aconselhado. Se leres o tópico foi aconselhado usar DMZ no router da NOS (diretamente no equipamento) para colmatar a falha do router da NOS fazer reset às portas. Já agora os routers da NOS são mesmo assim? Fazem reset às portas?
 
@jarvaz mas não foi isso que foi aconselhado. Se leres o tópico foi aconselhado usar DMZ no router da NOS (diretamente no equipamento) para colmatar a falha do router da NOS fazer reset às portas. Já agora os routers da NOS são mesmo assim? Fazem reset às portas?
Se foi isso não percebi nem compreendo. No meu caso as portas rj45 dos routers da NOS tem sido as coisas mais normais deles...
Por cabo de rede os problemas só surgem se houver problemas no exterior o que apesar de tudo é mais ou menos igual em todos os tipos de rede - ressalvando alguma maior resiliência da rede FTTH
Mas se for visto que realmente é das portas não vejo melhor motivo para a troca de router que esse.
Trocam-no â minima dúvida para que o cliente não chateie tanto e vá ficando entretido com o processo e não o fazem num caso destes?
 
@jarvaz o problema não são as portas de rede, mas sim o reencaminhamento de portas (Port forwarding).
o problema do port fowarding estará mais ligado à implementação deficiente no sistema de administração web.
No 4 funcionava bem, no 5 tenho visto relatos que não funciona ou se apaga, umas vezes apontado-se à situação do ip público outras a outros fatores.
Comigo cheguei a tentar instalar como tinha sempre no 4 quando era o responsãvel mas pareceu-me fixar mas não ter efeito algum. Na altura adiei e os valores registados mas não ativos permanecem, Entretanto lá tive e interpor o meu e não tenho intervenção do giga nisso....
 
Pelo que vão dizendo, o bug com o Port Forwarding é um bug específico do 5.0, com o 4.0 nunca houve esse problema. O que os moderadores respondem no Fórum NOS é que já têm conhecimento do problema e que contam resolvê-lo com um update de firmware... resta saber é quando...
 
Malta, tenho contratados 500Mpbs com a NOS e aquando da instalação do serviço e durante um bom mês, tive 500Mpbs por wireless (no telemóvel na banda 5 GHz). Esta velocidade, nas mesmas exatas condições tem vindo a baixar e está claramente "limitada" por eles a 250Mpbs. Eles podem fazer isto? Há alguma forma de exigir que reponham a velocidade máxima? Para além de quebras de tempos a tempos, é ridículo estar a metade da velocidade só porque lhes apetece. Mesmo por cabo, a velocidade é limitada
 
Malta, tenho contratados 500Mpbs com a NOS e aquando da instalação do serviço e durante um bom mês, tive 500Mpbs por wireless (no telemóvel na banda 5 GHz). Esta velocidade, nas mesmas exatas condições tem vindo a baixar e está claramente "limitada" por eles a 250Mpbs. Eles podem fazer isto? Há alguma forma de exigir que reponham a velocidade máxima? Para além de quebras de tempos a tempos, é ridículo estar a metade da velocidade só porque lhes apetece. Mesmo por cabo, a velocidade é limitada
Isso em FTTH? Não é suposto acontecer. Penso que, por erro, te fizeram downgrade para o plano 200/100, onde normalmente tem-se 250. Verifica isso com outro equipamento para despistar e se não resolver contacta o apoio.
 
Malta, tenho contratados 500Mpbs com a NOS e aquando da instalação do serviço e durante um bom mês, tive 500Mpbs por wireless (no telemóvel na banda 5 GHz). Esta velocidade, nas mesmas exatas condições tem vindo a baixar e está claramente "limitada" por eles a 250Mpbs. Eles podem fazer isto? Há alguma forma de exigir que reponham a velocidade máxima? Para além de quebras de tempos a tempos, é ridículo estar a metade da velocidade só porque lhes apetece. Mesmo por cabo, a velocidade é limitada

Nada do que falaste aqui é verdade nem faz sentido. Fazes teste por cabo, só por aí é garantido( e mesmo assim é 80%). por wifi é 10%.
 
Malta, tenho contratados 500Mpbs com a NOS e aquando da instalação do serviço e durante um bom mês, tive 500Mpbs por wireless (no telemóvel na banda 5 GHz). Esta velocidade, nas mesmas exatas condições tem vindo a baixar e está claramente "limitada" por eles a 250Mpbs. Eles podem fazer isto? Há alguma forma de exigir que reponham a velocidade máxima? Para além de quebras de tempos a tempos, é ridículo estar a metade da velocidade só porque lhes apetece. Mesmo por cabo, a velocidade é limitada

Nada do que falaste aqui é verdade nem faz sentido. Fazes teste por cabo, só por aí é garantido( e mesmo assim é 80%). por wifi é 10%.
A NOS não limita velocidades em FTTH, aliás tenho o serviço vai fazer 4 anos e sempre foi estável no contratado.
Neste momento tenho 500/100 e mantém se a estabilidade, se estás a ter dificuldade sugiro que contacte o apoio técnico para despistes.
No entanto certifica te que o problema não está do teu lado.
 
Malta, tenho contratados 500Mpbs com a NOS e aquando da instalação do serviço e durante um bom mês, tive 500Mpbs por wireless (no telemóvel na banda 5 GHz). Esta velocidade, nas mesmas exatas condições tem vindo a baixar e está claramente "limitada" por eles a 250Mpbs. Eles podem fazer isto? Há alguma forma de exigir que reponham a velocidade máxima? Para além de quebras de tempos a tempos, é ridículo estar a metade da velocidade só porque lhes apetece. Mesmo por cabo, a velocidade é limitada
Isso há aí um problema qualquer... Se nem por cabo tens o contratado é porque há anomalia. Em FTTH todos os clientes têm velocidades acima do contratado.
 
Boas malta,

Preciso da vossa ajuda para melhorar a minha ligação da PS5.
Temos um router destes, com 1 kit de 3 satelites deco M5 ligados a ele.

Os decos estão no modo Router, sendo que o sinal wifi do router da NOS esta desligado.

No site da NOS tenho o modo bridge ativo e entretanto criei uma regra de Port Fowarding no site da NOS, para a playstation, só que o IP é dos Decos .

Entretanto vi que na APP da deco consigo fazer post fowarging. Qual a melhor forma de fazer post fowarding para a PS5? Pelo site da NOS ou pela app da deco?
É que gostava de potenciar a minha ligação, pois tenho uma lag terrivel a jogar online :(
 
@WilsonRubio experimenta ligar a PS diretamente por cabo ao router da NOS. O @celituhh disse que notou bufferbloat na ligação dele quando estava ligado aos DECO. Ligou o equipamento diretamente ao router da NOS e o lag desapareceu... eram os DECO que estavam a provocar o bufferbloat.
Quanto ao port forwarding, pelo que consta, não está a funcionar em condições pelo site da nos (aminhanet.nos.pt), mas, ainda assim, experimenta a fazer por lá e diz se funciona... Mas para isso a PS tem de estar ligada ao router da NOS. Se quiseres ter a PS ligada aos DECO, para o Port Forwarding funcionar, tens de criar a regra nos DECO
 
@WilsonRubio experimenta ligar a PS diretamente por cabo ao router da NOS. O @celituhh disse que notou bufferbloat na ligação dele quando estava ligado aos DECO. Ligou o equipamento diretamente ao router da NOS e o lag desapareceu... eram os DECO que estavam a provocar o bufferbloat.
Quanto ao port forwarding, pelo que consta, não está a funcionar em condições pelo site da nos (aminhanet.nos.pt), mas, ainda assim, experimenta a fazer por lá e diz se funciona... Mas para isso a PS tem de estar ligada ao router da NOS. Se quiseres ter a PS ligada aos DECO, para o Port Forwarding funcionar, tens de criar a regra nos DECO

Obrigado.

Ter a PS ligada ao router é missão impossivel, pois o router está no piso 2 e a PS na sala no piso 1 :(
Entretanto tirei o port fowarding da NOS, porque estava com net ainda mais lenta na PS.

Para fazer nos DECO pede-me "porta externa" . O que meto?
 
Obrigado.

Ter a PS ligada ao router é missão impossivel, pois o router está no piso 2 e a PS na sala no piso 1 :(
Entretanto tirei o port fowarding da NOS, porque estava com net ainda mais lenta na PS.

Para fazer nos DECO pede-me "porta externa" . O que meto?
Normalmente coloca-se igual à porta interna, mas não sou especialista em port forwarding. Não te aparece um perfil para a playstation com esses campos já preenchidos?
 
Boas malta,

Preciso da vossa ajuda para melhorar a minha ligação da PS5.
Temos um router destes, com 1 kit de 3 satelites deco M5 ligados a ele.

Os decos estão no modo Router, sendo que o sinal wifi do router da NOS esta desligado.

No site da NOS tenho o modo bridge ativo e entretanto criei uma regra de Port Fowarding no site da NOS, para a playstation, só que o IP é dos Decos .

Entretanto vi que na APP da deco consigo fazer post fowarging. Qual a melhor forma de fazer post fowarding para a PS5? Pelo site da NOS ou pela app da deco?
É que gostava de potenciar a minha ligação, pois tenho uma lag terrivel a jogar online :(
posso estar a ver alguma coisa mal, mas se tens o router em bridge e os deco em modo router (e admitindo que tens os deco ligados à porta correta do router), o port forwarding julgo que terá de ser feito nos deco, não no router da NOS...
 
Normalmente coloca-se igual à porta interna, mas não sou especialista em port forwarding. Não te aparece um perfil para a playstation com esses campos já preenchidos?

posso estar a ver alguma coisa mal, mas se tens o router em bridge e os deco em modo router (e admitindo que tens os deco ligados à porta correta do router), o port forwarding julgo que terá de ser feito nos deco, não no router da NOS...

Isso mesmo. Já dei reset à regra lá e deixei como estava.
Agora queria criar a regra nos deco, sendo que o satélite que tenho está ligado por cabo à PS5. Mas não sei o que colocar nos compos porta interna e externa



Se alguém conseguir ajudar
 
Back
Topo